A vez da minha vida

A vez da minha vida Cecelia Ahern

Resenhas - A Vez da Minha Vida

Tribo do Livro 06/04/2013

Resenha por Ver Sobreira

Pessoal, continuando a semana do autor, trazemos mais uma resenha de outro livro de Cecelia Ahern – A vez da minha Vida – da Editora Novo Conceito. Já pensou se tua Vida te convocasse para te sacudir, te tirar da zona de conforto e dizer que você está fazendo tudo errado? Pois bem, foi isso que aconteceu com uma mentirosa nata – Lucy Silchester.

Lucy vive uma vida sem perspectivas ou objetivos. Trabalha em um emprego o qual ela detesta, e o que é pior, mentiu sobre suas verdadeiras qualificações para ele; há mais de três anos seu namorado terminou com ela, e ela insiste em dizer ao contrário. Leva uma vida voltada para si mesma, evitando o quanto pode o contato com a família, pois tem um relacionamento difícil com o pai, um advogado famoso que não aceitou bem as escolhas de Lucy e fora o fato de ser um eterno controlador, segundo as palavras dela. Certo dia parte de sua família, assina uma intervenção na Vida dela e a partir daí ela começa a receber cartas de Sua Vida. Muito a contragosto ela a atende, porém não acredita e nem muito menos aceito o que Sua Vida tem a dizer, e, é nisso que reside todo tipo de confusões e talvez resoluções em que Lucy irá se envolver.

(...) Em pouco menos de uma semana, eu me encontraria com minha vida. E minha vida era um homem. Mas por que eu? Achava que minha vida estava indo muito bem. Eu me sentia bem. Tudo na minha vida era, absolutamente, excelente. Então, me deite no sofá para decidir o que vestir.(...)

Mais uma vez Cecelia Ahern nos brinda com uma narrativa inusitada. Uma mulher pensando que não viver a vida é viver. Só que esta personagem, é uma mentirosa e ela mesma admiti. Nesta história, Lucy está perdida, porém não sabe ou não aceita bem isso. Ela conta tantas mentiras, com tanta fluidez, que mesmo para nós leitores acabam parecendo ter um fundo verdade.

Lucy deverá se reencontrar com sua Vida e também com as pessoas que a amam e que ela ama também. Nesta trajetória ela conhecerá, Don, alguém que se tornará muito importante e a fará ver a vida de uma forma totalmente nova e diferente. Coisas inusitadas aconteceram e ela terá que aprender a lidar com tudo, encarando a vida de frente. Confira

Greice 28/03/2013

A vez da Minha Vida - Cecelia Ahern
Lucy morava em um pequeno apartamento com um gato, que não tinha sexo definido e por isso tinha diversos nomes, que escondia do dono do prédio, tinha um emprego mixuruco o qual conseguiu mentindo em seu currículo, apelidava seus colegas de trabalho, dirigia um fusca caindo aos pedaços e que ela chamava de Sebastian, fugia de seus compromissos, tinha problemas com o pai e ainda ignorava a sua vida.

Até o dia em que ela recebe uma carta de sua Vida que resolve acabar com essa farra da mulher e não vai largar do seu pé até que sua vida entre nos eixos. Mal vestido, sujo, rude, irônico, estressado e com um mal hálito danado, Vida é um homem que sua imagem e emoções representam exatamente a porcaria de vida que é a de Lucy.

A vida de Lucy é construída em cima de mentiras, já tem tantas que quando alguém pergunta alguma coisa não tem mais como dizer a verdade pois senão acaba revelando que estava mentindo anteriormente. Mas ela mente mais para si mesma do que aparenta, cada mentira é para tentar mostrar a si mesma que sua vida vai bem. Vida ou Cosmo Brown, como apelidou Lucy, não irá mais tolerar isso e a cada mentira que Lucy contar ele revela-rá uma verdade.

Uma história chata, enrolada, que não acrescentou nada à minha vida. Um livro feio, uma garota otária e uma história sem pé nem cabeça.
Ok, Eu Menti.
Apenas imitei Lucy.

No começo me senti um E.T com a história, porque a Vida de Lucy aparece em forma de pessoa, tipo como assim? Mas a história é escrita como se isso fosse a coisa mais normal do mundo e acabei me acostumando rapidinho. O livro é leve, divertido, e nos dá uma tremenda lição de moral principalmente quanto às mentiras que contamos.

Lucy é louca, descontrolada, irônica e não sabe o que quer da vida, mas é um personagem muito legal. Vida ou Cosmo, como preferir, é um personagem extremamente legal e divertido e cheguei a quase me apaixonar por ele hehe.

É um livro de drama mas que não é dramático, é divertido mas não é para gargalhar. É uma narrativa lenta mas que não é cansativa. Cecelia consegue nos mostrar diversos dramas e obstáculos da vida real de uma forma diferente do que estamos acostumados mas com um pouco de humor.

Você não vai chorar mas no decorrer da história vai se sentir fragilizado e vai entender que deve dar atenção à sua vida, que não deve desistir dela porque ela não desiste de você. Portanto não deixe de prestar atenção à sua Vida. E não deixe de ler esse livro!

Resenha postada originalmente no Blog: http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

Leitor Cabuloso 23/03/2013

Olá Ouvinte leitor! Não é de se estranhar ao iniciar a leitura deste delicioso livro que a personagem Lucy Silchester adora mentir. Ela mente para si mesma, para os amigos, para a família e até para o leitor. Isso mesmo! Quem disse que nos escaparíamos das suas mentiras? E não escapamos mesmo. Em vários momentos somos enganados por uma ou duas mentiras. E vivendo neste bolha de mentiras que só faz afastar dos amigos e da família, inesperadamente ela recebe uma carta da sua vida. E Vida não está nada feliz como o rumo que suas vidas estão tomando.

Com uma escrita envolvente que prende o leitor do começo ao fim a autora de P.S. Eu Te amo, mostra mais uma vez porque é considera uma das melhores escritoras no seu gênero. É impossível não se identificar com as mentiras contadas pela Lucy. Quem já não mentiu dizendo que deixou o namorado, pois as cosias não estavam dando certo, quando na verdade foi ele que te deu um pé na bunda? E quem já não mentiu dizendo que estava num emprego maravilhoso para os amigos, quando na verdade seu emprego é uma porcaria? Atire a primeira pedra que já não fez isso? O problema é quando estas mentiras a sufocam ao ponto de você não conseguir superar o namorado que te deu o chute ou sair daquele emprego insuportável por pura acomodação. Lucy Silchester vive assim, uma vida estagnada pelas mentiras que conta.

Cecilia Aharm mais uma vez surpreende com este delicioso romance com toques de sobrenatural, sim leitor, ou você acha normal sua própria vida querer bater um papo com você? E olha que Vida é um dos personagens mais carismático e apaixonante da trama. É ótimo ler as discursões entre Vida e Lucy.

Um ponto bem interessante é que o livro tem um público alvo. Uma leitora de 15 ou 20 anos não se identificaria com a personagem que está beirando os 30 e passa pelos problemas de uma mulher adulta como: amor, realização profissional e autoconhecimento. Logo não indico a leitura para você leitor ou leitura que está na fase da puberdade, pois você provavelmente não irá degustar ou absorver as nuances como um adulto absorvaria.

Outro ponto e último é que o livro faz você refletir. Sim, leitor! “A VEZ DA MINHA VIDA” é um livro que faz você pensar e repensar como está o rumo da sua própria vida. Será que você não está vivendo como a Lucy? Isso só vai descobrir lendo. E lendo, rindo, se apaixonando e refletindo, você vai descobrir que tudo isso, é Cecilia Aharm.

M! 18/03/2013

Sensível, bem humorado, objetivo e acolhedor.

Daiane251 17/03/2013

"A vez da minha vida"
Resenha publicada em meu blog: No Universo da Literatura

"A vez da minha vida" lançado em 2012 pela Editora Novo Conceito é da conceituada autora Cecilia Ahern, conhecida pelo seu best-seller P.S Eu te amo que foi adaptado para o cinema, sendo então internacionalmente conhecido e admirado.
Nessa obra de Cecilia Ahern somos apresentados a Lucy Silchester, de 29 anos. Certo dia quando volta do trabalho ela encontra um envelope de ouro no tapete, dentro deste há um convite para um encontro com a Vida, ou seja, sua vida. A personagem já havia visto algo parecido em uma revista, mas ela ignora o convite, pois está ocupada demais com sua família, emprego e sempre fugindo dos amigos. Mas a Vida é insistente, e continua enviando os convites, quanto mais ela resiste, mais convites ela envia.
Lucy sempre está fugindo da sua vida, fizera diversas escolhas e disse muita coisa que na verdade eram mentiras. Pertencente a uma família rica e que valoriza muito as aparências, a jovem faz de tudo para que sua Vida pareça perfeita e que está no controle. Quando seu namorado termina o relacionamento, ela diz a todos que foi ela quem terminou, ou seja, em todas as situações ela tenta tirar vantagem e se mostrar por cima, quando na verdade é o contrário.
Ela se encontra morando em um pequeno apartamento que na verdade é um estúdio, sozinha acompanhada apenas pelo seu gato, odiando seu trabalho e as pessoas que estão nele. A vida de Lucy não anda nada bem. Algo precisa ser mudado. Então ela resolve conhecer sua Vida, que se apresenta como um homem, que está mal vestido, com gripe, tem mal hálito e um péssimo humor. A Vida é o reflexo de Lucy.
Para isso mudar, ela terá que aprender a dizer a verdade, ser verdadeira consigo mesma e fazer as escolhas certas. Esse é o compromisso que ela terá com sua vida, e terá que cumpri-lo, mas não é tão fácil quanto parece. Será que Lucy vai conseguir?

"Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela. Tinha tirado os olhos da bola, me ocupei com outras coisas: vida de amigos, questões de trabalho, meu carro se deteriorando e sempre quebrando, esse tipo de coisa. Havia completa e totalmente ignorado minha vida. E agora ela tinha escrito para mim, me convocando, e havia apenas uma coisa a fazer. Tinha que me encontrar com ela, cara a cara".

Um livro muito engraçado e emocionante ao mesmo tempo. Ao começar a leitura pensei que seria mais pesada, mas depois que você pega ao ritmo a leitura flui com mais facilidade. Chegou a um ponto que eu não queria mais interromper a leitura, pois sentia falta dos personagens e queria muito saber o desfecho dessa estória única e original composta por Ahern.
Conseguimos nos identificar com Lucy, e rir de diversas situações que a personagem passa. Vida também é um personagem hilário que nos arranca boas risadas, a relação entre eles também foi muito bem construída, e diversas cenas que parecem simples, tornam-se únicas e ótimas. Não foi nada muito fantástico, ao contrário, achei que o livro foi até bem pé no chão, o que torna mais fácil a identificação do leitor com o personagem.
Em alguns momentos me peguei pensando em como seria minha vida, e como seria me encontrar com ela. Coisas que parecem simples e não são, conhecer nossos defeitos, erros e tentar corrigi-los não é nada fácil, mas ao fazê-lo podemos tornar nossa vida bem melhor.

"Se você tem um sonho, você deseja, ao menos, ser capaz de tentar alcança-lo de alguma forma. Algo que esteja, aparantemente, fora de seu alcance, mas que você sabe que, com trabalho, pode conseguir. (...) Os sonhos devem fazer você pensar."

Há um romance também no livro, mas não é nada muito meloso, nem muito previsível, pelo menos a meu ver. Ele é leve, acontece com calma e só recebe seu desfecho no final. Esse não é o primeiro plano do livro e nem o tema central. Já que o livro nos mostra o relacionamento de Lucy com sua vida, e o que ela faz para tentar melhorar a situação que está conhecendo a si própria, tentando reconhecer seus erros e procurando novos meios para viver realmente sua vida e parar de fugir dela fingindo que tudo está bem.
A escrita de Ahern é deliciosa, não é forçada, e sim leve e envolvente. A vez da minha vida é um livro que consegue te fisgar, fazer refletir, rir e até mesmo se emocionar. Um livro único e que dificilmente você esquecerá.
Em relação à diagramação eu gostei. Achei alguns errinhos ortográficos no livro, mas foram bem poucos, e a qualidade da obra é superior a isso. Os capítulos muito bem divididos. Livro recomendado para quem quer um chick-lit de boa qualidade e diferente. E também para aqueles que adoram o estilo da Cecilia Ahern. Preparem-se para se emocionar e dar boas risadas!

Link da resenha no blog: http://www.nouniversodaliteratura.com/2013/01/resenha-vez-da-minha-vida.html

naniedias 16/03/2013

A Vez da Minha Vida, de Cecelia Ahern
Novo Conceito - 383 páginas
Encontrar sua própria Vida não é para todos. Mas Lucy tem essa chance e agora poderá consertar tudo o que está errado com sua Vida.

Título: A Vez da Minha Vida
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 383
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Um dia, ao voltar do trabalho, Lucy Silchester encontra uma carta em um envelope dourado (e aparentemente muito caro) em seu carpete. É uma carta de sua Vida, que demanda encontrá-la o mais breve possível para que, enfim, a Vida de Lucy entre nos eixos.

Desde que deixou Blake - o ex-namorado gostosão que agora é um astro na TV, onde protagoniza um programa de viagens pelo mundo -, as mentiras parecem ser uma constante na vida da garota. E após contar uma mentira que parecia pequena - que ela havia terminado com Blake e não o contrário - se viu em uma rede de mentiras da qual não conseguia sair.

Atualmente ela tem um emprego que não a satisfaz, uma casa da qual tem vergonha e um mundo de mentiras para manter. A Vida de Lucy Silchester realmente não vai bem.

O que eu achei do livro:
Bom.

Esse foi meu segundo contato com Cecelia Ahern. Eu esperava algo totalmente diferente depois que li P.S. Eu Te Amo, mas fui surpreendida ao ler A Vez da Minha Vida. Positivamente surpreendida, porque o livro tem um estilo completamente dissemelhante embora seja também uma leitura bem legal.

Lucy é a narradora de sua própria história.
A minha primeira impressão foi péssima... ela já começa falando sobre o cigarro (sem deixar de mencionar o imundo hábito dos fumantes de deixar bitucas jogadas por aí) e eu tomei birra dela. Achei que a leitura seria péssima e que eu a odiaria até o fim (ei, eu realmente detesto cigarro e uma personagem que fuma não ganha a minha simpatia, ao menos, não de cara).

Duas páginas depois, entretanto, ela já havia me dobrado.
Porque ele é louca.
E engraçada.
Mas principalmente louca. E uma grande mentirosa!
Aliás, esse é exatamente o principal problema de Lucy: as mentiras! Ela começou com uma que parecia pequena, mas para mantê-la ela teve que criar outras e assim foi construindo uma rede de mentiras da qual não consegue se desvencilhar e que atrapalha demais a Vida dela.

Para falar a verdade (ao contrário de Lucy, eu não tenho problemas com a verdade!), já no início descobrimos que ela nem ao menos fuma... ela diz fumar apenas para que possa ter direito às "pausas extras" que os fumantes tiram para nutrir seu vício.
Isso já mostra o quanto a Vida dela é patética e dá pena...

Caramba, é realmente bastante intrigante acompanhar a Vida de Lucy. Ficamos em dúvida sobre o que é verdade e o que é invencionice da protagonista.
Não fiquem preocupados, porém, porque ela vai esclarecendo tudo quando começa a realmente se relacionar com sua Vida e o leitor consegue ficar mais íntimo da protagonista e mergulhar de cabeça em sua história..

Mas que Vida é essa?
Pois é... também foi o que eu fiquei pensando durante toda a leitura do livro.
A autora nos apresenta a Vida de Lucy e ninguém acha estranho que ela esteja se relacionando com sua Vida... causa bastante estranhamento no leitor, entretanto...
Afinal de contas, como assim a Vida de Lucy?
Porque a Vida no livro não é metafórica, não é intangível: a Vida de Lucy é uma pessoa: um homem! E ela não só entra em contato com esse cara, como ele passa a acompanhá-la em seu cotidiano. É super diferente, intrigante e curioso.
Com certeza é algo que vai fazê-lo refletir durante toda a leitura e tenho certeza que cada um que ler o livro vai tirar sua própria conclusão - e serão opiniões bem diferentes - sobre esse detalhe (que na verdade, é mais do que isso... é o centro do livro). Eu ainda não tenho muita certeza se entendo completamente a tal Vida, ou melhor, o tal Vida.
Dá um pequeno toque de autoajuda à história, porém, ao mesmo tempo, é muito bacana!

A edição da Novo Conceito dessa vez me desagradou de inúmeras formas.
A começar pela capa. Eles quase acertaram... mas... que mulher é essa? Dá uma ideia totalmente errada sobre o conteúdo do livro. E, convenhamos, ficou feio, né? Se tivesse tirado essa mulher, a capa já teria ficado mais bonita...
Todavia, esse não é o problema verdadeiro com esse livro. Afinal de contas, uma capa feia não atrapalha em nada, né? Mas uma tradução mal feita estraga.

Ok, esse livro seria, de qualquer forma, um grande desafio para o tradutor - reconheço isso! Vida, em português, é um termo feminino, a protagonista é uma mulher, mas a Vida dela, na verdade, é o Vida dela.
O tradutor optou por não usar nenhum artigo na maioria das vezes - talvez isso funcione em inglês (eu não li a versão original do livro para comparar), mas em português definitivamente não funcionou, porque deixou as frases truncadas, tirando o ritmo da leitura.

Se isso fosse tudo, entretanto, eu não iria falar mal da tradução do livro, porque é totalmente compreensível, Mas não é só isso, há vários outros problemas notáveis na tradução dessa história.
Por exemplo, em uma passagem do livro a autora menciona que uma senhora tem um sotaque comum no sul dos Estados Unidos e para fazer essa referência utiliza um apelido dado ao país "American Pie" - por causa da torta de maçã que é tão comum no país e um símbolo. Mas além desse apelido não fazer muito sentido para os brasileiros (talvez você o conheça, como eu o conheço, mas ele não é utilizado pelos nossos compatriotas para se referenciar ao EUA), ele ainda foi traduzido ao pé da letra. Ou seja, na leitura do livro nos deparamos com a aberração: "um suave sotaque sulista de torta americana" (além de outras referências tão mal feitas quanto essa). Pois é... é horrível assim.

Além disso, (ainda tem mais, infelizmente ainda tem mais) há aquele velho problema de passar o discurso direto do inglês para o português trocando a utilização de aspas por travessão... É muito comum ver o que encontrei nesse livro: falas misturadas com narrativa por conta da falta de separação (parágrafo ou travessão).
Não é algo que impossibilita a leitura, mas incomoda e faz com que a narrativa fique menos fluída, já que em muitos casos é necessário reler o trecho para entender quem está falando.

A história criada por Cecelia Ahern é muito diferente e muito gostosa!
Embora o ritmo de leitura seja prejudicado pela tradução, ainda assim é muito bom acompanhar as loucuras de Lucy, enquanto ela tenta dar um jeito em sua Vida e se encontrar.
Vale a pena ler esse delicioso livro!

P.S.: Segunda história em que há um totalmente-improvável-é-praticamente-inexistente encontro entre duas pessoas através de um celular...
Será que isso já aconteceu com alguém? Porque eu realmente não vejo isso como algo que possa acontecer verdadeiramente.
O outro livro onde já encontrei algo do tipo foi Fiquei Com o Seu Número.

Nota: 7

Leia mais no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Liachristo 13/03/2013

RESENHA - A VEZ DA MINHA VIDA - CECELIA AHERN - NOVO CONCEITO
Quando recebi este livro, da parceira Novo conceito eu não pensei que fosse gostar dele. A princípio, este lance da protagonista ter um encontro com sua vida, me pareceu meio doido, sei lá...
Mas, quando o peguei para ler, consegui fazer isto em apenas 3 dias, o que para mim foi surpreendente, já que achei que não fosse gostar.

O livro conta a história de Lucy Silchester, uma mulher de 29 anos, que não gosta de seu trabalho (ela é tradutora), tem uma relação difícil com a sua própria família, dirige um carro velho que ela ama e não quer se livrar, e vive em um pequeno apartamento com um gato hermafrodita.

Ela encontra-se no meio de mentiras que pareciam inocentes, mas que com o tempo, tomaram proporções gigantescas e ela acha que não pode fazer nada sobre isso. Até que um dia ao chegar em casa, ela se depara, com um envelope dourado no seu tapete...

Ela recebe uma carta (e depois da primeira, ela recebe muitas cartas) para uma importante reunião, que ela tenta evitar de início, mas que ela acaba descobrindo que não poderá fugir dela.
Ao ver esta carta pela primeira vez, ela lembra que já tinha visto isso em uma revista e resolve ignorar os convites de sua Vida.

Ela é uma jovem de família rica, e que tenta a todo custo, fazer com que a sua vida pareça perfeita.
O resultado: uma aventura engraçada através das histórias que ocorrem na vida desta mulher. De todos os dias que já se passaram e de suas decisões.

Ao finalmente resolver se encontrar com sua Vida, ela descobre, que sua Vida é um homem, mal humorado, gripado, mal vestido e que ainda por cima tem mau hálito. E ela percebe que ele nada mais é do que um reflexo seu... A partir daí, ela descobre que terá que mudar e seu compromisso será com a verdade e ela terá que cumpri-lo...

Será que Lucy, irá conseguir? Esta é a pergunta que deixarei para vocês...

Eu achei o enredo realmente original e eu adorei o fato de que não é tão surpreendente que se pode ter a sua vida se materializado como uma pessoa.

Depois de ler este livro, me peguei por várias vezes pensando sobre a minha vida e o que eu queria fazer, tanto que eu decidi repensar várias coisas e aos poucos estou tentando mudá-las.

Eu gostei muito do jeito de Cecelia Ahern escrever. Um jeito fácil de ler, engraçado, e meio mágico.
Este livro tem tudo o que geralmente procuramos em uma história, risos, lágrimas e um final feliz.

Bjus

Janaina Edwiges 19/05/2013minha estante
Também gostei bastante do roteiro, acho que a autora conseguiu desenvolvê-lo muito bem.

Flor de Lis 11/03/2013

Resenha: A vez da Minha Vida
A vida de Lucy Silchester está de pernas pro ar. Ela tem 29 anos e desde que ela e o namorado romperam, sua vida é uma bagunça. Desde então, ela perdeu o emprego, se mudou para um apartamento imundo , cortou as relações com a família ( que já não era das melhores), parou de se divertir com os amigos e , principalmente, começou a mentir sobre quase tudo. E por causa de toda essa bagunça, ela recebe uma carta de sua Vida, pedindo para marcarem um encontro.
Quando Lucy vai se encontrar com sua Vida, ela vê em que estado lamentável ela está. Sua vida está suja, cansada e de mau humor.Juntos, eles começam a trabalhar para que a Vida de Lucy volte a ser como antes. E para que isso aconteça é necessário que segredos sejam revelados, problemas sejam resolvidos e fantasmas do passado enterrados.

"- Sabe, o sarcasmo é a forma mais baixa de humor.
- E, no entanto, ainda é extremamente engraçado."

À primeira vista , eu não tinha gostado nem da capa , nem da sinopse do livro. Eu achei que essa história de se encontrar com a vida era muito estranha. Pensei que a leitura seria chata e massante, mas a Cecilia me surpreendeu. Eu acabei gostando bastante desse livro. Apesar do imenso fundo de auto-ajuda (ajudar sua vida e blá,blá,blá ), o livro é engraçado e tem um humor negro no ponto certo. A leitura flui de forma fácil e a questão da Vida querer encontra com Lucy é feita de forma tão leve , que nem chegou a me incomodar como eu imaginei.
O livro mostra de uma maneira sem igual, como a acomodação e a preguiça quase sempre levam a uma Vida ruim e sem objetivos. E como a vontade de mudar pode fazer milagres.
Os personagens são muito bem escritos e a personalidade de cada um deles, e, principalmente a de Lucy, foram muito bem criadas e exploradas. Eles são inteligentes e engraçados e pouco fantasiosos em relação a realidade.

“Desisti da minha vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você.”

Esse livro é recomendado pra quem gosta de um romance com conteúdo e de um pouco de reflexão também . Se você gosta dos livros da Cecilia também não vai se decepcionar.

Dominique 07/03/2013

A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern
Em A Vez da Minha Vida, a personagem principal é a Lucy Silchester, uma mulher independente, mas que comete as maiores burradas devido ao término do seu relacionamento de cinco anos com um carinha lindo e famoso. Ela já contou tantas mentiras e meia-verdades, que Lucy não sabe nem mais diferenciar uma verdade do que é mentira.O mais engraçado é que durante a história, quando deseja contar seu passado ou alguma passagem interessante, primeiro ela conta a versão que ela gostaria que fosse a real, então, enquanto, estamos pensando que é a versão verdadeira, depois nos damos conta que também fomos enganados pela habilidosa mentirosa.

Não sei como passou pela mente da Cecelia Ahern criar uma história em que uma pessoa se encontra com sua própria Vida, mas deu muito certo e o resultado é uma história sensível, romântica e divertida. Vida é divertido, sarcástico e muito persistente. Para sanar as mentiras de Lucy, ele combina de cada vez que ela contar uma mentira, ele revelará uma verdade. Então, as situações mais cômicas e vergonhosas surgem num piscar de olhos. Surge também um romance lindinho entre Lucy e um misterioso rapaz... Uma graça como se desenrola o romance.

Admito que sempre tenho uma grande dificuldade em imaginar os personagens, mas quando Vida apareceu na história, imediatamente o imaginei como o ator Stephen Merchant, que atuou no filme A Fada dos Dentes como assistente da Chefe das Fadas. Não me perguntem o motivo, mas a ligação entre um personagem com o outro fixou-se em minha mente.

A Vez da Minha Vida foi uma leitura que devorei em poucos dias. Tornou-se uma das minhas leituras preferidas também, assim como, Aqui é o melhor lugar também da autora de Cecelia Ahern. Um dia quando tiverem oportunidade, não deixem de ler essa romântica história. Tenho certeza de que vocês irão também se apaixonar! Recomendo.

Também: http://www.livrosfilmesemusicas.com.br

Psychobooks 07/03/2013

Resenha Dupla
Alba - 4 estrelas / Mari: 3 estrelas

- Premissa
Alba: Lucy é uma mulher de 30 anos que está com sua vida estagnada. Após um fim de relacionamento e a perda de seu emprego, ela se contenta em apenas observar seu vida. Deixá-la passar. Ela apenas vive, não aproveita. É chegada a hora de uma intervenção nessa situação. A protagonista começa a receber cartas nas quais é convidada para um encontro com a sua vida. Ela precisa decidir se quer ou não encarar o que sua vida tem a dizer; Daqui parte o enredo do livro de Cecelia Ahern.
Não foi o primeiro livro de Cecelia com esse fundo de autoajuda que nós lemos. Aqui no site já falamos sobre "Se você me visse agora", que conta a história de uma mulher que começa a enxergar o amigo imaginário de seu sobrinho e aprende com ele a voltar a viver sua vida. O fundo é o mesmo, mas a autora, apesar de praticamente repetir o plot, consegue inovar. A grande sacada de sua narrativa é sua protagonista.

Mari: Antes de começar a ler esse livro, estava bem apreensiva, muitas pessoas estavam falando que não tinham gostado, mas a Alba começou a ler e disse que estava se divertindo bastante, então resolvi encarar. Mas devo confessar que não é o melhor livro da Cecelia que já li, aliás, foi o que menos gostei.

- Narrativa

Alba: A narrativa é em primeira pessoa, narrada por Lucy. A protagonista transborda sarcasmo em cada observação, em cada palavra que fala. A forma escolhida para contar sua história é pontuada por um humor negro delicioso! Ela zomba de si mesma constantemente, muitas vezes conta uma história para logo depois desmenti-la completamente e contar a versão correta e, a visão que tem de sua própria vida, a consciência de que as coisas não vão bem, mas que é legal continuar vivendo, é bem peculiar. Em minha visão essa linha entre o agradável e o chato é muito tênue: consigo ver muitas pessoas adorando a personalidade de Lucy (comigo aconteceu isso) e outras a odiando completamente! Foi aqui que Cecelia arriscou e pode ter acabado dando um tiro no pé.

Mari: Para mim, a Lucy não funcionou. Ela contava toda uma história, criava um cenário e eu, toda boba ficava perdendo meu tempo imaginando para logo em seguida ela falar que era tudo mentira. Essa característica da personagem me irritou bastante. Fez com que o livro perdesse algumas estrelas e só não abandonei porque ao longo da narrativa ela deixa de ser tão mentirosa assim.

Alba: Os personagens coadjuvantes são desses que dão apenas base para a principal. Sim, todos têm a sua vida, mas o foco exclusivo é a Lucy e sua Vida. Até mesmo a Vida - que é, na verdade, um homem - se foca apenas em Lucy (tá, mas isso era de se esperar.).

- Relação Lucy/ Vida
Alba: Aqui está todo o enfoque de autoajuda que Cecelia adora pontuar em suas histórias. Toda a premissa aqui é superprevisível, com apenas alguns detalhes causando alguma surpresa no enredo. Desde que a protagonista encontra sua vida já sabemos aonde isso está nos levando. Mas lembrem-se: ser previsível nem sempre é ruim!

Mari: Achei essa ideia da Cecelia muito mais esquisita do que a do amigo imaginário em 'Se você me visse Agora'. Ainda mais ao saber qual o fechamento para o personagem Cosmo, sério, muito estranho...

- Conclusão
Alba: É um livro que precisa causar empatia. É necessário estar no momento correto de leitura. Eu amei, mas entendo completamente quem odiar. Recomendado, com parcimônia.

Mari: Para mim, foi uma leitura 'ok', que só não abandonei pelas partes engraçadas e pela fé que tenho na escrita da Cecelia, de que as coisas iriam melhorar. É o tipo de leitura para quem realmente gosta de Chick-Lit ;)

"- Sabe, o sarcasmo é a forma mais baixa de humor.
- E, no entanto, ainda é extremamente engraçado."

"(...) Ignorei o convite, o varri para debaixo do carpete ou o teria varrido se as luzes de Natal não tivessem colocado fogo no monte de pelo que costumava estar lá; esqueci tudo aquilo. Mas na verdade eu não tinha me esquecido nada. Você nunca esquece as coisas que fez e que sabe que não deveria ter feito. Elas ficam vagueando por sua mente, como um ladrão avaliando o local para um trabalho futuro. (...)"

Nathy Bells 03/03/2013

A vez da minha vida
Lucy Silchester tinha uma vida "perfeita"; dividia um aconchegante apartamento com o namorado, vivia recebendo os amigos, trabalhava em uma empresa que lhe garantia uma boa grana e estabilidade. Tudo isso começa a desmoronar quando Blake, seu namorado, resolve ir embora.

Para que não fique uma situação feia perante os amigos e familiares, Lucy e Blake, resolvem contar uma pequena mentira; foi ela quem terminou o relacionamento pois não estava mais sentido-se confortável com a relação. A cada passo na direção desse falso termino uma nova mentira é contada, e Lucy se vê presa a uma vida afastada de tudo e de todos.

Até que ela começa a receber cartas de sua vida marcando um encontro para revisar tudo o que está acontecendo e melhorar o que for necessário. Consciente da necessidade de mudanças, mas confortável com a vida do jeito que ela está Lucy ignora o máximo possível esse chamado.

"Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela. Tinha tirado os olhos da bola, me ocupei com outras coisas: vida de amigos, questões do trabalho, meu carro se deteriorando e sempre quebrando, esse tipo de coisa. Havia completa e totalmente ignorado minha vida. E agora ela tinha escrito para mim, me convocando, e havia apenas uma coisa a fazer. Tinha que me encontrar com ela, cara a cara." (Pág. 8)

Vida, um homem com traços bonitos mas mal cuidado, tem energia de sobra para colocar Lucy cara a cara com a verdade e mostrar que mudanças devem ser feitas com urgência. Os diálogos entre os dois são demais, principalmente quando eles fazem um acordo no qual ela só poderá ser sincera e a cada nova mentira que ela contar, ele revela uma mentira do passado para quem estiver por perto! Uma personagem que também me encantou foi Don, o modo como ele começa fazer parte da vida de Lucy é um tanto misterioso e apaixonante.

Cecelia Ahern mais uma vez arrasou, com uma escrita fácil e que prende atenção do leitor abordando ações do dia a dia, nos fazendo repensar certas atitudes que muitas vezes tomamos e que prejudicamos nós mesmo.

"Enquanto você está por aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força para você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco. Desisti da minha vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você. A minha não desistiu. E nós estaremos ali, um pelo outro, até os momentos finais, quando vamos nos olhar e dizer: "Obrigado por ter ficado até o fim"." (Pág 383)

Resenha postada no blog "As Envenenadas pela maçã" em 19/02/2013

Leitora Viciada 03/03/2013

Comecei a ler A Vez da minha Vida logo depois de terminar P. S. Eu te Amo, também da Cecelia. Gostei tanto do anterior que corri para ler esse e não me arrependi. É superior na criatividade e narrativa.
Acredito que Cecelia criou um estilo diferente de romance. Não é extraordinário, porém foge dos chick-lits comuns e também não possui os mesmos ingredientes dos dramas que costumo ler.
Existe um equilíbrio perfeito do drama com a comédia, como geralmente os europeus gostam. Ambas as obras abordam temas reais, mas com humor negro. Cecelia é delicada nesse sentido, mas firme.
Seus dois livros são feministas. São mulheres comuns, passando por problemas que interrompem suas vidas, porém conseguem superar todos os obstáculos sem precisar necessariamente de um "príncipe encantado" (claro, se um par aparecer, melhor ainda). Mesmo assim elas são protagonistas intensas e apaixonadas, mesmo quando desiludidas ou fragilizadas.

Assim como em P. S. Eu te Amo o ponto de partida para a reviravolta na vida da protagonista, Lucy, é uma carta. Uma sequência delas. Se antes o motivo das cartas foi o luto, dessa vez a autora abordou o oposto: a vida. Literalmente, a vida de Lucy.

A capa é simples e combina estrategicamente com a história. Uma mulher demonstrando prazer e liberdade na parte de cima e embaixo uma pilha de envelopes com cartas. No meio o título em letras cursivas em uma faixa branca que divide as duas imagens ao meio.
O livro possui capítulos bem mais longos que P. S. Eu te amo, são trinta capítulos e um epílogo.

A narrativa da autora mantém os mesmos elementos, no entanto mais fortalecidos. Alguns leitores certamente a classificarão como lenta. Não é uma história frenética e explosiva, nem uma comédia de fazer o leitor gargalhar. É um drama com uma pitada de sarcasmo que diverte, porque Lucy está presa em uma armadilha psicológica.
Ela está completamente infeliz com sua vida familiar, amorosa, profissional... Ela está completamente insatisfeita. No entanto, ela finge que tudo está perfeito, se conforma com o estado abandonado em que sua vida se encontra e mente para todos ao redor, e o pior: Mente para si mesma.
Mentiras para levantar a autoestima, para evitar questionamentos de parentes e amigos ou para se dar bem no trabalho. Quando mais ela mente, mais ela finge que sua vida está ótima, porém mais deplorável seu coração fica.
Ela não está em depressão, nem fica se lamuriando, mas no fundo ela sabe. Não assume a dura realidade, mas tem certeza que sua vida é falsa, superficial e triste.
Depois da perda que ela sofreu, sua vida mudou e ela aceitou isso. Ela não enfrentou a realidade cruel de que às vezes somos obrigados a mudar. Mudar nem sempre precisa ser bom ou ruim, apenas necessário, e temos que fazer desse processo algo sempre positivo, por mais difícil ou doloroso o procedimento seja.

Então surge a melhor personagem do livro: a Vida de Lucy. Em pessoa, carne e osso. Vida tenta entrar em contato inúmeras vezes com Lucy. Assim como ela não abre os olhos para como sua vida está parada e lamentável, ela também ignora as cartas de Vida e suas tentativas de contato.
Por fim ela desiste de dizer "não", pois a situação começa a ser inconveniente. E a história realmente começa.
Justifico a narrativa que pode ser interpretada como lenta. Como já comentei, não é um livro comum. O tema pode ser clichê, a história pode parecer uma mera comédia romântica, mas o livro é muito mais profundo. O desenvolvimento do enredo é totalmente planejado.
Ao mesmo tempo em que comparamos o relacionamento de Lucy com Vida, verificamos o estado físico e mental de Vida. E também como a vida de verdade da Lucy se encontra. As três coisas estão interligadas de forma direta e inteligente: Lucy, sua vida e a personagem Vida que veio tentar fazer a vida de Lucy melhorar. Parece confuso? Nem um pouco. O livro é de leitura fácil e simples, mas... o leitor precisa ter a mente aberta, porque toda a história, do início ao fim possui inúmeras mensagens nas entrelinhas. Incontáveis comparações e interpretações surgem por detrás da história, capítulo após capítulo.

Cecelia consegue extrair de um assunto manjado e super explorado - uma vida chata e sem esperança - uma nova roupagem. Ao mesmo tempo em que ela usa do drama para fazer refletir e sorrir com Lucy e seus erros e acertos (mais erros!), existe um tempero sagaz que poucos encontrarão.
Embora o tema seja real e o problema enfrentado por muitas pessoas na casa dos trinta anos, a autora utiliza de itens lúdicos na narrativa.
Muitos chegam aos trinta anos e a um impasse: começam a pensar que já não são tão jovens quanto antes, porém ainda há muita vida pela frente; pensam que a vida já deveria estar em um rumo certo, pelo menos planejado e definido, seja na profissão ou nos relacionamentos (amizade, família, amor); já deveriam ter a certeza se terão filhos ou não; e ter uma vida financeira estável, ao menos um lar independente.
Lucy sofre em todas essas áreas. Até com o apartamento ou com o pai ela tem problemas. Ela tem problemas com tudo, nada na vida de Lucy parece firme. Nem seu gato. Nem seu carro.

Explorando esses conflitos realistas com uma temática fantástica, a autora coloca Lucy frente a frente com Vida. Lucy precisa enxergar que precisa mudar sua vida, assumir seus erros e mentiras e modificar tudo radicalmente. Vida precisa que Lucy faça isso, pois sua aparência e existência dependem diretamente do sucesso de Lucy. Quanto pior a vida de Lucy fica, quanto mais cega ela fica, pior a situação de Vida
Mesmo Vida estando ao lado de Lucy para ajudá-la, as atitudes e vontade de mudança devem partir da própria Lucy. Vida não pode fazer nada sem Lucy.
É irônico e muito simbólico. Como alguém pode mudar a vida sem querer? A vida de ninguém mudará sozinha sem que a pessoa se esforce, lute, enfrente.

O mais interessante, além das várias interpretações escondidas, da ligação direta de "Vida-Lucy-vida de Lucy", é a evolução que a autora dá à história. Enquanto alguns acham que existe lentidão, as mudanças na verdade são sutis, evolutivas e fascinantes.
Acompanhar Lucy e Vida em um relacionamento extremamente diferente, criativo, ousado e bonito é gratificante, pois julgamos e avaliamos Lucy o tempo todo, para depois refletirmos sobre nós mesmos.
Lucy é um espelho para o leitor. Vida é o símbolo que de devemos cuidar da nossa, por que, e se ela existisse?
Se sua vida existisse e fosse uma pessoa, que aparência e personalidade ela teria? Como seriam seus trejeitos, atitudes e roupas, por exemplo? Com certeza o que você faz de sua vida influenciaria na pessoa, não é? É exatamente isso que ocorre em A Vez da minha Vida. O próprio título já possui duplo sentido: É a vez da vida de Lucy ou de Vida?
Como Lucy decidirá mudar sua vida? Como Vida irá auxiliá-la? Todos sairão ganhando... ou perdendo.

O livro é recomendado para pessoas que buscam por autorreflexão, mas querem a ajuda de um bom livro de ficção. Temas reais, com pessoas comuns, porém com uma fantasia especial, uma magia tênue mesclada à realidade. Uma história de busca pela autoestima, pela força e vontade de mudar, sair da rotina e da mesmice. Um livro que inspira e aborda a mudança. Insatisfação não é desculpa para deixar de lado o mais importante que alguém possui: vida.

Mal posso esperar pelo próximo livro da autora que a Novo Conceito publicou em 18 de fevereiro. Me tornei fã da autora.
Maristela 21/02/2013minha estante
Quero muito ler esse livro, pois tenho lido muitos elogios sobre ele. Sua resenha está maravilhosa e só faz aumentar o desejo de ler.

Francieli51 21/02/2013minha estante
Resenha incrível como sempre!

Michelle Ladisl 22/02/2013minha estante
Como amooooooooooo romance sou suspeita pra falar dele !! Já li várias resenhas ótimas e a sua entra pra listinha =)
Parabéns !!
Bjus

Tarsila 22/02/2013minha estante
Ainda não li nada da autora, queria muito ler esse livro e 'P.S. Eu te amo' também. Esse livro parece ser muito bom, gosto de livros que nos proporcionam uma autorreflexão. Gostei de quando você disse que tem um equilíbrio perfeito de drama e comédia. Espero conseguir lê-lo. Adorei a resenha.
Beijos!

Sam Puckett 23/02/2013minha estante
É impossível não querer ler algum livro que vc indique, com resenhas tão fantásticas como as que vc faz.

Elis Culceag 23/02/2013minha estante
Resenha super completa, nota-se como você se envolveu na leitura. Eu quero esse livro! Bjs... Elis Culceag.

Letí­cia 24/02/2013minha estante
Tenho muuuita vondade de ler esse livro! Parabéns pela resenha!

Louco pra Ler 25/02/2013minha estante
muito bom mesmo

Sayonara 25/02/2013minha estante
Legal, as protagonistas tem suas vidas mudadas por cartas. Também gostei de saber que elas são mulheres fortes e que lutam e não aquelas personagens femininas caricatas que não fazem nada da vida. Achei bem interessante o fato da vida dela ser um personagem de carne e osso. Isso me fez lembrar da menina que roubava livros, onde a morte também é um personagem

Monique 27/02/2013minha estante
Ótima resenha! Fiquei louca pra ler agora :D

Lua 27/02/2013minha estante
A Cecilia arrasa sempre, tem como não ama-la e tem como não amar seus livros? são perfeitos em tudo, as capas mais fofas do mundo e as histórias nem se fala.

Paty 28/02/2013minha estante
Acho que todo mundo tem um pouquinho de Lucy em si, quero ler e descobrir como ela lidou com a sua vida. Amei sua resenha.. e é claro que por causa dela estou mega curiosa e interessada por esse livro.

Belle 28/02/2013minha estante
Gostei muito da resenha ........achei interessante.....

Mahsahh 01/03/2013minha estante
Gostei muito, acho que é um auto-ajuda bem interessante.

Thielen 02/03/2013minha estante
Não sou muito fã desses livros, mas esse me chamou bastante atenção, confesso. Parabéns pela resenha, esta mt bem elaborada :)

Soraya14 02/03/2013minha estante
Eu sempre entro em pânico quando vejo o tamanho de tuas resenhas... Mas quando começo a ler, fico surpresa com o fim.
rsrsrs
Aquela coisa que eu falo sempre, cada resenha parece uma nova versão da história. Algumas nos dão vontade de ler, outras nos fazem perder a vontade.
A história parece muito confusa... E quando tu diz que é um pouco lenta, eu fico com medo... Porque eu custo demais a gostar da história...
Cecelia Ahern é uma autora que eu ainda não tive o prazer de conhecer diretamente... Infeliz...
E quantas questões tu levanta no fim! Dá vontade de ler só pra responder! kkkkkkkkkkkk
Acredito que toda mudança é sutil... A pessoa só muda radicalmente se perder a memória (o caso de vovó).
Eu prefiro esses livros de autorreflexão que são romance do que os de auto-ajuda de textos chatinhos...

p.s: gata, tem alguns erros de digitação...

Leitora Viciada 03/03/2013minha estante
Oi, Sol, desculpe se escrevo muito, mas acredite: Eu tento resumir ao máximo possível. Meu esboço é sempre três vezes maior XD.
Espero que tenha a chance de conhecer o trabalho da autora para poder ter sua opinião, já que por aí elas variam muito.
Desculpe pelos erros de digitação, é que eu escrevo com muita empolgação e paixão. Beijos.

Leitora Viciada 03/03/2013minha estante
Agradeço a todos que leram e opinaram sobre a minha resenha. Obrigada!!!

Jairolenz 03/03/2013minha estante
Como sempre, suas resenhas se destacam das demais, pois você aborda aspectos distintos.

Joseph 04/03/2013minha estante
Achei essa resenha ótima, assim como todas as outras que você escreve, haha. Fico com muita vontade de ler os livros.

DomDom 04/03/2013minha estante
Muito massa sua resenha. Pelo que percebi, a autora gosta de usar o elemento "cartas" em suas histórias. Até aí, tudo bem! O problema é ela começar a se repetir. Pelo menos, gostei dessa ideia de personificar a vida da personagem principal, e fazer diálogos entre elas.
Fiquei curioso pra ler.

Bandeira5 06/03/2013minha estante
Oláá´
Gostei da sua resenha!
A narrativa parece ser boaaa, também tenho vontade de ler este livro! Tive receio por ser a mesma autora de Ps: Eu te amo e não gosto muito de livros de dramas. Já li várias resenhas positivas deste livro. Vou dar uma chance.
Beijos

Suzana Linhares 06/03/2013minha estante
Olá! Gostei da sua resenha, estou muito interessada nesse livro! Bjs

Manuella_3 08/03/2013minha estante
Nossa, que ideia gostosa Cecelia Ahern nos apresenta: um encontro com a Vida, um encontro de vida! Que nos chama à realidade, como alguém que quer muito o nosso bem - e aqui isso interessa às duas.
Gostei demais e já coloquei o livro nos meus desejados.
Acho que essa leitura vai me fazer refletir, avaliar sonhos que não realizei e caminhos que trilhei. Questionar onde cheguei e se era isso que eu queria...

Gy 09/03/2013minha estante
O livro parece ser muito bom... Estou curiosa para ler a interação de Lucy e sua vida... Parabéns pela resenha... Ficou ótima... a melhor que li sobre esse livro até agora...

Gabi l Vai um spoiler aí? 09/03/2013minha estante
Super diferente esse livro, quero muito ler. Nunca vi nada parecido. Ótima resenha.

Little Bia 09/03/2013minha estante
Achei interessante, fiquei na vontade de ler ! Adorei a resenha :D

Amanda 11/03/2013minha estante
O livro parece ser realmente muito bom, interessante a ideia da autora! Amei, quero ler!

Priscila 13/03/2013minha estante
fiquei com vontade de ler esse livro, parece ser interessante

Carolina 15/03/2013minha estante
Você escreve muito bem :o

Luciana 15/03/2013minha estante
Eu estou bastante curiosa para saber se a Cecelia vai se superar nesse livro, pois estou lendo P.S. Eu te amo, mas não consigo gostar como imaginei que fosse. Talvez o fato de existir uma personagem diferente, que é a Vida da Lucy.

desireefi 25/02/2013

Amei :)
Eu sempre tive um pé atrás com os livros da Cecelia.Era uma parada de achar um livro dela incrível e logo depois ler um que fosse completamente chato.Não que todo autor tenha obrigação de fazer só livro incrível,mas eu não via o que tanta gente achava dela,que ela era um fenômeno e tal.Mas estou aqui dando a minha cara pra bater,por motivo de : A vez da minha vida.Um conto de fada moderno que me arrancou risadas e que encheu meu coração de amor,de saudade,de coisa boa!.Coisa muito boa,muito especial.Eu fiquei apaixonada pela história toda,não tenho nada que possa dizer que deveria ter sido diferente ou melhor.É impecável e cativante.Terminei ele há 2 dias e ainda fico meio triste em começar outro (Que aliás,também é da Cecelia). A vez da minha vida é um daqueles livros que deveriam ser intermináveis...mas não são,infelizmente.Então a gente meio que segue a vida,né?.Mas sinto falta e sei que vou reler logo.Amei,amei e amei. E agora sou a maior fã da Cecelia,mesmo!.

Samantha @degraudeletras 25/02/2013

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
A Vez da Minha Vida é o segundo livro de Cecelia Ahern publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, sua primeira obra a aportar por aqui foi P.S. Eu Te Amo.

Impossível seria não tentar comparar o clássico contemporâneo romanesco, P.S. Eu Te Amo, com este Chick Lit, A Vez da Minha Vida. Realmente esperei que esse segundo fosse, de fato, tão encantador quanto o primeiro... Talvez eu tenha esperado muito da autora ou o livro é fraquinho mesmo.

Realmente fiquei aturdida por esperar quase três páginas para a protagonista criar coragem e trocar uma lâmpada (RS), isso mesmo, o livro tem uma narrativa que faz questão de se prolongar sem muita necessidade.

Tudo bem que a autora quer mostrar quão desleixada e sem perspectiva de vida a protagonista é, mas calma lá... Entre festinhas de aniversário e confraternizações entre amigos o propósito do livro vai se perdendo em descrições repetitivas.

Em A Vez da Minha Vida temos Lucy, uma jovem sem nenhuma perspectiva de vida, que afundou ainda mais em seu comodismo ao perder o namorado e ser despedida do seu emprego que era considerado bom. Construindo, a partir daí, uma relação de mentiras rotineiras para justificar sua vida aos que a rodeiam e até mesmo para ela mesma.

Até que um dia uma empresa entra em contato com ela. Contratados pela mãe de Lucy, o papel principal de tal empresa é mostrar para a jovem o quão sem graça é a vida dela e mostrar possibilidades reais de como ela pode melhorar a situação em que se encontra.

Logo que Lucy se encontrou com seu consultor (ou sua Vida, como preferir chamar),pensei em o quão improvável seria tal situação, mas deixei a estória rolar, afinal de contas, se abri o livro foi para terminar (RS). A escrita da autora continua leve e cheia de piadinhas cotidianas, embora a narrativa tenha se tornado um pouco enfadonha por ser tão repetitiva. Talvez Cecelia pudesse ter terminado o livro na metade do número de páginas que ela usou.