As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

stsgblog 23/03/2024

Tem alguma coisa errada comigo. E eu não sei o que é.
Publicado em 1999, "As Vantagens de Ser Invisível", obra escrita por Stephen Chbosky, é um romance epístolar que envolve o leitor em uma narrativa emocionante e profunda. Ao escolher contar a história por meio de cartas anônimas, o autor traz uma experiência íntima e cativante ao público.

A trama é exposta através de relatos feitos pelo protagonista, Charlie, que busca no anonimato uma forma de expressar seus sentimentos e suas experiências. Stephen apresenta personagens autênticos, que no decorrer da história vão se encaixando no grupo de Charlie, que compartilha cada uma de suas histórias com o destinatário das cartas.

Apesar da narrativa profunda, a escrita de Chbosky mantém um fluxo leve, tornando a leitura agradável e nada maçante. As descrições das cenas e sensações, sejam nas alegrias e descobertas compartilhadas pelos personagens, ou nos momentos de dor e reflexão, realmente transmitem a essência do momento, conectando o leitor com os personagens de uma forma quase que palpável.

Mais do que uma simples ficção juvenil, esta obra é uma reflexão sobre a incessante busca por conexão humana e pertencimento. "As Vantagens de Ser Invisível" é um convite à contemplação sobre a importância das relações interpessoais e sobre como a invisibilidade, muitas vezes, revela as verdades mais profundas do nosso ser.

Loprxs 23/03/2024

?Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas.?

Esse livro é muito bom em diversos aspectos, mas acho que a coisa que eu mais gostei foi o fato de que alguma forma o autor conseguiu fazer com que eu ?estivesse? na história, o amigo misterioso do Charlie, a forma como ele se referia como se de fato estivesse falando com o leitor. Isso foi muito legal. O livro em si é muito bom e fico feliz que o Charlie tenha melhorado e a mensagem que o autor que transmitir através do livro é magnífica.

emilly1219 22/03/2024

As vantagens de ser invisível
Esse livro foi tao especial p mim, eu acho q pessoas q ja passaram/passa ou se identificam com as coisas que acontecem na vida do charlie e os pensamentos dele, conseguiram se aprofundar na história, assim como eu consegui. O livro abordou tantos assuntos de uma forma tao fluída. Mostrou que tudo bem nao saber o que está sentindo as vzs e eu simplesmente me apaixonei pela história e pelos personagens. muito bom.

Maria1691 22/03/2024

Maravilhoso
Maravilhoso! Eu me apaixonei pelo filme na primeira vez que eu vi e me encantei ainda mais pelo livro. Já esperava isso pois os livros sempre nos fazem sentir mais as emoções, só não imaginava que eu ficaria tão comovida como fiquei com esse livro. É incrível poder ler e sentir os sentimentos do Charlie, como ele se sente e como não sabe o que fazer e até mesmo sentir. É bom demais poder ver o Charlie ter novas experiencias e vivenciar a adolescência, e infelizmente, ao mesmo tempo ter que lidar com um trauma bloqueado tão grave que uma pessoa amada o fez passsar.

enaian 22/03/2024

Somos infinitos
Esse livro é tão bonito, trata de assuntos tão reais e me senti tão bem ao lê-lo. O final me pegou muito :(
Espero que eu consiga também, Charlie.

gtiemi 22/03/2024

Que experiência maravilhosa!!! os aprendizados que eu tive com esse livro não tem preço. em tantos momentos me vi no charlie, ou vi algum amigo, irmão. é aquele livro que te faz se sentir menos sozinha no mundo. favoritado!!!!

AliJu 22/03/2024

Se nada agrada a todos, não seria este livro a fazer isso
A verdade é que é sempre difícil pegar uma obra que é tão aclamada e se sentir o peixe fora d?água por não gostar. Mas estamos aqui para isso mais uma vez ??

Assim como em outros livros adolescentes tem esse exagero em cigarro e bebidas, que sabemos que até acontece, mas não justifica a maneira obsessiva que alguns escritores adoram relatar. Chega a soar glamuroso: Uau eu fumo, eu bebo, eu uso isso ou aquilo? E eu não sou careta, eu adoro um chá às 4:20, um vinho à noite ou de dia, uma vida com doses inseguras afinal só se vive uma vez, enfim vocês entenderam kkkkkkk
Mas acho que é uma falha introduzir isso como parte principal da personalidade dos personagens.

E por isso "a minha mente nem sempre tão lúcida e fértil" ? me fez imaginar todos com a maior vibe sebosa, a mistura do cheiro de marlboro e álcool que impregna nas roupas, cabelo, hálito e sai até no suor. Não esqueçam, meus amigos, que nos EUA o povo às vezes toma 2 ou apenas 1 banho na semana, mesmo no verão que pode passar dos 32º em alguns estados, e pode ser extremamente úmido também. Então isso é totalmente possível!
Ninguém ia querer abraçar, beijar ou ficar perto desse povo fedorento. Desculpa decepcionar mas é mais fácil gostar deles porque livro não tem cheiro! ?

E na minha opinião o livro traz uma penca de gatilhos e coisas bem pesadas, que se distribuem durante toda a história. O que me passou uma falta sensibilidade em alguns pontos especialmente com as personagens femininas. Imagino que vá ter quem não concorde comigo, já que o pessoal elogia e acha linda a historia. Mas como diz o velho meme: Pois discorde na sua casa, ou na sua própria resenha e perfil ? kkkkkk

Não imagino que teria me sido interessante nem se tivesse lido anos atrás quando estava na idade dos personagens, mas talvez teria batido uns detalhes que agora me incomodam a Lumena dentro de mim.
Por fim assisti o filme, não irei após ler o livro. Será que ele é melhor? Não vou arriscar?
JuhMarquessss 22/03/2024minha estante
segredo nss, mas sobre a primeira parte da resenha, eu tenho a mesma impressão com "Qm é vc alaska" e n consigo terminar de ler pq isso me irrita KKKKKKKK

AliJu 22/03/2024minha estante
Eu tive a mesma sensação neste mesmo livro que você citou amiga @Julia4828 kkkkk Eu fui até o fim por insistência em terminar, mas não gostei também

Iáiá 22/03/2024minha estante
eu tbm n achei o livro tanta coisa, algumas coisas eu gostei e tal mas eu esperava mais, roubei a playlist e dps que acabei fui ver o filme e achei meio meh tbm

anafagundes 30/04/2024minha estante
Li esse no ensino médio, e não gostei. Passei um bom tempo dizendo que era o pior livro que já tinha lido, hoje eu nem lembro mais sobre o que é a história ?

AliJu 30/04/2024minha estante
Não releia, amiga Ana, não vale a pena para relembrar kkkkkkk Se você não curtiu quando tinha a idade para ele, adulta dificilmente irá porque certas adolescentices já ficam mais chatas ainda.

anafagundes 30/04/2024minha estante
Vou seguir teu conselho!

supostaleitora 07/05/2024minha estante
Me senti acolhida agora? Li esse livro e achei tão coisado. Não vi razão nenhuma pela aclamação toda que ele recebe, parece que o autor só pegou vários temas polêmicos entre os jovens e pensou "bum, fiz um best seller"

Isaururinha 22/03/2024

Nao era o que eu esperava
Sendo bem sincera, fui ler sem nunca ter visto o filme e sem nem saber muita coisa, só a resenha, mas mds em que livro. Ele tem umas construções muito boas que focam muito no desenvolvimento do Charlie como pessoa, gostei
mimi ! 22/03/2024minha estante
essa edição com o capítulo extra... acabou comigo

Maria 21/03/2024

Bomm
Achei bem bom
Tem algumas partes diferentes do filme que eu gostei bastante
Uma leitura que flui bem

milsstarlight 21/03/2024

Esse livro foi um daqueles livros que depois que eu terminei de ler, simplesmente fechei ele e fiquei olhando para o teto. eu me identifico tanto com o charlie q as vezes duvido se a gente realmente não é a mesma pessoa, temos as personalidades iguais demais, me identifiquei ainda mais com ele quando ele tava chapado juro. só dou 4,5 pq eu acho que devia ter lido o livro antes de ter visto o filme (que inclusive é um dos meus filmes favoritos) e pq não faz muito meu estilo de livro, eu gosto mais de romance bem clichê brega ? mas esse livro é perfeito, me fez pensar sobre minha vida e também me faz acordar sobre certas coisas, sam quando deu aquele choque de realidade no charlie acabou dando um choque de realidade em mim também!!!! ja assisti a sociedade dos poetas mortos e posso afirmar que bill e todd são as mesmas pessoas, bill é tipo o todd depois que cresceu.

lia :p 21/03/2024

Uma frase desse livro que eu faço questão de destacar sempre que posso é: "aceitamos o amor que achamos que merecemos". Esse livro mudou minha mente por completo, fiquei dias pensando sobre ele e a história incrível do Charles, seus pensamentos e acontecimentos. meu livro favorito da vida ??

Maria 21/03/2024

Charlie
Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece!
__As vantagens de ser invisível
Não foi a minha melhor leitura, mas toda leitura é válida!!!