Forrest Gump

Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Maisa 07/05/2023

Uma vida nada monótona
Forrest definitivamente não levou uma vida monótona.

O livro é diferente do filme, mas eu amei.

O texto é muito legal, com erros de português propositais, o que deixa a leitura bem imersiva.

Preciso dizer que a edição que tenho do livro também é maravilhosa.

Vitor Hugo 29/04/2023

THIS IS AMERICA

Impossível dissociar o livro do filme homônimo de 1994, dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks, vencedor do Oscar de Melhor Filme.

No entanto, o Forrest Gump do livro, e o livro em si, é outro. Aqui o protagonista, embora também "idiota", como ele mesmo admite, apresenta-se de forma muita mais sarcástica, desnudando grandes instituições e eventos da história norte-americana.

Não há aqui um Forrest Gump simplesmente ingênuo, alheio às injustiças e contradições da sociedade norte-americana de sua época. Ao contrário, por meio de sua "idiotice", a personagem principal expõe as feridas da América, retratando a segregação racial, os absurdos da Guerra do Vietnã e os erros de grandes políticos norte-americanos (como, por exemplo, Richard Nixon, cujo nome não é mencionado, mas cuja descrição caricatural é inconfundível).

Por seu turno, o próprio Gump revela uma personalidade e um caráter diferentes daquele amável protagonista do filme, pois o Gump do livro se mostra muito mais atento ao que lhe cerca, além de cometer faltas e erros que não ocorrem no filme, como uma certa omissão em relação a sua mãe, o vício temporário em maconha e certa indiferença aos sentimentos da amada Jenny, quando, como por exemplo, insiste na babaquice das lutas livres arranjadas (outra "instituição" norte-americana), contrariando os desejos de Jenny.

Dito isso, é muito enriquecedor ler o livro após assistir ao filme (o que deve ter acontecido com 99% das pessoas), na medida em que é possível revisitar a obra cinematográfica com outros olhos, confrontando-a, enquanto "sonho americano" e "terra das oportunidades" (mesmo para um "idiota"), com outra América, igualmente verdadeira, mas bem menos resplandescente do que aquela da telona.

E isso é tudo o que tenho para falar sobre o assunto (não poderia deixar passar o clichê).

Vitoria.Lais 12/04/2023

Me encantei pelo Forrest
Eu estou encantada em como o Forrest me encontrou e me envolveu, fiquei realmente apegada por ele e sempre ansiosa pelo que viria e torcendo por ele.
Fiquei com medo do que o final me entregaria, mas achei muito coeso com toda a história.

graci 10/04/2023

Eu preciso fazer xixi
O negócio é o seguinte: NÃO É NADA PARECIDO COM O FILME, N A D A!!!!! só tem algumas meras semelhanças (tirando os nomes), que são eles: futebol, vietnã, pingue pingue e negócio do camarão. tirando isso (que nem é igual o filme tbm), todo o resto é muito diferente. então eu odiei? não poderia ter amado mais. seria quase impossível adaptar esse livro sem fazer dele uma coisa cafona e sem alma, ou fazer ficar com cara de sessão da tarde. mas acho que eles encontraram a alma do forrest e mesmo sendo diferente do livro, aquele é o mesmo forrest. é como se fosse um universo a paralelo do mesmo cara.

bom, foi divertido sim. esse final me pegou pq eu não tava esperando. fiquei triste como fiquei no filme. sei lá, acho legal ter dois forrest pra amar.

Ju ð 07/04/2023

Forrest
é cada situação que o Forrest se metia que meu Deus kkkkkk
é uma leitura boa, não é massante, é descontraído. muito bom mesmo.

José Carlos 06/04/2023

Muito diferente, mas tão bom quanto o filme
Impossível falar do livro Forrest Gump sem citar o filme. Ainda mais porque o livro se tornou um best-seller por causa do sucesso do filme.
A escrita do livro é muito boa, como é contado em primeira pessoa e Forrest é retratado como um idiota, há diversos erros de português propositais, mas que em nada interferem na leitura.
Enquanto no filme Forrest é um idiota ingênuo, intrinsecamente bom e que faz o certo porque foi bem criado, mas sem consciência de seus atos. No livro, apesar de sua inteligência limitada, Forrest tem consciência dos problemas da sociedade e é crítico delas. O livro todo é uma grande crítica às instituições americanas, algo suavizado no filme.
No livro Forrest passa por muito mais situações inusitadas do que no filme, e muitas delas divergem. Além disso, enquanto no filme Forrest se destaca por correr muito e ser extremamente bondoso, no livro Forrest é um idiot savant (alguém classificado como mentalmente incapaz, mas que possui bolsões de genialidade) que resolve equações matemática complexas e toca qualquer instrumento com facilidade.
O Forrest do livro se corrompe, erra de forma consciente e tem atitudes reprováveis. No filme ele é apenas uma criança crescida.
Por fim, enquanto o filme tem um ponto final claro, o livro parece apenas contar as histórias de um período da vida de alguém que ainda está destinado a viver outras aventuras inesperadas, mas que não são mostradas.

Glory 21/03/2023

Casos em que o filme é melhor que o livro
Fui com uma grande expectativa nessa leitura , pois Forrest Gump despertou uma sensação de empatia, inocência e sensibilidade e me apaixonei pela história narrada e contada pelo personagem de Tom Hanks. Descobri recentemente que era inspirado em um livro, logo, decidi ler, afinal, se a história no filme já era encantadora, imagine no livro ?

Porém não correspondeu às minhas expectativas, achei uma história contada aqui de forma rasa, não senti a inocência e a sensibilidade do Forrest Gump, a metáfora das pessoas quanto a o que é ser um idiota não foi bem tratada, colocando como se o personagem realmente fosse um idiota, o que ele não é.

No filme consegui absorver mais as sensações, as despedidas e as corridas que Forrest faz em busca de compreender o amor, a família e os sonhos. Ali ele vive com intensidade mesmo sem entender como ou quando chegou. No livro não consegui ver aprofundamento do personagem com sua família ou no amor com Jenny Curran, os propósitos mudaram.

Sendo o filme uma adaptação, com toda certeza as mudanças feitas na direção contribuíram para não se tornar uma história tão maciça e clichê como o livro.

Talita.Cume 18/03/2023

Sátiro irritantemente.
Me surpreendeu que o livro não seja nada do que é o filme, parece que eu vivi duas realidades pararelas de uma mesma história, enquanto o filme é degustado deliciosamente, aqui eu enfrento um humano (e de fato humano porque não há o doce e inocente Forrest) com suas vivências boas e loucas, mas apimentada com sátiras e críticas.
Eu ainda adoro o filme e pela primeira vez em séculos prefiro este do que o romance.

Rian gomes 14/03/2023

Ser idiota não é nenhuma caixa de chocolate
Tentando fazer a coisa certa esse é forrest, pode olhar para trás e dizer pelo menos tentei e não vivi uma vida monótona, entendeu ?
Brito 22/04/2023minha estante
Estou ansiosa para fazer essa leitura!

Ingrid.Pereira 11/02/2023

Profundo, mas leve e divertido
A leveza de Forrest Gump foi uma grata supresa. Apesar de o tratamento que o Forrest recebe da sociedade levantar discussões no livro e fazer o leitor pensar, isso é feito de uma forma extremamente natural e leve. Enquanto o leitor pensa em todas as "limitações" do Forrest pela forma como é visto pela sociedade, ele também se diverte com as aventuras narradas no livro. Um livro leve, dinâmico e emocionante, onde, a cada capítulo, o leitor se impressiona com os novos acontecimentos da vida de Gump. É muito fácil gostar do personagem e torcer para que a sua nova tentativa de ser feliz dê certo. Também é muito agradável se ver completamente investido na história e até mesmo se preocupar com os novos problemas que o Forrest sem querer se mete.

Um livro que eu facilmente dedicaria para alguém que está tentando começar a ler clássicos e se livrar do preconceito de que clássicos são chatos. Forrest Gump é a prova de que clássicos também podem ser leves e divertidos enquanto trazem grandes reflexões.

Kau 06/02/2023

I'm Forrest. Forrest Gump.
Definitivamente o livro é maravilhoso. Me senti sendo empurrada, assim como o nosso protagonista, por diversos lugares, loucuras e aventuras.

Sid Dantas 06/02/2023

O livro é bem diferente do filme.
E isso não quer dizer que é melhor ou pior, apenas que mudaram MUITA coisa. Eu assisti o filme nos anos 90, gostei bastante e nunca mais vi novamente. A ideia era ler e assistir de novo o filme.

A estória não é nada sensacional, você se pega rindo algumas vezes, mas é tudo muito inverossímil, mas você vai navegando em meio aos erros (irritantes) de português do Gump e suas aventuras surreais (e é uma sequência sem pausa para descanso).

Como um milshake de doce de leite (hummm) foi gostosinho de ler. E é só. Esse livro vai pra alguém.

Mini leitor 05/02/2023

Eu só tinha conhecimento da obra por causa da adaptação, protagonizada pelo ator "tom Hanks" e lançada em 1994.

Porém, eu achei a leitura extremamente agradável, divertida, engraçada, empolgante e vários outros sentimentos que senti no decorrer da leitura, e obviamente posso dizer que tanto o filme, como o livro se diferenciam em diversos "aspectos", e para mim, ambos funcionam do jeito que são e foram feitos!

Pretendo reler esse livro mais vezes no futuro, e posso dizer com toda certeza que esse se tornou um dos meus livros favoritos.

Emilly1172 31/01/2023

Fluido
A leitura é fluida e agradável, o autor utiliza palavras empregadas de maneira incorreta para que nós leitura possamos vivenciar a fala do personagem. Existe em alguns momentos da história falas racistas e preconceituosas com mulheres, pcds e algumas outras, levando em consideração o ano em que a obra foi escrita da até pra compreender.
Forrest se considera um "idiota", mas é muito inteligente e habilidoso com algumas coisas, como tocar gaita, correr e jogar xadrez. Durante a história o personagem irá conhecer muitas pessoas e passar por diversas aventuras e aprendizados.

Gabriel 30/01/2023

Não gostei
Achei a história sem pé nem cabeça. A autor parte de um ponto muito interessante, mas se perde no meio do caminho quando adiciona um monte de situações impossíveis na vida do protagonista.

Esperava mais drama e menos viagem na maionese.