O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

ATLAS 03/03/2022

Lembranças
Pessoalmente não tenho muito oque falar sobre esse livro, já li distopias parecidas como a Trilogia Destino que tem o mesmo objetivo de mostrar uma sociedade que seria ?perfeita? controlando cada passo da vida de uma pessoa, e como vemos em Doador de Memórias controlar nosso passado e nos fazer pensar que só existe o agora. Escrita fácil e traz reflexões sobre como precisamos saber do nosso passado para guiar um futuro melhor. Dei 4??, acho que lerei as continuações (parecem que não são diretas é mais como se fossem uma expansão do universo criado neste livro), enfim eles são curtinhos e fáceis de ler.

MaayaraThais 27/02/2022

Bom mas...
Bom mas... Se não tivesse continuação eu vou me decepcionar demais.............................,..,
Lucas 27/02/2022minha estante
tem continuação sim, se chama A Escolhida se passa no mesmo universo mas o leitor só tem respostas desse livro no terceiro volume chamando O Mensageiro.

MaayaraThais 27/02/2022minha estante
Amei, obg lucas

Fabi_Colaco 26/02/2022

O DOADOR DE MEMÓRIAS
Trata-se um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora ? o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.
Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis, onde eles devem tomar decisões sobre problemas dos quais eles não vivenciaram.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinariamente diferente do que ele e todos os cidadãos daquela sociedade conheciam, o qual as pessoas não tinham conhecimento e nunca viriam a ter.
Jonas não podia contar para ninguém tudo que ele passou a sentir através de todas as memórias que ele estava recebendo dia a dia, coisas como os animais, da neve, calor, praia, por do sol, rios, cachoeiras, músicas, casais apaixonados, guerras, assassinatos, velhice, perdas, solidão. Ele desconhecia todas essas coisas, e o conhecimento de tudo isso trouxe inúmeras dúvidas a ele, e são essas dúvidas que vão guiar as decisões de Jonas no decorrer a história.

Nadja Maria 22/02/2022

Amei a história!
Esse livro me surpreendeu pq fiquei presa pensando nela o tempo todo! Queria que o final fosse mais aquecedor, mas mesmo assim já está na lista dos favoritos!

Julia5655 20/02/2022

Crítica da sociedade e reflexões
Eu não tenho palavras para descrever esse livro. É tão futurista, tão surpreendente e tocante que faz você se sentir super coerente da situação.
O livro é uma distopia onde não há dor, sofrimento, fome, tristeza e injustiça. Mas também não há amor, carinho, sentimentos e compaixão. Onde tudo é decidido por maiorais, ou seja, você não tem suas próprias escolhas para sua vida, pois tudo naquele local é padrão. Todos nascem, tem suas família perfeitas, crescem, trabalham no respectivo cargo e ficam idosas. Mas eles nao têm o que reclamar por conta de sempre estarem felizes com isso. Mas então, por quê isso é errado?? Um lugar onde todos se respeitam e são felizes??
Pois neste lugar não há amor entre os outros, ou conhecimento do passado. Todos ali são muito impessoais. E no livro mostra como é importante sentir os sentimentos de dor, sofrimento para conseguir se reerguer e fazer acontecer sua vida.
Incrível este livro, só lendo para entender ?
Tem um cantinho no meu coração ?

Schimas 18/02/2022

Esse livro é perfeito
Simplesmente incrível, conheci pelo filme, que é até uma boa adaptação, adoro como é mostrado as coisas no livro nessa realidade utópica.

May Staley 17/02/2022

INTRIGANTE, QUE FINAL FOI ESSE?!
Preciso de respostas, EU NECESSITO DELAS! Esse livro explodiu minha mente como nenhum outro fez, devorei em 2 dias que li, pq enrolei tanto para terminar?? Estou perplexa, não conseguirei dormir sem respostas, perfeito, esse livro é perfeito.

Thiago.Oliveira 20/01/2022

Resenha do Livro
Uma distopia fundamental para a reflexão da importância da tradição, memórias e liberdade para a vida em sociedade.

João :) 19/01/2022

Gostei!
Eu jurava que não ia gostar mas cara, que livro gostoso de acompanhar.
Apesar de deixar a desejar muitas coisas como um aprofundamento em personagens secundários e um final decente, eu gostei.
A história começa chata, mas depois a gente fica: UAU MEU DEUS.
Enfim, li em uma maratona e confesso que ele superou as minhas expectativas que estavam baixas. Estou pensando em comprar as continuações, mas provávelmente não irei comprar. Maas, valeu a pena a leitura.

laralala 16/01/2022

Supreendentemente
Incrivelmente fácil e rápido ler mas isso não significa q ele n seja marcante ou refletivo. Mesmo com poucas palavras ele pode te fazer rever inúmeros conceitos, além de ter uma ótima história com personagens muito bem desenvolvidos. Eu pessoalmente não consegui gerar um apego emocional muito grande com os personagens mas mesmo assim me apeguei um pouco e sofri junto. Super recomendo especialmente pq dá pra ser lido em um dia.

Iris de Castro 16/01/2022

O final é meio confuso, mas o livro é muito bom. Vi que esse seria o primeiro livro e teria uma continuação, isso explicaria o final sem muita explicação, mas até agr nada de continuação ??????
João :) 19/01/2022minha estante
oii, são 4 livros no total. o dois e três foram trazidos pela arqueiro e o quarto eu n sei kk

World.of.books 05/01/2022

Esse livro de passa em um futuro muito distante, aonde a sociedade que conhecemos é exterminada e uma nova forma de governo ganha vida- as comunidades. É um livro que me fez refletir como as vezes não damos valores para coisa tão pequena nas nossas vidas como os sentimentos, as cores etc. Bom, o livro tem a narração em 3° pessoa, que é um ponto que me incomoda bastante, foi melhor do que minha primeira narração em 3° pessoa porém não me identifico, a leitura para mim não foi muito clara, possuía várias palavras difíceis e por várias vezes tive que procurar no dicionário, eu já tinha visto o filme e tem muuuuuitas diferenças e me perdi um pouco,mas tirei de referência o filme Lara compreender outras coisas, mas é um livro muito interessante.

Me seguem pela minha conta no Instagram @world_of_books1610

carol1625 04/01/2022

the giver
eu já gostava muito do filme e então decidi ler o livro. gostei que o livro responder a várias perguntas que eu tinha a respeito da história. os personagens são interessantes, a forma como se comunicam ficou bem coerente com a narração da história e com tudo que nos foi apresentado sobre este universo.
o final me deixou muito confusa, tipo muito mesmo, então se você entendeu pvr me explica

naniinha 04/01/2022

achei o final um pouco decepcionante...as últimas partes chegaram a ser chatas de ler, a história é boa mas o final poderia ser melhor.