O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Rosana.Oliveira 20/07/2021

Incrível.
Incrível. Li esse livro há alguns anos, bem como a sequência. Agora possuo o terceiro livro da série, e queria relembrar a história para aproveitar melhor a leitura. É maravilhoso.

Maria1691 12/07/2021

LEIA ATÉ O FINAL !!!!
Que livro maravilhoso, cativante e surpreendente!
Confesso que no começo, pensei que não fosse bom, agora posso dizer com toda certeza que estava enganada! Esse livro é simplesmente incrível, mostra como é a vida deles (onde não há sentimentos) e como o personagem principal (Jonas) irá se sentir ao receber o cargo mais importante; doador de memórias. Ou seja, só ele saberá a verdade que a cidade esconde. É um livro que envolve um mistério, confesso também que chorei com algumas revelações. Sobre o final, não entendi muito bem, ouvi dizer que o filme é semelhante, então irei procurar assistir novamente, porque como eu havia dito faz muito tempo que assisti não me recordo de nada.
OBS: vale muito a pena juro, você vai se interessar muito pelo modo como eles vivem, como cada situação é extremamente calculada para não dar nada errado.
Lari 04/08/2021minha estante
Tem mais livros, é uma quadrilogia!

Maria1691 04/08/2021minha estante
MEU DEUS EU NAO ACREDITO ????? OBRIGADA POR AVISAR

Júh 10/07/2021

Surpreendentemente Bom depois de Sete anos!
Acabando essa releitura, percebo o quanto esse livro é importante e traz alguns temas de uma sensibilidade extrema, vendo a história pelos olhos de Jonas, querendo ou não, você amadurece o seu pensamento conforme ele cresce e experiência as coisas, que você mesmo já experimentou mas te faz refletir o quanto aquilo lhe faria falta caso lhe fosse tirado. As memórias são importantes.
Aprenda, Cresça, Entenda, Lembre, Viva.

Anny 08/07/2021

muito bom
confesso que gostei bastante do livro, é tanto que queria que tivesse um pouco mais dele. O enredo é muito bom e nos prende na leitura.
Acho que faltaram mais detalhes sobre o cenário e o aprofundamento da vivência do personagem. Fora isso, foi uma leitura extremamente confortável. Estou ansiosa para o próximo.

Figueirôa 08/07/2021

Esse livro é horrível, o pior que eu já li. No começo tem uma leitura muito fluida, envolvendo o leitor. Porém o final deixa cheio de incógnita.

nicole 30/06/2021

ainda melhor na segunda vez
eu adoro esse livro!! li pela primeira vez há mais ou menos 6 anos e nessa releitura percebi que continuo adorando. recomendo muito! e agora to animada pra ver o filme de novo, que aliás complementa o livro mt bem ?
Wellington.Pimente 30/06/2021minha estante
Você precisa ler os livros 2 "A escolhida" e 3 "O mensageiro" que faz parte da sequência desse universo distópico e como a escritora nos faz refletir sobre vários aspectos da vida com suas histórias.

nicole 30/06/2021minha estante
esse é o plano kkkkkkk, ja enrolei mt pra terminar a serie mas agora vai!

k_snicket 09/06/2021

Uma história intrigante, mas dentro do comum
Tinha vagas lembranças de ter visto o filme há vários anos atrás, então possuía alguma ideia de pra onde essa história se conduziria, mas acho que mesmo se não o tivesse visto, não serja difícil de prever o final. Aqui, temos uma distopia (gênero muito comum durante a década de 2010), que retrata um mundo em que não há mais diferenças ou escolhas, todos vivem sob um padrão e não há livre-arbítrio. Não é spoiler dizer que teremos um protagonista que vai tentar reverter isso, assim como quase qualquer história infanto-juvenil deste estilo. Apesar de parecer um tanto quanto batida, o autor sabe como nos envolver desde o começo, e desta forma, temos uma leitura fluida que não perde tempo em sub tramas desnecessárias. Uma aventura de 185 páginas, um tamanho razoável que torna a experiência menos cansativa, mas acaba sendo difícil deixar passar a falta de desenvolvimento que isso causa, já que o "ato final" se apresenta muito repentinamente para ter um desfecho não satisfatório somente para criar o suspense da continuação. Estou interessado para ler mais uma sequência situada neste universo, porém me incomoda o fato deste livro não ser uma experiência unicamente satisfatória, não funciona singularmente. Gostei bastante do livro.

Tete 09/06/2021

O Doador de Memórias
sempre vi as pessoas falarem bem, mas deixou a desejar, esperava mais, não curti tanto assim, mas da p gasto

leobupi 08/06/2021

poderia ser melhor
Uma sociedade onde todos são iguais, contralam suas emoções, seguem regras sobre todos os aspectos da vida: assuntos proibidos, formas corretas de pedir e aceitar desculpas, habilidades e permissões são conquistadas de acordo com a idade. Essa é a proposta da sociedade distopica de O doador de memorias.
A ideia e estrutura do livro são excelentes, mas o livro acaba não se aprofundando em nada, é uma leitura rasa e pouco empolgante. No fim do livro fiquei com sensação de que o livro podia muito mais

manosela 01/06/2021

Lembro que esse foi um livro que ganhei de presente de uma amiga muito próxima quando no meu aniversário de 10 anos. Eu tinha ficado muito feliz pois foi o primeiro livro ?grosso? que eu tinha realmente, aqueles livros que você (que possa ter gostado de ler na infância e se sentiu em êxtase ao possuir seu ?primeiro? livro ?grande?) sentiu/sabia que abriria portas para outras leituras.

Pelo que eu lembre, a história era muito boa e eu gostava muito do protagonista e da função que lhe foi designada, entendendo ela conforme ele também ia.

Gostaria de ler este livro de novo porque acho que teria outra visão e entenderia melhor as coisas que aconteceram na época (o período e o final, por exemplo), pois apenas deixava me levar pela imaginação e imaginar o cenário em que era posto.
ps: não possuo mais o livro pois uma amiga pegou emprestado e nunca devolveu, devolve meu livro ********

Jahyne 31/05/2021

Parecia bom....
A história é bem elaborada e prende a atenção, mas a sensação que tive é de que o livro poderia ter continuado e explicado muito mais do que o fez.

Sinto que acabou do nada e o pior é que estava gostando bastante da história. Me senti roubada do final rs

nabillegb 21/05/2021

Um dos meus livros favoritos. Mostra uma realidade diferente e nos faz pensar como iríamos agir se estivéssemos naquela situação. Um livro cheio de emoção.

Luh - Wishing a Book 20/05/2021

??O doador de memórias
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro

Imagine bem, você viver em um mundo onde é controlado para que não sinta dor, depressão, tristeza, alegria demais, amor ou qualquer emoção que influencie no seu bem estar? Onde não há guerra, nem conflitos de interesses, e todas suas lembranças ruins do passado são apagadas, de forma que não atuam no seu subconsciente, e assim isso não é projetado como um padrão que atrapalha sua vida, sua paz e sua relacionamentos...
Apenas um único indivíduo é capaz de guardar as memórias de como era o mundo antes de tudo, e este ensinamento é passado de geração em geração.
Aos 12 anos de idade, toda criança é designada à profissão que irá seguir, e Jonas recebe esta tarefa, de ser o próximo guardião, o recebedor de memórias... Porém ele começa a desvendar segredos tão profundos, guardar temores, ter de volta seus antigos pensamentos, sua vida, que percebe que viver na perfeição não é a coisa certa a se fazer...
A vida é feita dos nossos erros e acertos, e simplesmente esquecer tudo que vivemos não e a solução... Um livro de suspense, que nos leva a pensar que tudo que construímos vem de nossos erros e acertos...
Se a gente de repente quiser perder as memórias ruins, temos que nos lembrar de que as boas irão junto com as que desejamos esquecer...
Algo para se pensar...
Gostei muito do livro pela reflexão, ele é curto, narrativa rápida, mas muito interessante, me lembra um pouco "A droga da obediência", que postei ontem... #odoadordememorias #editoraarqueiro #leitura #leituradiaria #leitorescompulsivos #leitoresanonimos #loucosporlivros #universodoleitor #instabooks #booksgram #lovebooks #bookslove #booksbooksbooks #livros #livrosemaislivros #lersempre #lermais #leiturinha #instalivros #habitodeleitura #amoler #bookaholic #resenhaliteraria #wishingabook

11/05/2021

Adorei a leitura
Livro muito bom, leitura muito fácil difícil parar de ler. Não consigo imaginar um mundo na mesmice sem música, sem cores, sem a oportunidade de se apaixonar. Mas achei a abordagem muito interessante. Recomendo certamente a leitura.
Lua Gomez 11/05/2021minha estante
Ahhh eu amo esse livro