1565 - Enquanto o Brasil nascia

Resenhas - 1565 - Enquanto o Brasil nascia

1 | 2 | 3 | 4

Igor Henrique 07/08/2013

Rio - São Paulo e a construção do Brasil
Botafogo, Flamengo, Castelo; de onde vieram esses nomes? Quantos de vocês saberiam que o bairro da Urca foi a primeira vila do que seria um dia a cidade do Rio de Janeiro? Apesar das poucas referências bibliográficas para alguns fatos particularmente detalhados, Pedro Doria trata de um período que além de ser pouquíssimo documentado, está dominado por estudos acadêmicos, sendo pouco voltado pro público geral. Contando a história da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Doria esclarece a importância, as dificuldades e a irreverência das capitanias/cidades do Sudeste brasileiro.

Wilton 18/09/2013

Ótimo livro. Linguagem nada rebuscada. Sem a pretensão de ser um livro técnico de História, preenche o objetivo de propiciar uma informação superficial e amena. Gostei. Recomendo.

Youkai Sanseru 24/09/2013

Rio de Janeiro
Não conheço muito bem o Rio, mas diversas citações de lugares e pessoas, me trouxeram as lembranças dos lugares que conheço. Fiquei com vontade de ir no Rio, só para ver alguns destes lugares.

Raio de luar 13/01/2014

Enquanto o Brasil nascia
O livro conta o que se passou no Brasil nos primeiros anos da colonização, um período de batalhas sangrentas e grandes aventuras e narra aspectos da vida de grandes personagens desse período e sua participação na história dessa época.

Daniel432 20/07/2014

Curiosidades Cariocas
O autor detalha os fatos que levaram à fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro contando também curiosidades sobre os nomes de locais da cidade.

Uma das curiosidades citadas relaciona intimamente a fundação do Rio à busca de uma paz duradoura para a cidade de São Paulo que se via constantemente ameaçada por índios.

A leitura é fácil, apesar de se tratar de um livro de história, uma vez que o autor não utiliza de muitas referências a outras obras.

Este é um livro cuja leitura vale à pena mesmo para aqueles que não são aficcionados por História.

Fani 22/04/2015

Enquanto o Brasil nascia
Pedro Doria destrincha o passado brasileiro, lança em nossas faces fatos históricos de uma maneira fácil e agradável ao leitor.
Conhecer rituais indígenas e seus comportamentos, a relação dos holandeses, portugueses e franceses com o povo indígena, a maneira como o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, foi fundada - ali, de mãozinha dada com São Paulo - trajetória dos governastes do Rio tão ligada a família de Sá.
1565 é sem dúvida um livro histórico cheio de curiosidades, histórias, personagens e realidade. Ali está escrito um pouquinho da raiz brasileira.

Altieres 16/02/2016

Bom, a começar pelo subtítulo: achei-no bem inadequado ao dizer que o massacre de milhares de índios e a escravidão destes e dos negros africanos foram "aventuras". Apesar de achar interessante tratar de mais de um assunto no mesmo capítulo, abrindo janelas paralelas ao tema principal, o autor deixou certas partes bem confusas, iniciando do nada novas narrações totalmente alheias às anteriores. Fica difícil saber qual a ordem cronológica, o que aconteceu antes ou depois.

Apesar disso, achei interessante as curiosidades apresentadas, comparando pontos do Rio de Janeiro de antes com o de agora. Para quem quer uma leitura mais detalhada sobre a conquista do Rio pelos portugueses (e parte dos índios) e sobre os Jesuítas, recomendo "A conquista do Brasil 1500-1600".

@uaitolendo 03/12/2016

1565 enquanto o Rio nascia
Confesso que ao terminar de ler esse livro me vejo numa relacao de amor e odio com ele. Como ja li mto sobre o tema me senti decepcionava;esperava mais do enredo. Mas por outro lado adorei o aprofundamento da historia desse nosso passado que e muito pouco explorado. Um outro ponto que nao concordo e na afirmacao que os colonizadores foram os maiores responsavel pelo massacre indigenea; como relatadado no livro os indios tinham guerra entre si. Fiquei tambem imprecionada comn a riqueza de detalhes ao falo do Rio;da guanabara fato que me fez visualizar os fatos narrados. Mas o enfoque central no Rio me irritou um poco;se o titulo sugere ''enquanto o Brasil nascia" deveria ser falo mais sobre as outras capitanias.

Volnei 19/03/2017

1565 - Enquanto o Brasil nascia
Nesta obra o autor faz uma analise sobre algumas partes da história do Pais que não são explorados em outras obras. O autor fraciona a analise de acordo com a região a ser estudada, propondo um exercício a nossa imaginação . Nossa apresentação se resume a estas poucas palavras e ao mesmo tempo convidamos a todos a embarcar nesta viagem pela nossa história.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Neto.Antonelli 02/09/2017

Conhecendo melhor o Rio de Janeiro e suas influências
O título do livro foi o que me atraiu e a indicação de que seria contará a historia do Brasil após a "descoberta" foi o que me fez decidir pela aquisição.

O livro traz boas histórias, porém gravita basicamente em torno do Rio de Janeiro, sua criação, governos e influências.

Escrito em linguagem contemporânea, porém achei que faltou um pouco de dinâmica na trama, o que deixou a leitura um pouco monótona.

Assim, para justificar minha avaliação não tão entusiasmada, Índico que foi pelo fato do livro falar menos do que eu esperava e por faltar aquele atrativo na trama.

De qualquer forma, vale para quem quer conhecer sobre a história do Rio de Janeiro, bem como para ter contato com ponderações interessantes e bastante lúcidas do autor que demonstrou amar a Cidade e conhecer a importância de se conhecer a história.

Carlos Nunes 24/05/2018

Uma história do Rio
Livro surpreendente, tanto no assunto como no desenvolvimento do mesmo. O principal mérito do livro é se dedicar a um período quase desconhecido da nossa História, com acontecimentos dignos de figurarem em qualquer livro de aventuras, e tudo isso de forma bem simples, com linguagem coloquial, em clima de bate-papo. Mais do que simples relatos isolados, o autor se aprofunda nos fatos político-econômico-religiosos que foram causa de muitas das ações de Portugal com sua colônia recém-descoberta, mas tudo isso sem usar linguagem acadêmica, o que torna a leitura bastante prazerosa. Para os moradores do Rio, ou pessoas que tenham um certo conhecimento da cidade, o livro é delicioso e triste ao mesmo tempo, porque narra o nascimento de muitos locais e logradouros atuais, e dói ver que a cidade que hoje é tida como Maravilhosa praticamente apagou completamente seu riquíssimo passado histórico.
Porém o livro não é perfeito. Três fatos principais chamaram minha atenção durante a leitura:
1) muitos erros gramaticais (falha da revisão?);
2) o autor, em alguns momentos, deixa o leitor confuso com sua linha de raciocínio. É como se ele tivesse a certeza de que o leitor está dentro do seu pensamento, e não completa a ideia que está desenvolvendo, forçando uma releitura de trechos anteriores para que a leitura faça sentido;
3) o título um tanto equivocado, pois o enfoque do livro é quase todo na criação e desenvolvimento do Rio de Janeiro.
Em resumo, achei o livro muito bom, esclarece muitos fatos obscuros, e estabelece relações das quais a maioria das pessoas não têm ideia como, por exemplo, que o grande responsável pela fundação do Rio foi Manuel da Nóbrega, e que o Rio nasceu para que São Paulo pudesse sobreviver. Leitura excelente, divertida e esclarecedora.

Eneas 13/06/2018

Excelente
O é envolvente e surpreende os leitores desavisados que acham que a gênese do Brasil foi algo simples.

denishihara 25/07/2018

1565 Enquanto o Brasil nascia.
Gostei bastante do livro. Não só por entender um pouco mais sobre a história do Brasil, principalmente às diferenças entre Salvador, Rio e São Paulo. Às diferenças entre eles, o quanto o livro enfoca tanto o lado político, econômico e religioso. Até mesmo uma visão não só holística do que acontece no Brasil, mas também ao redor do mundo ( França, Espanha, África, Holanda) e tão rico em detalhes e aprofundamento que acaba se perdendo a linearidade da história e do raciocínio. Se fazendo necessário uma releitura.
O que mais me marcou foi o entendimento que cada estado teve na história do Brasil e a sua identidade e como nosso país não é tão chegado ao sua identidade nacionalista e patriótico. Ah extremamente válido a leitura e recomendo.

Alê 22/01/2019

Enquanto o Brasil nascia...
Esse título do livro mexeu mto comigo. O fato de pensar o Brasil com todos os desafios do período da invasão. Bobeira nossa achar que só os portugueses foram os invasores, quando na realidade eles conseguiram se impor, porém, a briga era feia, porque várias nações vieram e aqui já viviam povos indígenas e é claro os mais fortes sufocam os mais fracos, "será que estamos falando do hoje da história", e estas nações brigavam entre si, exploravam os povos nativos, traziam outros povos para serem aqui escravizados e no final exploraram tanto das nossas riquezas materiais e pessoais que hoje o que resta das nossas raízes são histórias para contar, e ainda bem. Mas o autor foi bem feliz em sua pesquisa e com certeza poderia ter colocado mais detalhes porém seria um exagero de livro, mas eu indico essa leitura para os apaixonados por história.
Aproveitem...

1 | 2 | 3 | 4