A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

Rose 31/01/2013

Neste volume temos Sonea entrando para a "Universidade" para aprender a desenvolver e controlar sua magia
Depois de fugir dos magos no volume 1 e de quase desistir de seu poder, Sonea tem agora de lutar contra a discriminação das pessoas que vivem em seu novo mundo.
Bullyng, esta e a palavra certa para descrever o que ocorre com Sonea, tudo graças à Regin, outro aprendiz como ela.
Paralelo a isso, vemos lorde Loren, o administrador do Clã dos Magos, investigando o que leu na mente de Sonea (vol.1) em relação ao segredo do poder do Lorde Supremo.
Tentando descobrir toda a verdade, ele pede ao agora Embaixador do Clã, Dannyl para refazer os passos de Lorde Supremo no passado.
Este ato acabou deixando a todos em maus lençois e por conta disso Sonea tem um novo guardião, o próprio Lorde Supremo.
Mas ao invés deste fato ajudá-la pelo menos em relação ao bullyng dos outros aprendizes, ocorreu justamente o contrário e o assédio só aumentou e tornou-se mais violento.
Sem amigos por perto, Sonea acaba aceitando a sugestão de Darrien, filho de Rothen que aos poucos estava conquistando seu coração, enfrentar de uma vez por todas seu desafeto Regin. Esta era uma luta onde se ela ganhasse seus problemas estariam resolvidos (pelo menos uma parte deles). Caso perdesse, com certeza seria sua ruína.
Será que ela conseguiria vencer esta batalha contra Regin? E o que ela teria que fazer para se livrar do Lorde Supremo? Até quando ela teria que se afastar daqueles que ama? Até quando ela teria que suportar todos os medos? O que de verdade havia no Lorde Supremo?
Sem dúvida este volume foi bem melhor que o primeiro, mas ainda assim, continuo achando que a história se estendeu um pouco. Uma coisa que me irritou um pouco foi o fato de Sonea aceitar o bullyng, principalmente com a força que ela tem e sabe que tem, eu teria com certeza revidado logo de cara e que tudo fosse para os ares.
Ah, Darrien, vou ficar esperando você no próximo volume. Um sol sorridente no meio deste tempo nublado. Enfim, uma série que promete terminar muito bem.
Yassue 31/01/2013minha estante
Hum gostei...a historia é bem interessante!

Maristela 01/02/2013minha estante
Quero muito ler a série e principalmente esse livro, pois tenho lido resenhas e comentários sobre ele são sempre muito positivos. A sua resenha está muito boa.

Kelry 02/02/2013minha estante
Adoro essa trilogia , já conheço os outros livros do autor e são ótimos.

SINISTRO171 02/02/2013minha estante
Resenha muito boa, destacando os pontos fortes do livro, despertando a curiosidade dos leitores, vale a pena conferir.

stehremohi 03/02/2013minha estante
Esse não é uma série que me interessou muito, mas deu para perceber que apesar de ser uma história de batalhas e magia, apresenta coisas do nosso cotidiano. Deve ser muito legal.

NESSA 04/02/2013minha estante
Resenha interessante já fiquei na expectativa para ler.
Gostei de ter magia envolvida,sou fã de Harry Potter,com certeza quero acompanhar Sonea em sua jornada e descobrir o que vai acontecer.Que segredos serão esses?Bullyng dos outros aprendizes? Como vai ser a batalha contra Regin?

Sabrina Piano 06/02/2013minha estante
Fiquei bem interessada pela série, ela não é a primeira da minha listinha desse ano, mas com certeza esta nela.

Thicy 15/02/2013minha estante
Quero muito ler essa série! Ela parece ser muito boa e interessante!!

DomDom 19/02/2013minha estante
Tenho o "O Clã dos Magos" aqui em casa, mas ainda não o li, pois estou aguardando o lançamento de todos os volumes da trilogia. O bom é saber que esse segundo volume conseguiu superar o primeiro. Espero ler em breve.

Paty 26/02/2013minha estante
Quando li a resenha do Clã dos magos pela primeira vez eu já gostei de Sonea porque parecia uma garota de coragem e eu adoro isso nos personagens, e agora tendo que enfrentar tudo isso vejo que ela realmente precisa ter muita coragem e perspicácia, porque poder ela já tem.

RUDY 18/03/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Sonea entra para o Clã dos poderosos magos de Imardin. É a primeira vez que um aprendiz de classe inferior é autorizado a frequentar a Universidade. Apesar de estar com medo, Sonea enfrenta as dificuldades, calúnias e preconceito, tanto dos colegas como de alguns professores.

Acaba aceitando a proteção do Lorde Supremo e terá de guardar seus segredos mais obscuros e proteges os acontecimentos sombrios em troca de 'guarita'. Sonea fica sempre alerta porque corre grande perigo, ela sabe disso e não se descuida.

PARA LER A ANÁLISE COMPLETA E AVALIAÇÃO DO AUTOR, VISITE O BLOG:

Thaís 06/04/2013minha estante
Amo livros de magia e como você disse, eu ja tinha lido que a trilogia só vai melhorando, eu só não entendi que tipo de magia é essa, já que ela é de classe inferior, as pessoas ja nascem com magia, e no caso não era pra ela ter?Mas de qualquer forma me chamou muito a atenção e faz tempo que quero ler (:

Fernanda @condutaliteraria 29/04/2013minha estante
A capa me assustou um pouco rsrs Dizem que o segundo livro é melhor que o primeiro, fiquei curiosa em saber o que seria um aprendiz de classe inferior.

30/05/2013minha estante
Adorei! Quero ler, manhêê!

Michelle 08/12/2022minha estante
perfeito para quem ama o genero

Ana Memória 28/08/2016

Uma bosta
O que acontece em 534 páginas, podia ser contado em 300!!! O livro ficaria muito mais dinâmico e agradável.
Matteo 03/09/2016minha estante
kkkkkkkkkkkkkk demorou tanto pra ler e não ser tão bom assim. Sacanagem kkkkk

Léo Memória 03/09/2016minha estante
Hahahahaah

schuusantos 15/01/2017minha estante
O mesmo que eu penso.. completamente repetitivo esse livro.

Andrea 02/06/2017minha estante
acho que nem de 300 precisava rs

Andrezza 07/08/2020

Esse segundo volume é sim bem melhor que o primeiro livro, temos personagens novos, uma trama bem mais interessante, sem duvidas. Porem as coisas ainda se arrastam bastante para chegar no climax do livro. O autor enrola demais em algumas partes e deixa a leitura as vezes cansativa.
Kahh 08/08/2020minha estante
Então o que achou do final do Regin?

Andrezza 08/08/2020minha estante
Ah eu curtir muito, apesar que eu preferia deixar ele preso dentro daquelas passagens secretas pra sempre. Ele se achava demais por vim de uma linhagem superior que a de Sonea, e ela Mostrou pra ele que linhagem não significa nada. Achei perfeito a humilhação dele na frente de todo mundo.
Ele ainda vai irritar muito ela no 3° livro?

Kahh 08/08/2020minha estante
Kkkk é muito boa essa reviravolta neh, no 3 o foco é totalmente outro, não precisa se preocupar com ele.

Andrezza 08/08/2020minha estante
Vou dá um tempinho pra lê ele pq minha prima pegou pra ler. Enquanto isso comecei outro.

Ique 21/12/2012

Resenha - A Aprendiz - Blog EPL
A Aprendiz é o segundo livro da Trilogia do Mago Negro que narra a trajetória da ex-favelada Sonea, agora maga, ao entrar na universidade do Clã para aprender e fortalecer seus poderes. Porém, assuntos como o bullying e a homossexualidade também são tratados nessa obra de Trudi Canavan.

“Ela lutou contra seu poder, mas para sobreviver teve que se tornar um deles”

Atenção: Se você ainda não leu O Clã dos Magos esteja ciente de que essa resenha pode conter revelações sobre o primeiro livro da trilogia.

Tudo começou na purificação anual que o Clã fazia durante o inverno para eliminar as gangues da cidade de Irmandin. Sonea, uma favelada revoltada com com a purificação que estava acontecendo e com as atitudes do Clã decide atirar uma pedra contra o escudo protetor dos magos, como muitos outros jovens faziam, porém para a surpresa de todos que estavam ali a pedra da garota atravessou esse escudo e atingiu um mago, Lorde Fergun, deixando-o inconsciente.
Desde então a jovem começa a correr e se esconder dos magos que queriam capturá-la, pois seria arriscado deixar uma garota sem controle de seus poderes solta na cidade. Mesmo com a ajuda de seu amigo Cery e dos ladrões, Sonea não consegue se esconder por tanto tempo e é capturada.
Agora no Clã, vendo que os magos podem não ser tão maus como imaginava, não lhe resta outra alternativa a não ser se tornar uma maga, mas nem tudo vai ser tão fácil. Ela é a única garota que veio das favelas que vai cursar a universidade, o que gera muito preconceito entre os outros aprendizes e famílias. Lorde Rothen vira seu guardião e ela gosta muito dele já que ele a treina e lhe passa confiança por não ter nenhum preconceito.
Como previsto, Sonea não se da bem com seus colegas, ela até tenta uma aproximação, mas logo todos começam a caçoá-la, principalmente Regin que atordoa sua vida e exagera em suas provocações. Durante todo o tempo a jovem tenta evitar contato com o garoto que quando a encontra a humilha, provoca e espalha boatos falsos que atrapalham cada vez mais a vida de Sonea. Só que tudo isso não é nada em vista do que acontece posteriormente.
O Lorde Supremo, Akkarin, descobre que a pequena maga sabe que ele pratica magia negra para sustentar seu poder, prática expressamente proibida. Isso aconteceu ainda no primeiro livro, quando Sonea e Cery visitaram o Clã e se depararam com a cena. Apenas Lorde Lorlen (O Adiministrador), Sonea e Rothen sabem desse fato, mas sempre mantiveram isso em segredo esperando a hora certa para revelar a verdade para os demais magos. Sem perder tempo Akkarin passa a chantageá-los tomando a guarda da aprendiz para ele e proibindo o contato entre os três.
Enquanto isso, Lorde Dannyl, agora segundo embaixador do Clã em Elyne, tenta descobrir coisas do passado do Lorde Supremo e ao mesmo tempo exercer o seu trabalho de embaixador viajando pelos países aliados e descobrindo muitas coisas úteis juntamente com seu amigo Tayend. Porém eles também acabam descobrindo mais sobre si mesmos.
Agora resta a Sonea tentar fazer com que Regin e os demais magos parem de persegui-la e juntar forças para um dia poder derrotar o Lorde Supremo, contando assim toda a verdade que existe por trás de todo o poder que ele tem e salvando vidas das pessoas que Akkarin retira, isso com a ajuda de Dannyl, Rothen e Lorlen.
A Aprendiz contém em sua narrativa muito mais do que um simples livro de ficção e fantasia, mas trata também de assuntos vivenciados por muitas pessoas atualmente como o bullying e a homossexualidade, deixando assim a história mais real. Todos os acontecimentos são narrados em terceira pessoa e a autora divide seus capítulos contando um pouco a vida de Sonea, Lorlen, Dannyl e Rothen, deixando assim o livro mais dinâmico e encorajando o leitor a ler muitas páginas de uma só vez. Trudi Canavan também descreve muito bem as coisas e soube criar muito bem seus personagens de modo que podemos entender bem cada um e torcer, ou não por eles.
Esse é um livro de fantasia que vale a pena ser lido, ao final da obra, ficamos com dúvida e curiosidade em relação ao destino dos personagens e do que está por vir no último livro - O Lorde Supremo.

Avaliação
Capa: 5 | Diagramação: 5 | Narração: 4 | Enredo: 5 | Custo/Benefício: 5 | Nota geral: 5

A Autora - Trudi Canavan
Trudi Canavan publicou sua primeira história em 1999 e recebeu um Aurealis Award na categoria de melhor conto fantástico. Sua série de estreia, A Trilogia do Mago Negro, a tornou sucesso internacional, e todos os três volumes da trilogia Age of Five foram best-sellers do Sunday Times. Trudi Canavan vive com seu companheiro em Melbourne, Austrália, e passa o tempo tricotando, pintando e escrevendo romances campeões de vendas.

Publicada no blog: http://www.entrepaginasdelivros.com/2012/12/a-aprendiz-trudi-canavan-resenha.html
Pandora 25/12/2012minha estante
Caraca!!! Então do Dannyl é mesmo gay?!?!? Eu desconfiei, ah, quero evoluir na narrativa para ver onde a Trudi vai!!! Concordo com você a Trilogia do Mago Negro não é só mais uma na multidão. A Trudi coloca do dedo na ferida, no primeiro fala de exclusão social, processo de favelização e derivado, no segundo chega batendo forte no preconceito social (um problema em cidade como o Rio de Janeiro e Recife) e ainda trata de hipossexualidade!!! Putz!!! Arrasou!! E você também na resenha, já vi algumas pessoas falando em homossexualismo ao falar do livro "A Aprendiz" e você não, usou o termo correto!

Diogo Malvezzi 05/05/2013minha estante
Pandora, no segundo volume Dannyl deixa claro a sua preferência sexual.
No capitulo 29 ele da sinais quando a irmã "Mayrie" de Tayend diz para ele as intenções.

"? Sendo irmã de Tayend, eu o protejo muito. ? Ela virou o rosto para ele, com uma expressão séria e decidida. ? Se você o tem como um amigo, seja cuidadoso. Eu acho que ele está apaixonado por você, Dannyl...Cap:29"

E para afirmar a sua preferência no capitulo 33 Dannyl e Tayend tem uma conversa dentro da Caverna da Punição Final, na qual Dannyl faz declarações que nem Rothen sabia.

Novamente a escritora me surpreendeu rs até aqui, eu acreditava que Dannyl não escondia nada.

Iaszz 10/04/2023

Eu sinto que esse livro tinha tudo pra ser 5 estrelas mas algumas coisas me incomodaram. A primeira é o Regin, enquanto no primeiro livro eu senti que os personagens tinham todos propósitos bem fundamentados, nesse livro o Regin é um pé no saco por ser, sem nenhum desenvolvimento, a relação dele com a Sonea é gratuita de um jeitinho bem mal escrito, a segunda é literalmente todos os magos não darem a mínima pra tudo que acontece com a Sonea, não importa que eles não achem que ela merece estar ali, chegou no ponto de rolar agressões mais séries e absolutamente ninguém fazia nada, e a Sonea simplesmente aceitava ser humilhada desse jeito? Não gostei. Em compensação os capítulos do Dannyl, do Lothen e do Administrador tem todo meu coração, principalmente o do Dannyl, amei a construção dele, e ele definitivamente foi o personagem que mais cresceu, é meu favorito. O desenrolar da história continua lento, mas eu gostei bastante, a escrita ajuda e não é uma leitura cansativa.
Grazyela 10/04/2023minha estante
Calma, eu adoro esse trilogia. E só digo uma coisa, não estava preparada para final!
Depois de anos que li esse livro o final pra mim...
Então lei! O segundo é muito melhor.
Mas infelizmente em algumas partes a autora só encheu linguiça, nos próximos as partes do Dani vai ser mais ainda sem fundamento...

Grazyela 10/04/2023minha estante
*leia...

Patricia 14/07/2021

Trilogia do Mago Negro - livro II
Esse segundo livro da trilogia do Mago foca no treinamento e evolução da Sonea e nas viagens do Dannyl. Lorlen e Akkarin participam ativamente do enredo nos levando a conhecer um pouco mais sobre a política que envolve o clã e revelando mais sobre esses dois personagens interessantíssimos.
Como todo livro intermediário, ele possui um desenvolvimento lento, mesmo com uma escrita agradável e que instiga a curiosidade, demora para acontecer algo novo.
A inveja dos jovens magos em treinamento, o posicionamento preconceituoso da maioria dos magos professores e a proliferação de fofocas e intrigas, me cansaram muitas vezes, mesmo assim é um bom livro.
FranciscoM 14/07/2021minha estante
Achei esta trilogia muito criativa. O terceiro livro na minha opinião é o melhor de todos.
E pelo que observei, existe outra trilogia da mesma autora neste mesmo Universo.

Patricia 14/07/2021minha estante
Comecei a ler o terceiro livro no fim da tarde, impossível largar. Eu tbem estou achando o melhor dos três livros.

David Teles 31/10/2013

A trilogia do mago negro
Finalmente concluí a trilogia do mago negro.

Uma breve ideia sobre o conteúdo da trilogia.

A história se passa em Imardin onde o clã dos magos reside, o clã é responsável pelo ensino de magia ao futuros magos, porem apenas se forem de "casas" privilegiadas, não dando assim aos pobres o direito do ensinamento, porém tudo muda quando uma garota favelada cruza o caminho dos magos.

Infelizmente foi o livro mais fraco que li envolvendo magia. A trama é bem simples e o desenvolvimento linear, isso é justamente um dos motivos de eu não ter gostado tanto assim da trilogia.

Os personagens são cativantes, porém a importância dada a alguns deles na história os tornam irrelevantes dando a impressão que no mundo possui apenas os envolvidos direto na trama. Sonea que é a protagonista se torna irritante em vários momentos e seus pensamentos são um tanto quanto redundantes o que faz você querer simplesmente pular certos diálogos do livro.

Se eu não estivesse envolvido tanto com leitura nos últimos anos eu creio que seria bons livros para começar já que são fáceis de ler e não tem uma trama complexa, mas para quem já trilha esse caminho acaba por perder um pouco de interesse na história mais do mesmo.
sonia 23/02/2014minha estante
É, David, parece que a autora se esqueceu de que magos devem ter poderes mágicos rsrsrs...magia parece ser sinonimo de força física aí, fora isso, a história é envolvente.

Priscila 09/06/2019minha estante
To tentando tbm mas tá sendo uma leitura lenta

Albert.Lenon 18/04/2017

Fascinante...
Antes eu achava que o começo do livro era bem desnecessário, bullyng total, mas quando terminei de li, consegui entender a necessidade daqueles conflitos, foi um livro que despertou em mim sentimentos diversos, eu senti medo, senti raiva, me emocionei, senti o coração apertar e quase sair pela boca, eu ri alto no trem, foi uma experiência fantástica, bora começar o terceiro..
Albert.Lenon 18/04/2017minha estante
Quando terminei de ler ****

Jaíne 14/01/2016

Ah, a mesmice!
O primeiro livro eu não resenhei, mas resolvi resenhar este, o segundo livro da trilogia do mago negro.
Achei o primeiro livro de uma chatice e uma mesmice incríveis e não tinha a menor intenção de continuar a leitura da trilogia. Mas, eis que surge meu irmão com os outros dois livros para me emprestar, e como tenho pena de deixar um livro abandonado na minha estante, praticamente implorando para ser lido por mim, resolvi dar outra chance a Trudi Canavan.
Quem leu o primeiro livro, já tem a noção que MUITAS páginas o esperam. Neste exemplar do segundo volume, são exatamente 544 páginas. E seguirá um terceiro volume que aparenta ser o mais grosso dos 3 livros e minha pergunta principal pra autora é:
Pra que tanta enrolação?
Neste exemplar, temos a mais nova maga da turma (maga, não é bruxa, não é Harry Potter gente! Embora pareça...) Sonea.
O livro gira em torno da vidinha de Sonea agora que é uma estudante de magia, todos os problemas que ela enfrenta e seus medos.
O enredo também dá um enfoque especial ao mago Dannyl, que aparece no primeiro volume como o amigo de Rothen e um dos magos que se empenharam para encontrar Sonea e levá-la ao clã.
Também há todo o enfoque em volta do Lorde Supremo e suas "práticas" não indicadas para os magos e não convencionais.
Mas o que mais vemos mesmo ao longo de toda a história é o tormento de Sonea, por ser a garota da favela numa Universidade de magos (todos de origem "melhor" que a dela).
Não é nenhuma história "oh que incrível!", principalmente, como citei no começo da resenha, pela mesmice de tudo. Todo o capítulo é a mesma coisa. Sonea sendo atormentada pelos outros aprendizes. Sonea com medo do Lorde Supremo. Sonea isso. Sonea aquilo. É muita enrolação.
As partes que mais entretinham de fato, eram as que narravam as aventuras de Dannyl, como novo embaixador do clã.
Enfim, acho que mais importante que o tamanho de uma história é a  qualidade dela. Você pode encontrar um enredo incrível em um conto de 10 páginas e encontrar uma porcaria repetitiva num livro de 600 páginas.
Com esse pensamento em mente, deixo a vocês escolherem se vale a pena ler ou não.
Eu não recomendaria.
Bom, até a próxima galera!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
schuusantos 15/01/2017minha estante
Faço das suas, as minhas palavras. Que livro enrolado hein?! Todo capítulo exatamente a mesma coisa.. Além de Sônea ainda tem o Tayend com medo a cada 10 páginas..

Yago.Gecy 22/12/2017

??
O segundo livro é bem melhor q o primeiro, e começamos a nos apaixonar pela protagonista, apesar de ela ser bem idiota as vezes.
Ícaro 18/11/2018minha estante
aaaah cara ela não é idiota não, idiota é o Regin! haha

Jefferson Gonçalo 03/12/2017minha estante
undefined