O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Sah 22/09/2021

A história é sobre comunidades que vivem na mesmice, como se fosse um mundo perfeito, onde não sofrem por dor física (sendo grave) e nem por sentimentos, não se ouve músicas e não se vê cores, é um mundo em que todo o componente de uma unidade familiar deve ser solicitado aos superiores e tudo estudado pra ver se os cônjuges se encaixam, quais crianças cada um irá receber, até que Jonas nomeado como o novo recebedor, em fase de treinamento recebe memórias e começa a questionar tudo, a maneira como vivem, o que sentem, o que veem.
A escrita é leve e rápida, prende a atenção conforme vai se passando a história e é uma ótima leitura para sair da ressaca literária.

Helen2330 21/09/2021

Gostei bastante deste livro. Por que não li antes, né?
Comprei o livro em 2017, depois que eu assisti o filme.
A leitura dele é fluida, pequena, cheia de reflexões e descobertas de uma sociedade que não sente dor, amor, desejo, ou alegria (sem sofrimento).

Tenho alguns pontos negativos para ele:
-A história poderia ter sido mais explorada;
-O final ficou a desejar, MUUUUITO;
-Muitas pontas soltas.

Jonas e Gabe, venho para minha casa, eu cuido de vocês ???
Karol Duarte 21/09/2021minha estante
EU ADORO O FILME! Tô doida pra ler o livro...

Helen2330 22/09/2021minha estante
Lêe!!! ?????

Raíssa 11/09/2021

Li a primeira vez para escola, mas acabei não terminando. Esse ano, 2021, em uma queda de energia, decidi começar novamente e até gostei.

Não é um livro que você vai achar mil maravilhas, se assim como eu amar romances, é um livro para pensar.

Fiquei chocada no final, e com mil pensamentos do que não fazer no futuro para que algum dia aquilo chegue a acontecer.

Como que alguém não tem memórias? Deve ser horrível. Se você não quer ficar assim mas é curioso para saber como seria, leia O doador de memórias.

Myy 06/09/2021

Não gostei do final?
Me afeiçoei demais ao Doador e esperava que terminasse de outra maneira. Mas tirando isso vale muito a pena. É um livro que não te dá vontade de parar de ler até acabar.

Rbraga 05/09/2021

??????????????????????????????????????????????????

Lu Fernandes 30/08/2021

Sinopse:
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.

se.renata 13/08/2021

o doador de memórias
Em uma sociedade teoricamente utópica, Jonas é escolhido para ser o novo recebidor de memórias.
Com apenas 12 anos de idade, ele vai precisar entender sobre a bondade e a maldade do ser humano, das pessoas que vieram antes dele.
É um livro bom que fala muito sobre sentir e revolucionar, com uma escrita de fácil compreensão e enredo fluído.

Kelly 05/08/2021

Uma distopia muito gostosinha de se ler, um bom desenvolvimento, uma escrita incrível, com um final razoável.

Ruan Lipe 03/08/2021

Premissa muito boa, execução meia boca.
Grande potencial, final meio morno. O filme tem o mesmo problema, mas eu gosto BEM mais dele. As memórias ficam muito mais simbólicas e emotivas no audiovisual.

O desenvolvimento da história é vagaroso, e o final não me impactou como deveria. Pra quem gosta do gênero, é um livro bom e rápido.

Duda | MiguriGeek 02/08/2021

Acho que o livro poderia ter sido um pouco maior.
A história te prende e a leitura é rápida, mas eu senti que foi um final meio apressado.
Poderia ter mais detalhes

Maryana 01/08/2021

O doador de memórias
Assim que vi esse livro aqui no Skoob fiquei com vontade de ler porque não lembrava quase nada da história e por ter assistido o filme anos atrás e gostado. Mas no geral achei o livro curto e que poderia ter desenvolvido melhor até porque o plot dele é incrível, mas não entregou tudo. Final bem corrido.
Enfim, não recomendo muito não

2,5 ?

Laris 31/07/2021

O doador de memórias conta a história de Jonas, um menino que, ao fazer 12 anos, tem a missão de receber todas as memórias de uma comunidade que parece utópica, mas que acaba se revelando, na verdade, distópica.
O que mais me prendeu neste livro, sem dúvidas, foi a escrita. Ela é direta, sem rodeios, simples e fácil de ser entendida.. Não à toa, a autora ganhou alguns (muitos) prêmios de literatura infanto-juvenil. Por essa habilidade com a escrita, o livro flui de forma impressionante e as páginas voam. Nenhuma frase nesse livro é dispensável, todas tem uma função a ser desempenhada na trama.

O que não funcionou para mim foi a parte final do livro, em torno dos 70%. Começou a ficar tudo muito apressado e os caminhos ficaram convenientes demais. Não é que o final seja ruim, mas com base no ritmo acelerado e crescente da história como um todo, quando você acha que ele vai terminar lá em cima, ele dá uma caída e a sensação é: ah, então tá bom, né.

Apesar do final, eu recomendo demais a leitura porque ela é extremamente fluida e um excelente primeiro contato se vc quer conhecer uma distopia.
Mas se vc não gosta de finais abertos, como eu, pode não funcionar. O livro até têm sequencia e se passa no mesmo mundo, mas não é focado nos mesmos personagens nem na trama apresentada aqui.

Karinne 25/07/2021

O doador de memórias
O primeiro livro da saga de maneira geral é curto, tem uma leitura simples. De fácil compreensão. É bem leve e permite o leitor visualizar a distopia chamada mesmice. E, claro, nos leva a compará-las com os dias atuais. Uma boa leitura com o final ansioso, mas também um pouco previsível. Só resta saber o que está por vir nos próximos livros! ?

Anna caldieri 24/07/2021

Curti!
Amo o filme e curti muito o livro! Leitura super rapidinha e com vários momentos de reflexão sobre sentimentos e dor. PRECISO do volume 2 e 3 pra saber mais!