Astronauta: Magnetar

Astronauta: Magnetar Danilo Beyruth

Resenhas - Astronauta: Magnetar

Karina 22/04/2015

Uma história legal sobre o espaço e sobre nossas escolhas...

Dani Moraes 15/02/2015

Maravilhoso!!! Vale muito a pena!!!
O Astronauta da Silva mais adulto e com conflitos bastante complexos.
Cores linda e muito significativa.
Se você quiser saber um pouco mais sobre a minha opinião, clique no link abaixo.

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/01/astronauta-magnetar-e-singularidade.html

Shirlei.Satiro 25/12/2014

Astronauta, no espaço sideral...
É... eu li "Astronauta: Magnetar" de Danilo Beyruth...

Antes de eu começar a falar do livro, existem certas coisas que devo esclarecer:
1 - Eu cresci com os personagens do Mauricio de Sousa (Turma da Mônica, Bidu, Piteco, Penadinho, Tina, e outros tantos muito amados). Astronauta não era, em minha infância, meu personagem favorito. Muito filosófico para uma criança compreender! Quando cresci um pouco mais, comecei a perceber que ele é um personagem maduro que fala sobre amizade, distância, amor, solidão e saudade. Então, quando eu comecei a sentir tudo isso, me identifiquei com o Astronauta e, ele se tornou meu personagem favorito.
2 - Este livro é o primeiro livro de um projeto conjunto da Editora Mauricio de Sousa e Panini Comics chamado Graphic MSP, que vai trazer personagens clássicos em estórias desenhadas e escritas por novos e/ou consagrados desenhistas e roteiristas.

Astronauta foi criado em 1963 para rivalizar com os quadrinhos de Flash Gordon e Buck Rogers. Apesar de todos os anos que passaram (mais de 50) e de todos as mudanças no desenho do Astronauta, ele nunca mudou seu formato: circular.
Daí esse sentimento estranho que tive ao ver pela primeira vez este Astronauta de Danilo Beyruth. Ele parece um escafandrista e, tudo no teaser que foi lançado sobre o projeto, me fazia lembrar o oceano, até mesmo a ferramenta que ele tem na mão, parece um tridente. Pera lá! Isso aqui é Astronauta! Espaço! Estrelas! Não oceanos!!
Mas, conforme você avança na sua leitura, você percebe que Danilo quis fazer (e conseguiu) um paralelo dos antigos exploradores (entre eles os escafandristas) e esses novos exploradores do espaço sideral que buscam, em suas viagens (como os antigos) conhecimento, aventura e - quem sabe - novas culturas...
E assim como os antigos exploradores, Astronauta tem que enfrentar perigos, físicos, emocionais e psicológicos nessa aventura, quando ele se vê completamente sozinho no meio do Nada.

A leitura, para mim, foi ao mesmo tempo fácil - Astronauta está sozinho, ele só pode conversar com ele mesmo ou com o computador da nave - e muito difícil - Astronauta está sozinho, e esta solidão faz sua vida miserável, fazendo com que levemos um soco a cada página lida.

Todos TÊM que ler este livro, mesmo que você não goste de quadrinhos ou do Mauricio de Sousa, você precisa ler pela estória que é fantástica!

Danilo Beyruth, sua estória é de tirar o fôlego e seus desenhos são espetaculares! Você é um gênio! Parabéns!!

Li o livro em Português. Não faço ideia se será traduzido para o Inglês (ou para outras línguas), apesar de a Turma da Mônica ter um grande público fora do Brasil, não sei se é o mesmo caso com o Astronauta.
Minha edição é em capa dura e, devo dizer, que ela será muito bem cuidada.

Blessed Be!...

site: http://leiturarosa.blogspot.com/2014/12/pitada-20-astronauta-in-outer-space.html

@isaque_marques 23/11/2014

Homenagem Caprichada
SCI-FI solidão suspense aventura nostalgia é o que se encontra nas páginas desta HQ. Homenageando o maior quadrinista brasileiro reinventando um dos seus grandes personagens de forma dramática e densa em busca do magnetar. Quadros com cores lindas só mostram o quão incrível seria um filme baseado no Astronauta. Fantástico e didático. Que venha a continuação!

Flávia 26/09/2014

Como seres sociais, não lidamos bem com a solidão. Bem, alguns como o Astronauta conseguem... Mas descobrirão mais cedo ou mais tarde que não valia tanto a pena.

Infelizmente essa foi uma leitura cercada de muita expectativa. Ouvi muitos dizerem que era uma história incrível. E não achei. Confesso que não gostei do traço do Astronauta. Nenhum problema em amadurecer o personagem mas senti uma completa desvinculação daquele que conheci na infância. Além disso, o enredo quis colocar muita carga dramática onde não há espaço para desenvolver. As mensagens do Astronauta lááá da infância eram mais simples mas ainda sim bastante significativas.

Vanessa.Brizola 07/09/2014

Intenso e caprichado!
Astronauta Magnetar faz uma releitura do famoso personagem dos gibis, O Astronauta, numa missão grandiosa, poética e intensa, pelo espaço.
O autor utilizou-se de muita pesquisa científica para nos criar um ambiente sideral coeso e potente, conversando com o leitor sobre solidão, caráter, princípios e a importância do homem perante ao universo.
A arte é linda demais e o texto reflexivo, inteligente. Tiro uma estrela porque achei a Hq pequena demais para desenvolver toda proposta filosófica que criou.
Enfim, uma história que vale muito a pena ter na estante, que vem nos provar os excelentes talentos nacionais que dispomos!

Dan 29/10/2012

Longe
Em uma jornada solitária, Astronauta faz a viagem mais difícil de ser feita: visita sua interioridade.
Uma empreitada astuta da MSP, resgatando os crescidos que largaram os gibis (não é o meu caso).
Uma graphic novel científica, íntima e filosófica, que deixa o leitor esperando por mais.

Nanda Lima 23/08/2014

Uma releitura brilhante
Na hora de ler HQs, a minha preferência é pelas revistas americanas. Não sou fã dos quadrinhos japoneses e ainda não li nenhum quadrinho europeu (ex.: Asterix e Obelix). Mas e os quadrinhos brasileiros? Às vezes valorizamos pouco a arte de nosso país e voltamos nossa atenção apenas para os clássicos e lançamentos estrangeiros. Isto é um erro e “Astronauta – Magnetar”, de Danilo Beyruth, veio nos mostrar por que.

A HQ que vos apresento é um lançamento de 2013, integrante da coleção Graphic MSP que reúne histórias originais de quadrinistas brasileiros das novas gerações, fazendo uma releitura de personagens consagrados do nosso maior quadrinista, o grande Mauricio de Sousa. Uma iniciativa fantástica que tem rendido lindas histórias e material de muita qualidade, tanto gráfica, quanto de roteiro. O site Desocupado Nerd, do amigo Carlos Oliveira, fez um especial sobre esse selo, que você pode conferir aqui.

“Astronauta – Magnetar” é uma HQ repleta de sensibilidade, com traços delicados e roteiro comovente. Conta a história do astronauta - um dos personagens das revistinhas da Turma da Mônica - explorando o espaço atrás de uma rocha espacial chamada magnetar. Beyruth fez não só uma releitura psicológica do personagem, deixando-o mais maduro, complexo, adulto e cheio de angústias pessoais, como fez também do ponto de vista gráfico. Fisicamente, as aparências se limitam à cor do cabelo. Até o traje espacial do astronauta ficou muito mais verossímil.

Como a história se passa no espaço, em torno do magnetar, objeto espacial que encontra, aqui, um significado cósmico e até cármico, as cenas foram enquadradas com amplitude, cores vivas e quentes e os diálogos foram usados sem excessos. Afinal de contas, espaço sideral lembra silêncio.

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Alair R 11/08/2014

A Saga do Astronauta
Astronauta Magnetar é mais uma excelente releitura dos personagens clássicos de Maurício de Souza, das demais edições lançadas, Astronauta foi a que obteve maior destaque tanto de público como de críticas.

Danilo Beyruth deu uma atmosfera nova ao personagem bem como referências históricas no decorrer da história.

Sem dúvidas é uma edição que vale cada centavo e coloca a MSP Graphic Novels como a nova promessa nacional nos quadrinhos.

Nelmaliana 03/08/2014

Me perdendo no Universo Mauricio de Sousa
Tudo começou em 2009 quando foi lançado o livro MSP 50 (1° de uma série de 4), em homenagem aos 50 anos de carreira do Mauricio de Sousa. Nesse livro 50 artistas diferentes fizeram releituras dos personagens clássicos dele. Esses livros ganharam diversos prêmios, e o sucesso foi tão grande que decidiram continuar com essa sequência de edições, mas dessa vez os artistas escolhidos teriam mais espaço para desenvolverem as histórias, então nasce o selo Graphic MSP.

O primeiro lançamento foi em outubro de 2012, e a partir daí vieram mais 3. E é sobre essas quatro obras de arte que vou falar um pouquinho nesse post.

Cada livro segue o traço do seu autor, mas mantendo o contexto do personagem clássico no qual foi baseado.

Leia mais em:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/08/me-perdendo-no-universo-mauricio-de.html

CarlosAoj 21/06/2014

A nova linha de releituras das criações de Maurício de Sousa não poderia ter começado melhor, a história de Beyruth alça aventuras espaciais com o cuidado que a temática merece e faz jus às aventuras do clássico personagem.

Crítica completa em http://www.desocupadonerd.com/2014/06/tirando-poeira-de-astronauta-magnetar_20.html

adijobs 19/06/2014

Um gostinho de quero mais
Astronauta Magnetar é o primeiro trabalho publicado pelo selo Graphic MSP, que promete trazer – e revelar – grandes talentos dos quadrinhos nacionais, com versões inéditas dos já consagrados personagens do Mauricio de Sousa. Esse primeiro, do Astronauta, por Danilo Beyruth, é uma prova de como deu certo a experiência com as publicações do MSP + 50 Artistas, HQs que reúnem inúmeros quadrinistas convidados para desenvolver suas próprias versões dos personagens do Maurício. A proposta do selo Graphics MSP é continuar a experiência, para deleite dos amantes dos quadrinhos, com histórias mais longas, menos experimentais e direcionadas para um público diverso.
O argumento de Astronauta Magnetar foca na solidão do personagem e na imensidão do cosmo, enquanto a arte enfatiza essa condição de maneira bem criativa. Eu me encantei com o estilo de Danilo Beyruth (a sequência que mostra a rotina do Astronauta é genial) e a paleta de cores escolhida para compor o universo criado para o álbum.
Pena que a experiência proporcionada pela graphic novel seja tão curta e a brevidade do roteiro, de poucos diálogos, deixe um gostinho de quero mais. Mas talvez esse seja um ponto forte da obra, que se propõe a primeira de uma série. Que venham as próximas.

Tauana Mariana 15/03/2014

Onde a solidão nos leva .... <3
Essa é o primeiro lançamento da coleção Graphic MSP, da Panini, onde alguns autores realizaram uma releitura das histórias do Maurício de Sousa (a segunda publicação foi a Laços, e a terceira a Pavor espaciar, se não me engano).

Laços, como eu já mencionei aqui no blog, retrata o lado doce das nossas amizades de infância, retrata os “laços” que criamos e consolidamos ao longo de nossas vidas e a importância que essas conexões possuem, apensar de, às vezes, nós esquecermos disso.

Já em Astronauta Magnetar, Danilo Beyruth me surpreendeu tanto por seus traços quanto por suas cores. Se em Laços as cores pastéis demonstram uma “meiguice” na história, o contrate de cores utilizado por Danilo ativou meus olhos, principalmente o contraste entre o azul e o rosa. Com algumas combinações, parecia até que alguns desenhos brilhavam, como imaginamos que é no espaço. Obvio que digo isso com o conhecimento raso que nem fundo de bacia que eu tenho.

A história também é sensacional. Após um acidente com sua nave, em uma missão para apreciar o magnetar, o astronauta se vê preso e sozinho com seus próprios pensamentos. A história explora as profundezas da mente, quando trabalha solitária. Entre devaneios e alucinações, o astronauta enxerga para além de suas percepções. Consegue penetrar e compreender as lacunas de sua vida, as consequências de suas escolhas e o que é, realmente importante para ele. Enfim, incrível.

Segundo o blog Estamos em obras, Astronauta: Magnetar foi o grande vencedor do Troféu HQ Mix 2013, com três troféus: Edição especial nacional, Desenhista nacional e Projeto editorial (para o selo Graphic MSP).

z..... 02/01/2014

Cativante! Uma HQ excepcional, com reflexões sobre a vida.

"...Se você está decidido a viver só, é assim que vai morrer. Você escolheu deixar tudo para trás, mas não há felicidade na solidão..." (pág. 50)

"...Seja como a pedra. Chapinhando, lembra? Chapinhando ela vai mais longe. Voando livre, mas sempre reencontrando a superfície..." (pág. 53)