Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Bia 08/06/2021

Iludida.com
Me enganei forte com esse livro, imaginei que seria um favorito da ficção. Tinha muita expectativa com a história dele, esperei que focasse mais do planeta e como funcionava a ?colonização? dos humanos em relação a ele, mas só recebi cafés da manhã, romance abalado e sonhos sem agregação.

Não recomendo pra quem gosta muito de ficção porque o livro não entrega muito isso. As capítulos que mais me interessaram foram os que centralizava o assunto na dinâmica de movimento do oceano pensante - que é um capítulo- por isso as duas estrelas e meia. Agora o resto, são só reflexões do personagem sobre a vida dele na Terra.

RM1922 21/05/2021

Solaris é um romance de ficção científica do polonês Stanislaw Lem. Escrito durante o período socialista, sempre me despertou a curiosidade de ver como se desenvolveu a literatura nesse tipo de sociedade. E aqui a ficção científica vem como um baita bônus.
Stanislaw Lem é um escritor com uma pegada mais filosófica, talvez por isso tenha gostado bastante. Lança mão de questionamentos e simbologias intrincadas, mas inteligíveis.
Solaris é um distante mundo de dois sóis relativamente habitável descoberto pela Terra há algumas décadas. Ondas de frequência foram captadas vindas do mar e concluiu-se que boa parte deste mar é um ser consciente, porém sua inteligência nunca pôde ser compreendida pelas missões.
Em Solaris, todos os astronautas recebem visitas de duplicatas de pessoas queridas. Essas duplicatas têm aparência humana e suas ações são baseadas nas memórias que os astronautas têm dos originais. É somente ao longo do contato que as cópias vão se humanizando e, consequentemente, se desviando dos originais, criando suas próprias personalidades.
Com esse tema, Stanislaw Lem aborda questões de percepções humanas sobre inteligência artificial, banco de memória, clonagem. É um livro imperdível para quem deseja uma literatura questionadora e construtiva.

site: https://www.instagram.com/p/CGN_pqRj6Rm/

Juliana Raasch 20/05/2021

Dificil
Por ser um clássico estava bem empolgada com essa leitura, porém já nas paginas iniciais do livro vi que não era bem o que estava imaginando.
Os diálogos fluem bem, o problema pra mim foram as longas descrições do planeta e de outros tantos processos em termos bem cansativos.
Amo ficção cientifica, mas esse, infelizmente, deixou muito a desejar.

Nia 19/05/2021

Profundo
Realmente é um livro que vai além do obvio. Surpreende e mostra que todos temos algo a esconder. Lidar com nossos próprios medos e anseios pode ser assustador.

Leo Vieira 18/05/2021

Resenha
Curioso, instigante, reflexivo e assustador. São alguns dos adjetivos que poderiam resumir essa ficção científica.

O livro conta uma história de um planeta estranho que nele habita um ser vivo mais estranho ainda. Um oceano consciente. A história diverge em diferentes temas que abordam diferentes discussões sobre ciência, psicologia e filosofia, em uma claustrofóbica, apavorante e reflexiva trama que fala muito mais do que se propõe, nos fazendo refletir sobre nós mesmos e a forma como vemos o mundo.

Tirando alguns detalhes, como alguns trechos racistas e, o tanto do uso de palavras técnicas-científica para descrever o oceano e o planeta Solaris que por hora tornam a leitura cansativa, está é uma excelente história de ficção científica que precisa ser lida.

Lu 16/05/2021

Introspecção e uma cereja no bolo chamada Tarkovski
O livro acompanha a trajetória de Kelvin, que chega numa estação científica de Solaris. Em primeiro lugar, acabei lendo o livro porque já conhecia o filme, mas nunca entendia nada e dormia nos primeiros 15 min. Após a leitura do livro, entendi muitos detalhes do filme, cenas e comparações, tornando a experiência de ver o filme simplesmente in-cri-vel ( vi o filme dps de ler o livro)!!! Amei o tom filosófico, introspectivo e em certos momentos romântico e sensível do livro. Faz refletir sobre a vida, nossas questões pessoais mal resolvidas e como encaramos nossos problemas ( ou o que faríamos se certas pessoas do nosso passado voltassem de repente para nossas vidas). Admito que as passagens que falavam em excesso de Solaris, física e etc me deixavam cansada e boiando as vezes ( graças a deus pelo menos nao eram longas).

giovana 17/04/2021

é claro que o tarkovsky fez um filme desse livro
afinal, é sobre amor e fé. literalmente, o psicólogo vai pra um outro planeta, muito conhecido porém ao mesmo tempo completamente desconhecido, pra se descobrir. ele passa a se entender la, com os acontecimentos. e os acontecimentos são proporcionados de uma maneira ?mística? por um ser ?místico? habitante (e dono-criador) de solaris. pequeno tarko cristão deve ter vibrado lendo isso aqui.
mas realmente, muito bom. bem descritivo, porém bem bonito. tem questões sociais datadas (vulgo o papel das mulheres nesse livro), mas foi escrito literalmente em 1960 ne. certas coisas são muito reflexo da época. enfim, ótima exploração da psique humana. o planeta solaris parece fascinante e parece q tem os pore-dos-sóis (nem sei se esse é o plural) mais bonitos do cosmos.

Tamires 15/04/2021

Introspectivo
Faz um leitura de si mesmo e de como vê o mundo. A mente de Kelvin divaga e me perdi várias vezes, mas e interessante.

Mark Nascimento 09/04/2021

Não entendia nada no começo, e o final parecia o começo
Tenho que admitir que fiquei a maior parte da leitura confuso. A escrita é bonita, isso é inegável, e a todo momento até filosófica. Havia momentos de puro tédio no texto, em que o personagem explicava como o planeta funcionava, leis da física, esse tipo de coisa. O enredo é confuso, com momentos que eu não entendia o que estava acontecendo. Dá para capturar algumas mensagens aqui e ali, como luto e arrependimento.

Bianca1771 08/04/2021

Solaris intercala momentos de tensão, reflexão e monotonia (precisava mesmo de todo aquele descritivo do Oceano?). O ponto alto do livro fica a cargo de todas as perguntas do que é ser humano, do que nos torna o que somos, o que somos e qual o propósito de sermos, tudo isso usando como pano de fundo a clonagem, tão em voga anos atrás.

Letícia Goliczevski Medeiros 01/04/2021

Sobre as ideias apresentadas nesse livro:
Achei tudo muito incrível. Achei a premissa muito criativa e original. Gostei das teorias sobre como o oceano de Solaris "funcionava", das reflexões que o livro traz sobre a postura do ser humano na exploração espacial e a visão idealizada que tem de si mesmo, se é possível fazer contato com uma forma de vida tão diferente da nossa e dos conflitos dos personagens.

Sobre a execução:
O início e o meio do livro tem um clima de suspense muito bom que instiga o leitor, mas na última parte a leitura não é tão fluida. Acho que o motivo disso são que os acontecimentos da trama ficam muito espaçados entre partes mais técnicas e descritivas. No capítulo "Os monstros", por exemplo, o autor passou 20 páginas descrevendo os fenômenos que ocorrem no oceano. Acho que Solaris agradaria muito mais se essas partes fossem mais resumidas e direto ao ponto.
Além disso, senti um pouco de falta de aprofundamento sobre o personagem principal. Uma coisa que pra mim parece ser uma característica desses livros mais antigos é que muitas vezes os autores não focam muito nos pensamentos e sentimentos do protagonista e sim nas ações. Acho que conseguiríamos gostar mais do Kris se entendêssemos melhor as motivações dele. Também não conhecemos muito dos outros cientistas da estação porque todos ficam relativamente isolados uns dos outros.

Ainda sim, apesar das ressalvas, é um livro que gostei. Recomendo que leiam tendo em mente que é um livro de 1961 e preparados para essas partes mais descritivas, assim vão aproveitar melhor a leitura.

"Mesmo que atravessem as galáxias, mesmo que façam contato com outras civilizações com seres semelhantes a nós, Solaris será um eterno desafio lançado aos humanos."

P.s.: Fiquei muito curiosa pra saber quem eram os hóspedes do Snaut e do Sartorius e pra ver as adaptações do livro.

IgorX96 31/03/2021

Filosófico
Solaris é uma ficção científica diferenciada, ela debate temas filosóficos, do que é o ser humano, o que é Deus, entre outros temas.
Kelvin é um psicólogo enviado para entender o que está se passando com os astronautas do planeta Solaris, um planeta que tem um oceano vivo. Falar mais que isso é dar spoiler.
O livro te joga nesse mistério e você não consegue parar de ler até começar a entender o que está acontecendo. Depois, o livro perde um pouco do ritmo pois há muitas transcrições de artigos científicos e acadêmicos de Solarística, que é o estudo do fenômenos do planeta.
Apesar disso, vale a pena chegar até o fim do livro, ele promove um debate excelente acerca da vida e o que faz de nós humanos.