Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

alexandra165 16/11/2021

perfeitinho ?
amei demais esse livro! se tornou um dos meus favoritos (só não é o favorito dos favoritos, por conta da dificuldade que eu tive em entender certas partes kkkk). infelizmente não achei a trilha sonora certa para ler o livrinho então li sem som mesmo.
nem sei por onde começar cara... adorei tudo.
como já havia escrito no meu histórico de leitura, stanislaw lem demonstra uma precisão incrível nas suas descrições (apesar de muitas pessoas acharem que ele é maçador devido a isso, eu achei-as totalmente necessárias). elas ajudaram-me a acreditar na existência de solaris e a entrar de cabeça naquele mundo!
além disso, enquanto lia, só sentia um profundo sentimento de solidão, receio, mas ao mesmo tempo encanto... afinal é um planeta totalmente diferente.
o facto de stanislaw também ter falado das inúmeras teorias dos cientistas, dos períodos científicos e etc, cativou-me ainda mais. eu só conseguia pensar em como alguém tinha criado algo tão verdadeiro.
as divagações de Kelvin acerca do que realmente é o oceano foram outro ponto que eu adorei. eu me via fazendo aquelas perguntas também.
meio que stanislaw nos avisa que não podemos "julgar" solaris pelos conhecimentos que temos acerca da terra, já que aquilo ali é totalmente diferente, mas ainda assim, inevitavelmente, eu acabava por fazer comparações. e foi isso que explodiu minha mente. caso nós descubramos vida em um outro planeta temos que estar preparados para conceitos totalmente diferentes! o tempo pode ser diferente, a vida pode ser diferente, tudo pode ser diferente. isso fez-me parar parar pensar. o escritor, mesmo sendo um mero humano, parece saber do que está a falar e consege fazer um retrato cru de uma possibilidade real.
outra coisa que achei bastante interessante foram aquelas criaturas. sou da opinião que o oceano não fazia aquilo para nos machucar.
sobre o fim: achei inacabado, mas simbólico. o contato entre o ser humano e um ser vivo de outro planeta foi algo belo e emocionante.
não vou escrever muito mais aqui. o livro faz nos reflectir sobre vários aspetos, não só da vida aqui na terra, mas também da vida fora da terra. tem um monte de frases marcantes e consegue transportar-nos para uma realidade diferente. entendo o porquê de algumas pessoas não gostarem, principalmente no que toca à parte que descreve as criaturas de solaris.
ainda assim recomendo muito se vc se interessa pelo espaço e pelas reflexões filosóficas kkkk.
Barcelos 22/11/2021minha estante
Recomendo como trilha sonora a música Solari de Ryiuichi Sakamoto.

DANILÃO1505 25/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Amanda 12/11/2021

O livro começa com uma pegada incrível, li quase 200 páginas sem nem perceber. A todo momento você quer saber o que está acontecendo e entender melhor aquele universo de Solaris. Perde uma estrelinha e meia porque a leitura começa a ser um pouco arrastada mais para o final do livro. Esse livro começa como algo relativamente simples e evolui para uma discussão filosófica e teológica incrível.

Tata 12/11/2021

Acabei só pela Graça de Cristo.
Não posso dizer que foi um livro ruim, mas para ser sincera, eu quis abandonar ele várias e várias vezes.
O livro em si tem uma história boa, de início até me pareceu um suspense e eu adorei a ideia, mas assim que eu peguei o ritmo do livro ele modou. Lá estava eu, adorando a história e do nada o autor começou a descrever tudo que aconteceu no estudo do planeta nos últimos 80 anos, detalhe por detalhe. E foi aí que eu comecei a cansar, várias páginas de pura descrição cansativa, embora necessária, já que se trata de um "planeta desconhecido", porém é demasiado cansativo.
Eu recomendo o livro para quem tem interesse em astronomia, acredito que as descrições seriam interessantes para quem gosta dessa área, mas para mim não deu.

Ivan 03/11/2021

Ficção científica filosófica
O autor Stanislaw Lem explode as mentes com essa obra, onde mostra um psicólogo indo trabalhar em uma pesquisa no planeta "vivo" Solaris, que da nome ao livro, junto com outros cientistas enfrentando situações bem estranhas e complexas.
Muito bem explicado, focando hora nos problemas pessoais do personagem principal Kris Kelvin, como no planeta, que não parece muito um planeta.
Mesmo com as explicações essa obra não é fácil de entender, pois todo o assunto científico e filosófico é muito pesado, e mesmo lá se passando em um futuro muito distante, não tem resposta pra nada, o que torna tudo muito mais interessante, mas um pouco cansativo.
Uma conclusão interessante que tiro desse livro é sobre o tão esperado contato da raça humana com alguma raça alienígena, e que aqui é abordado de uma forma bem realística, explorando o fato que tudo o que sabemos não significa nada se o que encontramos estar fora dos nosso limites intelectuais de comunicação.
Recomendo muito para os fãs de ficção científica, obra única!

Gabriel 29/10/2021

O livro tem seus altos e baixos, tive que ter um pouco de paciência em alguns trechos, mas o final me surpreendeu bastante!

Marcio.Barbosa 07/10/2021

Livro Maravilhoso
Eu não sabia o que esperar desse livro, assim como a maioria, pois não procuro saber muito coisa sobre. Mas foi uma leitura muito agradável e até rápido para mim que leio devagar.

Em si o livro é muito interessante e trouxe uma discussão sobre o que é vida e o que seria vida inteligente e nos faz parar para refletir sobre nossa própria existência como vida e como a enxergamos além de nós mesmos.

Recomendo bastante a leitura dele.

Nayany 15/09/2021

Estava com a expectativa altíssima por adorar a adaptação de Tarkovsky.
O livro tem seus altos e baixos,tem que ter um pouco de perserverança em alguns capítulos e o final foi por um caminho que me surpreendeu bastante.

Thiago Araujo 13/09/2021

Misterioso e Surpreendente
A minha experiência foi tão diferente com esse livro, que até agora estou na dúvida quanto a quantidade de estrelas para avaliá-lo. Já mudei algumas vezes. Durante a leitura então, nem se fala.

Apesar do mergulho em definições e conceitos científicos, muitas vezes exagerado, uma leitura mais atenta a essa parte consegue ambientar bem a experiência dos personagens.

Planetas estranhos e nossos pensamentos são lugares que não conseguimos definir com exatidão mesmo com muito tempo de estudo.

E quando o lugar conhece mais o que pensamos do que quem realmente somos? Isso nos descobre como amigo ou um inimigo? Que intenções são essas?

Essa loucura que nos leva a ler todas as páginas. O final dessa relação é surpreendente e torna a experiência de leitura bem interessante.

Em Solaris, descobrir um novo planeta é redescobrir a nós mesmos.

Ivan 12/09/2021

Uma viagem pela ciência e pela mente
Publicada originalmente em 1961 pelo escritor polonês Stanislaw Lem, a obra é referência no gênero Ficção Científica. Solaris nos presenteia com um tipo de história que pode ser desenvolvida e debatida em seus mais diversos aspectos, sejam eles científicos, psicológicos ou filosóficos.

Solaris é um planeta peculiar que orbita dois sóis e é todo coberto por um oceano. Este oceano é um imenso ser vivo, provavelmente inteligente. Toda uma ciência foi criada para estudar o planeta: a “solarística”. Uma estação flutuante foi construída para ajudar os pesquisadores.

O livro traz a história do cientista Kris Kelvin, psicólogo que vai ao planeta Solaris para estudar o oceano vivo. Mas ao chegar na estação espacial, Kelvin encontra colegas de trabalho hostis e amedrontados. Logo ele descobre que esses respeitados cientistas estão sendo perturbados por estranhas aparições, que também começam a afetar sua própria percepção. O que ele vê são suas memórias mais obscuras e reprimidas, materializadas por obra de alguma misteriosa força atuante no planeta.

As aparições têm corpo físico e conversam, ainda que de maneira confusa. São projeções de lembranças, de coisas reprimidas e guardadas na mente dos cientistas da estação. Portanto, cada um tem uma aparição ligada à sua própria história. Apesar de todo o mistério, a única aparição que conhecemos de fato é a da antiga namorada de Kris, chamada Harey.

O mote principal da obra é uma ideia de que as diferenças entre o ser humano e formas de vida alienígenas podem ser tão profundas que conceitos básicos para a civilização terrestre não poderiam ser aprendidos e interpretados. O livro também aborda aspectos psicológicos dos personagens, já que o ponto focal da história se dá com base nisso.

Solaris apresenta uma história complexa, apesar de a trama transcorrer num curto período e sob o viés de um único personagem. Ela é apresentada em primeira pessoa. Apresenta questões importantes como: o que a humanidade busca no espaço? Que sentido estamos dispostos a encarar como resultado dessa busca? Até que ponto essa busca vai compensar nossa falta de autoconhecimento? E o ápice da trama é discussão filosófica que oscila entre a fé absoluta e o niilismo mais cru possível.

O livro é envolvente desde o começo, e o mistério do planeta, associado às experiências perturbadoras do narrador quanto à aparição de Harey e ao fato de que seus companheiros parecerem estar tramando contra ele. A leitura tem boa dose de suspense e mistério. Mas não dá para dizer que é fácil ler Solaris. Uma parte do livro se dedica a às explicações dos fenômenos que ocorrem em Solaris. Algumas pessoas acharão estas explicações sobre “solarística” chatas e cansativas, mas elas são necessárias para entender a dinâmica dos estudos sobre o planeta e quão pouco os cientistas o compreendem.

É impossível passar por ela sem refletir sobre nosso lugar no universo e todas as maravilhas e horrores que podem estar ao aguardo da humanidade lá fora. O final não oferece todas as respostas, e me deixou desejando uma continuação (que infelizmente não existe).

Uma ficção científica bem complexa, assustadora e imprevisível, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Obviamente não é uma leitura que eu recomendo a todos, talvez seja necessário o “timing” certo para tanto. Ainda assim, apesar das ressalvas, é um livro que gostei. Quem se aventura na leitura, recomendo que tenham em mente que é um livro de 1961 e que estejam preparados para essas partes mais descritivas, assim vão aproveitar melhor a leitura.
xkaahsweet 19/08/2023minha estante
Esse livro tinha tudo pra ser muito bom, mas do meio do livro pro final o autor parece que ficou sem ideias e escreveu algo só pra publicar. Muito decepcionada

Jéssica 10/09/2021

A insignificância humana
Solaris é um livro que incomoda, talvez por abalar psicologicamente os personagens, planeta exerça algum poder também sobre quem lê (kkkk). Sendo ficção científica do leste europeu, não traz muitas explicações (você que lute para entender) mas, apesar disso, não é de difícil leitura. Nos vemos diante de Solaris como seres humanos prepotentes e que não concebem a ideia de que qualquer tipo de vida não tenha interesse em se comunicar conosco ao mesmo tempo em que o planeta/ser parece se divertir com o controle psicológico de que parece ser capaz.

Matheus Bonfim 17/07/2021

Leitura intrigante
Comecei a leitura de Solaris bem empolgado, vinha no hype por causa de Piquenique na estrada, que eu amei. Contudo, dessa vez eu me decepcionei um pouco, o livro tem um excesso de pseudo ciência, que deixa a leitura enfadonha e no final o autor ainda mete religião no meio. Mas é um bom suspense psicológico.

Cla 25/06/2021

Bom livro
Bom livro para quem ama sci-fi, porém é necessária uma leitura imaginativa e pausada, devido a descrição do ambiente sempre inusitado e diferente.

Thrin 23/06/2021

Nem sempre o filme é "pior" do que o livro
A minha descoberta de Solaris se deu após assistir e reasssistir o filme homônimo de Andrei Tarkovsky, foo através do filme que senti uma extrema necessidade de conhecer a obra literária que o deu vida.

Comecei a leitura entusiasmado, o livro pareceu começar muito bem e era muito parecido com como o filme tratava a trama, mesmo que no filme a trama não seguisse a mesma cronologia do livro, a qual foi de certa forma reinventada, mas sem que a essência fosse perdida.

As duas obras começam realmente a divergir passando da metade da trama, onde o filme busca promover uma experiencia filosófica e introspectiva ao espectador, o livro continua seu modelo descritivo que mais parece um relatório de experimento (ou de viagem) do que um romance.

O ambiente criado pela autor, Stanislaw Lem, é incrível e abre possibilidades inimagináveis para o desenvolvimento de questões filosóficas e da natureza humana. Neste sentido Lem fica longe de atingir o potencial da sua própria obra, o qual é explorado com genialidade pelo cineasta, e foi através desta obre que uma das grandes obras primas do cinema nasceu.

Por fim, Solaris é um bom livro, mas que para mim ficou desnecessariamente à sombra de seu filho da sétima arte.

Observação: o livro utiliza muitos termos científicos, provenientes principalmente da física e da matemática (geometria), e por conta disso deve ser uma leitura muito difícil e talvez até sem sentido para os leitores não acostumados com esse tipo de linguagem.

rodrichu 20/06/2021

Quanto dura a viagem de auto descoberta?
Em tempo ou distância... difícil medir. Provavelmente a melhor resposta é que depende de pessoa pra pessoa. O que é uma resposta bem medíocre, devo assumir. Solaris é sobre isso... entre outras coisas. Eu gostei muito do livro. Não dou as 5 estrelas porque teve algumas partes do texto excessivamente complexas nas referências científicas. Foi uma parte que fui obrigado a abstrair e eu prefiro estar sempre imerso na história. Li por causa do jogo de celular ALTER EGO então pode apostar que tem muito de psicologia nessas 320 páginas aqui. Leia sem medo!