A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Rose 31/01/2013

Neste volume temos Sonea entrando para a "Universidade" para aprender a desenvolver e controlar sua magia
Depois de fugir dos magos no volume 1 e de quase desistir de seu poder, Sonea tem agora de lutar contra a discriminação das pessoas que vivem em seu novo mundo.
Bullyng, esta e a palavra certa para descrever o que ocorre com Sonea, tudo graças à Regin, outro aprendiz como ela.
Paralelo a isso, vemos lorde Loren, o administrador do Clã dos Magos, investigando o que leu na mente de Sonea (vol.1) em relação ao segredo do poder do Lorde Supremo.
Tentando descobrir toda a verdade, ele pede ao agora Embaixador do Clã, Dannyl para refazer os passos de Lorde Supremo no passado.
Este ato acabou deixando a todos em maus lençois e por conta disso Sonea tem um novo guardião, o próprio Lorde Supremo.
Mas ao invés deste fato ajudá-la pelo menos em relação ao bullyng dos outros aprendizes, ocorreu justamente o contrário e o assédio só aumentou e tornou-se mais violento.
Sem amigos por perto, Sonea acaba aceitando a sugestão de Darrien, filho de Rothen que aos poucos estava conquistando seu coração, enfrentar de uma vez por todas seu desafeto Regin. Esta era uma luta onde se ela ganhasse seus problemas estariam resolvidos (pelo menos uma parte deles). Caso perdesse, com certeza seria sua ruína.
Será que ela conseguiria vencer esta batalha contra Regin? E o que ela teria que fazer para se livrar do Lorde Supremo? Até quando ela teria que se afastar daqueles que ama? Até quando ela teria que suportar todos os medos? O que de verdade havia no Lorde Supremo?
Sem dúvida este volume foi bem melhor que o primeiro, mas ainda assim, continuo achando que a história se estendeu um pouco. Uma coisa que me irritou um pouco foi o fato de Sonea aceitar o bullyng, principalmente com a força que ela tem e sabe que tem, eu teria com certeza revidado logo de cara e que tudo fosse para os ares.
Ah, Darrien, vou ficar esperando você no próximo volume. Um sol sorridente no meio deste tempo nublado. Enfim, uma série que promete terminar muito bem.
Yassui 31/01/2013minha estante
Hum gostei...a historia é bem interessante!

Maristela 01/02/2013minha estante
Quero muito ler a série e principalmente esse livro, pois tenho lido resenhas e comentários sobre ele são sempre muito positivos. A sua resenha está muito boa.

Kelry 02/02/2013minha estante
Adoro essa trilogia , já conheço os outros livros do autor e são ótimos.

SINISTRO171 02/02/2013minha estante
Resenha muito boa, destacando os pontos fortes do livro, despertando a curiosidade dos leitores, vale a pena conferir.

stehremohi 03/02/2013minha estante
Esse não é uma série que me interessou muito, mas deu para perceber que apesar de ser uma história de batalhas e magia, apresenta coisas do nosso cotidiano. Deve ser muito legal.

NESSA 04/02/2013minha estante
Resenha interessante já fiquei na expectativa para ler.
Gostei de ter magia envolvida,sou fã de Harry Potter,com certeza quero acompanhar Sonea em sua jornada e descobrir o que vai acontecer.Que segredos serão esses?Bullyng dos outros aprendizes? Como vai ser a batalha contra Regin?

Sabrina Piano 06/02/2013minha estante
Fiquei bem interessada pela série, ela não é a primeira da minha listinha desse ano, mas com certeza esta nela.

Thicy 15/02/2013minha estante
Quero muito ler essa série! Ela parece ser muito boa e interessante!!

DomDom 19/02/2013minha estante
Tenho o "O Clã dos Magos" aqui em casa, mas ainda não o li, pois estou aguardando o lançamento de todos os volumes da trilogia. O bom é saber que esse segundo volume conseguiu superar o primeiro. Espero ler em breve.

Paty 26/02/2013minha estante
Quando li a resenha do Clã dos magos pela primeira vez eu já gostei de Sonea porque parecia uma garota de coragem e eu adoro isso nos personagens, e agora tendo que enfrentar tudo isso vejo que ela realmente precisa ter muita coragem e perspicácia, porque poder ela já tem.

Ana Memória 28/08/2016

Uma bosta
O que acontece em 534 páginas, podia ser contado em 300!!! O livro ficaria muito mais dinâmico e agradável.
Matteo 03/09/2016minha estante
kkkkkkkkkkkkkk demorou tanto pra ler e não ser tão bom assim. Sacanagem kkkkk

Léo Memória 03/09/2016minha estante
Hahahahaah

schuusantos 15/01/2017minha estante
O mesmo que eu penso.. completamente repetitivo esse livro.

Andrea 02/06/2017minha estante
acho que nem de 300 precisava rs

RUDY 18/03/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Sonea entra para o Clã dos poderosos magos de Imardin. É a primeira vez que um aprendiz de classe inferior é autorizado a frequentar a Universidade. Apesar de estar com medo, Sonea enfrenta as dificuldades, calúnias e preconceito, tanto dos colegas como de alguns professores.

Acaba aceitando a proteção do Lorde Supremo e terá de guardar seus segredos mais obscuros e proteges os acontecimentos sombrios em troca de 'guarita'. Sonea fica sempre alerta porque corre grande perigo, ela sabe disso e não se descuida.

PARA LER A ANÁLISE COMPLETA E AVALIAÇÃO DO AUTOR, VISITE O BLOG:

Thaís 06/04/2013minha estante
Amo livros de magia e como você disse, eu ja tinha lido que a trilogia só vai melhorando, eu só não entendi que tipo de magia é essa, já que ela é de classe inferior, as pessoas ja nascem com magia, e no caso não era pra ela ter?Mas de qualquer forma me chamou muito a atenção e faz tempo que quero ler (:

Fernanda @condutaliteraria 29/04/2013minha estante
A capa me assustou um pouco rsrs Dizem que o segundo livro é melhor que o primeiro, fiquei curiosa em saber o que seria um aprendiz de classe inferior.

30/05/2013minha estante
Adorei! Quero ler, manhêê!

Caique 21/12/2012

Resenha - A Aprendiz - Blog EPL
A Aprendiz é o segundo livro da Trilogia do Mago Negro que narra a trajetória da ex-favelada Sonea, agora maga, ao entrar na universidade do Clã para aprender e fortalecer seus poderes. Porém, assuntos como o bullying e a homossexualidade também são tratados nessa obra de Trudi Canavan.

“Ela lutou contra seu poder, mas para sobreviver teve que se tornar um deles”

Atenção: Se você ainda não leu O Clã dos Magos esteja ciente de que essa resenha pode conter revelações sobre o primeiro livro da trilogia.

Tudo começou na purificação anual que o Clã fazia durante o inverno para eliminar as gangues da cidade de Irmandin. Sonea, uma favelada revoltada com com a purificação que estava acontecendo e com as atitudes do Clã decide atirar uma pedra contra o escudo protetor dos magos, como muitos outros jovens faziam, porém para a surpresa de todos que estavam ali a pedra da garota atravessou esse escudo e atingiu um mago, Lorde Fergun, deixando-o inconsciente.
Desde então a jovem começa a correr e se esconder dos magos que queriam capturá-la, pois seria arriscado deixar uma garota sem controle de seus poderes solta na cidade. Mesmo com a ajuda de seu amigo Cery e dos ladrões, Sonea não consegue se esconder por tanto tempo e é capturada.
Agora no Clã, vendo que os magos podem não ser tão maus como imaginava, não lhe resta outra alternativa a não ser se tornar uma maga, mas nem tudo vai ser tão fácil. Ela é a única garota que veio das favelas que vai cursar a universidade, o que gera muito preconceito entre os outros aprendizes e famílias. Lorde Rothen vira seu guardião e ela gosta muito dele já que ele a treina e lhe passa confiança por não ter nenhum preconceito.
Como previsto, Sonea não se da bem com seus colegas, ela até tenta uma aproximação, mas logo todos começam a caçoá-la, principalmente Regin que atordoa sua vida e exagera em suas provocações. Durante todo o tempo a jovem tenta evitar contato com o garoto que quando a encontra a humilha, provoca e espalha boatos falsos que atrapalham cada vez mais a vida de Sonea. Só que tudo isso não é nada em vista do que acontece posteriormente.
O Lorde Supremo, Akkarin, descobre que a pequena maga sabe que ele pratica magia negra para sustentar seu poder, prática expressamente proibida. Isso aconteceu ainda no primeiro livro, quando Sonea e Cery visitaram o Clã e se depararam com a cena. Apenas Lorde Lorlen (O Adiministrador), Sonea e Rothen sabem desse fato, mas sempre mantiveram isso em segredo esperando a hora certa para revelar a verdade para os demais magos. Sem perder tempo Akkarin passa a chantageá-los tomando a guarda da aprendiz para ele e proibindo o contato entre os três.
Enquanto isso, Lorde Dannyl, agora segundo embaixador do Clã em Elyne, tenta descobrir coisas do passado do Lorde Supremo e ao mesmo tempo exercer o seu trabalho de embaixador viajando pelos países aliados e descobrindo muitas coisas úteis juntamente com seu amigo Tayend. Porém eles também acabam descobrindo mais sobre si mesmos.
Agora resta a Sonea tentar fazer com que Regin e os demais magos parem de persegui-la e juntar forças para um dia poder derrotar o Lorde Supremo, contando assim toda a verdade que existe por trás de todo o poder que ele tem e salvando vidas das pessoas que Akkarin retira, isso com a ajuda de Dannyl, Rothen e Lorlen.
A Aprendiz contém em sua narrativa muito mais do que um simples livro de ficção e fantasia, mas trata também de assuntos vivenciados por muitas pessoas atualmente como o bullying e a homossexualidade, deixando assim a história mais real. Todos os acontecimentos são narrados em terceira pessoa e a autora divide seus capítulos contando um pouco a vida de Sonea, Lorlen, Dannyl e Rothen, deixando assim o livro mais dinâmico e encorajando o leitor a ler muitas páginas de uma só vez. Trudi Canavan também descreve muito bem as coisas e soube criar muito bem seus personagens de modo que podemos entender bem cada um e torcer, ou não por eles.
Esse é um livro de fantasia que vale a pena ser lido, ao final da obra, ficamos com dúvida e curiosidade em relação ao destino dos personagens e do que está por vir no último livro - O Lorde Supremo.

Avaliação
Capa: 5 | Diagramação: 5 | Narração: 4 | Enredo: 5 | Custo/Benefício: 5 | Nota geral: 5

A Autora - Trudi Canavan
Trudi Canavan publicou sua primeira história em 1999 e recebeu um Aurealis Award na categoria de melhor conto fantástico. Sua série de estreia, A Trilogia do Mago Negro, a tornou sucesso internacional, e todos os três volumes da trilogia Age of Five foram best-sellers do Sunday Times. Trudi Canavan vive com seu companheiro em Melbourne, Austrália, e passa o tempo tricotando, pintando e escrevendo romances campeões de vendas.

Publicada no blog: http://www.entrepaginasdelivros.com/2012/12/a-aprendiz-trudi-canavan-resenha.html
Pandora 25/12/2012minha estante
Caraca!!! Então do Dannyl é mesmo gay?!?!? Eu desconfiei, ah, quero evoluir na narrativa para ver onde a Trudi vai!!! Concordo com você a Trilogia do Mago Negro não é só mais uma na multidão. A Trudi coloca do dedo na ferida, no primeiro fala de exclusão social, processo de favelização e derivado, no segundo chega batendo forte no preconceito social (um problema em cidade como o Rio de Janeiro e Recife) e ainda trata de hipossexualidade!!! Putz!!! Arrasou!! E você também na resenha, já vi algumas pessoas falando em homossexualismo ao falar do livro "A Aprendiz" e você não, usou o termo correto!

Diogo Malvezzi 05/05/2013minha estante
Pandora, no segundo volume Dannyl deixa claro a sua preferência sexual.
No capitulo 29 ele da sinais quando a irmã "Mayrie" de Tayend diz para ele as intenções.

"? Sendo irmã de Tayend, eu o protejo muito. ? Ela virou o rosto para ele, com uma expressão séria e decidida. ? Se você o tem como um amigo, seja cuidadoso. Eu acho que ele está apaixonado por você, Dannyl...Cap:29"

E para afirmar a sua preferência no capitulo 33 Dannyl e Tayend tem uma conversa dentro da Caverna da Punição Final, na qual Dannyl faz declarações que nem Rothen sabia.

Novamente a escritora me surpreendeu rs até aqui, eu acreditava que Dannyl não escondia nada.

Ana 22/03/2014

Atenção... Alerta Spoiler!!

Bem, eu achei este livro um pouco decepcionante! Acho que criei expectativas demasiado elevadas com o final do primeiro livro, esperando, sei lá, um clima pesado, uma espécie de preparação para o desfecho final... mas não encontrei nada disso. Achei que a autora desperdiçou uma história que prometia muito, ou está a cometer o erro de guardar todo para o final.

Os capitulos de Sonea achei aborrecido e fiquei muito irritada. Sonea é alvo de partidas cruéis por parte dos colegas e o seu líder é o irritante Regin. Era óbvio que isto iria acontecer porque ela é uma garota das favelas num mundo de gente rica e mimada. No entanto, fiquei com raiva de Sonea por não fazer nada e permitir que eles continuassem as partidas. No primeiro livro fiquei com a sensação que Sonea era daquelas que ia à guerra, levava, mas também dava! Neste, ela fazia isso como último recurso, mesmo sabendo que ela era mais poderosa que ele. Agora pergunto: Era realmente necessário prolongar esta disputa entre estes dois até, praticamente, o final do livro? Com uma trama que poderia dar muito mais que isso?

Mas nem todo foi mau! Adorei Akkarin, embora ele seja o vilão. Em muitas conversas com o seu amigo Admistrador, senti que ele era perigoso e inteligente, mas de alguma forma humano. Como se lhe doesse fazer aquilo que ele fazia. Chega daquele cliché que o vilão é vilão porque já é mau de natureza! ( Ou sou eu que sempre gostei mais dos vilões em maior parte dos livros que li).

As passagens com o mago Dannyl e de Lorlen, para mim, foi o que salvou o livro. Lorlen envia Dannyl para Eylne com o intuito de deste refazer os passos de Akkarin e, com sorte, descobrir algo do passado do Lorde Supremo que possa ser usado contra ele. Enquanto Lorlen "investiga" uma série de assassinatos e ele está cada vez mais desconfiado que o Lorde Supremo esteja por detrás deles.
Surpreendeu-me o facto de Trudi Canavan abordasse o tema da homossexualidade. É tão raro em livros "juvenis" este tema ser abordado com tanto foco, principalmente em personagens principais e queridas do público como Dannyl certamente o é ( os únicos que me lembro de ler é em Heróis do Olimpo e não se sabe bem se é mesmo homo ou bi, ou em Harry Potter com o personagem Dumbledore embora quase não se note isso.). Por isso aplaudo a ousadia de Canavan ao trazer este assunto para o livro.

Eu acho que este livro deveria ter trazido revelações, mas sinto que não trouxe nada de novo há história. Sinto que estamos às escuras quando podíamos ter uma indicação do que poderia estar para vir no terceiro livro. Parece um daqueles sonhos onde corremos, corremos, corremos e não saímos do mesmo sítio. é o que eu senti quando acabei de ler o livro.

Irei ler o terceiro livro, porque quero ver como acaba a história, mas esperava muito mais deste!!

Matheus 24/04/2014minha estante
Depois que voce lê livros como harry potter.. voce acaba esperando MUITO de outros livros sobre magia...
e esse tema sempre me fascina.
Santi falta de detalhes das aulas...
é como se ela falasse "a aula foi boa"
ao invez de falar mais sobre a aula em si...
não a vi misturando uma poção numa aula de alquimia...
o maximo que aconteceu foi regin sabotar uma das poções dela... sem muito aprofundamento.

E uma outra coisa que eu não curti muito, e esse ponto acho que é mais pela edição do livro, é que quando muda de ambiente, o pulo de paragrafo é de 2 linhas.
às vezes na empolgação, voce fica perdido nem nota que mudou o ambiente todo...

Ana 29/04/2014minha estante
Matheus-- É verdade. Depois de leres um grande livro de um determinado género, espera-se que os restantes estejam á altura, o que é errado pensar dessa maneira. Concordo com o que tu disseste sobre as aulas. Como ela está mais avançada em relação aos restantes alunos, se calhar a autora não quis aprofundar tanto isso.

Quanto a isso dos paragrafos, estás te a referir, no mesmo capitulo, eles mudarem de personagem e não darem uma espécie de aviso? Torna-se confuso de ler, ao principio, mas depois a gente habitua-se, pelo o menos no meu caso!

Jaíne 14/01/2016

Ah, a mesmice!
O primeiro livro eu não resenhei, mas resolvi resenhar este, o segundo livro da trilogia do mago negro.
Achei o primeiro livro de uma chatice e uma mesmice incríveis e não tinha a menor intenção de continuar a leitura da trilogia. Mas, eis que surge meu irmão com os outros dois livros para me emprestar, e como tenho pena de deixar um livro abandonado na minha estante, praticamente implorando para ser lido por mim, resolvi dar outra chance a Trudi Canavan.
Quem leu o primeiro livro, já tem a noção que MUITAS páginas o esperam. Neste exemplar do segundo volume, são exatamente 544 páginas. E seguirá um terceiro volume que aparenta ser o mais grosso dos 3 livros e minha pergunta principal pra autora é:
Pra que tanta enrolação?
Neste exemplar, temos a mais nova maga da turma (maga, não é bruxa, não é Harry Potter gente! Embora pareça...) Sonea.
O livro gira em torno da vidinha de Sonea agora que é uma estudante de magia, todos os problemas que ela enfrenta e seus medos.
O enredo também dá um enfoque especial ao mago Dannyl, que aparece no primeiro volume como o amigo de Rothen e um dos magos que se empenharam para encontrar Sonea e levá-la ao clã.
Também há todo o enfoque em volta do Lorde Supremo e suas "práticas" não indicadas para os magos e não convencionais.
Mas o que mais vemos mesmo ao longo de toda a história é o tormento de Sonea, por ser a garota da favela numa Universidade de magos (todos de origem "melhor" que a dela).
Não é nenhuma história "oh que incrível!", principalmente, como citei no começo da resenha, pela mesmice de tudo. Todo o capítulo é a mesma coisa. Sonea sendo atormentada pelos outros aprendizes. Sonea com medo do Lorde Supremo. Sonea isso. Sonea aquilo. É muita enrolação.
As partes que mais entretinham de fato, eram as que narravam as aventuras de Dannyl, como novo embaixador do clã.
Enfim, acho que mais importante que o tamanho de uma história é a  qualidade dela. Você pode encontrar um enredo incrível em um conto de 10 páginas e encontrar uma porcaria repetitiva num livro de 600 páginas.
Com esse pensamento em mente, deixo a vocês escolherem se vale a pena ler ou não.
Eu não recomendaria.
Bom, até a próxima galera!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
schuusantos 15/01/2017minha estante
Faço das suas, as minhas palavras. Que livro enrolado hein?! Todo capítulo exatamente a mesma coisa.. Além de Sônea ainda tem o Tayend com medo a cada 10 páginas..

Nana Kin 08/04/2013minha estante
ai ai ai *u*

David Teles 31/10/2013

A trilogia do mago negro
Finalmente concluí a trilogia do mago negro.

Uma breve ideia sobre o conteúdo da trilogia.

A história se passa em Imardin onde o clã dos magos reside, o clã é responsável pelo ensino de magia ao futuros magos, porem apenas se forem de "casas" privilegiadas, não dando assim aos pobres o direito do ensinamento, porém tudo muda quando uma garota favelada cruza o caminho dos magos.

Infelizmente foi o livro mais fraco que li envolvendo magia. A trama é bem simples e o desenvolvimento linear, isso é justamente um dos motivos de eu não ter gostado tanto assim da trilogia.

Os personagens são cativantes, porém a importância dada a alguns deles na história os tornam irrelevantes dando a impressão que no mundo possui apenas os envolvidos direto na trama. Sonea que é a protagonista se torna irritante em vários momentos e seus pensamentos são um tanto quanto redundantes o que faz você querer simplesmente pular certos diálogos do livro.

Se eu não estivesse envolvido tanto com leitura nos últimos anos eu creio que seria bons livros para começar já que são fáceis de ler e não tem uma trama complexa, mas para quem já trilha esse caminho acaba por perder um pouco de interesse na história mais do mesmo.
sonia 23/02/2014minha estante
É, David, parece que a autora se esqueceu de que magos devem ter poderes mágicos rsrsrs...magia parece ser sinonimo de força física aí, fora isso, a história é envolvente.

Yago.Gecy 22/12/2017

??
O segundo livro é bem melhor q o primeiro, e começamos a nos apaixonar pela protagonista, apesar de ela ser bem idiota as vezes.
Ícaro 18/11/2018minha estante
aaaah cara ela não é idiota não, idiota é o Regin! haha

Pandora 25/12/2012minha estante
Concordo amplamente com você: ""A Aprendiz" é uma aventura complexa, que envolve mais do que magia. É uma trilogia que explora aceitação, ética, moralidade, valores. Descobre-se que nem tudo é tão simples como se parece e que, muitas vezes, não basta saber o que é certo ou ter confiança em si mesmo, o mundo é feito, principalmente de pessoas e isso é o que mais nos afeta. Um livro sobre o poder das relações humanas, talvez."

#Perfeito!!!

Priscila 09/06/2019minha estante
To tentando tbm mas tá sendo uma leitura lenta

Jefferson Gonçalo 03/12/2017minha estante
undefined

Albert.Lenon 18/04/2017

Fascinante...
Antes eu achava que o começo do livro era bem desnecessário, bullyng total, mas quando terminei de li, consegui entender a necessidade daqueles conflitos, foi um livro que despertou em mim sentimentos diversos, eu senti medo, senti raiva, me emocionei, senti o coração apertar e quase sair pela boca, eu ri alto no trem, foi uma experiência fantástica, bora começar o terceiro..
Albert.Lenon 18/04/2017minha estante
Quando terminei de ler ****

Vic 03/01/2014

A Aprendiz
Segunda parte da trilogia que me transmitiu momentos de altos e baixo com este livro , tinha horas que dava vontade de desistir e ao mesmo tempo vontade de entrar dentro do livro e dar na Cara da Sonea que estava já me irritando , mas me deixava encantado e curioso com Dannyl e Tayend e incomodado com Akkarin que é um vilão muito apelativo.

Bem o livro termina com um FINALMENTE SONEA , vale a pena ler e se esforçar que também tem as questões sociais e mostra outros reinos de diferentes culturas .

Julianne 14/09/2013

Inspirador.
Ele é muito emocionante, relata a incrível saga de Sonea em busca de seus poderes e de ser aceita no Clã. Mostra o Lorde Dannyl em busca dos conhecimentos de magia antiga e com ele temos uma linda história sobre como temos que aceitar como nós somos de verdade e não um projeito de perfeição para as pessoas.