Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Bianca1771 08/04/2021

Solaris intercala momentos de tensão, reflexão e monotonia (precisava mesmo de todo aquele descritivo do Oceano?). O ponto alto do livro fica a cargo de todas as perguntas do que é ser humano, do que nos torna o que somos, o que somos e qual o propósito de sermos, tudo isso usando como pano de fundo a clonagem, tão em voga anos atrás.

Letícia Goliczevski Medeiros 01/04/2021

Sobre as ideias apresentadas nesse livro:
Achei tudo muito incrível. Achei a premissa muito criativa e original. Gostei das teorias sobre como o oceano de Solaris "funcionava", das reflexões que o livro traz sobre a postura do ser humano na exploração espacial e a visão idealizada que tem de si mesmo, se é possível fazer contato com uma forma de vida tão diferente da nossa e dos conflitos dos personagens.

Sobre a execução:
O início e o meio do livro tem um clima de suspense muito bom que instiga o leitor, mas na última parte a leitura não é tão fluida. Acho que o motivo disso são que os acontecimentos da trama ficam muito espaçados entre partes mais técnicas e descritivas. No capítulo "Os monstros", por exemplo, o autor passou 20 páginas descrevendo os fenômenos que ocorrem no oceano. Acho que Solaris agradaria muito mais se essas partes fossem mais resumidas e direto ao ponto.
Além disso, senti um pouco de falta de aprofundamento sobre o personagem principal. Uma coisa que pra mim parece ser uma característica desses livros mais antigos é que muitas vezes os autores não focam muito nos pensamentos e sentimentos do protagonista e sim nas ações. Acho que conseguiríamos gostar mais do Kris se entendêssemos melhor as motivações dele. Também não conhecemos muito dos outros cientistas da estação porque todos ficam relativamente isolados uns dos outros.

Ainda sim, apesar das ressalvas, é um livro que gostei. Recomendo que leiam tendo em mente que é um livro de 1961 e preparados para essas partes mais descritivas, assim vão aproveitar melhor a leitura.

"Mesmo que atravessem as galáxias, mesmo que façam contato com outras civilizações com seres semelhantes a nós, Solaris será um eterno desafio lançado aos humanos."

P.s.: Fiquei muito curiosa pra saber quem eram os hóspedes do Snaut e do Sartorius e pra ver as adaptações do livro.

IgorX96 31/03/2021

Filosófico
Solaris é uma ficção científica diferenciada, ela debate temas filosóficos, do que é o ser humano, o que é Deus, entre outros temas.
Kelvin é um psicólogo enviado para entender o que está se passando com os astronautas do planeta Solaris, um planeta que tem um oceano vivo. Falar mais que isso é dar spoiler.
O livro te joga nesse mistério e você não consegue parar de ler até começar a entender o que está acontecendo. Depois, o livro perde um pouco do ritmo pois há muitas transcrições de artigos científicos e acadêmicos de Solarística, que é o estudo do fenômenos do planeta.
Apesar disso, vale a pena chegar até o fim do livro, ele promove um debate excelente acerca da vida e o que faz de nós humanos.

Gabs. A 26/03/2021

Terminei Solares ainda a pouco e estou completamente imersa no que acabo de ler.

Obviamente não é uma leitura que eu recomendo a todos, talvez seja necessário o time certo para tanto.

Ficção científica de fato, um tanto de filosofia também.
Um planeta oceânico vivo, um ser, um Deus capaz de trazer de volta pessoas que ja não mais vivem entre os vivo...
Seria uma premissa bem simples até, mas o autore acaba dando algumas voltas e não sei se por minha própria ignorância e falta de entendimento, achei algumas partes um tanto quanto maçantes e muitíssimo dispensáveis.

Como uma idéia, talvez até como um conto, achei incrível e adorei a premissa, apenas lamentei as partes técnicas demais, com suas bibliografias que acabam usurpando capitulos inteiros, faltando espaço para o desenvolvimento real da trama.

De maneira nenhuma eu desgostei, apenas acabei me enganando sobre a direção que Solaris iria rumar.

Razuki 22/03/2021

Quem seria seu visitante?
É uma história simples, tipo com um "único" conflito e tudo gira ao redor dele sem mais nada interessante acontecendo. Têm uns capítulos muito técnicos, que no meu caso que não me interesso muito por assuntos "espaciais" não me animei nem de procurar no dicionário. Então não me agradou tanto.

Eu recomendaria pela experiência de ler algo fora da caixinha. A leitura me animou de assiti o filme, e achei a adaptação p/ o cinema muito mais interessante, sei que o foco do filme de 2002 foi as relações, então até o livro se tornou mais instigantedepois de ver a obra cinematográfica.

"Se existisse apenas um homem, ele poderia aparentemente tentar a experiência de se atribuir fins com toda liberdade - aparentemente, pois o homem que não foi educado entre os outros homens não pode se tornar um homem."

"O homem só pode apreender pouca coisa de cada vez. Vemos somente o que acontece na nossa frente, aqui e agora."

"(...) instintivamente eu me empenhava em sondar o inverossímil para reunir os farrapos de uma verdade coerente (...)"

EduardoCDias 12/03/2021

Chato
Kris chega a Solaris, proveniente da Terra, para se juntar a três outros pesquisadores que se encontram numa estação no planeta. Quando chega percebe que algo está errado. Dois pesquisadores agem de modo estranho, um deles está morto e o lugar está uma bagunça. O oceano viscoso que ocupa quase todo o planeta e que, suspeita-se, seja um organismo vivo terá algo a ver com isso? Uma ótima ideia que se transformou num livro chato. Começa bem, mas logo entra por discussões científicas prolixas e sem sentido.

Gabriel.Chiquito 04/03/2021

A insignificância da humanidade
Esse é um livro bem de ficção científica das antigas, com conceitos as vezes complexos e que exige muita imaginação. Mas ele também é totalmente diferente de tudo que eu já li no gênero, e é sensacional!!!!

A humanidade, na era das grandes explorações espaciais, acaba encontrando um planeta com um oceano do qual, depois de muitas décadas de incessantes estudos, só pode-se dizer que é VIVO e INTELIGENTE, mas nada mais que isso!!!!! Não entendem como funciona esse ser tão diferente de toda forma de vida, como ele pensa, como se comunicar com ele, como ele faz as coisas que faz, nada!!!! E, justo quando a humanidade entende que não há como evitar essa derrota da ciência e começa a desistir, fenômenos totalmente diferentes acontecem com os tripulantes da estação no planeta.

Esse livro me deixou quase 100% do tempo com um suspense, uma sede de saber o que acontece depois, uma vontade de nunca parar de ler, que há muito tempo eu não sentia. Leitura essencial para todos os fãs do gênero.

André 28/02/2021

A adaptação cinematográfica do Tarkovisky é bem melhor. Não que o livro em si seja ruim, é bom, só é meio... méh.

A obra levanta boas reflexões sobre identidade, falta de autoconhecimento, incapacidade de aceitar e compreender modos de vida distintos, e sobre convivência com a natureza. Mas é maçante até não poder mais, se repete o tempo todo e é bem prolixo. Não consegue cativar, parece um grande desperdício de temas em uma narrativa fraca.

De qualquer jeito, vale a pena ler porque dá pra refletir muito com os problemas apresentados. O difícil é só não desistir.

01/02/2021

Bizarro
Ainda não sei o que dizer sobre esse livro... se amei ou odiei. Não gosto muito de finais abertos.. e o livro tinha muito termos técnicos.. uma mistura de ficção científica com suspense. Como você imagina o primeiro contato com um planeta que existe vida alienígena? Sofri para finalizar esse livro ele se perde na metade... talvez não tenha funcionado para mim. Boa sorte a todos.
Isabella 03/02/2021minha estante
aii deu vontade de ler

Michele Duchamp 29/01/2021

"Francamente, minha cara, eu não dou a mínima " - Oceano "Clark Gable " de Solaris
Resumindo o oceano de Solaris através de Clark Gable: “Frankly, my dear, I don’t give a damn”.

Primeiro, falarei sobre a edição física: a minha é a edição da Aleph, a primeira versão, capa dura e tons de branco e amarelo, gramatura das páginas mais grossinha, portanto difícil de amassar, bordas amareladas deixando o livro muito lindo quando fechado e uma pequena nota biográfica sobre o autor no final - no conjunto, um projeto gráfico belíssimo e muito caprichado! A tradução é direta do polonês e me pareceu muito bem-feita, embora eu não tenha conhecimento para julgar, avalio por não ter frases “truncadas” ou estranhas, sem naturalidade.

Ficção científica com uma pitada de Richard Matheson. Eu achei muito impressionante o fato de ser uma obra literária em toda a plenitude da palavra. Muito diferente da literatura americana. Compreensivelmente, por eles serem o berço de Hollywood, o estilo cinematográfico está entranhado na cultura e imaginação coletiva dos Estados Unidos; os autores americanos usam o mesmo jeito da mídia visual para narrar uma história, descrever as cenas, construir os personagens, imaginar reviravoltas e todo o esqueleto de um livro (essa característica tem prós e contras). Esse “problema” os poloneses não têm.

Eu não sou do tipo que acha que só quem é intelectual apreciaria essa história, mas não indicaria para ser o seu primeiro livro de ficção científica - é uma novela muito especulativa para ser o seu contato inicial. Tem algumas partes onde o Lem envereda no subgênero ficção científica hard, o que pode ser um pouco entediante para muitos - eu inclusive - mas as explicações ajudam a compor o pano de fundo de Solaris. Se você é o tipo de pessoa que acha que parar e ficar pensando por horas é uma atividade divertida, eu recomendo o livro. Mas se você acha imprescindível ler e sentir calafrios na espinha, ser surpreendido constantemente por plots twists e thrillers incansáveis, talvez ache um desafio concluir a leitura.

O plot está na sinopse - o psicólogo Kris Kelvin chega em Solaris para estudar o oceano vivo que, à primeira vista, não se comunica com seres humanos, apesar de possivelmente inteligente. Chegando lá, encontra uma realidade perturbadora.
São poucos os personagens - mesmo contando as “criaturas E” - e amei a escolha dos nomes. Eu preferia ter passado o livro na companhia de Snaut ou Sartorius - Kelvin é ingênuo demais, nem parece um psicólogo - mas entendi a escolha do protagonista. Acredito que a intenção do autor foi para aproximá-lo da personalidade do leitor, que, como o Kelvin, chegou agora nesse ambiente isolado e solitário.

“Nós somos banais, somos o capim do universo e nos orgulhamos desse nosso ordinarismo que é tão generalizado, e pensamos que tudo se pode acomodar nele. Esse era o esquema com o qual partíamos com coragem e alegria para a imensidão: os outros mundos! E então, o que são eles, esses outros mundos? Ou iremos dominá-los ou seremos dominados por eles, nada mais existe nesses cérebros nefastos, ah, não vale a pena. Não vale."

O final é um pouco aberto e não tem respostas para todos os segredos do livro - algo que só percebi depois - mas isso não me incomoda nem um pouco. Acredito que vai ser difícil superar essa leitura de 2021, um dos melhores livros de sci-fi que eu li. Vou procurar outras obras do mesmo autor, sem dúvida.

Luisvros 19/01/2021

Solaris
‘’Que realizações, que zombarias, que tormentos eu ainda esperava? Eu não tinha a menor ideia, e permanecia na crença inabalável de que o tempo das maravilhas cruéis ainda não tinha passado.’’ (p.310)

Solaris, escrito por Stanislaw Lem é um daqueles livros que dá um nó na cabeça da gente, algumas horas você se perde no meio das teorias científicas e séries de acontecimentos inimagináveis que são descritos durante o livro. Mesmo assim, é um livro absurdo.

Sem entregar muito sobre o livro, Solaris fala sobre a viagem de um psicólogo a um planeta coberto por um oceano vivo. O que começa como uma viagem espacial se revela como uma viagem ao subconsciente humano, onde as vergonhas, os medos, os amores são expostos para a equipe de cientistas que acompanham e estudam o planeta.

O livro, traduzido pela primeira vez diretamente do polonês é publicado aqui pela Editora Aleph em uma edição que faz jus ao livro.

Para aqueles que também se interessam por cinema, vale a pena conferir a adaptação feita pelo cineasta soviético Andrei Tarkovsky!

site: instagram.com/luisvros/

Marcio 16/01/2021

SCI-FI com pitada de amor.
Uma história original e creio que poderia ter sido mais explorada pela originalidade, a leitura flui em alguns momentos mas em outros fica chata por apresentar fatos que não necessitavam serem descritos pois não acrescentou em nada, o personagem principal Kris não é um dos melhores protagonista porém com suas questões pessoais acabam ajudando-o no decorrer do livro, não gostei do final pois esperava mais porque o enredo dava espaço para isso, mas conhecer mais um autor russo valeu a pena, verei os dos filmes que foram criados baseados nesse livro um de 1972 e outro de 2002 por causa da originalidade do livro.

Bruno 13/01/2021

Clássico que eu não entendi
É um clássico da ficção científica, tem filme com prêmios, porém a história, até interessante não me cativou.
Talvez eu não estivesse no clima para entender. Mas basicamente são cientistas estudando vida extraterrestre neste planeta Solaris, que é basicamente um oceano. Só que estão na órbita, em uma estação espacial, começam apresentar comportamentos estranhos. Um psicólogo é enviado para investigar melhor o que está acontecendo.

Pedro 09/01/2021

Clássico
Uma obra clássica que todos "deveriam" dar uma olhada e uma chance, o trabalho da editora é excelente, os detalhes, a arte... tudo para enaltecer a obra prima que é o livro. A história é muito interessante e envolvente, não tem como sair do livro sendo o mesmo.

daynnem 12/12/2020

Pra quem gosta de ficção científica
Queria um final, não gosto desses finais abertos, mas o livro em si é muito bom.