O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Carlos.Henrique 08/05/2021

O Doador de Memórias
Ai sabe? Esse livro tinha absolutamente tudo para ser perfeito.
Começando pelo fato de ser uma distopia, um dos meus gêneros preferidos. Tudo bem descrito, que chama atenção e que aguça a curiosidade. Mas AAAAAAA que história rasa!!!
Outro problema é o final, eu fiquei na dúvida se meu livro tava faltando parte ou se o final é tão aberto mesmo.

Gabrielli37 04/05/2021

O doardor de memórias
Admito que é um livro fácil de ler, porém ele não prende muito na leitura, quando eu fui me interessar mais mesmo, já estava no final do livro.
E depois de um tempo nem sinto vontade de descobrir o que vai acontecer depois.
Talvez seja porque eu não curta muito o estilo...

mafe 30/04/2021

O doador de memórias
o livro em seu desenvolvimento é bonzinho, interessante e etc, mas nada tipo AI MEU DEUS QUE TUDO não, eh só normal. vou confessar que o final não me satisfez, mas descobri depois que esse é só o primeiro livro uma saga. não, não vou ler os outros.

obs: obg sara por ter me dado esse livro uns 7 anos atrás. eu falei pra vc que eu ia ler e eu li.

Juu 28/04/2021

O Doador de Memórias
Comecei a ler o livro, por não só gostar de distopias, mas também porque fiquei curiosa se o livro era muito diferente do filme. Eles possuem muitas coisas diferentes, por isso é legal para quem só tenha visto o filme, ler o livro e vice-versa. A história é bem rápida, mas também detalhada em alguns pontos, o que é bom, porque isso não se perde no caminho, além da leitura ser bem acessível.
Gostei bastante, recomendo para aqueles que gostam de distopias e que assim como eu tem a curiosidade de diferenciar a obra literária da cinematográfica.
Dei 4 estrelas, porque não foi um livro que me marcou tanto, porém ele continua sendo bom e reflexivo.

Rapha 26/04/2021

É uma leitura rápida e mais para passar o tempo, achei que demorou muito para desenvolver a história, a autora passou muito tempo explicando as regras da sociedade sem citar como chegaram a esse ponto. Eu tinha a impressão que o livro seria mais profundo, para mim a autora pecou nisso.

Lu1sFilipe 18/04/2021

Muitas lacunas.
The Giver é um bom passatempo. Acho que essa é a melhor definição que posso dar. Curto e, de certo modo, envolvente. No entanto, o livro demonstra, ao meu ver, vários problemas de construção.
O universo da obra é uma crítica direta ao autoritarismo e totalitarismo, nos moldes de 1984. De maneira sumarizada, é uma distopia onde as individualidades são excluídas em nome da coletividade. Mas, diferentemente da obra de Orwell, "O doador de memórias" deixa uma série de lacunas explicativas. A autora perde demasiado tempo na explicação de rituais irrelevantes do universo, ao invés de enfocar na história de como as coisas se tornaram tão iguais e sem graça. Como uma sociedade pode aceitar todas aquelas imposições? Nunca saberemos, porque a autora em nenhum momento faz questão de explicar. O argumento de "ocorre assim desde anos e anos atrás" é constantemente evocado, a ponto de ser irritante.
Diversas instituições e hábitos sofrem do mesmo problema. Lowry deixa que muito seja construído pela subjetividade do leitor, até que isso se torne repetitivo e cansativo. Como supra-sumo disso, a obra é "coroada" com um final aberto, apelando ainda mais para a nossa percepção. Ademais, o livro parece mal distribuído. A guinada dos acontecimentos ocorre, sem muita explicação, no quinto final da obra. Isso faz com que tudo fique muito corrido e superficial.
Encerro reiterando o que disse no início: um bom passatempo. A escrita da autora é fluida e envolvente, embora peque nos pontos apontados. Leia o livro, mas não espere profundidade. Esse é meu conselho.

Thales.Amaral 16/04/2021

Gosto bastante da ideia, porém acho que renderia mais a historia. O livro demora quase a metade dele para que o Jonas descubra que é o doador de memórias, a outra metade os acontecimentos precisam seguir bem batidos. Senti falta de uma presença mais constante da Rosemary, principalmente pelo fato de ter uma menina na capa que indica ser ela. Achei que renderia muitas problemáticas maiores, a premissa é excelente, porém não foi explorada o máximo que tinha para oferecer.

Tessa 14/04/2021

Leitura curta, mas impactante...
Com esse livro a gnt percebe a importância dos nossos sentimentos, o quão insubstituível é a nossa capacidade de sentir todos os extremos, do amor ao ódio, da verdadeira felicidade a tristeza, pq é isso q nos molda, nos faz diferente uns dos outros.
Gostei muito, já tinha assistido o filme muito tempo atrás por causa da Taylor Swift, mas gostei bastante de revisitar essa história através da leitura.

Gabi Fernandes 09/04/2021

O Doador de Memórias
Jonas se tornará um doze e com isso, ganhará novas responsabilidade, incluindo uma função em sua sociedade. Ele está preparado para tudo, menos para que seu nome seja pulado na cerimônia. Mas tudo tem uma razão. Jonas foi escolhido para se tornar o novo recebedor de memórias de seu povo e para isso, precisa seguir apenas oito regras:
1- Ele fará seu treinamento todos os dias depois da escola;
2- Voltará para casa imediatamente depois disso;
3- Não precisará seguir as regras de cortesia da sociedade;
4- Não contará sobre o treinamento a ninguém;
5- Está proibido de compartilhar seus sonhos;
6- Não poderá tomar nenhum tipo de medicamento para dor;
7- Não pode solicitar dispensa;
8- Ele pode mentir.

Seu trabalho é receber e preservar todas as lembranças, boas e ruins da sociedade. Mas e se ele fizesse uma escolha diferente?

O Doador é o primeiro livro de uma trilogia, mas apenas ele foi adaptado para o cinema.

site: https://www.instagram.com/p/CKcJ9A4jvDp/?utm_source=ig_web_copy_link

p.odw 09/04/2021

interessante...
já tinha assistido o filme a muitos anos atrás e decidi ler o livro, apesar de algumas diferenças, eu amei o filmeeeee???. O livro eu achei muito interessante (apesar de não gostar de final em aberto) e é uma leitura bem rápida e dinâmica

Ratinha de Biblioteca 27/03/2021

Um mundo morno...
A autora cria um mundo maravilhoso: sem perdas, sem dor, sem desgraças e sem tristezas.
No entanto, se perdem a música, as cores, capacidade de ter sentimentos, e, principalmente, a liberdade de escolha.

rayssa.0 26/03/2021

me lembro de ter assistido ao filme de ?o doador de memórias? durante a adolescência, e apesar de me lembrar apenas de alguns fragmentos dele, sei que não gostei tanto quanto o livro, adorei o fato de que o personagem principal aqui tem só 12 anos quando começa a receber as memórias, e foi muito surpreendente já que esperava um livro adolescente, os diálogos são muito bem construídos, mas senti falta de um aprofundamento maior nos personagens e também no universo, como a maioria das pessoas, também achei o final corrido, e fiquei bem decepcionada porquê essa história tinha um potencial enorme, e poderia ter sido mais bem trabalhada.

Ju 25/03/2021

Zero impacto
Tenho esse livro encalhado a anos e decidi que era a hora de lê-lo. Eu ja tinha assistido o filme, mas não lembrava de nada então foi tudo uma surpresa. Entretanto, não foi completamente positiva, o livro não tem quase explicação nenhuma sobre o universo e/ou como chegou aql ponto, conteudo é um o livro 1 de uma serie então não é completamente anormal, baseado na minha pesquisa de resenhas de outros livros e pelo que entendi só tem uma explicação no livro 3. A história tenta ser profunda e trazer algumas discussões filosóficas, mas eu pessoalmente não me envolvi com nenhuma, não tive apego com o enredo, com os personagens ou com a mensagem proposta. Eu ainda pretendo rever o filme e ler os outros livros da serie por curiosidade, mas eu nn diria exatamente que recomendo

Gabriela.Peluzo 23/03/2021

Maravilhoso!
Eu não achei que ia gostar tanto desse livro, pois é o primeiro livro desse gênero que eu leio. Mas, eh perfeito! É uma leitura que te prende do início ao fim, os capítulos são curtinhos, o que eu acho muito bom e o livro também não é grande...
Enfim, por favor, TODO MUNDO TEM QUE LER ESSE LIVRO! Mesmo se vc achar que não vai gostar, LEIA! Porque eu também achei que eu não ia gostar (principalmente porque eu praticamente só leio romance), mas amei!

ð» Millena ð» 21/03/2021

O Doador de Memórias
Eu gostei bastante desse livro, ele é muito rápido de ler e fala sobre coisas muito importantes.
Como uma sociedade sem memórias, sem cores, dor, amor etc pode ser uma sociedade livre?
O personagem principal é muito bom e mesmo sendo muito novo tinha maturidade e conseguiu perceber a grande falha que a sociedade "perfeita" dele tinha.
Teve partes dolorosas em que eu sofri junto com o personagem.
O final é bem aberto, mas é uma ponte para as continuações. Com certeza continuarei lendo a trilogia.

??????? SPOILER ??????

Fiquei muito feliz que ele levou o Gabriel junto. Já estava em desespero pensando que ele ia deixar o bebê para trás.