Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Caio 12/01/2023

Uma boa ficção científica
É um clássico da ficção científica, com conceitos um pouco difíceis de se entender e com alguns questionamentos e reflexões filosofias.. é bom pra quem gosta do gênero, eu só achei muito complicado de entender tudo.

Rodrigo 10/01/2023

Imagine algo diferente...
Uma história diferente sobre algo que já cansamos de ver nos livros e no cinema, algo que já tem tantos clichês, e então temos uma abordagem como a de Solaris. Imagine um tipo de vida imenso, difícil se imaginar, difícil de compreender, já caindo no ostracismo de tão complexo. Solaris e brilhante no quesito sci-fi. Brilhante no quesito mistério. Brilhante no quesito reflexão e sobre a vida fora do planeta.

Hera 09/01/2023

Legal
As descrições são cansativas pois há muitos termos científicos criados pelo autor que ocupam páginas inteiras só pra explicar o que é. Fora isso têm cenas e momentos de tensão que despertam a atenção do leitor e da leitora.

Pra quem gosta de ficção-científica acredito que vale a pena a leitura.

Larissa3225 03/01/2023

Em Solaris, os elementos de ficção científica são apenas o pano de fundo para profundas reflexões sobre o ser humano.

Mesmo tendo a sensação de que não absorvi tudo o que livro oferecia, sinto que tirei muitas reflexões relevantes.

É um livro complicado de entender às vezes. Não só mas pelas questões filosóficas mas também pelas descrições científicas.

Foi uma leitura que valeu a pena. E talvez seja o livro de ficção científica mais diferentão que eu já li.

Jóice 31/12/2022

Gostei da história, achei bastante criativa e diferente. Pega um pouco mas partes científicas que são bem densas e com muitas explicações, mas desperta curiosidade em continuar lendo para saber o que vai acontecer

Tábata 27/12/2022

Ler Solaris é um pouco como entrar num labirinto: você se perde, se encontra, se perde de novo, fica meio tensa, mas no fim se diverte, pensa na vida e acha a saída. Cheio de mistérios e metáforas, é um texto para ser lido com calma, o que, para os nervosinhos como eu, pode ser um pouco chato em alguns trechos. Mas é um ritmo que se justifica e ajuda a digerir a história, e vale a pena seguir na leitura e se adaptar, mesmo que seja difícil escrever uma resenha depois.

Jess Cipriano 24/12/2022

As inúmeras páginas com vocabulário científico que tentam explicar como é e como funciona esse planeta tornaram a leitura bem maçante, mas os diálogos e a filosofia por trás dessa história deixa o livro bem interessante.

Dri 22/12/2022

Melancolia e mistério no espaço!
Um trio de cientistas está em uma missão no planeta Solaris, descobrem que o local possui um oceano inteligente que os faz passar por acontecimentos inexplicáveis, mas que os leva em uma série de reflexões, incertezas e mistérios.

Solaris é muitas vezes filosófico e levanta questões sobre o contato de seres humanos com vida extraterrestre e toda a relação dos humanos com o funcionamento do universo: existe um limite para isso? Quais são as possibilidades?

Esse livro me ganhou nas partes mais reflexivas, humanas, de tensão e de conversas entre os cientistas sobre o que estava acontecendo.

Mas ele me perdia nas partes que ia descrevendo coisas mais físicas e técnicas do planeta e outras partes mecânicas e externas. O finalzinho é basicamente só isso, por isso não curti muito.

Ele me fez pensar bastante, mas não foi dos mais fluidos, alguns trechos bem de ficção-científica eu tive que ler duas vezes pra entender. Ele não é grande, tem umas trezentas páginas, o que é ótimo porque o autor não fica enrolando e cada cena é importante.

A história é inteligente e é muito intrigante acompanhar as tentativas dos cientistas de compreender Solaris e dar sentido ao que o oceano faz.

Tudo o que acontece em Solaris está além do entendimento humano, o livro não traz respostas nem nada muito explicado, o que aumenta o mistério e fascínio em torno da trama, já que existem várias interpretações possíveis.

Solaris é melhor ainda considerando que o livro foi publicado na década de 60. O autor sabe muito bem passar a sensação de isolamento, dúvida, culpa e tantos outros sentimentos que os personagens, em especial o protagonista, carregam.

"Nós partimos para o cosmos preparados para tudo." Mas será mesmo que estão preparados?

Uma experiência única e totalmente fora da minha zona de conforto que eu amei ter.

"O que é um homem normal? Aquele que nunca fez nada abominável? Sim, mas será que nunca pensou em fazê-lo? Ou talvez nem tenha pensado, apenas alguma coisa dentro dele pensou, pululou, dez ou trinta anos atrás; talvez tenha se defendido daquilo e esqueceu, e não ficou se martirizando, porque sabia que nunca levaria a cabo. Bem, mas agora imagine que subitamente, em pleno dia, no meio de outras pessoas, encontra aquilo corporificado, acorrentado a você, indestrutível, e emtão? O que você tem então?"

Luba 20/12/2022

?O homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras.?

Manu 16/12/2022

Começa bem, depois vira uma bagunça
Até 50% eu estava amando o livro, a história tinha todo um mistério, não conseguia largar. Mas depois disso desandou muito, o autor passou a falar sobre assuntos desinteressantes, entediantes e de difícil visualização. Os capítulos que falam sobre os monstros e sobre os pensadores são insuportáveis, só um monte de palavra sem significados. Achei o final meio vazio também, só não tiro mais estrelas porque gostei muito de metade dele e da proposta.

Bel 14/12/2022

Essa foi uma leitura que eu arrastei por mais de um ano e enfim terminei porque não gosto de desistir de um livro, mas terminei sem entender nada.
Eu sei que o livro tem uma grande discussão filosófica sobre o ser incompreendido e etc, mas de incompreendido ficou eu e o livro. Acredito que para alguém pode ser uma leitura interessante com ótimas argumentações e discussões, mas para mim a leitura foi tão maçante que não sobrou energia para pensar sobre o que eu estava lendo de fato e refletir sobre isso.
No mais, achei uma premissa interessante, a história realmente tem um atrativo à primeira vista, mas o vocabulário utilizado também torna difícil de entender, tendo que reler o trecho várias vezes para enfim conseguir entender o que o autor quis dizer.

_Wesley_ 10/12/2022

Ficção Filosófica
Esse livro pode causar diferentes reações no leitor, para aqueles que o encaram como uma pura historia de ficção científica com seu mistério e romance, podem se ver logo decepcionados com a obra toda. Pode-se ver Solaris como uma reflexão filosófica do entendimento humano. O ser humano acredita que tudo pode ser objeto de seu estudo, independente do que o objeto é, mesmo se ele for um planeta. Nada escapa ao seu escrutínio. Mas será que ele entende a si mesmo? Seu organismo, limites, medos e desejos? E quando o objeto de estudo é a sua vida?

Lucas Kemmerich 02/12/2022

Solaris, o planeta incompreendido
Solaris é um livro com uma grande carga reflexiva, visando a solidão, o que é real? Deus realmente existe? Qual o Deus que existe?
Solaris vai além quando as questões são seus questionamentos, porém perde quando se trata de narrativa. A questão da solarística que se torna exaustiva com a quantidade de informações impostas sobre esse assunto. Certas falas racistas também são encontradas aqui e por isso me fazem retirar uma estrela de sua avaliação. O próprio protagonista que de psicólogo não tem nada, raras são as citações a psicologia narradas durante o livro e nem seus próprios conflitos mentais ele consegue discernir.
Solaris, entretanto, é recomendado por mim, uma reflexão maravilhosa é trabalhada e sua história, também é muito interessante apesar do planeta - sério fiquei com dó - não ser levado a sério, parece que não cogitam outras possibilidades quando se referem ao que o planeta estaria querendo, mas achei o livro muito bom.