O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Soul Nutri 02/01/2022

Livro bom, mas...
A história é bem interessante, nos traz diversas reflexões sobre razão e emoção e sua influência em nossas atitudes afim de manter, ou não, o equilíbrio. Um dos fatores importantes no livro é a idade, é engraçado, mas tenho a sensação que os mais jovens incentivarão o protagonista em suas ideias enquanto que os mais adultos podem pensar que seja melhor deixar tudo na mesma desde que mantenha-se o equilíbrio.

Em certa parte do livro me passou pela cabeça, a caverna de Platão. No entanto, conforme a história ia acabando eu ficava mais descontente com o caminho para o desfecho. Algumas passagens me pareceram incoerentes e convenientes demais para uma história tão reflexiva.

Amanhã vou assistir ao filme, o que será que me aguarda?

Laurinha 30/12/2021

eu simplesmente adorei o livro! conheci por meio do filme ainda no ensino médio e corri direto pra ler.
é emocionante, vai de encontro com nossas concepções de bom e mau e de como experienciamos a vida que temos.

Andressa921 26/12/2021

Uma comunidade sem conflitos e sentimentos
O doador de memórias conta a história de uma comunidade onde não existe mais conflito, dor, fome, desigualdade, assim como não existe mais o amor, desejo, a felicidade, as cores ou qualquer sentimento. Nesse local onde as pessoas levam uma vida regrada, pacata. Apenas uma pessoa guarda essas memórias, conhecido como “O Guardião” é o portador de todas as lembranças do antigo mundo, assim como dos sentimentos que foram apagados da mente de todas as pessoas.

Nessas comunidade quando a criança atinge 12 anos é designada a uma profissão. Jonas o qual conhecemos melhor no decorrer da história é o escolhido, para isso passa por um treinamento que acompanhamos no decorrer da história e assim receber as memórias doadas pelo Guardião atual.

Aos poucos Jonas vai desenvolvendo uma consciência mais critica, e começa a se questionar sobre a forma com que a sua comunidade vive, sobre a realidade que o rodeia, sobre tudo que foi impedido de sentir.

A história fez pensar muito sobre o preço que se paga, quando se retira a dor também foi retirada a felicidade, assim como todos os outros sentimento, pois todos eles possuem os dois lados dessa moeda. Sobre como seria viver em uma comunidade onde você não poderia ter basicamente seus desejos, objetivos, vontade, anseios , tudo seria ditado e controlado.

Uma coisa que me incomodou um pouco foi sobre o final da história, achei que tudo acabou sendo um pouco corrido, vemos Jonas amadurecendo mesmo que tendo apenas 12 anos, porém todas as discussões mais profunda que se tem acaba no final sendo muito breve e rasa.

site: https://www.instagram.com/p/CTQQED1rj0W/?utm_source=ig_web_copy_link

Alexandra264 16/12/2021

Distópico o Ficção Científica?
Oi gente, tenho muitas considerações para o livro, apesar de ter sido um livro pedido pela escola, eu gostei, esse ano eu li uns 3 livros de ficção científica e nesses três eu gostei muito, eu ainda não descobri muito meu gênero literário, sempre fico confortável no romance e eu não mudo muito, mas acho que eu tenho muito gosto pela ficção C e o terror, mas nunca me desafiei muito a ler; mas agora falando do livro, eu gostei, achei fácil e não é um livro grande, da umas 4 horas de leitura (eu pelo menos) o mundo e funcionamento é bem único e sei que é um livro antigo, e o livro também te faz refletir, esse contexto das pessoas serem feitas e criadas para parecerem como robos, eu diria ate que se paresse com o mundo atual, ter que agir como os outros querem, não ter muito poder de escolha, e não poder nem ter e nem conhecer os sentimentos, isso diz muito sobre a nosso falso livre arbítrio, a diferença é que eles sabem que não são livres. Acho que sim que a autora podia ter colocado mais coisa na história, explicado e seria melhor do que ja é. O final me deixou bem confusa, vou ate ver o filme pra ver se acaba igual. Eu gostei muito desse lance do Gabe, achei muito espero da autora. Enfim, é um ótimo livro para começar a ler esse tipo de gênero, digo por experiência própria

MAyra 11/12/2021

Essa história sempre me fascinou desde a primeira vez que assisti o filme e agora, sabendo como realmente funciona fiquei mais fascinada ainda! Apesar de ser um pouco, e ao mesmo tempo muito, diferente do filme é tudo muito viciante e empolgante.

Naty 29/10/2021

Hummmmm...
Meio chato a leitura e confusa. Não achei aquele chamada pra me continuar lendo aquele suspense ou aquilo que te prende, mas vou tentar rele-lo

skuser02844 28/10/2021

isso é ver além
lendo esse livro eu descobri que tenho um apego emocional muito grande com essa história e com o que ela transmite. ainda prefiro o filme, mas vê os personagens de uma outra perspectiva foi muito bom.

cosimask 20/10/2021

irá te fazer refletir
amei demais a proposta do livro, me fez refletir sobre muitas coisas
a escrita é bem simples e creio que isso facilite pra muitas pessoas lerem, principalmente quem está criando o hábito de leitura agora ou está voltando a ler após muito tempo de pausa, então recomendo demais pra essas pessoas
é um livro pra todos os públicos, qualquer um pode ler e gostar, mas sinto que se eu tivesse lido quanto tinha uns 12 ou 13 anos teria gostado ainda mais e dado 5 estrelas, mas mesmo assim achei um livro muito bom e tive uma leitura muito rápida e gostosa

yas 16/10/2021

[review]
Li O doador de memórias em meio a uma ressaca literária e foi a melhor indicação que eu já tive, o livro é muito intenso e bem escrito, a estória flui bem e é um livro digno de adaptações e toda a fama que tem. É perfeito.

Maelen0 05/10/2021

Um livro para pensar
-Apesar de muito gente dar uma nota boa para esse livro, eu achei a história boa, mas muito raso, nao sei se foi a minha edição, mas foi isso que eu achei não se apronfundou em respostas.

-Jonas agora é o recebedor de memorias, e descobre o passado sobre o mundo que não existe mais, um mundo com amor, tristeza, esperança, e cores.

-Eu achei o conceito muito bom, me fez pensar e amo livros que me mudam por dentro

lulu 04/10/2021

Decepcionante para o que propõe
A premissa da história é muito interessante, mas eu sou culpada pra falar porque amo distopias. O livro começa bem, mas rapidamente se perde no tédio. O final é aberto, coisa que eu não gosto, e perde a chance de amarrar a história e trazer qualquer tipo de emoção. Uma leitura leve demais.

Mari 24/09/2021

Um livro bem bom pra quebrar um pouco a sequência de decepções! ?O doador? é sobre uma realidade distópica, onde as pessoas e principalmente os jovens são manipulados para viverem em uma sociedade perfeita e padronizada, até que um menino resolve sair da caixa e ?enxergar os defeitos em um mundo perfeito?? em uma comunidade livre de qualquer guerra e conflito. Será que resumi certo? faz tanto tempo que não leio! Porém um livro muito interessante e profundo que ganhou uma adaptação cinematográfica também muito aclamada pelo público.

Marina @cafeina.literaria_ 23/09/2021

Bom pra iniciar nas distopias
O livro é super rapidinho de ler, em uma tarde vc termina. Te prende desde o início, tem um bom desenvolvimento de personagem pro tamanho do livro e gostei do final meio aberto, geral não gosto, mas me agradou. Uma boa distopia