Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Mila F. @delivroemlivro_ 14/12/2023

Cartas para o Papai Noel foi uma leitura bastante mágica e facilmente o leria todos em todos os Natais
Sempre tive vontade de ler algo do extremamente famoso e escritor de clássicos britânico J. R. R. Tolkien, famoso pela trilogia O Senhor dos Anéis, mas até então ainda não tinha me debruçado em sua obra até estar procurando uma leitura de Natal e me deparar com Cartas do Papai Noel, comprar o ebook e o ler.

Que grata e mágica surpresa! Cartas do Papai Noel pode ser considerado um presente de Tolkien com uma coleção de cartas ilustradas que escreveu para seus próprios filhos na época do Natal entre os anos de 1920 até 1943, fingindo ser o Papai Noel. Percebam a grande criatividade e engenhosidade do autor.... Como os filhos dele devem ter fantasiado tudo o que ele contou nessas cartas, principalmente quando eram mais novos e, talvez, quando mais velhos, ficaram com essas memórias nostálgicas e mágicas da infância.

As cartas encontradas em Cartas do Papai Noel são repletas de histórias fantásticas sobre a vida no Polo Norte, os ajudantes do Papai Noel e as travessuras dos ursos polares. Tolkien, através de sua narrativa lúdica e vívida, cria um mundo mágico e cativante que atrai tanto crianças quanto adultos.

Além da magia das histórias, as cartas transmitem valores como amor, bondade e alegria, tornando este livro não apenas uma leitura deliciosa, mas também um testemunho do afeto familiar e da imaginação extraordinária de um dos maiores escritores do século XX. Chamou-me a atenção também a forma cuidadosa como o autor mencionou a Segunda Guerra Mundial.

Cartas do Papai Noel é uma obra que aquece os corações e transporta os leitores para um universo de encanto e magia, ideal para ser apreciada não apenas durante a época natalina, mas em qualquer momento do ano.

Outro ponto que preciso mencionar é sobre as ilustrações presentes no decorrer de todo o livro e que mesmo eu tendo lido na edição digital gostei bastante, são primorosas.

Cartas para o Papai Noel foi uma leitura bastante mágica e eu facilmente o leria todos os Natais de tão empolgante, criativo, singelo e afetuoso que ele é, para completar a leitura é extremamente fluida e cativante.

site: www.delivroemlivro.com.br

Léa 13/12/2023

Recordei minha infância
Esse livro é uma doçura sem tamanho. Eu recordei a minha infância nas épocas de Natal. Eram épocas muito especiais para mim. Esse livro também trouxe a lembrança de escrever cartas, como era maravilhoso enviar uma cartinha ou receber. Maravilhoso! Recomendo a leitura a todos.

Julinho 03/12/2023

Incapaz de se contentar em escrever cartas, ocupando o personagem "Papai Noel", Tolkien construiu todo um universo singular e povoado de personagens adoráveis (Urso Polar, Goblins, duendes, homens e crianças das neves e etc), envoltos em situações divertidas, originais e surpreendentes (até mesmo acontece mais de uma batalha no polo norte, talvez prenúncios da saga do anel). O fantasma da guerra, aparece na história, como a sombra do mal que sempre ronda a felicidade cotidiana: e ao final da leitura o leitor pode precisar alegar que caiu um cisco em um dos seus olhos, pois é uma leitura emocionante.

LaryShelf 03/12/2023

23 anos de cartas
Esse livro é a coletânea de cartas escrita por Tolkien para seus filhos, respondendo as cartas deles como se fosse o Papai Noel e contando todas as aventuras do Polo Norte, seus ajudantes e com desenhos das cenas divertidas e mágicas que ele vivia.

Foi uma fofura ler esse livro, as cartas cheias de histórias fantasiosas onde cada personagem tinha sua letra específica e escrevia para as crianças de forma divertida. Amei os desenhos que o papai noel fazia e toda a guerra contra os Goblins foi muito legal. Esse livro também dá um sentimento agridoce ao ver, com o passar dos anos, o filhos mais velhos de Tolkien deixando de escrever para o papai noel e de colocar as meias na lareira até sobrar apenas a última filha, Priscilla, que escreve até o ano de 1943 que é o ano da última carta do Papai Noel. Isso faz bater uma certa tristeza no leitor. Além disso, é legal ver como o Tolkien fala da Segunda Guerra Mundial nas cartas, a dificuldade que o Papai Noel tem de achar os presentes por conta da Guerra e como ele tem sofrido por causa das crianças do mundo.

Me surpreendeu demais e gostei mais do que esperava.

Renata_ Pandora 02/12/2023

Que coisa mais fofa, as crianças foram crescendo, nasceram mais filhos..
Os desenhos do Tolkien que eu amo ver, muito carinho e amor nessas cartinhas.

Eitalizandra 30/11/2023

Inspirador
Ver o carinho que o Tolkien teve com seus filhos durante todos os anos em que cada um deles acreditou e enviou cartas ao papai noel é lindo.
Realmente inspirador ver todas as respostas e histórias que ele inventou pra incrementar ao longos dos anos.
Já vou copiar a ideia e responder todas as carrinhas que meu filho escrever pro Papai noel!

Maria 29/11/2023

Uma ideia simplesmente genial, escrever cartas do ponto de vista do Papai Noel para entrar no espírito natalino, eu amei. Nem percebi o tempo passando, quando percebi, o livro já tinha acabado, me trouxe uma sensação muito aconchegante.

Aline 11/03/2023

Livro mágico de Natal
Que capricho, criatividade e amor pelos seus filhos. Esse foi um homem extraordinário! Além de ter o próprio papai Noel na história ainda criou novos personagens que agregaram bastante a magia do Natal!

Ju Andrade 06/02/2023

O sonho de toda criança
Quem nunca sonhou em receber uma resposta a uma cartinha enviada ao Papai Noel? Foi exatamente isso que Tolkien proporcionou aos seus filhos.Isso por si só já é admirável mas, quando levamos em conta o período em que algumas dessas cartas foram escritas, torna essa atitude ainda mais louvável.

Laisa.Ruiz 22/01/2023

??????????: 2012
???????: Martins Fontes

????????????= 4 - MUITO BOM
??Muito fofo.
?? Gostei de observar a trajetória dos filhos do Tolkien e até mesmo dele, pois em suas cartas é possível perceber seu desenvolvimento com suas descobertas poéticas, narrativas, linguísticas, caligráficas e ilustrativas.
?? As aventuras narradas por Papai Noel e sua trupe são divertidas e a escrita (trabalhosa) de Tolkien deixa tudo extremamente mágico. São cartas que, apesar de direcionadas aos seus próprios descendentes, podem ser usufruídas por todas as famílias que amam e apreciam a magia do Natal. Não imposta a idade é um livro que te faz voltar ao momento em que tudo era real e possível e que no dia de Natal a magia estava a solta e queimando com um doce calor em nossos inocentes corações.

+ Resumo:
Já imaginou escrever cartas para o Papai Noel e receber respostas do próprio?
Os filhos do famoso autor J.R.R. Tolkien fizeram isso e desde 1920
receberam respostas do bom velhinho (que sabemos serem escritas pelo próprio pai).
As cartas narram aventuras vividas, por Papai Noel e seus amigos, o Urso Polar, os elfos, os bonecos de neve, no Polo Norte, onde se preparavam para a noite em que viajariam o mundo, o Natal. Por mais de uma década, podemos ver o crescimento dos filhos de Tolkien, John, Michel, Christopher e Priscilla através das cartas.
Além de escritos havia também desenhos que narravam juntos com as palavras ou divertidos, ou trágicos, acontecimentos do Norte. Tudo o que ocorria na casa de Papai Noel era espelhado nos anos da sociedade britânica e universal, como a Greve Geral e a Segunda Guerra Mundial, o que tornava as coisas reais e palpáveis.
Eles receberam até o Natal em que pararam de acreditar e deixaram de colocar suas meias na espera de um presente pela manhã.

Juliana 20/01/2023

Sou suspeita pra falar quando se trata sobre alguma obra do Tolkien, mas a cada vez ele se supera. Está obra é fantástica, as cartas foram escritas pelo próprio Tolkien para seus filhos. A criatividade de Tolkien a cada carta, umas mais longas e outras mais curtas,
a simplicidade, de cada história e desenho, nos deixa na expectativa de ler a próxima carta até que cheguemos ao final do livro, recomendo muito.
Nota: 10/10

Elaine @eumeuslivroseetc 17/01/2023

Indicação de livro para entrar no clima de Natal e ficar com o coração aquecido.

Cartas do Papai Noel do Tolkien é um livro curtinho e rapidinho de ler. O livro traz cartas do “Papai Noel” para os filhos de Tolkien entre os anos de 1920 e 1943.

Nas cartas Papai Nicolau Noel conta aos pequenos sobre as aventuras no Polo Norte e muitas vezes as detalha através de desenhos. Nas cartas conhecemos o divertido Urso Polar, o ajudante desastrado, mas com um enorme coração do Papai Noel. Ao longo dos anos vamos conhecer outros moradores e visitantes do Polo Norte e vamos acompanhando o crescimento das crianças de Tolkien.

Nas cartas, Papai Noel também incentiva as crianças a aprenderem a dividir e a entender a difícil situação na qual algumas crianças vivem, principalmente quando em um período das cartas está acontecendo a Segunda Guerra Mundial.

Além de se uma leitura prazerosa, a edição da Harper Collins é de encher os olhos, em capa dura, trazendo a ilustração dos envelopes em que as cartas eram enviadas, com fontes simulando a letra tremida do velho Papai Noel e a letra robusta do Urso Polar, e com os desenhos do Polo Norte que nos deixam com uma sensação de nostalgia, querendo voltar a ser criança.

Um livro bom para ler com os pequenos, mas que apesar de ser um livro infantil, é uma leitura muito agradável para adultos que, assim como eu, amam o Natal. Uma leitura simples, lúdica, cativante e especial.

site: https://www.instagram.com/eumeuslivroseetc

Paulinha 12/01/2023

Que fofura
Ah esse Tolkien! Que cartas lindas, cheias de amor!!
Os filhos dele deviam amar receber cartas do Papai Noel! Eu ficaria ansiosa o ano inteiro! Haha
Livro lindo, ilustrações belíssimas.
Leiam, leiam, leiam!!!

É interessante que acompanhamos a passagem do tempo em que as cartas são escritas, quantas mudanças ocorreram no mundo. Em especial as últimas, que foram enviadas durante a Segunda Guerra Mundial. Como deve ter sido um período difícil e angustiante. Ainda mais para a família Tolkien, já que Christopher se alistou na aeronáutica, se não me engano.
gabi :) 12/01/2023minha estante
aí que vontade de lerrrrr ??

Tiago 04/01/2023

Leitura repleta de muito carinho...
Essa foi uma das minhas leituras de natal de 2022, essa época de natal é muito peculiar pra mim, pois revejo dores, alegrias e fechamentos de ciclos. Nesse livro aqui, Tolkien escreveu cartas para os seus filhos, como sendo o próprio Papai Noel. Eu acho incrível todos os detalhes que ele pensou para fazer isso, como por exemplo, a letra tremida como se escreve no frio já que o Noel mora bem longe, seguia todo um ritual de entrega e coleta e até mesmo a selagem e endereços. Tolkien deu para os seus filhos, algo que talvez todos nós queríamos quando criança, sermos embalados pela atenção do bom velhinho trazendo seus mimos de natal. Nunca tive uma lareira, até porque nosso clima quente não permite muito, rsrsrs, mas se eu tivesse uma, teria lido esse livro ao pé dela. Usando aqui uma alegoria, sem mexer no Verdadeiro Natal, quem sabe o bom velhinho surgisse quando desse meia-noite...

Jorge243 02/01/2023

Fofo
O cuidado de Tolkien com seus filhos, o carinho, dedicação e criatividade em cada carta é algo lindo. Me fez pensar que, se um dia for pai, gostaria de ter um pouco dessa relação gostosa.