As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

Carine2009 27/04/2024

Será mesmo que ele foi invisível?
Me identifiquei com Charlie em seus medos, suas angústias e conquistas. Apesar daquelas pessoas terem mudado a sua vida, não há dúvidas que Charlie mudou a vida daquelas pessoas.

babi 27/04/2024

O impacto desse em minha vida será eterno
As vantagens de ser invisível é mais do que um livro, é um sentimento que abraça o leitor do início ao fim. o livro é composto por cartas de charlie, um jovem de quinze anos enfrentando os desafios do ensino médio. suas cartas revelam medos, anseios, amores e as primeiras experiências que marcaram essa fase da vida: amigos, bebedeiras, paixões e descobertas.

o destaque são os personagens, especialmente charlie, muito bem construído e complexo. sua sensibilidade e força diante das adversidades são inspiradoras. a escrita de chbosky é fresca, juvenil e envolvente, capturando perfeitamente o espírito da juventude.

apesar de escrito nos anos 1990, os temas abordados ainda são atuais, como a busca por identidade, amizade e amor. a narrativa em forma de cartas torna a história única.

o livro aborda temas importantes como aborto, drogas, amizades tóxicas, suicídio e homofobia, trazendo à tona questões cruciais da adolescência. charlie, inocente para esse mundo, passa por uma verdadeira jornada de autodescoberta e amadurecimento, que nos faz refletir sobre nossas próprias experiências.

resumindo, é mais do que um livro sobre a adolescência estadunidense, é uma obra que toca profundamente o leitor, trazendo à tona emoções e reflexões importantes sobre a vida e suas complexidades.

vinizambianco 27/04/2024

[sobre amadurecimento, ansiedade e o amor que achamos merecer]

Sou uma pessoa um tanto quanto saudosista, e por isso sempre evito ler ou assistir coisas que têm em mim certa memória afetiva, por isso nos últimos anos dessa minha “vida adulta” sempre evitei a leitura de As Vantagens de Ser Invisível, durante os anos da minha juventude esse foi meu livro de cabeceira e lembro de tê-lo lidos umas quinze vezes, fora a adaptação cinematográfica que eu via todos os dias, por isso sempre relutei em revê-los depois de adulto.

E posso dizer que foi muito interessante reencontrar o trio de protagonistas e os desalentos e desventuras deles no auge do seu amadurecimento, e compreendê-los agora como adulto. Posso dizer que a leitura foi muito gostosa e em vários momentos me lembrou dos meus próprios lamentos de adolescente, o que me trouxe más lembranças não vou mentir, mas também boas recordações.

O livro é todo composto por cartas de Charlie, um garoto de quinze anos que está começando no ensino médio, e assim como qualquer jovem tem seus medos, anseios e amores, e durante toda a narração vemos seus primeiros amigos, sua primeira bebedeira, seu primeiro porre e seu primeiro beijo.

O grande destaque da obra são o trio de protagonista, que além de serem muito diferentes entre si, conseguem emanar muito bem o que é ser jovem e não saber exatamente quem é o que quer da vida, fora que Charlie é uma personagem muito bem construída, ele é dócil, mas também é forte, chorão, mas também valente, gosto bastante de ver toda a delicadeza dele é muito bonito ver um protagonista juvenil dessa maneira, além disso outro ponto é a escrita de #Chbosky que é muito fresca e juvenil, envolvente e quente.

Concluo que o impacto dele hoje é diferente do auge dos meus 16 anos, mas ainda assim consegue trazer memórias e sentimentos o que é de suma importância em um livro, um ponto que vale a pena ressaltar é que o livro foi escrito em 1990 e mesmo assim os assuntos que envolvem os jovens adultos são os mesmos: a vontade de se encaixar, fazer amigos e ter um grande amor pra chamar de seu

hanwstyles 27/04/2024

Meu livro favorito do mundo todo simplesmente meu livro de conforto, eu amo esse livro porque ele retrata bastante a adolescência e também porque eu me identifico muito com o Charlie, um adolescente Introvertido, me indentifiquei tanto com os pensamentos e emoções dele que até assusta. Recomendo esse livro sempre que posso porque ele me ajudou muito a entender essa fase turbulenta que é a adolescência, além de ser o tipo de livro que eu gosto, lento e que faz a gente pensar

Lullaby 26/04/2024

Acho que me decepcionei um pouco com esse livro, todo mundo fala tão bem, mas apenas me senti entediada em muitos momentos, acho que é uma leitura que eu de 14 anos ia amar, mas eu de 22 não gostei tanto kkkk

Thais Caroline 26/04/2024

Achei bom, porém esperava mais
Sabe aquele livro que você ouve tanto falar que espera que seja um divisor de águas na sua vida? Então, eu achava que este seria um deles e estava até postergando pra ler o livro já a alguns meses kk (porque queria estar me sentindo bem psicologicamente pra leitura porque ouvi comentários que haviam alguns gatilhos na história).
Não digo que é uma leitura ruim e nem chata, o problema é que eu fui com muita sede ao pote e me frustrei, porém a escrita é bem trabalhada e a leitura é fluida.
Um detalhe interessante é a forma como o personagem principal descreve as sensações que sente em diversas situações da adolescência dele.
Recomendo a leitura, mas esperava mais

Adriely 26/04/2024

As vantagens de ser Invisível
O charlie é um garoto tão sentimental.
Gostaria de saber para quem foi escrito as cartas.O final do livro me impactou sabe...oq de fato aconteceu ?
Mas pra vc que pensa em ler esse livro leia.
Há tantas coisas que aconteceu na vida de charlie ,o quão profundo o charlie é;a amizade que ele constrói com Sam e Patrick...

"Eu me sinto infinito"

luiza2427 26/04/2024

Esse livro realmente me impactou bastante, a forma como retrata os pensamentos dele, a história dele, os acontecimentos... as lições passadas a cada situação que ele vive.
Enfim é um ótimo livro

isafurk 26/04/2024

Me senti infinita.
Ler este livro é uma experiência fantástica, todos nós deveríamos conhecer um pouco e entender Charlie.

Lis Tolent 25/04/2024

Olha...
Não pensei que a história era da maneira que é, muito menos cheguei a oensar em como ela era contada, de forma incrível.
O sentimento que Charlie passa por suas cartas é muito bem adaptado no filme, acredito que uma das melhores adaptações que já assisti, mas meu bem...
Se você ama o filme, vc vai amar e vangloriar o livro, que conta com muitos mais detalhas sobre a complicada, e um pouco triste, vida do protagonista.
Esse livro esta guardadinho no meu coração, selado com algumas lágrimas...
Espero que também goste da leitura!!

M1guel72 25/04/2024

O livro é incrível, muito bem escrito e com personagens incríveis. Eu devo dizer que li o livro no momento certo, no livro se fala muito sobre crescer, lidar com mudanças e amigos partindo. Me identifiquei com o Charlie, fiz amigos no último ano do ensino médio, mesmo estando no segundo ano.

Lavi_dostu 25/04/2024

Acho que tenho um novo livro favorito, não sei por qual motivo demorei tanto para ler, esse livro é simplesmente incrível!!!!

Lorena 25/04/2024

Sobre ser infinito
Esse livro se tornou para mim um retrato muito real da adolescência, a maneira como os personagens sentem que podem mudar o mundo ao mesmo tempo que também não conseguem nem entender a si mesmos, Charlie retrata toda a confusão de se crescer e tentar torna-se alguém que supere as expectativas dos outros sobre si mesmo, é retratado com muita profundidade coisas que para nós adultos são comuns e triviais e que na adolescência se tornam um turbilhão de emoções, o amor, a perda, os sonhos.
É um livro que te faz pensar se a pessoa que você se tornou agradaria o jovem que você foi no passado.