A Festa de Babette

A Festa de Babette Karen Blixen

Resenhas - A Festa de Babette

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa 08/04/2024

Praticamente um conto bem interessante sobre uma funcionária que gastou todo o dinheiro fazendo um jantar para as patroas

MarcosZ 31/08/2018

Leitura rápida e sem compromisso
Livro para ser lido rápido, sem compromisso. A história é mais ou menos. Não foi dos melhores que li...

monique.gerke 21/06/2018

Sublime..

Marker 06/08/2017

Confesso que minha pesquisa pós leitura não foi muito profunda, mas a imensa maioria dos textos sobre esse famoso conto de Karen Blixen falavam quase que exclusivamente sobre metáforas religiosas, a ideia de sagrado e martírio na perseverança que ronda a francesa Babette em seu exílio na Noruega como criada de duas irmãs religiosas. É uma leitura possível, mas o discurso final da protagonista sobre sua condição de artista, da gastronomia nesse caso, parece resignificar, ou ao menos alterar muitas das intenções do texto. Sim, existe algo de sagrado ali, mas não necessariamente de divino. A artista, que até o fim se abraça na crença do poder de seu trabalho, parece ter o mais inquebrável dos espíritos, e isso vai além do que qualquer dogma pode oferecer.

Elvis Pinheiro 11/06/2017

Ler durante jantares
Vi primeiro o filme. Obra-prima. Encontrei o livro e não tive dúvida: comprei-o. Aguardei o momento certo de le-lo. Li-o em dupla. Saboreei as páginas e fui arrebatado em meio a vinhos e texturas e sabores de alimentos também compartilhados. O sentido de confraternizar está nele.

Gabi Buarque 16/01/2017

A Festa de Babette
li em uma tarde esse livro deliciosamente simples.
não vi o filme mas fiquei curiosa pq imagino que o banquete deve ser bem mais atraente e farto do que o descrito no livro.
o encontro de dois mundos: um que dialoga com a escassez, de palavras, sentimentos, pensamentos. e outro, rico em sensações, sabores, cores, prazeres-generoso e cheio de vida.
como esse contato pode transformar a vida de ambos?

izabelaborges 08/01/2017

Babette inspira!
Livro pequeno, sem enrolação, com palavras encadeadas para contar, de modo bem objetivo, a influência positiva da chegada de Babette, francesa, em um vilarejo da Noruega. Para mim, o livro traz uma grande lição: por que não darmos sempre o que temos de melhor? Babette me auxilia a continuar não acreditando em uma máxima que ouço regularmente: "o ótimo é inimigo do bom".

Sanoli 13/02/2016

Em uma frase...
O Primeiro Master Chef da Literatura.
Para ler nossa resenha, por favor, acesse nosso blog!
Obrigado

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/02/a-festa-de-babette.html

Ana Paula 11/11/2015

Zás trás
Um livro para se ler em uma tarde. De dar água na boca!!!!

Rittes 05/02/2015

Uma festa para a mente
A dinamarquesa Karen Blixen acabou ficando mais famosa com o pseudônimo de Isak Dinesen, mas a sua obra não precisa de subterfúgios. Este precioso conto de pouco mais de 50 páginas é a prova disso. Delicado, comovente e brilhantemente escrito, "A festa de Babette" é uma joia da literatura. Diria até que é um belíssimo romance espremido à exaustão, até que só restasse o essencial. Mas, olhos atentos vão captar as muitas linhas não desenvolvidas que se escondem nas outras linhas desse fantástico trabalho. Sem dúvida, um grande livro de uma grande autora.

Letícia M. 20/02/2014

O prazer da comida e a alma do artista
A adaptação desse conto para o cinema é um dos filmes preferidos dos meus pais, por isso sempre ouvi falar dessa história desde criança. Cheguei a assisti-lo alguns anos atrás, mas só ao ver o livro de bolso em promoção na Cosac me dei conta que era de autoria da Karen Blixen, de quem ouço falar por ter influenciado alguns de meus escritores favoritos.

Assim como o filme conseguiu captar, "A festa de Babette" é belo, delicado e inspirador. Fala sobre os mais fortes anseios da alma de um verdadeiro artista, e de como uma refeição prazerosa é capaz de unir e apaziguar um grupo de pessoas que dela compartilham.

1 | 2 | 3 | 4