O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

thata 15/03/2021

o doador de memórias
esse livro tava incrivelmente bom, até a autora resolver acabar com tudo e simplesmente finalizar.
o livro não te dá um final, é completamente aberto e não de uma forma que dê pra imaginar o que acontece depois. vc termina de ler cheio de perguntas e sem resposta pra nenhuma delas.

eu daria 5 estrelas se o final fosse bom, mas me decepcionou demais.

bartiraprates 14/03/2021

o poder da visão.
comecei a leitura pelo fato da adaptação ter sido meu filme favorito por anos. não sei se isso afetou minha opinião final, mas eu prefiro o filme! sou apaixonada por essa história linda que desperta um turbilhão de emoções, fazendo com que reflitamos sobre a forma que enxergamos o nosso simples dia a dia. contudo, ela fica mais linda ainda com a adição do visual que só o filme pode proporcionar. o visualizar do progresso do protagonista em seu treinamento é de deixar qualquer um maravilhado, ainda mais com o impacto que ele causa na comunidade no final que só tem no filme e que eu queria tanto ler, mas não pude.

Tai Lang 12/03/2021

Então...
Comecei a ler esse livro por indicação do meu amigo Vini e não me arrependi, pois adorei a história e como ela foi desenvolvida, só achei que o final foi fraco e precisava de mais coisas, mas o livro continua sendo muito bom e eu recomendo a leitura.

Tauane 11/03/2021

Me encantei com a premissa do livro. A história é muito envolvente e te cativa de uma forma que a leitura flui rapidamente. Porém, fiquei com a sensação que o final do livro foi corrido e poderia ter sido desenvolvimento muito melhor

Pereira 07/03/2021

Nunca tive jeito para estas coisas , mas este livro tenho que comentar, este livro fez-me pensar muito, em como seria um mundo sem amor, sem música, sem cores, sem familia. Damos isto tudo como garantido. Como seria a vida sem este tipo de coisas que damos por garantido? Um livro que acaba sem grande explicação. Que ficamos a pensar o que será que aconteceu a seguir?
Mas apesar disso tudo senti que foi um dos melhores livros que já li. Não foi a melhor história ou a que me cativou mais, mas foi a que que me fez pensar mais na vida, e como seria a vida sem estas coisas que tenho na vida e não dou o devido valor.

anakaory 05/03/2021

Vim com muita sede ao pote
Antes de ler este livro, eu assisti ao filme que me deu expectativas muito altas, pois geralmente os livros são melhores que os filmes, acho que este foi o único caso em que isso não aconteceu. Eu estava esperando a ação e o apego aos personagens que eu tive quando vi o filme, mas não tive. Todo o universo é muito legal e eu esperava mais, visto que a fuga foi feita sem muitas explicações e o final te deixava na ponta do banco para ver o que aconteceria após. Em geral, foi um bom livro que eu esperava ter continuação pela perspectiva do mesmo narrador.

Lucimaura.0 01/03/2021

Já terminou o livro?
Achei bem intrigante essa reflexão que a autora propõe com esse livro. Passei a enxergar as memórias de outra forma, as nossas lembranças tem um papel fundamental para definirmos quem somos, sem elas somos objetos manipuláveis.

A escrita te envolve, não é cansativa, pelo contrário é bem fluída. Claro que ficaram inúmeros questões sem resoluções, a autora apenas joga as informações e cabe o leitor deduzir o que convém.

De forma geral, é uma leitura rápida e boa, apesar de ser curta, consegue deixar reflexões importantes para quem lê.

Gleiciane.Aline 28/02/2021

O doador de memórias
Leitura rápida e muito prazerosa! A escrita é ótima, flui muito bem e desde o início, o enredo e a construção da comunidades, as regras, a forma como descobrimos tudo o que foi abdicado para se ter uma vida sem dores e lembranças ruins. Além disso, o fim nos deixa sedentos pela continuação, é difícil não se pensar sobre tudo o que ainda pode acontecer pela frente.

Nathalia.Parisotto 22/02/2021

nossa sério esse livro é incrível, li meio sem saber sobre o que era e definitivamente me surpreendi, um livro que flui muito bem e bem leve, aprendi muitaa coisa e mudei muita opinião depois da leitura.

Gabs 21/02/2021

Narrativa cativante
Essa distopia é leve, mas com vários questionamentos, a leitura é fluida e os personagens tem seu desenvolvimento! O final está em aberto mais acredito q possa ser abordado no próximo livro.

Gabi 19/02/2021

Você abriria mão de suas próprias escolhas em troca de se ver livre da dor? Em 'Doador de Memórias' isso nem chega a ser uma opção e simplesmente é como a vida é. A história se passa num futuro em que as pessoas não tem muito controle sobre a própria vida. Trabalhos e cônjuges, entre outras coisas, são previamente escolhidos para cada pessoa, e ninguém questiona isso, até porque ninguém conhece um mundo diferente desse. Quando aos 12 anos Jonas é escolhido como o novo recebedor de memórias sua vida começa a mudar completamente. Eu já tinha assistido ao filme há alguns anos, então não me surpreendi com a história, todos os grandes acontecimentos já eram esperados. O final é aberto e cheio de possibilidades, mas não me deixou curiosa o suficiente para querer ler os outros. Apesar disso, gostei muito de ter feito essa leitura e a história é bem construída e fácil de ler.
Iasminlitbook 20/02/2021minha estante
Já assistir o filme não sabia que tinha o livro agora quero ler

Gabi 20/02/2021minha estante
Leia sim, msm já conhecendo a história valeu muito à pena ter feito essa leitura.

Carol 17/02/2021

Eu gostei bastante dessa história. É um livro bem curto, o final ainda está aberto, mas imagino que vai ser abordado no próximo já que é uma trilogia. Quando comecei a ler eu tinha uma imagem na cabeça e a medida que a história andou eu fui descobrindo muitas coisas que eu não esperava. No início a sociedade parece mais uma utopia do que uma distopia, mas ao longo do livro isso vai mudando até o ponto em que fiquei em choque com a realidade da coisa. Ele trás uma grande reflexão sobre memórias, sentimentos, escolha. Estou animada com a sequência.

Isacaeetano 31/01/2021

Incompleto
É um livro rapido que você consegue terminar em um dia. Antes de ler qualquer livro eu venho até as resenhas e vejo a opinião de alguns leitores, sendo assim, fiz o mesmo antes de ler este livro. Com base em outras resenhas eu já sabia que seria uma leitura fraca e assim foi, a ideia do livro é muito muito boa, uma história que se fosse melhor construída seria com certeza uma das melhores, mas infelizmente faltou muita coisa, faltou emoção, faltou conteúdo, faltou tudo, e faltou o fim, o livro terminou de repente sem ao menos no dizer o que realmente aconteceu com Jonas e Gabriel, fiquei bem triste com isso, faltou muita coisa nesse livro.

mila 31/01/2021

É um livro bem rápido de ler, eu acabei em um dia. Eu adorei a história mas achei muito incompleta. Mesmo eu descobrindo que tem o segundo livro da série, achei q faltou muita coisa. O livro parece só o começo de uma historia. Mas ele é ótimo.

mandy 31/01/2021

Ao terminar de ler o livro cheguei a uma simples conclusão: esse livro me deixou mais cheia de dúvidas do que de respostas. E me fez ficar mais pensativa e ter mais vontade de me debruçar em busca dessas respostas e de outras que surgiram no meio do caminho, do que eu realmente imaginaria que ele teria o poder de fazer.