Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Douglas Brilhante 09/10/2023

QUE LIVRO IRAAAAAAADO!!

?O homem partiu para a descoberta de outros mundos, de outras civilizações, sem ter inteiramente explorado seus próprios abismos e o seu próprio labirinto de corredores??

O livro se passa em primeira pessoa e é narrado por Kelvin, astronauta/cientista/psicólogo, que acaba de desembarcar em uma instalação terráquea em Solaris, um exoplaneta descoberto há alguns muitos decênios no futuro, que órbita duas estrelas e possui características extremamente peculiares e intrigantes.
O planeta parece estar vivo e ser dotado de inteligência, embora não compreensível a nós, meros humanos cuja régua para quase tudo é tão somente antropométrica.
Logo após chegar a estação, Kelvin vivencia uma experiência única, metafísica, e que vai mudá-lo profundamente.

O livro nos traz a discussão sobre como nossa evolução cognitiva, com nossas teorias mais orgulhosas, só representam um progresso extremamente pequeno e grosseiro sobre o mundo à nossa volta e sobre a vastidão da nossa psique.

Totalmente sci-fi e, como todo verdadeiro sci-fi, usa da metáfora para perscrutar a natureza humana

Ana 02/10/2023

Muito interessante
A história é bem intrigante, li muito rápido. Os detalhes do planeta, como ele reage com as cientistas, é incrível. Final magnífico.
Clássico da ficção científica. Todos devem ler!

Junior.Dias 30/09/2023

Uma ótima ficção.
Um clássico da literatura que merece ser lido.
Um planeta distante da Terra que tem um vasto oceano.
Em sua passagem por lá, o protagonista vive emoções que vão fazê-lo pensar.
DANILÃO1505 30/09/2023minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Gabriel2748 20/09/2023

Eu amei. Uma narrativa intrigante do início ao fim, fortemente endossada pela riqueza de detalhes de tudo que se relaciona com esse singular planeta no espaço, nomeado como Solaris. Gostei das amplas descrições que o autor foi dispondo ao longo da história, porque todas elas de fato deram uma maior dimensão para o universo do livro, todas elas soaram reais e necessárias dado o contexto do enredo e de seus personagens (na maioria, cientistas). A complexidade de Solaris é ímpar e Stanislaw demonstrou isso muito bem. Entendo quem talvez tenha achado massante, mas no meu caso eu apreciei as novas informações porque fiquei muito curioso com todos os aspectos de Solaris. Até hoje, esse planeta está vivo na minha cabeça.

JP Scofield 13/09/2023

Sobre Solaris
LEM Solaris conta a história do psicólogo Kelvin que vai até uma estação em um planeta misterioso chamado Solaris. La, ele entende o porquê desse planeta ter tido suas pesquisas abandonadas.

É um livro que uma história incrível, o mistério de Solaris é realmente cativante e os personagens também são extremamente interessantes.

Meu único problema com esse livro foram as partes extremamente científicas. Eu já estava lendo em inglês, o que dificultava meu entendimento com algumas coisas, ciência em inglês ainda. Achei maçante e bem confuso.

Mas é um livro que mesmo assim trás muitas reflexões interessantes e tem plots muito bons.

Super indico!

Raiane166 30/08/2023

Achei uma história bem interessante, tanto que li de uma só vez, mas acho que dava para explorar um pouco mais. No geral, gostei.

Lathos 29/08/2023

O livro possui uma trama interessante, como seria o contato com algo que a humanidade não consegue nem ter o mínimo de compreensão? Essa e outras dúvidas são temas tratados pelo autor na história do Planeta do Mar de Gel.

Embora eu não tenha gostado muito do estilo de escrita (principalmente nas primeiras 100 páginas) foi uma história legal de acompanhar.

Biel 27/08/2023

Solaris
Solaris foi uma das grandes surpresas desse ano pra mim. Tudo nessa história é chamativo e bom. É o tipo de conteúdo que te prende de verdade e que te faz perceber que cada página vale demais.

Clarinha 19/08/2023

Solaris
Eu amo o gênero de ficção científica, mas confesso que tive dificuldade para entender algumas coisas neste livro.

A história é interessante, mas acaba sendo arrastada no meio até o final. Fiquei confusa, perdida e decepcionada. ?

Will 14/08/2023

Um planeta-divindade
Solaris, por si só, é uma obra curiosa, instigante. O questionamento existencial proposto sobre o que nos é oferecido, e se devemos aceitar esse "presente" ou não é a melhor coisa do livro, além das particularidades desse planeta vivo e, possivelmente, consciente. O ponto negativo são algumas descrições sobre o planeta e sua natureza, que mostram-se prolongadas e, por vezes, dispersantes.

Me aventurei na obra para poder assistir o filme homônimo de 1972, do Tarkovski. Estou curioso em ver a representação de determinados conceitos.

Lora_Bee 13/08/2023

Acho que poderia ter umas 60 páginas a menos, mas bom.
O livro narra a história de um astronauta que, ao chegar em um planeta em outro sistema solar, descobre que a estação espacial está em desordem absoluta e que provavelmente o clima do planeta está causando desordens psicólogas nos demais astronautas.
Assim. O livro é praticamente um thriller psicológico, só que em forma de ficção científica. Eu, honestamente, achei que algumas partes poderiam ter sido excluídas. As vezes os personagens tinham a MESMA conversa umas 3 vezes. Sobre o mesmo ponto. Chegando na mesma conclusão. No final você não entende exatamente o que era a história. Mas é um gênero interessante, que coloca algumas questões interessantes sobre a humanidade.
Aliás, um aviso: gatilhos fortes aqui. Se você é sensível a questões envolvendo Su!c!di0, não recomendo a leitura. Passe longe. Isso porque até eu, que não tenho problemas grandes com isso, fiquei abalada.

Felipe | @fe.ituras 01/08/2023

Cativante, mas arrastado
Antes de tudo, é necessário ter em mente que essa é uma obra que foi publicada originalmente no comecinho dos anos 60, assim sendo, naturalmente é uma leitura bem diferente da ficção científica que estamos habituados.

Solaris começou de uma maneira bem cativante pra mim, os mistérios que são apresentados logo de cara e todo o suspense e horror descrito pelo nosso protagonista narrador faz com que o interesse só aumente. Nessa introdução eu estava bastante engajado e lendo com fluidez, apesar da escrita bem aos moldes antigos.

A partir do momento que os conceitos são estabelecidos e as dúvidas um tanto ceifadas, a leitura começou a ser mais arrastada e difícil de fluir. Principalmente por conta da solarística (o ramo da ciência que estuda o planeta Solaris), apesar da riqueza de detalhes que ajuda na visualização de como é esse planeta, alguns capítulos são bem difíceis de concluir por conta de uma escrita muito carregada e com bastante termos difíceis.

Mas a porção final do livro entrega aquilo que toda boa ficção científica propõe: reflexões, e aqui reflexões bem profundas sobre existencialismo, psicologia e até mesmo fé, discutindo a existência de Deus.

No saldo final, apesar de alguns momentos complicados, eu gostei da leitura e de adentrar nesse universo da mente de Stanislaw Lem, grande clássico!
___________________________________________

Se você gostou desse texto, visita minha página no instagram @fe.ituras

Lá eu tenho algumas outras resenhas e trato sobre outros assuntos da cultura pop, como filmes, séries e músicas

Danniki 28/07/2023

O QUE ERA PARA SER SCI-FI VIROU UM ROMANCE FILOSÓFICO
A história foi publicada nos anos 60 pelo russo Stanislaw Lem (1921 - 2006), e tenho curiosidade para compartilhar com você! O próprio autor expressou a decepção após ler sua obra traduzida para inglês, ele era fluente no idioma e afirmou que o trabalho da tradução estava longe de ser fiel à história dele. Somente em 2014, sua obra foi traduzida fielmente, e a família do autor agradeceu pelo respeito!

Não se brinca com tradução, criatura!

Acho que o fato de eu querer ler esse livro há uma década afetou o meu julgamento da trama. O livro começa como sci-fi e termina como um romance filosófico, algo que eu não esperava. Ironicamente eu leio a sinopse, sinto que li um outro livro. O protagonista ser um psicólogo é um detalhe irrelevante, já que no enredo ele não atua como um. Ele é um cientista também, mas não o vejo como um. É estranho ele chegar no local e ter uns comportamentos contraditórios com as profissões dele, e em nenhum momento há uma comunicação externa para reportar relatórios, exceto quando chega o desfecho, que é quando alguém lembra de reportar um relatório após uma experiência estranhamente fracassada. Por isso acredito que a minha expectativa se foi com o meu julgamento do enredo.

A obra foca no Kris que chega em Solaris, o planeta. Lá, ele se depara com dois cientistas que aparentam estar perturbados até acontecer o mesmo com ele: ele vê uma pessoa que faleceu há anos, essa pessoa está viva e conversa com ele como se nunca tivesse morrido. Não se trata de uma aparição fantasmagórica, mas um possível monstro que Solaris criou para ele.

Juro que a história é interessante! O autor era um médico, então é comum a ciência questionar a existência de um Deus, assim foi entendido no livro. O questionamento sobre a existência de um alienígena, os humanos querem respostas que nem sempre terão.

Vou parar por aqui, senão desânimo a galera que quer ler. É fundamental que leia o livro para tirar as próprias conclusões, pois cada um tem sua experiência com leitura, ainda mais quando se trata de um romance filosófico com ficção científica. É um assunto muito pessoal e depende do seu entendimento da história e seus princípios de vida.

A história é fluida, mas acaba sendo arrastada na metade até o final por ser confusa, e não gostei por não ter plot twist. Também há um questionamento existencial que não achei interessante, entende?

Antes de encerrar a resenha, você sabia que a obra serviu de inspiração para cinema, teatro e rádio? Sobre a adaptação para cinema, são três versões! De 1968, 1972 e 2002, sendo a versão de 1972 ganhadora do prêmio de Grand Prix no Festival de Cannes, dirigida por Andrei Tarkovsky.

Para ser sincere, eu prefiro a versão de 2002, pois a história faz sentido e tem plot twist muito legal!

site: https://www.instagram.com/autore.danniki

Vira.Livro 24/07/2023

Começou muito bem, mas do meio para o final se tornou monótono e eu não sabia para onde o autor ia. Me deixou com um sentimento de decepção, especialmente pelo início ter sido bom.
Danniki 26/07/2023minha estante
Compartilho da mesma sensação. Que triste!