Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

JuujCees 26/10/2023

Diferente do filme, um diferente bom
Comecei a ler com expectativa de ler o filme e fui surpreendido positivamente, tem bastante coisa diferente e todos os detalhes a mais são excepcionais. Leitura bem fluída e o detalhe das escritas estarem assim como o Forrest fala é incrível.

Thaí 18/10/2023

Prefiro o filme
O cara que pegou esse livro e transformou em um filme digno de Oscar tá de parabéns!!!
Não que seja muito ruim, (creio que estava com muita expectativa) mas tem umas partes que sinceramente, viu?! São obsurdas demais, Kkkkkkk

Tami Silveira 03/10/2023

Forrest Gump
Que história, senhores!
Nem tem como retratar tudo que aconteceu e tudo o que senti lendo Forrest. Mas algo que tenho que ressaltar é que eu me diverti MUITO. Ri demais, de verdade. Aliás, não leia esse livro em público.
O autor foi maravilhoso ao criar este personagem caricato e tão carismático.
A trama é muito rica, com uma gama de situações históricas e de vida fazendo o livro ter muitos acontecimentos e não deixando a leitura monótona.
Eu odiava o filme, mas o livro é bem diferente, vale muito a pena ler.

Gato Burro 28/09/2023

Divertido e exagerado
Forrest Gump ficou muito conhecido após o lançamento da adaptação cinematográfica de 1994. Porém, esse livro é completamente diferente em diversos aspectos. A história é muito divertida de ser lida, por mais que alguns capítulos sejam muito arrastados e com diálogos muito vazios e fracos, ainda sim é divertido acompanhar as grandes histórias de Forrest. No entanto, é muito exagerado a forma como tudo aqui acontece, mesmo que a ideia seja essa, ainda é muito chato ver tantas situações exageradas ao longo do livro.

NOTA - 7,3/10

Yaya 25/08/2023

Tão Bom quanto o Filme
O quanto que essa história original se desenrola em situações diferentes do filme é de assustar, quando menos você se espera acontece a situação mais NADA A VER com o Forrest e isso é absolutamente incrível porque te prende na história e deixa curioso pra saber o que virá a seguir (spoiler: você nunca prevê). Algumas questões da história são retratadas de forma errada, mas levando em contexto a época em que o livro foi escrito, se entende o motivo.
Forrest Gump é retratado diferente aqui, ele é bem mais humano, cede a tentações, comete erros e fala palavrão. Além disso, sua alta inteligência em coisas específicas é mais bem retratada, provando que embora ele se defina idiota, definitivamente na minha visão ele não é.
No final, tem notas mostrando as diferenças do livro pro filme, com citação de vários artigos e outros documentos sobre o assunto, o que torna a experiência de leitura muito mais interessante.

Beatriz.Bertolani 20/08/2023

Melhor que o filme
O livro é super fluido e divertido de ler, por mais que a história sejam muito fora da realidade e com muitos acontecimentos, a leitura corre bem e não é cansativa, diferente do filme.

luiza 15/08/2023

De longe o Sue é o MELHOR personagem, fora isso gostei mto da construção de personagem do forrest e q ele percebe q não deve ficar c a jenny

Thiago 29/07/2023

Nada a ver com o filme
O filme Forrest Gump é um dos maiores clássicos do cinema, tão icônico que está no imaginário popular até daqueles que não o assistiram inteiro (como é meu caso), mas que só conheciam algumas cenas e fatos marcantes.
Ao iniciar a leitura, imaginei que o livro seria, se não idêntico, muito similar. Para minha surpresa, os pontos de toque são mínimos (pelo menos segundo a impressão de quem não viu o filme todo). Não temos, entre outros, a deficiência física, a corrida ("run, Forrest, run!"), a negação de ser um idiota ("idiota é quem faz idiotice"), uma mãe fofinha, o amor platônico dele pela Jenny, Jenny ignorando esse amor e, mais importante, a extrema inocência e ternura de Forrest, retratada tão bem por um dos atores mais "bonzinhos" do cinema).
Isso posto, inicio, por fim, a análise do livro em si. A leitura é muito leve e engraçada - em diversos momentos, ri a valer. Forrest Gump, apesar de ter uma deficiência, também tem uma dose de malícia e é um gigante de mais de dois metros e 120 quilos.
A obra está recheada de nonsense, com Forrest se tornando um astronauta, sendo amigo (e capaz de praticamente conversar) com um orangotango que age como um humano, aprendendo a jogar xadrez como prisioneiro de uma tribo de canibais, entre outros vários acontecimentos inusitados.
Há críticas e sátiras por todos os lados, contra a NASA, o exército, a política e suas campanhas. A frase característica de Forrest, que sempre o leva a enrascadas, surpreende quando, em dado momento, faz com que ele seja aclamado.
No entanto, destaco que, apesar das qualidades, o romance está longe de ser um grande livro. É um bom entretenimento que diverte e relaxa, mas não se cresce com a leitura. Mesmo com a mensagem de se fazer a coisa certa, a condução da história não faz com que gere tanta reflexão.
Recomendo para quem quer um lazer agradável, mas, caso se busque uma obra cheia de esperança e beleza, o filme é melhor.

Vitória 21/07/2023

Vamos lá falar de mais um livro não tão bom assim, porque parece que ultimamente só os hots tem o poder de me agradar. Como a grande maioria das pessoas, eu conheci Forrest Gump por meio da adaptação com o Tom Hanks, que assisti ainda quando era criança. Tenho uma tia, a grande responsável pelo meu amor pelo cinema, que me colocava pra ver qualquer coisa que ela assistisse, e que se lasque a classificação indicativa. Devido a esse fato de ter visto o filme pela primeira vez tão nova, acho que ele me encantou por ter mudado a cada vez que eu reassistia. Todo ano eu entendia uma coisa nova da história do Forrest que antes me passava despercebida, foi quase como se a história crescesse junto comigo, e isso me fez ter um carinho gigantesco por esse filme.
Quando a Aleph anunciou a publicação desse livro, eu sabia que tinha que lê-lo. E preciso aplaudir a editora ao menos nesse aspecto. Lembro que na época do lançamento o livro hitou por causa da edição, diferente de tudo o que a gente normalmente vê no mercado brasileiro, e realmente, no tempo em que ela passou aqui (sim, passou, porque eu mandei embora antes mesmo de conseguir escrever esse comentário, foi um recorde) ela foi uma das mais bonitas da minha estante. Mas, tirando isso, não fica quase nada. Eu passei anos com esse livro parado aqui, porque depois de um tempo começaram a pipocar resenhas de um pessoal que não gostou tanto assim, e que falava que o filme era infinitamente superior ao livro, e eu acabei me tornando uma dessas pessoas.
O tom do livro é completamente diferente do filme. Enquanto na adaptação a gente tem um Forrest inocente, que enxerga sempre o melhor das pessoas, e acaba entrando em umas situações mirabolantes por causa disso, aqui nós temos um personagem que tem certa condição diferente, isso é claro, mas que não é descrita pra nós com um nome, nem explicada, até porque acho que esse não era o objetivo. O grande ponto é que o Forrest do livro não é uma pessoa inocente, e entra sim em várias situações mirabolantes devido a essa condição que ele possui, mas todas elas servem como uma sátira e uma crítica por parte do autor às grandes instituições estadunidenses, como o exército, a NASA, o governo e as instituições de ensino. Por causa desse tom diferente do personagem, toda a história ao redor dele também muda. Enquanto no filme temos um drama carregado, aqui o peso é bem menor, e daria até pra tirar umas boas risadas dele, mas eu não consegui, porque não consegui me adequar àquilo que a história tinha pra me entregar.
Não sei se isso tudo se deve ao fato de eu ter tanto apego ao filme (que, a propósito, tem anos que eu não assisto, e justamente por não estar com aquela obra fresca na minha cabeça decidi que essa seria a melhor hora pra entrar no livro, mas nem assim deu certo) eu não consegui me conectar com um Forrest completamente oposto àquele que eu conheci a minha vida toda, mas a verdade maior é que não funcionou. Eu ficava o tempo todo esperando que alguma cena do filme se repetisse aqui, porque temos sim alguns trechos semelhantes, mas toda vez que eu batia com a cabeça na parede e isso não acontecia, eu me frustrava. Não consegui me apegar ao Forrest, e entendo que o autor não gostou do filme, porque agora eu consigo perceber que a obra dele foi quase que completamente descaracterizada ali, mas o filme vai continuar sendo o meu favorito. Não tenho interesse em retornar pra essa obra, nem pro autor, então assim que eu concluí a leitura coloquei o livro à venda, e hoje mesmo eu mandei ele embora. Quero só esquecer dos dias que passei enrolando com esse livro porque não consigo abandonar nada (essa é a minha triste sina), mas também não tinha vontade nenhuma de continuar a leitura.

IsmaelJsa 27/06/2023

Forrest Gump é um livro muito divertido e maluco! É a história de vida de um cara que tem um QI baixo, mas uma perspectiva de vida única. Ele conta suas próprias aventuras e, cara, ele passa por algumas coisas malucas!

Forrest acaba se envolvendo em uma tonelada de eventos históricos famosos. Ele está na Guerra do Vietnã, encontra Elvis Presley e até se encontra com três presidentes dos EUA! É incrível como ele está sempre no lugar certo, na hora certa. Mas o que é legal é que ele não tem noção de como suas ações são importantes. Ele só está fazendo o que acha que é certo, sem se importar com as consequências.

A narrativa é bem engraçada e cheia de humor satírico. Forrest tem uma maneira peculiar de ver o mundo e conta suas histórias de uma forma muito ingênua e sincera.

Sou um grande fã do filme e em comparação, é interessante notar que há algumas diferenças. O livro tem um tom mais satírico e não se concentra tanto nos aspectos emocionais e sentimentais como o filme. Além disso, o livro abrange muito mais eventos históricos e o filme implanta outros.

No geral, "Forrest Gump" é uma leitura divertida e interessante. Se você gostou do filme, definitivamente vai se divertir com as loucas aventuras descritas no livro. E mesmo se você não viu o filme, o livro é uma ótima maneira de conhecer o peculiar Forrest Gump.

Fefê 24/06/2023

Surpreendente
Mais um livro que acabou com o filme. Eu tenho em mente que filme e livro são obras distintas e apesar de que o livro possui artifícios maiores do que o livro, o livro conseguiu (para mim, ao menos) me cativar com mais facilidade. Os personagens são bem mais construídos e não são dignos de pena ou precisam de uma arco de redenção, mas no filme alguns desfechos são mais amarrados (de forma um pouco pedante talvez). Outra coisa que me fez preferir o livro ao filme é o seu grande apelo ao "sonho americano", é um filme americano, mas não senti o mesmo no livro do que no filme. Achei que o livro seria maçante, mas fui surpreendida!

AngelaS.DiasNagami 21/06/2023

Oh Forest!
Mais um audiobook ótimo de se prender.
Toda a ingenuidade de um personagem auto entitulado de ?idiota? mas, que conseguiu transbordar saber em muitas e muitas passagens.

Já descobri que o filme é bem diferente, mas, como nunca assisti, já posso colocar na fila rsrs

Me incomodei um pouquinho com algumas falas xenofóbicas em alguns momentos, mas como que pra evidenciar a ?supremacia? americana de um povo superior (pra trama e acho que pra época), deixei passar?

Adelson 21/06/2023

Esqueça o filme! Aqui é outra parada.
Já vamos começar que o Forrest Gump do livro não é um santo como Tom Hanks, ele tem malícia, ele mente, é teimoso, vai atrás da Jane em vez da mãe e chega a ser xenofóbico e preconceituoso em alguns momentos.
E existem outros personagens maravilhosos como Sue e o Treinador.
Para finalizar, vários momentos gravados na nossa mente ou frases, não existem no livro.
Concluindo, você foi avisado e o livro é a outra vertente do nosso querido jogador/soldado em uma vida nada monótona.

A2Lan 11/05/2023

Perfeito
Não se fruste pelo filme não ser fiel ao livro, os dois são tão bons quanto... indescritível e apaixonante a narrativa, merece todas as estrelas, Forrest é aquela personagem que te apaixona e faz acreditar na pureza da humanidade, mas que só um idiota é capaz de ter.