Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Gabriel Farias Martins 06/04/2022

O oceano mais profundo
Conheci inicialmente através do filme do Tarkovsky, a leitura me surpreendeu bastante, o livro foca muito mais no oceano, seus eventos, estudos e teses de diversas personalidades que passaram por lá antes dos cientistas do livro, a existência de Harey é mais aprofundada e as resoluções são totalmente diferentes.
Gostei muito da leitura.

rdrg 27/03/2022

o Contato
Esse aqui passa o tempo todo buscando na literatura científica especificamente criada para estudar Solaris, a solarística, um jeito de determinar, ou até forçar, o Contato com esse mundo/realidade/ser novo para o leitor: o oceano de Solaris.
Em meio a descrições muito bem detalhadas sobre as cores e luzes do amanhecer e do anoitecer (o que bate muito bem com o projeto gráfico dessa edição), relato de bibliográficas científicas inventadas, drama e diálogos um pouco repetitivos e uma certa dificuldade de leitura, o autor vai conduzindo a gente de uma forma relativamente rápida pela história. Com toda certeza ele soa muito confuso e até cansativo às vezes, porém o final me satisfez com sucesso.
Algumas perguntas ficaram sem resposta, e muitas coisas são "soltas" aqui, eu acredito que propositalmente.
Consigo criar uma ideia de que o livro possa ser uma crítica a culpa que inevitavelmente sentimos, a memória de coisas, lugares e principalmente pessoas que existem em nós, a Ciência competitiva e mesquinha e a necessidade humana de organizar, classificar, entender e colonizar.
De forma geral, foi uma experiência bem interessante, com bastante foco psicológico e filosófico. Será se terei ânimo suficiente para ver as adaptações pro cinema? ¯\_(?)_/¯

FremenJeff 25/03/2022

Instigante e poderoso
Entre os grandes mistérios que perduram no universo, a existência de vida inteligente fora da Terra continua sendo um tema que instiga a nossa imaginação. Afinal, estamos sozinhos? Uma pergunta simples que ainda não tem uma resposta conclusiva, mas que já abriu margem para a construção de histórias antológicas no cinema, nos videogames, no teatro, na música e na literatura. E neste último caso, a principal obra de Stanislaw Lem, publicada originalmente em 1961 e um clássico absoluto da ficção científica, desponta entre as melhores do gênero.

Zetton 15/03/2022

Será mesmo que partiram para o espaço preparados para tudo?
Um ensaio sobre a incapacidade humana perante o desconhecido e o incompreensível. Uma leitura densa, recheada de termos científicos, descrições enormes e toda a complexidade da mente do indivíduo.
É muitíssimo interessante todas as descrições da Solarística que Lem nós dá, adiciona um aprofundamento, peso e consequentemente, um melhor entendimento de tudo que Solaris é e representa: a prova definitiva de que o ser humano é extremamente limitado.
Sinceramente, no começo achei meio maçante a leitura, mas conforme a trama vai desabrochando você fica preso na história.
A adaptação de Tarkovsky para os cinemas de mesmo nome é muito, muito bonita também.

Cintia295 14/03/2022

Bom vamos lá, o começo do livro é muito bom te prende, deixa curioso, parece até um mistério no ar kkkk
Mas depois nossa foi só ladeira abaixo, deu sono, preguiça, zero vontade de ler, "o relacionamento", sobre Solaris foi muito chato na minha opinião.
Porém adorei essa frase e vou deixar registrada aqui.

"Não precisamos de nenhum outro mundo. Precisamos de espelhos. Não sabemos o que fazer com os outros mundos. Para nós basta este mundo, e ele ainda nos deixa boquiabertos."

Brisa 12/03/2022

Esperava algo completamente diferente ao ler a sinopse e estou muito decepcionada. Criei uma expectativa que não foi correspondida.
Sinto que o livro foi, mais do que tudo, para apresentar a ideia desenvolvida de uma possibilidade de planeta nesse extenso universo.

Amandinha 06/03/2022

Que viagem!
A ideia do livro é simplesmente incrível, a história em si é boa e os questionamentos que você faz durante a leitura também são sensacionais. Dou 3 estrelas pela história mesmo porque achei que é uma ideia memorável e valeu muito a pena insistir na leitura. Em contrapartida não foi uma leitura fácil, muito difícil visualizar certas descrições que o autor faz e a leitura fica bem arrastada, então acho que não gostei muito da escrita dele.

André 27/02/2022

Um estudo sobre a solidão e a saudade
Kris é enviado a uma nave que orbita o planeta Solaris para estudar sobre os acontecimentos que seguem na presença do planeta. O que não esperava é que ele seria o elemento de estudo, que o observador seria observado, que teria suas emoções estudadas a ponto dele mesmo questionar sua própria existência e realidade. Mas afinal quem está o estudando, quem é a inteligência e porque está a realizar esses experimentos com os habitantes da nave? Apesar de ficção, o livro se aprofunda em questões como o questionamento da realidade, solidão, saudade, deus, criador e criatura. Vale a leitura pra quem curte o gênero de ficção que mexe com a nossa cabeça.

Sthipn 12/02/2022

O romance é certamente imaginativo e apresenta uma questão interessante, porém fica sem ideias muito cedo. Nas cem primeiras páginas a obra já transmite em absoluto sua mensagem, o problema é restam mais 100, que em boa parte é preenchida por uma maçante e tecnicista bibliografia científica fictícia sobre um planeta fictício.

Lice 10/01/2022

Experiência Solariana
Kelvin, um cientista psicólogo, é convocado pra ir a estação de Solaris, um outro planeta, porém ao chegar lá, se depara com situações bem estranhas.

"O ser humano, apesar das aparências, não cria para si seus propósitos. Eles lhes são impostos pelo seu tempo, o tempo em que ele nasceu, e ele pode servir-lhes ou se rebelar contra eles."

Esse livro é uma viagem, você começa com um thriller bem interessante, passa pra algumas descrições científicas do lugar (que podem ser um pouco cansativas), desenvolvimento dos personagens e, enfim, várias reflexões incríveis e inesperadas.

"aquele acordo silencioso, o conhecimento da mentira mútua tornou-se a nossa última saída."

Eu amei o desenvolvimento dos "hóspedes", a reflexão por tras da histórias dos personagens. Apesar de ter achado as descrições cientificas muito extensas, eu amei a história e foi uma leitura super válida.

" ? Kelvin, você continua a tratá-lo instintivamente como um ser humano."

Recomendo muito principalmente pra quem gosta de refletir sobre vida em outros planetas, a ignorância humana e livtos antigos que sejam muito modernos.

"O homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras"

Ps: dos mesmos criadores de ter me apegado a uma inteligência artificial, agora veio aí eu me apegando á um mar de gel.

Filipe 05/01/2022

A leitura é agradável e o ritmo da história é calmo. Ponto alto: as reflexões filosóficas do final, assim como a edição maravilhosa da editora Aleph.

Na minha opinião, o autor poderia ter explicado alguns conceitos e ciências que são citadas sem muito contexto, o que dificultou minha compreensão do que acontecia.

Janaina 03/01/2022

Ganhou ??? pela originalidade...
... mas perdeu pontos cmgo pelo excesso de descrições e devaneios. Aquelas citações a cientistas estudiosos do planeta Solaris já estava me dando nos nervos.
Ao fim e ao cabo, gostei demais da premissa, mas a execução deixou a desejar, na minha humilde e leiga opinião.

stella87 01/01/2022

bacaninha?
a ideia do livro em si é interessante, porém a forma como foi escrita faz com que ela se torne quase secundária na obra. além dos personagens nem um pouco envolventes?mas no geral, não é um livro ruim!

Jade 18/12/2021

Amei!
Comecei a ler o livro e confesso que não esperava que fosse gostar tanto. Simplesmente incrível!!! Uma discussão muito bem feita a respeito das implicações do desenvolvimento da vida humana a partir do seu contexto sócio-cultural. Adorei!

Omae 08/12/2021

Solaris convida o leitor a refletir a essência de um ser vivo, chorar pelos mortos e sentir a solidão do universo.