Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Manu 16/12/2022

Começa bem, depois vira uma bagunça
Até 50% eu estava amando o livro, a história tinha todo um mistério, não conseguia largar. Mas depois disso desandou muito, o autor passou a falar sobre assuntos desinteressantes, entediantes e de difícil visualização. Os capítulos que falam sobre os monstros e sobre os pensadores são insuportáveis, só um monte de palavra sem significados. Achei o final meio vazio também, só não tiro mais estrelas porque gostei muito de metade dele e da proposta.

Bel 14/12/2022

Essa foi uma leitura que eu arrastei por mais de um ano e enfim terminei porque não gosto de desistir de um livro, mas terminei sem entender nada.
Eu sei que o livro tem uma grande discussão filosófica sobre o ser incompreendido e etc, mas de incompreendido ficou eu e o livro. Acredito que para alguém pode ser uma leitura interessante com ótimas argumentações e discussões, mas para mim a leitura foi tão maçante que não sobrou energia para pensar sobre o que eu estava lendo de fato e refletir sobre isso.
No mais, achei uma premissa interessante, a história realmente tem um atrativo à primeira vista, mas o vocabulário utilizado também torna difícil de entender, tendo que reler o trecho várias vezes para enfim conseguir entender o que o autor quis dizer.

_Wesley_ 10/12/2022

Ficção Filosófica
Esse livro pode causar diferentes reações no leitor, para aqueles que o encaram como uma pura historia de ficção científica com seu mistério e romance, podem se ver logo decepcionados com a obra toda. Pode-se ver Solaris como uma reflexão filosófica do entendimento humano. O ser humano acredita que tudo pode ser objeto de seu estudo, independente do que o objeto é, mesmo se ele for um planeta. Nada escapa ao seu escrutínio. Mas será que ele entende a si mesmo? Seu organismo, limites, medos e desejos? E quando o objeto de estudo é a sua vida?

Lucas Kemmerich 02/12/2022

Solaris, o planeta incompreendido
Solaris é um livro com uma grande carga reflexiva, visando a solidão, o que é real? Deus realmente existe? Qual o Deus que existe?
Solaris vai além quando as questões são seus questionamentos, porém perde quando se trata de narrativa. A questão da solarística que se torna exaustiva com a quantidade de informações impostas sobre esse assunto. Certas falas racistas também são encontradas aqui e por isso me fazem retirar uma estrela de sua avaliação. O próprio protagonista que de psicólogo não tem nada, raras são as citações a psicologia narradas durante o livro e nem seus próprios conflitos mentais ele consegue discernir.
Solaris, entretanto, é recomendado por mim, uma reflexão maravilhosa é trabalhada e sua história, também é muito interessante apesar do planeta - sério fiquei com dó - não ser levado a sério, parece que não cogitam outras possibilidades quando se referem ao que o planeta estaria querendo, mas achei o livro muito bom.

Nelson.Junior 02/12/2022

Planeta Vivo?
Um planeta que, aparentemente, tem vida própria intriga a humanidade. Um psicólogo é enviado para investigar a tripulação que está no planeta e é surpreendido. De certo modo, os tripulantes vêem vultos e pessoas que a tanto já estavam mortas. Resta saber, loucura ou realidade?
Livro show de bola, ficção científica com pitadas filosóficas.

Leticia 02/12/2022

Achei melancólico
As vezes as explicação científicas ficavam muito pesadas para mim, mas os diálogos são muito bons, o conflito muito interessante e as reflexões dos personagens foram profundas e significativas.
Eu entendi o que rolou? Em parte.
Eu fiquei com pena de todo mundo o tempo todo!
o final é bom mas como falei, que melancolia!

Vininini 01/12/2022

Nós partimos para o cosmos preparados para tudo...
Esse livro é daqueles que não promete nada e entrega tudo, quem espera apenas uma ficção científica pode se decepcionar.

O livro utiliza muito bem a ficção pra extrapolar uma discussão filosófica sobre a natureza humana e coloca os personagens em situações onde a moral e a razão são testadas ao limite.

A premissa é muito simples: como lidar com aquilo que não somos capazes de compreender? Em alguns momentos até me lembrou o cosmicismo de Lovecraft.

A leitura fica um pouco cansativa e difícil de acompanhar nos momentos que se aprofudam na "solaristíca", mas até esses momentos têm importância pra mostrar como a soberba de fingir que entendemos algo a respeito desse mundo nos faz parecer ridículos.

@tigloko 26/11/2022

O Oceano inteligente
Kris Kelvin, um psicólogo/pesquisador da Terra vai até Solaris para descobrir o que está acontecendo na Estação de pesquisa de lá. Depois do pouso, ele encontra um dos cientistas com uma atitude estranha e agressiva. A partir daí, Kelvin investiga onde estão os outros membros da equipe, por quê a Estação parou de relatar as descobertas e quem são os "hospedes" que estão aparecendo na Estação. Além de desvendar o mistério envolvendo o único ser nativo do planeta, o oceano que demonstra ser inteligente.

Comecei gostando muito do livro. A ideia da entidade alienígena ser um oceano é bem original. Abriu várias possibilidades ao longo do livro. O modo como ele interage com o personagem principal é assustador de certa forma. É uma situação claustrofóbica tanto para o personagem quanto para o leitor. Tem umas partes de suspense bacana também, deixando no ar o que raios está acontecendo naquele lugar.

Mas se a história não fosse tão arrastada eu teria gostado mais. Senti que eu lia mas a história não avançava. O autor foca grande parte da história para explicar como o oceano funciona, cheio de termos técnicos e uma linguagem complicada. Da pra considerar uma ficção científica nível hard kkkk.

Eu estou acostumado com o gênero de FC. Mas nesse livro foi uma luta para conseguir visualizar o que estava sendo apresentado. É abstrato demais.

Mas reconheço que o livro trás uma discussão interessante sobre o lugar da humanidade no vasto cosmo.

"O homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras."

Enfim, é um livro interessante pelo conceito do oceano. Mas não indicaria para quem não está acostumado com o gênero.

Senses 24/11/2022

Mais um livro de filosofia do que de ficção científica
Comecei esse livro achando que era algo realmente de ficção científica, mas acabei em um oceano (há) filosófico, com treços intermináveis sobre coisas que eu não precisava realmente saber, em uma escrita arrastada, o que tornava tudo pior.
Se pelo menos eu soubesse sobre o que realmente era o livro, teria ido um pouco mais preparado, mas não aconteceu.

Grace 23/11/2022

Arrastado
Faz um bom tempo que queria ler este livro por conta de ser clássica e sempre ouvir falar bem.
Para mim confesso que achei a leitura bem arrastada. Lenta e não empolgante. Não consegui conectar com que o autor quis passar.

Livia1405 21/11/2022

Diferentao
Uma ficção científica que tem uma história muito interessante, porém as vezes fica bastante monótona em relatos científicos

Vitor Hugo 20/11/2022

O DESCONHECIDO RESIDE EM CADA UM DE NÓS

Do autor polonês Stanislaw Lem, o livro SOLARIS foi publicado em 1961, sendo que a obra foi adaptada cinematograficamente pelo genial diretor russo Andrei Tarkovski em 1972. E foi com as imagens do filme na cabeça (visto por mim anteriormente à leitura) que li os quatorze capítulos do livro.

Na obra, acompanhamos o relato em primeira pessoa do psicólogo Kris Kelvin, que logo no início da narrativa viaja pelo cosmos até o exoplaneta Solaris, conhecido há décadas pelo ser humano, que construiu uma estação espacial de mesmo nome no local (não há menção à época em que vive a humanidade, mas seguramente se trata de uma era muito e muito além dos tempos atuais, nos quais mal estamos a ponto de voltar à Lua (Programa Artemis, da Nasa).

Chegando à estação, Kelvin se depara com o chefe da missão morto, e com apenas outros dois cientistas vivendo no local, agindo de forma estranha e perturbada em uma estação em estado desalentador (muito bem retratada no filme homônimo, havendo um forte contraste com os ambientes espaciais impecáveis do também livro/filme 2001).

Logo, Kelvin se depara com fenômenos absurdos, possivelmente provocados pelo oceano que "habita" o planeta, sendo ele o único ser "vivo" e aparentemente consciente daquele inóspito lugar. É assim que Kelvin se vê inexplicavelmente diante de Harey, que havia sido sua mulher e havia se suicidado anos antes, fato pelo qual ele se culpava.

Aliás, falando em culpa, a nota mais marcante do livro é fazer um paralelo entre o desconhecido do cosmos, com suas possíveis e ininteligíveis - para o ser humano - formas de consciência, e o desconhecido que nos habita, na forma do nosso inconsciente.

Sim. Porque de uma forma bem psicanalítica o "oceano pensante" confronta os homens na estação com seus desejos irracionais e experiências traumáticas "guardados" no inconsciente, acessados por ele justamente durantes o sono dos cientistas (pois é, pelo jeito o oceano tinha conhecimento de Freud, em especial da leitura dos sonhos como "janelas" para o inconsciente.

Daí decorre a melhor frase do livro: "o homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras".

Observação: resenha escrita ao som de Echoes, do Pink Floyd.

moacircaetano 15/11/2022

Espetacular livro, minha primeira experiência com um escritor polonês.
Assim como em O Planeta dos Macacos, a ficção científica serve de pano de fundo para reflexões filosóficas profundas.
O amor, aqui apresentado em toda a sua crueza e inconsequência, é o personagem principal do livro.
Recomendo.