Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Omae 08/12/2021

Solaris convida o leitor a refletir a essência de um ser vivo, chorar pelos mortos e sentir a solidão do universo.

joao_fabrini 05/12/2021

"O homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras."

-Stanisław Lem

Barcelos 22/11/2021minha estante
Recomendo como trilha sonora a música Solari de Ryiuichi Sakamoto.

Amanda 12/11/2021

O livro começa com uma pegada incrível, li quase 200 páginas sem nem perceber. A todo momento você quer saber o que está acontecendo e entender melhor aquele universo de Solaris. Perde uma estrelinha e meia porque a leitura começa a ser um pouco arrastada mais para o final do livro. Esse livro começa como algo relativamente simples e evolui para uma discussão filosófica e teológica incrível.

Tata 12/11/2021

Acabei só pela Graça de Cristo.
Não posso dizer que foi um livro ruim, mas para ser sincera, eu quis abandonar ele várias e várias vezes.
O livro em si tem uma história boa, de início até me pareceu um suspense e eu adorei a ideia, mas assim que eu peguei o ritmo do livro ele modou. Lá estava eu, adorando a história e do nada o autor começou a descrever tudo que aconteceu no estudo do planeta nos últimos 80 anos, detalhe por detalhe. E foi aí que eu comecei a cansar, várias páginas de pura descrição cansativa, embora necessária, já que se trata de um "planeta desconhecido", porém é demasiado cansativo.
Eu recomendo o livro para quem tem interesse em astronomia, acredito que as descrições seriam interessantes para quem gosta dessa área, mas para mim não deu.

Ivan 03/11/2021

Ficção científica filosófica
O autor Stanislaw Lem explode as mentes com essa obra, onde mostra um psicólogo indo trabalhar em uma pesquisa no planeta "vivo" Solaris, que da nome ao livro, junto com outros cientistas enfrentando situações bem estranhas e complexas.
Muito bem explicado, focando hora nos problemas pessoais do personagem principal Kris Kelvin, como no planeta, que não parece muito um planeta.
Mesmo com as explicações essa obra não é fácil de entender, pois todo o assunto científico e filosófico é muito pesado, e mesmo lá se passando em um futuro muito distante, não tem resposta pra nada, o que torna tudo muito mais interessante, mas um pouco cansativo.
Uma conclusão interessante que tiro desse livro é sobre o tão esperado contato da raça humana com alguma raça alienígena, e que aqui é abordado de uma forma bem realística, explorando o fato que tudo o que sabemos não significa nada se o que encontramos estar fora dos nosso limites intelectuais de comunicação.
Recomendo muito para os fãs de ficção científica, obra única!

Gabriel 29/10/2021

O livro tem seus altos e baixos, tive que ter um pouco de paciência em alguns trechos, mas o final me surpreendeu bastante!

Marcio.Barbosa 07/10/2021

Livro Maravilhoso
Eu não sabia o que esperar desse livro, assim como a maioria, pois não procuro saber muito coisa sobre. Mas foi uma leitura muito agradável e até rápido para mim que leio devagar.

Em si o livro é muito interessante e trouxe uma discussão sobre o que é vida e o que seria vida inteligente e nos faz parar para refletir sobre nossa própria existência como vida e como a enxergamos além de nós mesmos.

Recomendo bastante a leitura dele.

Nayany 15/09/2021

Estava com a expectativa altíssima por adorar a adaptação de Tarkovsky.
O livro tem seus altos e baixos,tem que ter um pouco de perserverança em alguns capítulos e o final foi por um caminho que me surpreendeu bastante.

Thiago Araujo 13/09/2021

Misterioso e Surpreendente
A minha experiência foi tão diferente com esse livro, que até agora estou na dúvida quanto a quantidade de estrelas para avaliá-lo. Já mudei algumas vezes. Durante a leitura então, nem se fala.

Apesar do mergulho em definições e conceitos científicos, muitas vezes exagerado, uma leitura mais atenta a essa parte consegue ambientar bem a experiência dos personagens.

Planetas estranhos e nossos pensamentos são lugares que não conseguimos definir com exatidão mesmo com muito tempo de estudo.

E quando o lugar conhece mais o que pensamos do que quem realmente somos? Isso nos descobre como amigo ou um inimigo? Que intenções são essas?

Essa loucura que nos leva a ler todas as páginas. O final dessa relação é surpreendente e torna a experiência de leitura bem interessante.

Em Solaris, descobrir um novo planeta é redescobrir a nós mesmos.

Ivan 12/09/2021

Uma viagem pela ciência e pela mente
Publicada originalmente em 1961 pelo escritor polonês Stanislaw Lem, a obra é referência no gênero Ficção Científica. Solaris nos presenteia com um tipo de história que pode ser desenvolvida e debatida em seus mais diversos aspectos, sejam eles científicos, psicológicos ou filosóficos.

Solaris é um planeta peculiar que orbita dois sóis e é todo coberto por um oceano. Este oceano é um imenso ser vivo, provavelmente inteligente. Toda uma ciência foi criada para estudar o planeta: a “solarística”. Uma estação flutuante foi construída para ajudar os pesquisadores.

O livro traz a história do cientista Kris Kelvin, psicólogo que vai ao planeta Solaris para estudar o oceano vivo. Mas ao chegar na estação espacial, Kelvin encontra colegas de trabalho hostis e amedrontados. Logo ele descobre que esses respeitados cientistas estão sendo perturbados por estranhas aparições, que também começam a afetar sua própria percepção. O que ele vê são suas memórias mais obscuras e reprimidas, materializadas por obra de alguma misteriosa força atuante no planeta.

As aparições têm corpo físico e conversam, ainda que de maneira confusa. São projeções de lembranças, de coisas reprimidas e guardadas na mente dos cientistas da estação. Portanto, cada um tem uma aparição ligada à sua própria história. Apesar de todo o mistério, a única aparição que conhecemos de fato é a da antiga namorada de Kris, chamada Harey.

O mote principal da obra é uma ideia de que as diferenças entre o ser humano e formas de vida alienígenas podem ser tão profundas que conceitos básicos para a civilização terrestre não poderiam ser aprendidos e interpretados. O livro também aborda aspectos psicológicos dos personagens, já que o ponto focal da história se dá com base nisso.

Solaris apresenta uma história complexa, apesar de a trama transcorrer num curto período e sob o viés de um único personagem. Ela é apresentada em primeira pessoa. Apresenta questões importantes como: o que a humanidade busca no espaço? Que sentido estamos dispostos a encarar como resultado dessa busca? Até que ponto essa busca vai compensar nossa falta de autoconhecimento? E o ápice da trama é discussão filosófica que oscila entre a fé absoluta e o niilismo mais cru possível.

O livro é envolvente desde o começo, e o mistério do planeta, associado às experiências perturbadoras do narrador quanto à aparição de Harey e ao fato de que seus companheiros parecerem estar tramando contra ele. A leitura tem boa dose de suspense e mistério. Mas não dá para dizer que é fácil ler Solaris. Uma parte do livro se dedica a às explicações dos fenômenos que ocorrem em Solaris. Algumas pessoas acharão estas explicações sobre “solarística” chatas e cansativas, mas elas são necessárias para entender a dinâmica dos estudos sobre o planeta e quão pouco os cientistas o compreendem.

É impossível passar por ela sem refletir sobre nosso lugar no universo e todas as maravilhas e horrores que podem estar ao aguardo da humanidade lá fora. O final não oferece todas as respostas, e me deixou desejando uma continuação (que infelizmente não existe).

Uma ficção científica bem complexa, assustadora e imprevisível, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Obviamente não é uma leitura que eu recomendo a todos, talvez seja necessário o “timing” certo para tanto. Ainda assim, apesar das ressalvas, é um livro que gostei. Quem se aventura na leitura, recomendo que tenham em mente que é um livro de 1961 e que estejam preparados para essas partes mais descritivas, assim vão aproveitar melhor a leitura.

Jéssica 10/09/2021

A insignificância humana
Solaris é um livro que incomoda, talvez por abalar psicologicamente os personagens, planeta exerça algum poder também sobre quem lê (kkkk). Sendo ficção científica do leste europeu, não traz muitas explicações (você que lute para entender) mas, apesar disso, não é de difícil leitura. Nos vemos diante de Solaris como seres humanos prepotentes e que não concebem a ideia de que qualquer tipo de vida não tenha interesse em se comunicar conosco ao mesmo tempo em que o planeta/ser parece se divertir com o controle psicológico de que parece ser capaz.

Diegoisback! 02/08/2021

Solaris
A história é um terror psicológico/ficção científica, protagonizado por um científica que viaja até o planeta Solaris para estudar um oceano vivo.
O embasamento teórico através da solaristica (ciência que estuda o planeta) pode incomodar um pouco o leitor e tornar a leitura um pouco difícil, mas é extremamente necessário para o enredo e a conclusão brilhante da história.
Uma obra de alto nível!

giovani_s_b 28/07/2021

Romance com a ET vaporizou
Tudo começou meio que por acaso, mas o acaso pregou uma peça no protagonista. Eu esperava ver um desfecho mais surpreendente, mas ficou dentro de minhas expectativas. O final do livro é diferente do final dos filmes sobre o livro.

Matheus Bonfim 17/07/2021

Leitura intrigante
Comecei a leitura de Solaris bem empolgado, vinha no hype por causa de Piquenique na estrada, que eu amei. Contudo, dessa vez eu me decepcionei um pouco, o livro tem um excesso de pseudo ciência, que deixa a leitura enfadonha e no final o autor ainda mete religião no meio. Mas é um bom suspense psicológico.