Solaris

Solaris Stanislaw Lem




Resenhas - Solaris


303 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jess Cipriano 24/12/2022

As inúmeras páginas com vocabulário científico que tentam explicar como é e como funciona esse planeta tornaram a leitura bem maçante, mas os diálogos e a filosofia por trás dessa história deixa o livro bem interessante.
comentários(0)comente



Dri 22/12/2022

Melancolia e mistério no espaço!
Um trio de cientistas está em uma missão no planeta Solaris, descobrem que o local possui um oceano inteligente que os faz passar por acontecimentos inexplicáveis, mas que os leva em uma série de reflexões, incertezas e mistérios.

Solaris é muitas vezes filosófico e levanta questões sobre o contato de seres humanos com vida extraterrestre e toda a relação dos humanos com o funcionamento do universo: existe um limite para isso? Quais são as possibilidades?

Esse livro me ganhou nas partes mais reflexivas, humanas, de tensão e de conversas entre os cientistas sobre o que estava acontecendo.

Mas ele me perdia nas partes que ia descrevendo coisas mais físicas e técnicas do planeta e outras partes mecânicas e externas. O finalzinho é basicamente só isso, por isso não curti muito.

Ele me fez pensar bastante, mas não foi dos mais fluidos, alguns trechos bem de ficção-científica eu tive que ler duas vezes pra entender. Ele não é grande, tem umas trezentas páginas, o que é ótimo porque o autor não fica enrolando e cada cena é importante.

A história é inteligente e é muito intrigante acompanhar as tentativas dos cientistas de compreender Solaris e dar sentido ao que o oceano faz.

Tudo o que acontece em Solaris está além do entendimento humano, o livro não traz respostas nem nada muito explicado, o que aumenta o mistério e fascínio em torno da trama, já que existem várias interpretações possíveis.

Solaris é melhor ainda considerando que o livro foi publicado na década de 60. O autor sabe muito bem passar a sensação de isolamento, dúvida, culpa e tantos outros sentimentos que os personagens, em especial o protagonista, carregam.

"Nós partimos para o cosmos preparados para tudo." Mas será mesmo que estão preparados?

Uma experiência única e totalmente fora da minha zona de conforto que eu amei ter.

"O que é um homem normal? Aquele que nunca fez nada abominável? Sim, mas será que nunca pensou em fazê-lo? Ou talvez nem tenha pensado, apenas alguma coisa dentro dele pensou, pululou, dez ou trinta anos atrás; talvez tenha se defendido daquilo e esqueceu, e não ficou se martirizando, porque sabia que nunca levaria a cabo. Bem, mas agora imagine que subitamente, em pleno dia, no meio de outras pessoas, encontra aquilo corporificado, acorrentado a você, indestrutível, e emtão? O que você tem então?"
comentários(0)comente



Luba 20/12/2022

?O homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras.?
comentários(0)comente



Manu 16/12/2022

Começa bem, depois vira uma bagunça
Até 50% eu estava amando o livro, a história tinha todo um mistério, não conseguia largar. Mas depois disso desandou muito, o autor passou a falar sobre assuntos desinteressantes, entediantes e de difícil visualização. Os capítulos que falam sobre os monstros e sobre os pensadores são insuportáveis, só um monte de palavra sem significados. Achei o final meio vazio também, só não tiro mais estrelas porque gostei muito de metade dele e da proposta.
comentários(0)comente



Bel 14/12/2022

Essa foi uma leitura que eu arrastei por mais de um ano e enfim terminei porque não gosto de desistir de um livro, mas terminei sem entender nada.
Eu sei que o livro tem uma grande discussão filosófica sobre o ser incompreendido e etc, mas de incompreendido ficou eu e o livro. Acredito que para alguém pode ser uma leitura interessante com ótimas argumentações e discussões, mas para mim a leitura foi tão maçante que não sobrou energia para pensar sobre o que eu estava lendo de fato e refletir sobre isso.
No mais, achei uma premissa interessante, a história realmente tem um atrativo à primeira vista, mas o vocabulário utilizado também torna difícil de entender, tendo que reler o trecho várias vezes para enfim conseguir entender o que o autor quis dizer.
comentários(0)comente



_Wesley_ 10/12/2022

Ficção Filosófica
Esse livro pode causar diferentes reações no leitor, para aqueles que o encaram como uma pura historia de ficção científica com seu mistério e romance, podem se ver logo decepcionados com a obra toda. Pode-se ver Solaris como uma reflexão filosófica do entendimento humano. O ser humano acredita que tudo pode ser objeto de seu estudo, independente do que o objeto é, mesmo se ele for um planeta. Nada escapa ao seu escrutínio. Mas será que ele entende a si mesmo? Seu organismo, limites, medos e desejos? E quando o objeto de estudo é a sua vida?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas Kemmerich 02/12/2022

Solaris, o planeta incompreendido
Solaris é um livro com uma grande carga reflexiva, visando a solidão, o que é real? Deus realmente existe? Qual o Deus que existe?
Solaris vai além quando as questões são seus questionamentos, porém perde quando se trata de narrativa. A questão da solarística que se torna exaustiva com a quantidade de informações impostas sobre esse assunto. Certas falas racistas também são encontradas aqui e por isso me fazem retirar uma estrela de sua avaliação. O próprio protagonista que de psicólogo não tem nada, raras são as citações a psicologia narradas durante o livro e nem seus próprios conflitos mentais ele consegue discernir.
Solaris, entretanto, é recomendado por mim, uma reflexão maravilhosa é trabalhada e sua história, também é muito interessante apesar do planeta - sério fiquei com dó - não ser levado a sério, parece que não cogitam outras possibilidades quando se referem ao que o planeta estaria querendo, mas achei o livro muito bom.
comentários(0)comente



Nelson.Junior 02/12/2022

Planeta Vivo?
Um planeta que, aparentemente, tem vida própria intriga a humanidade. Um psicólogo é enviado para investigar a tripulação que está no planeta e é surpreendido. De certo modo, os tripulantes vêem vultos e pessoas que a tanto já estavam mortas. Resta saber, loucura ou realidade?
Livro show de bola, ficção científica com pitadas filosóficas.
comentários(0)comente



Leticia 02/12/2022

Achei melancólico
As vezes as explicação científicas ficavam muito pesadas para mim, mas os diálogos são muito bons, o conflito muito interessante e as reflexões dos personagens foram profundas e significativas.
Eu entendi o que rolou? Em parte.
Eu fiquei com pena de todo mundo o tempo todo!
o final é bom mas como falei, que melancolia!
comentários(0)comente



Vininini 01/12/2022

Nós partimos para o cosmos preparados para tudo...
Esse livro é daqueles que não promete nada e entrega tudo, quem espera apenas uma ficção científica pode se decepcionar.

O livro utiliza muito bem a ficção pra extrapolar uma discussão filosófica sobre a natureza humana e coloca os personagens em situações onde a moral e a razão são testadas ao limite.

A premissa é muito simples: como lidar com aquilo que não somos capazes de compreender? Em alguns momentos até me lembrou o cosmicismo de Lovecraft.

A leitura fica um pouco cansativa e difícil de acompanhar nos momentos que se aprofudam na "solaristíca", mas até esses momentos têm importância pra mostrar como a soberba de fingir que entendemos algo a respeito desse mundo nos faz parecer ridículos.
comentários(0)comente



@tigloko 26/11/2022

O Oceano inteligente
Kris Kelvin, um psicólogo/pesquisador da Terra vai até Solaris para descobrir o que está acontecendo na Estação de pesquisa de lá. Depois do pouso, ele encontra um dos cientistas com uma atitude estranha e agressiva. A partir daí, Kelvin investiga onde estão os outros membros da equipe, por quê a Estação parou de relatar as descobertas e quem são os "hospedes" que estão aparecendo na Estação. Além de desvendar o mistério envolvendo o único ser nativo do planeta, o oceano que demonstra ser inteligente.

Comecei gostando muito do livro. A ideia da entidade alienígena ser um oceano é bem original. Abriu várias possibilidades ao longo do livro. O modo como ele interage com o personagem principal é assustador de certa forma. É uma situação claustrofóbica tanto para o personagem quanto para o leitor. Tem umas partes de suspense bacana também, deixando no ar o que raios está acontecendo naquele lugar.

Mas se a história não fosse tão arrastada eu teria gostado mais. Senti que eu lia mas a história não avançava. O autor foca grande parte da história para explicar como o oceano funciona, cheio de termos técnicos e uma linguagem complicada. Da pra considerar uma ficção científica nível hard kkkk.

Eu estou acostumado com o gênero de FC. Mas nesse livro foi uma luta para conseguir visualizar o que estava sendo apresentado. É abstrato demais.

Mas reconheço que o livro trás uma discussão interessante sobre o lugar da humanidade no vasto cosmo.

"O homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras."

Enfim, é um livro interessante pelo conceito do oceano. Mas não indicaria para quem não está acostumado com o gênero.
comentários(0)comente



Senses 24/11/2022

Mais um livro de filosofia do que de ficção científica
Comecei esse livro achando que era algo realmente de ficção científica, mas acabei em um oceano (há) filosófico, com treços intermináveis sobre coisas que eu não precisava realmente saber, em uma escrita arrastada, o que tornava tudo pior.
Se pelo menos eu soubesse sobre o que realmente era o livro, teria ido um pouco mais preparado, mas não aconteceu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



303 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |