As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

cxramos 26/03/2024

?somos quem somos por varias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte dela. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui.?
Pra ser sincera o livro não supriu minhas expectativas, não achei um livro ruim, achei ok, conta a história de um adolescente comum. Fiquei intrigada várias vezes com a quantidade de vezes que esse menino chora, as vezes sem motivo ele tava chorando, é normal chorar mas nesse livro alguém chora a qualquer momento

Thay Valesca 26/03/2024

Me senti infinito
Que leitura meu Deus, no começo eu não entendi nada, e achei que não iria gostar do livro, mas então me chega o fim com uma enchurrada de emoções, no fim chorei e não por ser triste, mas sim por ser realista e cru, pelo simples e direto, isso me conquistou

THS22 25/03/2024

Apenas não gostei...
Não sei exatamente qual foi o motivo de não ter gostado desse livro. Era um dos livros que eu mais queria ler e refletir sobre, mas ao final não acredito que a leitura tenha sido proveitosa, talvez o fato de ter lido ele com grandes pausas de tempo tenha tido esse efeito.
Não acredito que o livro seja ruim e nem algo do tipo, apenas não consegui ler e aproveitar a história. Talvez em algum outro momento, eu faça uma leitura com mais atenção e focada de fato na mensagem que o livro quer/deseja passar, e minha opinião em relação a ele mude.

Olisena. 25/03/2024

"Esse vai ser o nosso segredinho."
As vantagens de ser invisível narra a história de Charlie, um garoto de 15 anos, antisocial ? por situações passadas que vieram a acontecer com o mesmo ?, que acaba de entrar no primeiro ano do ensino médio. E com isso, o nosso protagonista vai nos contando sobre a sua vida, o seu dia-a-dia e pensamentos através de cartas.

O livro é dividido em 4 partes e um epílogo. A linguagem é extremamente juvenil e fácil de se ler. A narrativa abrange várias temáticas sociais, sendo a principal a fase da adolescência. Onde podemos envolver, a construção da própria identidade pessoal, questões de dr0g4s, s3x0, dúvidas, gravidez, paixões, sexualidade, relacionamentos, amizade, saúde mental, pensamentos sobre o futuro, bullying e o ambiente escolar.
Devemos desconstruir a idéia de que a adolescência é a melhor fase da vida de alguém e que não há sofrimento. Ou seja, a história desse livro é realmente uma quebra muito forte desse tabu. Porque dentro da narrativa, sim podemos ver que não é só flores, que há problemas sim, assim como em qualquer outra fase da vida.
O livro por si só é bastante reflexivo, o que me fez ainda mais "devorar" essa leitura. Terminei em 4 dias.
Uma coisa que achei muito interessante foi a estrutura da narração. Nunca havia lido um livro onde o "conteúdo" era passado através de cartas. Então quanto mais eu lia, mais eu me sentia como se fosse um "amigo" do Charlie. Pelo fato de ele estar escrevendo essas cartas para alguém e a gente ter acesso a isso, parece que as cartas foram escritas para nós, leitores.
Charlie é muito observador, ingênuo, questionador e "um indivíduo esponja" (já que no próprio livro nos mostra como o Charlie é afetado por tomar as dores alheias só por tomar, por uma questão de simpatia, uma vontade de agradar a todos).
Com essa vontade de querer agradar a todos a gente pode refletir a respeito do título do livro "As vantagens de ser invisível", e bom, o livro se dá esse nome pelo fato de o protagonista ser uma pessoa que "ver as coisas, as compreende e fica calado", exatamente como se fosse invisível, como se não tivesse visto nada. E essa seria a vantagem de "ser invisível" (as pessoas se sentirem "seguras" pra contar as coisas a ele, pois sabem que ele vai fingir que não viu nada assim como elas pediram).
Porém, a gente passa a perceber que as pessoas meio que "se aproveitam" dessa "qualidade" do nosso personagem principal (Charlie) e com isso ele acaba ficando sempre muito "sobrecarregado" por saber de muitas coisas mas nunca poder falar sobre elas com alguém.
O livro é realmente muito bom e dou um 5/5 ?.

!!! ? Comentário extra: há uma adaptação do livro em forma de filme, e após ver o filme duas vezes e ter lido o livro apenas uma vez, eu lhe digo que o livro é mil vezes melhor. No filme faltam detalhes. No livro é bem mais detalhado e claro. Tanto que no filme por eles não englobarem tudo, eles acabam tendo que criar algumas cenas que nem sequer aparecem no livro. Então, leiam o livro primeiro e depois o filme (se quiserem).

Bellas.books 25/03/2024

"eu me sinto infinito"
As vezes eu me sinto completamente igual ao charlie, isso foi um dos motivos para eu ter gostado tanto desse livro. esse livro aborda coisas reais da vida de um adolescente eu amo o fato do livro ser escrito pela cartas que charlie fazia para o amigo. as vezes eu queria ser invisivel tbm.

Julita vibes. 25/03/2024

Gostei.
O livro é contado em cartas, não estou muito acostumada mas achei interessante.

É extremamente profundo se bem analisado. Acredito que todos nós nos identificamos com o Charlie em algum momento de nossas vidas. Uma boa leitura.

FlAvia1497 25/03/2024

MARAVILHOSO, INCRÍVEL, LINDO, LINDO, LINDO, LINDOOOO, LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Maria.Clara 25/03/2024

Tá bem, enrolei muito pra começar a ler esse livro, desde que comprei ele ficou guardado na estante, mas todos os meus amigos me falavam sobre o filme, que eu tambem nunca tinha assistido, e prometi a mim mesma que iria ler antes de assistir, pq o bendito estava encostado pegando poeira há meses, quando comecei, achei um saco, nada acontecia, história parada, até que as coisas começaram a fluir e eu fui me envolvendo na narrativa, gosto de muitos fragmentos do universo em que se passa a história, e de principalmente a forma como adolescentes só são adolescentes, como na vida real, gosto a forma que eles erram e como se perdoam tambem, como cada um tem o seu mundinho, e gostei muito de acompanhar o do Charlie, confesso que ele me irritou algumas vezes, mas tambem foi o que me fez continuar lendo, em geral, é um livro ótimo, recomendo bastante

Iasmim 25/03/2024

A gente aceita o amor que acha que merece
Gostei demais desse livro, uma leitura muito leve
o livro traz temas muito importantes e muitos ensinamentos com a vida do charlie
e o principal, que tudo fica bem de novo, as coisas passam
definitivamente vou lembrar desse livro quando estiver passando por um momento difícil :)
perfeito, exceto pelo fato de que minha namorada deu spoiler sobre o lance com a tia Helen, mas fora isso, incrível!

Isabela 25/03/2024

As vantagens de ser invisível
O livro é muito bom! Com o tempo nós vamos conhecemos cada vez mais o Charlie, e tentamos o entender de alguma forma, muitos vão se ver perfeitamente nele, mas mesmo os que não o fazem totalmente, compartilham alguma coisa com o personagem, algum traço de personalidade em comum que faz com que o adoremos.
Conforme conhecemos o garoto todas as peças de sua mente conturbada se encaixam, ainda mais com a surpresa no final do livro que é a peça que faltava para enxergar com clareza, o livro é muito bom, e recomendo muito, principalmente para aqueles que tentam achar seu lugar no mundo mas parecem não ser entendidos por ninguém.

Lorrayne20 24/03/2024

Charlie!
Observe Charlie crescer, passar pela sua adolescência de forma turbulenta, marcada com sua personalidade única.
Observe, o quanto um adolescente tem problemas de se comunicar, e de se envolver e quando o faz o que é "oferecido" a ele. Observe que as vezes ser assim, é por culpa de uma outra coisa.
Cresça com o Charlie, com Bill...
'Cada um aceita o amor que merece"
...

Thais 24/03/2024

Esse é de longe um dos melhores livros que eu já li na vida!!

O jeito como o Charlie enxerga a vida e lida com ela, conversa muito com o leitor. A gente se sente parte do mundo dele, como se fosse uma conversa entre amigos antigos.

Sem contar as narrativas abordadas nele, assuntos que na época que o livro foi lançado, não eram tão falados e não tinham tanta visibilidade e importância como hoje.

Aprendi muitas coisas importantes ao longo do livro, coisas que vou levar pra sempre comigo.
?As vantagens de ser invisível? é um livro único e que todo mundo deveria ler pelo menos um vez na vida.

?E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos.?

nicollivros 23/03/2024

Grifei esse livro INTEIRO, fala sobre família, amizades, escola, ansiedade, errar...viver! Eu não li o livro, ele me leu, tratou de coisas muito importantes de uma forma realmente honesta e clara. Foi bem escrito, senti que estava conversando com um amigo, um amigo bem melancólico, tímido e meio burro (ou apenas um garoto de 15/16 anos), mas um amigo. Não esperava algumas cenas/falas meio desconfortáveis, só que não foi nada foi inaceitável.

Final maravilhoso também!

wii 23/03/2024

Mudou minha vida
Não sei nem como escrever essa resenha já que já vi de tudo sobre o livro, seja no tik tok ou em outras redes sociais mas voltando ao assunto, esse livro mudou minha vida de uma maneira que nenhum outro livro jamais vai fazer.
Esse livro me fez sentir de tudo um pouco, eu senti tristeza, raiva, frustração, vergonha, felicidade mas principalmente, eu não me senti sozinha em nenhum momento. Me senti como se fosse mesmo o tal ?amigo? do Charlie e fico feliz de que ele tenha compartilhado parte de sua vida comigo.
Percebi que me pareço muito com Charlie, em vários aspectos, sejam eles bons ou ruins e acho que sinceramente eu nunca mais vou me sentir tão conectada e tão dentro de um livro como eu me sinto com ?As vantagens de ser invisível?, por mim ele poderia ter mais de 3000 páginas porque só assim eu não sentiria esse medo grande dele acabar e não me sentiria de certa forma ?sozinha de novo? sem Charlie narrando sua vida e seus acontecimentos.
Eu acho que nunca vou saber expressar o amor e tudo que eu sinto por essa obra mas agora nesse momento, eu me sinto e sei que sou infinita.

Laira 23/03/2024

As vantagens de ser invisível
"Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim".
Não vou fazer rodeios ou um longo texto sobre este livro, tudo que eu tenho a dizer é que ele é um verdadeiro sentimento.