Sua Resposta Vale um Bilhão

Sua Resposta Vale um Bilhão Vikas Swarup

Resenhas - Sua Resposta Vale um Bilhão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

KASTRUP 13/05/2009

Nem tudo que reluz é ouro
Este livro mostra as 1001 facetas da Índia, tanto o lado espiritual quanto o lado do capitalismo selvagem e cruel. Apesar da evolução ainda falta muito para este país melhorar a vida do seu povo.

A estória é fascinante com um final surpreendente. Acho que o autor conseguiu alcançar o seu objetivo em mostrar o pais indiano numa forma como se um menino vivesse a vida de 10 pessoas.

Vale a pena ver a luta do garoto indiano para conseguir receber o seu bilhão de rupias.

Sara 23/02/2011

Conta a díficil, interessantíssima e batalhada vida de um pobre indiano de uma forma totalmente inusitada.
Ele está tentando provar que apenas com sua experiência cotidiana soube responder todas as perguntas de um show de televisão com o maior prêmio da história da Índia! UM MILHÃO DE RÚPIAS.
Uma leitura leve e tranquila, e que de quebra nos ensina sobre a cultura da índia e suas curiosidades.
Se você já viu o filme, gostou, e acha que não tem mais graça ler o livro, engano seu.
No livro as perguntas são diferentes e por isso, levam a histórias totalmente diferentes do filme. E com certeza, muito mais rico em detalhes e associações minuciosas entre cada parte da vida do protagonista.
Recomendado para uma leitura de entretenimento deliciosa!

Bit 28/02/2011

Muito melhor do que o filme!
Ram Mohammad Thomas está na cadeia. Ganhou um bilhão de rupias, o maior prêmio já pago na história da televisão, por ter respondido corretamente a doze perguntas num programa de perguntas e respostas. Mas como é possível que um garçom de dezoito anos que não fez sequer o curso primário saiba qual é o menor planeta do sistema solar e quem inventou o revólver? Sem dúvida houve fraude. Ou não? Para provar que não, o rapaz terá de contar a história de sua vida, curta porém muito movimentada - uma fascinante viagem pela Índia contemporânea, terra onde todos os extremos se tocam e quase tudo é possível.

Márcia 29/05/2011

O que não vale um bilhão é a leitura

“Sua resposta vale um bilhão” é um dos livros que viviam à margem dos grandes best sellers até que um produtor o lê-se e decidisse aprensentá-lo ao mundo. Fazer com que um filme supere o livro no qual se baseia não é fácil, mas o fato de o livro não ser tão marcante também ajuda.

O início do livro é bastante promissor; a narrativa é agradável e eu não me lembrava nada do filme, o que me deu a entender que a experiência seria nova e ótima. Seria injusto dizer que me enganei; o autor consegue prender a atenção do leitor com uma narração fluida e chocante ao mesmo tempo; as histórias de vida do personagem vão se entrelaçando sem uma ordem cronológica aparente, mas fazendo todo sentido. Há fortes situações envolvendo abuso sexual infantil, trabalho infantil e outros crimes tão horrendos quanto.

Mas apesar de todos esses componentes que poderiam fazer de um livro inesquecível, há algo em “Sua resposta vale um bilhão” que o torna um livro “passável”. O tom meio frio com que o personagem narra as crônicas de sua vida chega a ser perturbador.

O autor faz inúmeras críticas à Índia durante a leitura: expõe a pobreza, critica a política, a sociedade, enfim... Poderiam ser válidas e enriquecedoras se essas críticas fossem apresentadas de modo mais sutil e inteligente. E se o leitor fosse avisado desse conteúdo também ajudaria. A cada capítulo eu sentia mais uma espécie de pintura negativa do país por parte do autor, mas como algo escrito para espressar uma opinião particular. Como se o autor decidisse escrever sobre isso durante à estória para “encher linguiça”. Não gostei.

De mais a mais a estrutura do livro é interessante e o personagem – um tanto quanto entediante – sabe armar um grande final.
Maíra 25/11/2014minha estante
Concordo com algumas coisas, mas será que essa 'frieza' não provem do fato da idade do personagem no momento dos acontecimentos? Talvez ele não entendesse ainda a gravidade da situação. Era um menino de 12/13/14 anos narrando...

Fer Kaczynski 23/12/2013

Muito interessante!
Li esse livro anos atrás, logo após assistir ao filme super-premiado Quem quer ser um milionário?, pois estava curiosa com a história dos garotos.

O livro conta a história de Ram Mohammad Thomas, um garçom de dezoito anos que está preso por ter ganho o maior prêmio já pago na televisão, em um programa de perguntas e respostas. Acusado de fraude, Thomas narra sua vida,para tentar provar que sabia realmente todas as respostas.

Leia o restante em:

site: http://www.passaporteliterario.com/2013/12/carimbo-sua-resposta-vale-um-bilhao.html

LaryShelf 14/04/2015

Quem quer ser um milionário?
Tudo começa em uma delegacia. O pobre Ram Mohhamed Thomas foi preso por um motivo bem interessante: Foi vencedor de um programa de TV onde o maior prêmio era de 1 bilhão de rúpias! Mas como ele conseguiu isso se nem ao menos sabia qual era a moeda da França? É isso o que nós e a advogada que o resgata das mãos dos policias quer descobrir! É fantástico conhecer a história dese orfão e batalhador que já sofre mais do que qualquer um. Você devora cada pedaço da história dele esperando por ver qual seria a pergunta que teria a ver com aquele fragmento da vida dele. E como ele sempre diz: a sorte estava mesmo a seu lado!

Bela Lima 07/02/2017

Ram Mohammad Thomas foi preso por tentar passar a linha que separa os ricos dos pobres
Ram Mohammad Thomas é um jovem garçom de 18 anos de idade, que foi preso por tentar passar a linha que separa os ricos dos pobres, ao não apenas participar de Sua Resposta Vale um Bilhão, mas acertar todas as perguntas e ganhar o prêmio máximo. Só que isso não poderia ter acontecido e Ram vai preso, porque:

A- não tem como ele ter ganhado.
B- houve fraude no jogo.
C- nem uma razão além de que a polícia quer.
D- os produtores não tem o dinheiro para pagar o prêmio.

Torturado e forçado pela polícia a dizer que trapaceou e que recusa o prêmio, Ram sabe que não lhe resta nada além de confessar depois de muita dor que o aguarda, até que uma mulher que auto se intitula sua advogada aparece e o tira da prisão, dizendo que vai representá-lo e pedindo que Ram lhe conte como ele respondeu às perguntas, por mais ilegal que seja.

Assim, Ram conta a sua advogada como ele sabia as respostas das perguntas ao contar sobre sua vida e sobre como essa pergunta -resposta relaciona-se a ela.

"Então preciso saber como foi toda a sua vida para entender a origem das suas respostas?”

Contado em primeira pessoa, o livro narra (menos o primeiro capitulo, ele é uma exceção) um pedaço da história de Ram que o ajudou a responder a pergunta, ele com sua advogada no presente e, finalmente, o que aconteceu no programa.

O livro passa-se na Índia e é uma nova cultura para nós, com diversos problemas que precisam ser corrigidos, mas o autor nos mostra de forma simples, sem tentar mascarar ou enfeitar a realidade, o quanto isso – abuso infantil, trabalho escravo, prostituição, etc – fazem parte do cotidiano deles.

“A cidade ignora o feio câncer de Dharavi, mas não basta declarar que um câncer é ilegal para curá-lo. mesmo assim, ele continua matando com seu veneno lento.”

Li SRVB há muito tempo, assim que o comprei há mais de dois anos, e eu lembrava-me pouca coisa, uma era que tinha uma pergunta sobre colt, outra era a resposta de Ram sobre como ele tinha respondido as perguntas. Que foi sorte. Não por ele saber as respostas, a sorte estava em terem perguntado-o o que ele sabia. E, no final, uma surpresa impressionante que sorte não existe.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2017/02/resenha-sua-resposta-vale-um-bilhao.html

Clara.Fonseca 16/03/2022

Vale a pena ler mesmo se já viu o filme
Livro impressionante, cheio de reviravoltas e com certeza vale a pena a leitura, mesmo que já tenha visto o filme, pois a história é mais completa e com reviravoltas diferentes. Vale a pena

Allan255 29/06/2017

Sua resposta vale um bilhão
Como um rapaz de apenas 18 anos que sequer concluiu o ensino primário consegue ganhar 1 bilhão de rúpias num programa de televisão? É essa pergunta que nos leva ao incrível "Sua resposta vale um bilhão".

Ram Mohammad Thomas é um garçom de 18 anos que acaba de levar o maior prêmio já pago pela televisão e agora encontra-se preso e sob tortura, pois é óbvio que houve algum tipo de fraude no programa. Ou não? Afinal, de que outra forma ele poderia saber, por exemplo, qual é o menor planeta do Sistema Solar ou quem inventou o revólver?

Partindo dessa ideia, o autor Vikas Swarup nos conta uma história incrível - aos moldes de "As Mil e Uma Noites" - e ainda faz denúncias sérias sobre a realidade não mostrada da Índia. Temas como abuso sexual infantil, trabalho infantil e prostituição são abordados enquanto Ram conta para sua advogada e salvadora Smita como sabia as respostas para cada uma das perguntas do programa de TV.

Vikas consegue criar uma escrita que é gostosa de ser lida e que facilmente consegue transitar entre o passado, com as histórias de Ram, e o presente, em seus diálogos com Smita. Ainda assim acredito que a maior habilidade do autor é a capacidade de transmitir emoções. Ao passar pelas histórias, você facilmente se vê compartilhando as emoções e sentimentos dos personagens: você fica feliz, chocado, assustando, intimidado.... É uma avalanche de emoções a cada capítulo.
Para finalizar ainda temos um final incrível. Todas as pontas são amarradas e mais uma vez encontramo-nos sentido o mesmo que o nosso herói, um misto de alívio e alegria.

"Sua resposta vale um bilhão" é um ótimo livro e merece ser lido, assim como sua adaptação para os cinemas - "Quem quer ser um milionário". É também uma boa oportunidade para ler autores de outras culturas.
Fica aqui mais uma dica de leitura do Se Livrando.

5/5

Robson.Borges 03/04/2019

Histórias incríveis que levaram um garçom a ganhar uma vida rica
O livro vai muito além do filme (pra variar). Mas o que chamou a atenção foi toda a amarração que o autor fez com os personagens. O livro é muito atrativo e nos leva a horas de leitura sem perceber. Muitas histórias parecem pesadas, principalmente considerando a idade de Ram. Entretanto, cada dificuldade que ele passou serviu para fazê-lo mais rico de história, de amigos e em rupias também. Recomendo a leitura!

Cláudia.Borges 24/04/2019

Esplêndido
Sensacional gente ! Praticamente nada haver com o filme. Poético. Exalta o conhecimento e a experiência muito além da inteligência. Aquilo que se aprende vivendo intensamente a vida mais do que o que se estuda em escolas. Vale muito a leitura. Nota 1000.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2020

Ram Mohammad Thomas está na cadeia. Ganhou um bilhão de rupias, o maior prêmio já pago na história da televisão, por ter respondido corretamente a doze perguntas num programa de perguntas e respostas. Mas como é possível que um garçom de dezoito anos que não fez sequer o curso primário saiba qual é o menor planeta do sistema solar e quem inventou o revólver? Sem dúvida houve fraude. Ou não? Para provar que não, o rapaz terá de contar a história de sua vida, curta porém muito movimentada: uma fascinante viagem pela Índia contemporânea, terra onde todos os extremos se tocam e quase tudo é possível.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535908930

Beatriz 19/01/2021

Impossível parar de ler!
O livro ??Sua Resposta Vale um Bilhão?? conta a história de Ram Mohammed Thomas. Ram é um jovem de 18 anos, garçom, que foi preso pela polícia após ganhar um bilhão de rúpias em um programa de televisão. Mas, ele é preso apenas porque tanto a polícia quanto o programa de televisão não acreditavam que ele tinha ganhado o programa sem trapacear, visto que ele não tinha nenhuma escolaridade e muitas pessoas que tinham nunca haviam conseguido acertar as perguntas que ele acertou.

Então no início do livro, no prólogo, fala de quando o Ram estava preso e sendo torturado pela polícia que queria que ele confessasse que ele havia roubando no programa. Mesmo ele não tendo roubado. Porem, o Ram chega em um estado que ele já estava tão cansado de todas torturas que ele havia sofrido, que ele acha que confessar seria a melhor opção. Então nesse instante, é que aparece uma garota e diz que é a sua advogada (para sua salvação), e então ele é solto.

E a partir daí que o livro começa, o Ram é obrigado a contar a sua história, tanto por sobrevivência, quanto pra mostrar pra sua advogada que ele merece ser defendido por ela e que em nenhum momento ele roubou o programa, porque ele já sabia todas as respostas, porque já tinha vivido tudo aquilo.

??Sua Resposta Vale um Bilhão?? é o tipo livro que te faz passar por várias emoções de tristeza a felicidade, de choro ao riso, de raiva ao amor, tudo no mesmo instante, é um livro maravilho que te faz conhecer mais sobre a história do Ram, tanto como os lugares por onde ele passou na Índia. Ah, e lembrando que o livro tem adaptação, porém na adaptação é contada a história do Jamal Malik, muito diferente do livro, tanto que o próprio final do livro e do filme são totalmente diferentes.

Então, para quem se interessar a ler o livro e já tenha visto o filme, não se preocupe! Tanto o livro como o filme são duas obras belíssimas que merecem toda atenção e admiração. Além de que a escrita do Vikas te prende totalmente no livro e você não consegue mais parar de ler, você sente as emoções do Ram, da Gudiya, da Nita, Do Salim, ou seja de todos presentes no livro. E cada capítulo que você lê te faz querer mais e mais e mais!

OBS: E sobre o Salim, ele aparece no filme, quanto no livro, só que a relação do Salim com o Ram no livro é como de irmãos mais velhos. O Ram sempre protege, ajuda e defende o Salim de todas as coisas que acontecem, como um irmão mais velho. Mas, no filme o que acontece é o oposto, é o Salim que protege o Jamal.

Morais 18/07/2021

O livro mil vezes melhor que o filme
Se você já assistiu o filme que foi baseado nesse livro, eu garanto que se apaixonou...
Pois bem, eu nem sabia da existia desse livro até quando minha amiga comentou que tinha e nunca havia lido. Por fim, ela me deu!
Até o momento li vários livros e vários me envolveram e me encantaram, mas "Sua resposta vale um bilhão" ficou como meu livro favorito desse ano.

Por quê?

Ram Mohammad Thomas narra a história da perspectiva REAL. Ele nos mostra o que de fato é a Índia, o que a pobreza nos revela, o que acontece com crianças pobres. Ele nos envolve na história desde suas primeiras palavras.
Thomas despertou minha curiosidade e me fez buscar as respostas na sua própria história. Eu ansiava pelo momento do meu dia em que tirava o tempo para ler. Eu comentava com minha mãe e meu namorado o quão linda essa história é.
Não é linda no sentido de você torcer somente para o personagem principal, é intrigante a maneira como torcemos por todos aqueles que sofrem no decorrer da história, por cada personagem que Thomas assistiu morrer....
Meus olhos se encheram de lágrimas várias vezes e meu sorriso aparecia em cada pequena Vitória.

Sim, você precisa ler esse livro.
A história flui e a gente até perde a noção do tempo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5