O Livro das Religiões

Resenhas - O Livro das Religiões

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lu 20/07/2022

Um bom resumo.
O livro é bem sucinto, trata de algumas das principais religiões do mundo.
Possui um adendo sobre as religiões afro-brasileiras.

Fabio Di Pietro 20/07/2022

Introdutório
Em menos de 400 páginas é óbvio que o livro não teria uma profundidade, mas creio que entrega o prometido. Apesar de seu foco ser bastante na religião cristã, há um vislumbre das demais.

Safo from Lesbos 13/05/2022

Eu li esse livro quando era muito nova, acho que preciso ler novamente! Essa é aquele tipo de livro pra te acompanhar pela vida!

Gabriel Farias Martins 28/03/2022

Algo pessoal demais.
Toda religião busca dar alento e respostas, através desse livro consegui aprender um pouco sobre diversas religiões e a forma que eles exerceram e continuam exercendo influência no mundo, em como algumas estão intimamente ligadas à suas culturas e outras se subdividem devido à interpretações conflitantes.

Além de aprender por simples contexto histórico, esse tipo de leitura me permitiu ter mais respeito e curiosidade por pessoas de crenças diferentes.

Jonathas dos Santos Benvindo 10/01/2022

Um livro completo sobre as principais religiões do mundo. Achei muito complexo para algumas religiões mas trazia as informações necessárias sobre as outras. O final me fez pensar bastante sobre minhas convicções políticas, éticas e religiosas. Há também um apêndice com as principais religiões no Brasil, mas foi escrito por outros autores. É um livro muito bom, informativo, escrito com muito cuidado para ser facilmente compreendido sem problematizar.

Pedro 18/11/2021

Livro raso e sem grandes reflexões
O título da resenha já diz tudo e, de certa forma, sintetiza a minha decepção com ele: um livro raso e que não busca refletir sobre as religiões, somente descrevê-las. Se você ler no sumário as religiões que ele aborda e buscar os artigos sobre elas na Wikipedia, muito provavelmente adquirirá mais conhecimento do que lendo esse livro. E as poucas reflexões que o livro apresenta são bem superficiais. Enfim, não gostei.

Marina.leituras.da 24/08/2021

@leituras.da.marih
⛪Achei que é um bom livro pra quem quer começar a estudar sobre religiões ou que tem curiosidade sobre esse assunto. No entanto, uma grande parte do livro é dedicada ao Cristianismo e as diferenças entre as igrejas, o que fez com que eu me desanimasse muito com o livro e demorasse meses pra ler.

🕋Queria que as outras religiões, como as de origem asiática e as de origem africana, tivessem mais destaque e mais detalhes. Principalmente as de origem africana, pois, tiveram muito pouco foco e informações.

☯️Apesar desses “defeitinhos”, o que mais amei no livro foi o apêndice em que se conta sobre as religiões no Brasil, com foco na religião Afro-brasileira. Fiquei muito envolvida com as características dessas religiões e com certeza quero procurar mais sobre os Orixás.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/08/resenha-o-livro-das-religioes.html

Andressa.Almeida 24/07/2021

Ótimo livro para aprender sobre pluralidade
Gostei muito deste livro. Ele atingiu as minhas expectativas: abordou de uma forma geral e individual a maioria das religiões mais abrangentes no mundo.

Foi uma experiência incrível obter esse conhecimento que eu almejava. Além disso, ele contribuiu muito com o meu aprendizado sobre pluralidade.

Em algumas partes a leitura fica abrangente demais comparadas a outras chegando até a ficar desproporcional; em outras partes o conteúdo é muito amplo e subjetivo fazendo com que a leitura fique um pouco monótona. Mas, deixa um gosto de quero mais. Deixou em mim uma vontade de ler um livro específico de cada tópico abordado.

É um bom começo para quem quer se aprofundar futuramente no assunto. Recomendo muito.

Flavia Sena 26/05/2021

Então... digamos que eu tive interesse nesse livro pra ter uma visão geral de uma quantidade razoável de religiões. O começo foi muito interessante e a leitura fluiu bem, mas em certo ponto resolvi dar uma olhada nas resenhas por aqui e ver se tinha alguma crítica quanto às informações, porque em alguns momentos senti um tom de generalização/simplificação... E achei a resenha de uma pessoa que menciona a questão das esposas do Maomé. Daí em diante prossegui com "os dois pés atrás". A parte do cristianismo foi a mais extensa e enfadonha.

Destaquei muuuitos pontos durante a leitura, com certeza não foi em vão. Mas acho que talvez a abordagem que aquela coleção da Globo (O livro do(a)...) traz seria mais concisa e direta, atraindo para os aspectos mais relevantes que despertariam curiosidade em buscar outras fontes. No final desse aqui eu não tô querendo ler sobre o assunto de novo nem tão cedo kkkk

Milena Policarpo 14/04/2021

Um livro introdutório, como se propõe a ser.
Confesso que quando iniciei a leitura, achei o livro limitado e demasiado resumido em vários momentos, mas dado o fato de que o objetivo é fazer uma abordagem panorâmica das principais religiões do mundo, acho que cumpriu bem o papel. Se fosse se aprofundar em casa uma, o livro deveria ser beeem maior. Mesmo assim, senti falta de mais "carne" em alguns tópicos como, por exemplo, quando fala das religiões africanas no começo do livro.

A escrita dos autores é bem didática e simples, o que é bom, mas talvez não torne o livro tão envolvente pra quem não tem interesse no tema. Então, mais uma vez, não acho que seja um problema, basta ter em mente a proposta dos autores. O ensaio no final do livro, do professor Antônio Flávio Pierucci sobre as religiões no Brasil, pra mim, fez valer toda a leitura. Aprendi muito!

Mari 10/02/2021

Para começar
Como os demais livros do autor que já tive a oportunidade de ler, esse também tem o intuito de apresentar conceitos introdutórios a assuntos filosóficos, religiosos, éticos e morais. Dessa vez sem um verniz de romance, como uma história de plano de fundo para acompanhar a "aula" temos capítulos de fácil leitura mas bem servidos abordando a história das principais religiões do mundo contemporâneo.

Fer 17/01/2021

Livro abrangente e de linguagem fluida
É a minha releitura, acredito que possa ser lido muitas vezes, ou como material de apoio.
Abrangente, rico em detalhes sem ser cansativo ou muito longo, trás um panorama de todas as grandes religiões do mundo, surgimento, desdobramentos, localização e, no final trás as religião afro-brasileira e suas peculiaridades na terra tupiniquim.

Bruno Mancini 07/01/2021

Raso
Mas é o início para uma nova pesquisa, se, somente se lhe convier. Esperava em certas religiões mais clareza e profundidade do autor. Fica aqui a minha opinião. Tenha uma boa leitura.

Thiago 13/12/2020

Superficial e repetitivo
O livro apresenta as religiões asiáticas, africanas e monoteístas. Contudo, o faz de maneira bastante superficial e, em alguns momentos - especialmente ao tratar do cristianismo - de modo repetitivo. Em seguida, trata de filosofias de vida não religiosa (o que não tem a ver com quem buscou um livro sobre religiões): humanismo, materialismo e marxismo. O último capítulo do livro original trata sobre novas religiões. De novo, no entanto, é excessivamente superficial. Serve como curiosidade, mas há outros melhores, como "A Viagem de Theo".

Shirlei 28/10/2020

Gostei bastante.
Gosto do estilo de escrita do autor.

Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5