1565 - Enquanto o Brasil nascia

1565 - Enquanto o Brasil nascia Pedro Doria
Pedro Doria
Pedro Doria




Resenhas - 1565 - Enquanto o Brasil nascia


47 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


@uaitolendo 03/12/2016

1565 enquanto o Rio nascia
Confesso que ao terminar de ler esse livro me vejo numa relacao de amor e odio com ele. Como ja li mto sobre o tema me senti decepcionava;esperava mais do enredo. Mas por outro lado adorei o aprofundamento da historia desse nosso passado que e muito pouco explorado. Um outro ponto que nao concordo e na afirmacao que os colonizadores foram os maiores responsavel pelo massacre indigenea; como relatadado no livro os indios tinham guerra entre si. Fiquei tambem imprecionada comn a riqueza de detalhes ao falo do Rio;da guanabara fato que me fez visualizar os fatos narrados. Mas o enfoque central no Rio me irritou um poco;se o titulo sugere ''enquanto o Brasil nascia" deveria ser falo mais sobre as outras capitanias.
comentários(0)comente



Volnei 19/03/2017

1565 - Enquanto o Brasil nascia
Nesta obra o autor faz uma analise sobre algumas partes da história do Pais que não são explorados em outras obras. O autor fraciona a analise de acordo com a região a ser estudada, propondo um exercício a nossa imaginação . Nossa apresentação se resume a estas poucas palavras e ao mesmo tempo convidamos a todos a embarcar nesta viagem pela nossa história.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Neto.Antonelli 02/09/2017

Conhecendo melhor o Rio de Janeiro e suas influências
O título do livro foi o que me atraiu e a indicação de que seria contará a historia do Brasil após a "descoberta" foi o que me fez decidir pela aquisição.

O livro traz boas histórias, porém gravita basicamente em torno do Rio de Janeiro, sua criação, governos e influências.

Escrito em linguagem contemporânea, porém achei que faltou um pouco de dinâmica na trama, o que deixou a leitura um pouco monótona.

Assim, para justificar minha avaliação não tão entusiasmada, Índico que foi pelo fato do livro falar menos do que eu esperava e por faltar aquele atrativo na trama.

De qualquer forma, vale para quem quer conhecer sobre a história do Rio de Janeiro, bem como para ter contato com ponderações interessantes e bastante lúcidas do autor que demonstrou amar a Cidade e conhecer a importância de se conhecer a história.
comentários(0)comente



Carlos Nunes 24/05/2018

Uma história do Rio
Livro surpreendente, tanto no assunto como no desenvolvimento do mesmo. O principal mérito do livro é se dedicar a um período quase desconhecido da nossa História, com acontecimentos dignos de figurarem em qualquer livro de aventuras, e tudo isso de forma bem simples, com linguagem coloquial, em clima de bate-papo. Mais do que simples relatos isolados, o autor se aprofunda nos fatos político-econômico-religiosos que foram causa de muitas das ações de Portugal com sua colônia recém-descoberta, mas tudo isso sem usar linguagem acadêmica, o que torna a leitura bastante prazerosa. Para os moradores do Rio, ou pessoas que tenham um certo conhecimento da cidade, o livro é delicioso e triste ao mesmo tempo, porque narra o nascimento de muitos locais e logradouros atuais, e dói ver que a cidade que hoje é tida como Maravilhosa praticamente apagou completamente seu riquíssimo passado histórico.
Porém o livro não é perfeito. Três fatos principais chamaram minha atenção durante a leitura:
1) muitos erros gramaticais (falha da revisão?);
2) o autor, em alguns momentos, deixa o leitor confuso com sua linha de raciocínio. É como se ele tivesse a certeza de que o leitor está dentro do seu pensamento, e não completa a ideia que está desenvolvendo, forçando uma releitura de trechos anteriores para que a leitura faça sentido;
3) o título um tanto equivocado, pois o enfoque do livro é quase todo na criação e desenvolvimento do Rio de Janeiro.
Em resumo, achei o livro muito bom, esclarece muitos fatos obscuros, e estabelece relações das quais a maioria das pessoas não têm ideia como, por exemplo, que o grande responsável pela fundação do Rio foi Manuel da Nóbrega, e que o Rio nasceu para que São Paulo pudesse sobreviver. Leitura excelente, divertida e esclarecedora.
comentários(0)comente



Eneas 13/06/2018

Excelente
O é envolvente e surpreende os leitores desavisados que acham que a gênese do Brasil foi algo simples.
comentários(0)comente



Igor Henrique 07/08/2013

Rio - São Paulo e a construção do Brasil
Botafogo, Flamengo, Castelo; de onde vieram esses nomes? Quantos de vocês saberiam que o bairro da Urca foi a primeira vila do que seria um dia a cidade do Rio de Janeiro? Apesar das poucas referências bibliográficas para alguns fatos particularmente detalhados, Pedro Doria trata de um período que além de ser pouquíssimo documentado, está dominado por estudos acadêmicos, sendo pouco voltado pro público geral. Contando a história da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Doria esclarece a importância, as dificuldades e a irreverência das capitanias/cidades do Sudeste brasileiro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alê 22/01/2019

Enquanto o Brasil nascia...
Esse título do livro mexeu mto comigo. O fato de pensar o Brasil com todos os desafios do período da invasão. Bobeira nossa achar que só os portugueses foram os invasores, quando na realidade eles conseguiram se impor, porém, a briga era feia, porque várias nações vieram e aqui já viviam povos indígenas e é claro os mais fortes sufocam os mais fracos, "será que estamos falando do hoje da história", e estas nações brigavam entre si, exploravam os povos nativos, traziam outros povos para serem aqui escravizados e no final exploraram tanto das nossas riquezas materiais e pessoais que hoje o que resta das nossas raízes são histórias para contar, e ainda bem. Mas o autor foi bem feliz em sua pesquisa e com certeza poderia ter colocado mais detalhes porém seria um exagero de livro, mas eu indico essa leitura para os apaixonados por história.
Aproveitem...
comentários(0)comente



Oswaldo 26/05/2019

Não era o que eu esperava
Na onda de livros com títulos que se resumem a uma data (iniciado pelos livros de Laurentino Gomes), este pega carona e busca o mesmo sucesso dos anteriores. O subtítulo, de fato, é: “A aventura de portugueses, franceses, índios e negros na fundação do país”. No entanto, o livro tem a proposta de contar a história da cidade do Rio de Janeiro. Ou melhor, contar “causos”, “pequenos fatos” da história do Rio. Não é bem o que o título sugere. O autor é jornalista. Por esse fato, esperei um estilo de escrita mais solto. Não foi isso o que vi e senti. É claro que estou analisando a partir de meus gostos. Muitos podem gostar do estilo – e do livro. Não foi exatamente o que eu esperava.
comentários(0)comente



Olivia 19/06/2019

Interessante porém maçante
Gostei do livro o suficiente para acrescentar a terceira estrela, porém confesso que não me prendeu a forma de escrita..
Aprendi muito sobre a colonização do Brasil mas aprendi principalmente muito sobre o Rio, e o porque de muitas questões da diferenciação da cultura entre Rio e SP mesmo sendo tão próximos.
Podemos perceber também que o ciclo econômico, político e outras variáveis, nada mais é do que realmente isso, ciclos. E considerando que o Brasil na época de hoje em que escrevo está vivendo uma - baixa para alta - do ciclo, o livro acaba nos trazendo "esperança" de certa forma, pois tudo e todos evoluem e isso já basta.
comentários(0)comente



Jéssica Machado 01/03/2020

"1565 Enquanto o Brasil nascia"
Em 1999 Pedro Doria percebeu que não conhecia a História do Rio e saiu em busca dessa história e de fato não encontrou e começou então sua pesquisa para o livro "1565 enquanto o Brasil nascia" que se estendeu até 2012.
O livro de Doria explora personagens desde a fundação do país, citando desde guerras com índios, a chegada dos escravos africanos, atritos com holandeses e franceses e as missões jesuíticas e entrando também na fundação de São Paulo e Rio de Janeiro duas grandes cidades que definiram a identidade do país. Leitura fluída e muito clara! Gostei bastante.
comentários(0)comente



Marco 27/03/2020

Livro de história que te leva na viagem!
Baita livro escrito pelo Pedro Doria, na linha dos livros do Laurentino Gomes. Apesar de ser um livro de história, ele te leva como fosse um romance da época em que o Brasil surgia e as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo ganhavam sua importância. Uma narrativa gostosa (apesar das vezes ser repetitiva em alguns fatos) que te leva a vários lugares do mundo (Buenos Aires, Asunción, Peru, Angola, etc) que tem sua história entrelaçada com o Rio de Janeiro.
Para quem quer realmente conhecer como o Brasil surgiu, a leitura é obrigatória (Assim como Laurentino Gomes).
comentários(0)comente



Clube Tripas 01/04/2020

Conteúdo: Jovem/Adulto
Livro: 1565 Enquanto o Brasil nascia.
Autor: Pedro Doria
Editora: Harper Collins
Páginas: 271
Avaliação: Gostei muito (4/5)
Mês: abril/20
Bibliotecário: Paulo Caires / Limeira-SP

O livro, obra de uma pesquisa minuciosa, apresenta curiosidades sobre os personagens que fundaram as duas maiores cidades brasileiras: Rio de janeiro e São Paulo. O vai e vem de portugueses, franceses e holandeses durante o período que os historiadores chamam de “quinhentista”, geraram muitas batalhas e desenharam a identidade dos brasileiros, deixando marcas que persistem nos dias atuais, desde o “s” pronunciado pelos cariocas na fala, herança direta dos portugueses, até costumes, festas folclóricas, culinária, e brincadeiras de rua. O autor, colunista de O Globo e O Estado de São Paulo a certa altura do livro diz que o país no qual vivemos é fruto da imaginação de quem governou Portugal entre 1530 e 1555, O Brasil nasce como um exercício de imaginação. O livro é um excelente complemento à obra de Darcy Ribeiro “O povo brasileiro”.
comentários(0)comente



Ro 10/04/2020

O Rio de Janeiro continua lindo
Eu cheguei nesse livro com uma expectativa x que foi frustrada ao longo da leitura. Quando comecei a ler, buscava uma descrição do Brasil colônia como um todo, mas, assim como o próprio autor informa, é um livro que fala sobre o Rio de Janeiro. Também não acredito que em 340 páginas fosse possível abarcar todas as capitanias e suas peculiaridades.
O livro é muito rico de informações e traz muitos nomes importantes na constituição do Rio de Janeiro. Vale super a pena ler, recomendado para todos que desejam conhecer um pouco melhor a história do nosso pais. Agora, se você é carioca, é uma leitura que se faz obrigatória.
comentários(0)comente



alex 08/05/2020

Nao se engane: o livro trata do RJ
Gostei do livro. É do tipo que me agrada em termos de leitura, conteúdo e escrita. Mas me deixei enganar pelo título.

Trata-se, majoritariamente, de um livro sobre o RJ, em particular sobre a família Sá.

Como o próprio autor honestamente informa no início, o livro foi constituído, basicamente, a partir da visão histórica do branco europeu (em algumas partes isso claramente incomoda, mas é uma visão válida, por óbvio).

Nesse sentido, vale muito lê-lo em conjunto com o livro "1494", que traz uma visão mais focada nos indígenas que viviam aqui antes dos europeus chegarem. Acho que ajuda a balancear os relatos e, com isso, nos permite estruturar um painel mais rico e possivelmente mais próximo da verdade em nossas cabeças.
comentários(0)comente



47 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR