A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Giih⨠17/01/2022

Razoável
A leitura de início me pareceu um pouco lenta, os acontecimentos tem certa "repetição" o que deixa a desejar, mas quando se encaminha para perto do meio do livro, a história passa a ficar interessante, ainda que um pouco lenta e enrolada. A narração é realmente uma maravilha, o desenvolvimento da "protagonista" (Sonea) é plausível, mas não impressionante. Os demais personagens se desenvolveram bem... Não tenho muito o que falar, foi uma leitura razoável de fato.

TraumadaAyA 14/01/2022

Tá melhorando
Em termos da trilogia esse livro tem mais acontecimentos.. tirando o fato que a autora acha que a gente é meio burro, já que fica repetindo informações o tempo todo, eu gostei, me apaixonei por alguns personagens e fiquei curiosa para o próximo volume..

Espero que o último livro seja 5 estrelas ?

Lianny.Fallon 22/11/2021

Amadurecimento
Mano o segundo livro é o clímax da Sonea, tanto como futura maga e descobrindo seus poderes. Os recém laços de amizades descobertos.
Também abre um espaço muito maior para outros personagens, os pontos de vistas e os romances e particularmente amo isso. Apesar dela inserir um pouco de representatividade, eles valem a pena porque são trabalhados.
Acho que alguns personagens foram esquecidos, porém não se pode acertar todas.
E a protagonista finalmente tem um desenvolvimento lento de relação amorosa, gosto do modo como a autora faz isso sem olharmos com maus olhos. A personagem abre lentamente os olhos para se perceber como mulher e não apenas como menina.

Mia 18/11/2021

A escola
Lá vamos nós pra escola.
Com uma menina que sabe de mais.
Cercada por pessoas que vivem de aparência e cheias de preconceito.

O bullying corre solto.
Ninguém pode ajudar. Todos estão presos por algum motivo.

Confiar desconfiando em tudo e todos. É uma angústia sem fim.

Para aliviar um pouco, tem um leve romance... Que descobrimos quase tarde de mais! Kkkkk

Teve um momento que quase não pude desgrudar do livro...tamanha ansiedade só pra descobrir o que iria acontecer!

Gostei, mas me deixou aflita!

Licazzali 14/11/2021

Uma paixão chamada ?A Trilogia do Mago Negro? Livro 2
Nesse livro temos nossa Sonea percebendo o quanto é grande seu poder e suas habilidade mágicas, onde isso causa bastante dificuldade para que ela administre sozinha.
Ela também descobre o perigo que um mago selvagem, sem nenhum
treinamento, pode causar portanto, aceita a ajuda do clã.
Tornando-se a primeira aprendiz de Mago vindo das favelas algo inédito na história. Dentro da universidade dos magos, temos todo o desenvolvimento da protagonista sofrendo abuso dos colegas, tendo que lidar com todo o tipo de boatos maldosos tornando sua vivência na universidade muito desagradável. Esse livro é um pouco cadenciado, porém o acontecimento em que Sonea descobre sobre o Lorde Supremo, o líder
de todos os magos do clã e o mistério sobre o uso de magia negra vão alimentar o desejo sobre a leitura. Por fim o livro tem um contexto bem montado e bem pensado de forma como havia dito bem cadenciada.
????

Rosangela.Chaves 26/10/2021

O melhor das trilogias é que são três
Então quando termina o primeiro livro você tem certeza que ainda terá algumas horas de boa leitura e entretenimento. Agora que chegou o fim do segundo a alegria já está atrelada a certa tristeza de que logo vai findar. E a pergunta permanece: começar logo ou arrastar um pouco o fim?

A história é interessante e empolgante, quando a agonia de querer logo um desenlace brota no fundo da alma o livro faz uma curva, outro personagem ganha a vez de fala, mas ao contrário da perturbação de não ver um desfecho, logo há a expectativa deste que agora precisa de mais do que podemos dar. É a eterna lembrança de que o mundo não para porque estamos cansados ou precisamos, ele segue em frente estando nós preparados ou não.

Eduardo.Santos 21/10/2021

A Aprendiz | Enredo
No segundo volume da Trilogia do Mago Negro, Sonea inicia a sua educação formal no Clã dos Magos. O desafio da personagem principal não é mais controlar e aceitar a sua magia, mas ganhar a aceitação e o respeito dos seus colegas e professores. Isso é especialmente difícil para ela, já que Sonea é a única aprendiz que nasceu nas favelas.

Além do drama do dia a dia da personagem principal, as dúvidas sobre o Lorde Supremo, já abertas no primeiro livro, continuam sem respostas. Todos que sabem sobre seu segredo, Sonea, Lorlen e Rothen, ficam com ainda mais medo sobre a capacidade de Akkarin com magia negra.

Dannyl também ganha uma grande participação como protagonista em A Aprendiz – apesar que, às vezes, eu só queria voltar para a parte de Sonea. Ele foi promovido a embaixador com um propósito bem claro: seguir os passos do Lorde Supremo e entender se o que ele buscava em suas viagens era realmente a magia proibida.

Yasmin1829 20/10/2021

?O que eles não tinham conseguido, ela estava começando a entender. As crianças das favelas cresciam rápido porque precisavam. Esses apredizem haviam vivido suas vidas no luxo e tinham menos motivos para amadurecer mais rápido do que seus irmãos e irmãs fora do Clã.?

Esse livro em comparação ao primeiro foi bem mais rápido e fluído, tinham acontecimentos e eventos que te deixavam curiosos com o desenrolar.

No primeiro livro eu não tinha me conectado tanto com a Sonea, mas nesse segundo é impossível não querer proteger ela e se orgulhar de todo o caminho que faz.

É nítido o amadurecimento, aceitar que aquele é o futuro que ela pode escolher e, que dentro do Clã, pode fazer mais mudanças do que se continuasse na favela, esse é um ponto muito alto, pra mim.

Acompanhar uma menina de classe baixa chegar tão longe e não perder a essência dela, sem nunca deixar de pensar naqueles que estão em diferença.

O livro tem o ponto de vista de vários personagens, mas não fica de forma alguma massante. São plots que diferentes mas que determinado lugar da história vai se encontrar e os pontos se ligarem.

Assim como no primeiro é nítido a abordagem da autora sobre o preconceito de classes, até o bullying, são assuntos que ela te coloca pra pensar e vai te incomodar. Eu fiquei muito mal acompanhando a Sonea sofrer tantos ataques por ser diferente, só queria entrar no livro e cuidar dela.

Eu gostei de ver a evolução do poder dela, foi, quase, uma progressão aritmética, tudo o que ela vai conquistando, fruto do próprio esforço, até conquistar de fato o seu lugar no meio dos magos.

Eu amei acompanhar a viagem do Dannyl, no comecei eu fiquei com medo de ser chato, mas ao contrário, além de ser super importante para o plot do livro, o leitor vai entendendo o universo que a autora criou, e é tão rico e fácil de comparar com a nossa realidade.

Os personagens são muito carismáticos, tantos os narradores como os secundários, da vontade de conhecer mais. Porém, tinham uns que era impossível ter alguma pena.

A Trudi também joga com você de uma forma muito inteligente, trazendo um suspense e quando você achar que entendeu, ela vai e te deixa mais em dúvida. Tem um personagem que eu vivo uma história de amor e ódio que é o Akkarin, ele me lembra muito o Darkling, e sei que isso pode agradar demais.

Eu acho a escrita da Trudi muito única e apesar de ser o segundo livro dela e foi bem no início da carreira, trouxe tema bons, tem representatividade LGBTQI+, tem assuntos que não deixa reflexiva e, ainda assim, é uma fantasia rica e extremamente única.

Eu amei acompanhar esse livro do início ao fim, ele me despertou tantas emoções e me deixou pensando tanto nele. Eu dei 5 ? e favoritei, porque é uma história que eu tenho certeza, que vou querer revisitar.

Bebel 14/10/2021

Melhor que o anterior
Sonea agora tem uma responsabilidade da qual ela não esperava um ano antes. Agora ela tem que aprender a controlar seus poderes o suficiente para se tornar uma Maga. Apesar de muitos problemas que surgem no caminho (assassinatos, bullying, romance entre outros), ela cada dia fica mais forte, chamando atenção de quem ela menos esperava e desejava. O ritmo da história melhora bastante comparado ao livro anterior, há uma expansão do mundo que conhecemos com novos personagens e novas informações que vão ou não contribuir para o final da trilogia. Apesar de enrolar menos, há muitas pontas soltas e muitos capítulos que, ao meu ver, não são extremamente necessários e há outras partes que precisavam de mais explanação e a autora escolheu não elaborar.

Juliana 25/09/2021

Mais ou menos
O foco dessa trilogia é o bullying, a discriminação. Quanto a mulheres, favelados, gays... A parte da fantasia fica em segundo plano, a discrição da sociedade é caricata. Não consegui curtir a história.... Vou ler o terceiro do para saber como vai terminar. Mas não tenho grandes expectativas.

Lust 22/09/2021

Sonea.
Livro que nos introduzi com mais afinco ao mundo fantástico de sonea, onde ela terá que passar por grandes dificuldades para provar que merece estar lá.

Cleyson.Mayrink 04/09/2021

Leitura muito boa
AMEI DEMAIS O LIVRO, me apeguei muito nós personagens principalmente em Sonea e Dannyl. AS BATALHAS muito bem desenvolvidas, ambientação e narrativa. Perfeito ?, Ansioso pra ler o próximo!!!

Mariely.Fortunato 03/09/2021

2° Parte
Então, como o primeiro livro esse leva a gente de volta a cidade de Irmardim, com Sonea, Rothen e o temido Lorde Supremo, Akkarin.
Esse livro me trouxe sensações conflitantes em relação à Akkarin, ao mesmo tempo que a gente ama todo o mistério que cerca esse bruxos de extrema habilidade, eu também odeio ele por fazer tudo o que fez.
Mas no final desse livro, meu amor por ele estava acima da média... ele é forte, guerreiro, inteligente e acima de tudo leal com seus princípios.
Esse livro virou uma de minhas maiores paixões literárias.
Super recomendo !

SalomaoSalles 01/09/2021

Nesse segundo livro da trilogia ainda possui a questão da enrolação como no primeiro, um pouco menos forte do que no anterior.
Tem uma questão interessante de pontuar, que é a introdução de um relacionamento homoafetivo em segundo plano do enredo. Onde a autora trata um pouco sobre o preconceito(lembrando que o livro foi escrito na década de 90).
Neste ponto da história, sonea já está aprendendo mais sobre seus poderes e desenvolvendo seu nível, o que torna o enredo mais movimentado e fluido. Se tem uma evolução da história, o que me agradou muito.