Jonathan Strange & Mr. Norrell

Jonathan Strange & Mr. Norrell Susanna Clarke

Resenhas - Jonathan Strange & Mr. Norrell

Tata 14/05/2009

Parece impossível, mas o livro consegue ser curto demais.
Lara 08/06/2009minha estante
hehehe, é verdade mesmo Lella.

The Old Man 26/03/2010minha estante
Realmente. Quando vamos chegando próximos do final, percebemos que há ainda tanto a ser abordado, descrito, explorado... Concordo plenamente contigo!

JonasDomm 02/03/2020minha estante
Que definiçao perfeita

stchnard 24/03/2021minha estante
Minha definição. Não que eu acho que precise de uma continuação, mas... a

Geisson.Fernando 01/07/2021minha estante
Definição perfeita (2).

Miqueias 10/12/2022minha estante
O livro é bom??

JonasDomm 11/12/2022minha estante
Sim, se voce curte fantasia. Esse livro é muito mágico, Miqueias.

Lili 28/03/2019

Jonathan Strange & Mr. Norrell
Ler este livro não foi a melhor das experiências para mim. Eu comecei com a expectativa errada, não sei explicar ao certo, mas ele não é bem o que eu esperava para um livro de fantasia e essa sensação de estranheza se arrastou até a metade do livro. Depois disso eu acho que peguei um pouco mais o 'espírito' do livro, mas ainda assim não sei se peguei o que a autora desejava transmitir.

Por outro lado, digo que o livro é super inglês, no melhor dos sentidos. Eu me divirto muito com as tiradas irônicas que caracterizam o humor inglês e isso esse livro tem de sobra.

Talvez eu tenha esperado demais do livro. Talvez eu apenas não tenha entendido. Ou talvez eu não tenha mesmo gostado tanto assim. Só sei que ouvi falar tão bem e no fim das contas... Não foi tudo isso. =/

Se recomendo? Sim, vale a pena. Só não achei tudo o que andaram dizendo por aí.
Cy 29/03/2019minha estante
Ainda bem que pulamos nele juntas!

Always

Chello 22/12/2019minha estante
As avaliações me deixam com muitas dúvidas, se leio ou não. Você não gostou tanto e mesmo assim deu quatro estrelas. Quatro estrelas pra mim é ótimo, aiii que dúvida!!!

Lili 23/12/2019minha estante
Ah, eu sou bem generosa nas minhas notas... hehehehe
Se eu der 3 ou menos, fuja!
Mas esse, acho que vale a pena, sim. Só pense nele de maneira diferente: como um romance estilo Jane Austen, em que a magia é só um detalhe. Acho que funciona melhor assim.

Gustavo Rodrigues 02/06/2023

Pense num livro difícil? ele tem tudo pra ser excelente, só que não é. História boa, mas com MUITA enrolação. As vezes a leitura flui tranquilamente, aí do nada o ritmo cai abruptamente.

Pô, a autora foi sagaz na ideia da história. É uma parada bem fora da curva, mas que foi abordada de uma forma muito morosa. Um dos poucos livros que me dava um sono infinito.

Tem umas notas de rodapé gigantes que, em inúmeras vezes, não interferem em absolutamente nada. Só pra explicar uma coisa que nada tem a ver com coisa nenhuma. ?

Mesmo assim, ainda dei três estrelas porque a história é, sem dúvidas, muito legal. Só não consegui me adaptar ao estilo e ao ritmo que foram escolhidos pela autora.

Fui contraditório? Sim. Mas é isso aí ??
Marcy 03/06/2023minha estante
Fiquei na dúvida se vale a pena ler ou não kkkkjjkkkkjkk

Gustavo Rodrigues 03/06/2023minha estante
Eu também tô na dúvida ?

Eliza139 20/10/2023minha estante
Eu li e também achei moroso demais. É o tipo de livro com muita informação, dá a impressão que a autora quis mostrar o quão boa ela é, e o quão sua capacidade criativa é imensa, mas o produto final, para o consumidor final(nós leitores), tornou-se cheio e lento demais.

Comparo com aqueles professores que possuem até pós-doc, mas têm uma didática que não ensina muita coisa ao aluno.

Teyers 30/01/2024minha estante
Claramente nunca leram Haruki Murakami ?

Rafael Mota 08/01/2017

British, British and British...
Leitura extensa mas concluída com muita alegria... Britânico em cada sílaba, o tipo de humor/crítica que sempre te deixa com um sorriso meio perplexo... "Poderia um mago matar?... Um mago sim, um cavalheiro, jamais."
Claire Scorzi 09/01/2017minha estante
Não li, mas a resenha com o toque "British" me agradaram ;)

Rafael Mota 09/01/2017minha estante
É um pastiche de romance vitoriano... É muito bem humorado mesmo não sendo uma comédia...

Claire Scorzi 09/01/2017minha estante
hum...!

Lucs 24/05/2022

Nada do que eu esperava
Conheci a autora pelo seu mais recente trabalho, Piranesi. Livro curto de 250 páginas que me cativou. Quando vi que na minha lista de leitura eu havia colocado Jonathan Strange e Mr. Norrel fiquei empolgado. E fiquei mais empolgado ainda ao ler a análise dos demais leitores.

O livro está bem aquém do que eu imaginava, 890 páginas onde tudo demora a acontecer ou não acontece nada. Há mais páginas que o maior volume de Crônicas de Gelo e Fogo, e ali são centenas de personagens e núcleos de histórias.

JS&MN é um livro de ficção fantástica, porém a narrativa é comedida, a história rasteja, a magia é pouca e sem criatividade. A ideia de se fazer magia apenas lendo livros é meio estapafúrdia, notas de rodapé em excesso (ajudam na construção do mundo mas é nota de rodapé demais!), resolução da trama foi péssima.

Esse foi o livro que fez diminuir o ritmo de minha leitura esse ano, poderia ter abandonado mas eu sempre esperava algo melhor no capítulo seguinte coisa que não acontecia.
Kaylo0 25/05/2022minha estante
Assista a série da BBC, ficou muito boa.

Lucs 25/05/2022minha estante
Eu comecei a ver mas ao menos no primeiro episódio achei muito corrido e senti que suprimiram coisas que não deveriam. Mas preciso assistir tudo para opinar. Ao menos tem chance de ser melhor que o livro. Obrigado pelo comentário!

Tay 03/09/2022minha estante
Poxa :( eu tava botando no carrinho pra comprar, mas tô lendo alguns comentários que tão me deixando desanimada

Mirele 13/03/2022

Um livro extremamente britânico
Eu achei esse livro muito, mas extremamente britânico. É até um negócio engraçado de dizer, mas essa é a melhor forma de descrever. Achei muito legal o fato dele estar dividido em 3 partes diferentes e em como essas partes tem uma narrativa um pouco diferente e que faz todo sentido com o nome que elas tem. Só achei ele um livro bem lento, principalmente na primeira parte. Isso pode afastar um pouco alguns leitores, mas eu acho que essa lentidão é proposital, pq faz todo sentido com o nome e o "tema" dela.
ekatherinah 18/10/2022minha estante
O que seria algo "muito britânico"?

Mirele 18/10/2022minha estante
Então, se vc acompanha séries britânicas, umas coisas de humor britânico, já viu Dr. Who, tem exatamente essa atmosfera. Muito sarcasmo e ironia, as vezes é leeeeennnnto, sem pressa e meio pomposo. Essas coisas, mais ou menos. Mas a ideia é o livro ter bem esse ar britânico mesmo, lendo vc entende pq.

ekatherinah 18/10/2022minha estante
Ah entendi. Não costumo assistir nem ler coisas de humor britânico. Obrigada por explicar :) @Mirele

Cy 29/03/2019

"Think of me with my nose in a book!"
Há anos ouço falar que JSMN é o suprassumo da literatura contemporânea e o que há de melhor na fantasia, então não foi sem entusiasmo que pulei na chance de lê-lo.

Este livro me levou a estados conflitantes de divertimento com seu delicioso humor inglês e ocasional desespero PARA QUE ALGO ACONTECESSE E JUSTIFICASSE O HYPE. Sim, eu queria desesperadamente amar esse livro depois de tudo o que li sobre (magia, Inglaterra, século 19, Charles Dickens, história etc etc etc...). No fundo, no fundo, me deixei levar por ela, a perigosa: a expectativa elevada. Aprendemos algo com isso? Claro que não. Já estou empolgada com o próximo livro da pilha. XD

Não disse que o livro é ruim, pelo contrário! O livro é bom, o plot é bastante original (realmente é algo diferente no gênero de fantasia, muito mais próximo do real, onde a magia é um "detalhe") e a narradora é excelente. Aliás, provavelmente minha "coisa favorita" dessa leitura foi a voz narrativa. Ah, e as notas de rodapé! O que é algo a se levar em conta, pois ODEIO notas de rodapé. Mas essas são especiais, eu achei. A partir delas a autora fez uma construção de "mundo mágico" muito convincente.

Então, o livro é bom, mas fiquei com a mão estendida esperando algo que ele não me entregou.

Em tempo, dois comentários sobre o livro em si:
- Não sei se é muita viagem minha na maionese, mas fiquei pensando em Dr. Jekyll and Mr. Hyde... Hum...
- Leia em inglês, se puder! Primeiro porque a língua original dá todo aquele tom britânico maravilhoso pro texto e para as vozes dos personagens; segundo, porque cotejei com a tradução e perde metade do ritmo e graça.
- Comentário bônus: Lord Byron é a melhor pessoa do livro. XD
Isso!
E qual é o próximo mesmo?? XD

Cy 29/03/2019minha estante
HAHAHAHAHAHA
Qual dos 10, você quer saber? rsss

kkkkkkkkkkkkkk

Lucas Agostini 13/11/2020

Não funcionou para mim! Ritmo lento e extremamente arrastado. Como é tão elogiado gosto de pensar que eu que li errado ou em uma época errada!
Lenas 13/11/2020minha estante
Pra mim também não funcionou, então te entendo.

Lucas Agostini 13/11/2020minha estante
Ainda bem q achei alguém q me entende! Meus amigos q recomendaram ficaram inconformados kkkkkkk

JCarlos 18/03/2018minha estante
undefined

JCarlos 18/03/2018minha estante
Resumo espetacular. Parabéns!

Lukas 17/03/2021

Um presente de Susanna Clarke ao mundo que não o merece.
Um livro complexo de se resumir visto o tamanho e quanto menos você souber melhor a experiência. - ao menos pra mim.

Repleto de críticas ácidas ao estilo de Jane Austen e o humor digno do próprio Charles Dickens, Susanna nos conta a história de dois magos que estão destinados a restaurar a saudosa Magia Inglesa, a troco de quê? Só o tempo dirá...

Péssima resenha, enfim... Eu não tenho palavras. É um livro que você simplesmente não quer acabar. Eu fiquei de coração partido quando li a última página. Poucos livros me trouxeram essa sensação!

Super recomendo. Leia!
Campos 17/03/2021minha estante
Tá na minha lista

Lukas 04/08/2023minha estante
Que resenha mal escrita. Ignora tudo que eu disse

Felipe Paranhos 29/10/2022

Excelente - um dos melhores contos de fantasia
É difícil termos um bom conto de fantasia que foge do mundo ?medieval fantástico?, com monstros, dragões, elfos e anões.
Esse livro tem uma narrativa incansável, com personagens riquíssimos e uma ambientação magnífica.
Vale muito a pena!
Deixa muito gosto de quero mais.
Diego Hernandez 03/11/2022minha estante
Eu só recomendo coisa boa. ?

Felipe Paranhos 10/11/2022minha estante
Vc me recomendou faz tempo. Tava empurrando com a barriga. Mas valeu toda a espera!
Manda mais dicas.

Lane 09/05/2012

Jonathan Strange & Mr Norrell
Literatura fantástica!

A obra é uma ótima mistura de gêneros, mesclando fantasia e romance mais ficção histórica, compondo um cenário interessante. Mas o que torna a obra espetacular e digna de todos os elogios recebidos são as notas do rodapé.

As explicações, acrescentando ainda o estilo narrativo da autora conferem credibilidade à leitura, muitas vezes com tanto realismo que chegam a confundir o leitor. A riqueza de detalhes sobre os costumes da época, o mundo encantado, as histórias contadas com referências históricas entre o passado e o presente contrastam com a realidade e a ficção, traçando um paralelo impressionante para o leitor.

Para o meu delírio, muitas vezes me encontrei pensando e criando conjecturas idealizando a magia, acreditando fielmente, no meu mundo imaginário, que a fantasia realmente existisse.

Mas voltando a falar sobre o livro:

O livro começa na Inglaterra no século dezenove na época conflituosa de Napoleão Bonaparte com a Europa, pouco antes do período vitoriano.

A linguagem da autora é deliciosa e muito gostosa de acompanhar. Seu estilo de escrita é envolvente sem ser superficial. Suas descrições desprendem da narrativa revelando minuciosamente a atmosfera histórica e mágica do contexto.
Algumas vezes, o narrador observa o cenário, tornando-se onisciente, colocando algo incitador na prosa, questionando e contra argumentando, fazendo com que o leitor entenda melhor os personagens.

*Aconselho a leitura desta obra com calma e aos poucos, por causa do extraordinário efeito inspirador que ela acomete ao leitor e para melhor absorver as influencias transmitidas por ela.*

O fundamento de toda a trama se desenvolve sobre a volta da magia inglesa e está centrada em dois personagens: Jonathan Strange e Mr Norrell.

O livro é dividido conseqüentemente em três partes: Mr Norrell, Jonathan Strange e John Uskglass.

A primeira parte é lenta, descreve mais a seqüência cotidiana de Mr. Norrell e como ele se transformou por algum tempo, no único mago da Inglaterra.
Mr. Norrell é um personagem chato, inseguro e vaidoso. Sua obsessão é em se tornar o único mago praticante da Inglaterra e impedir o aparecimento de outros. Em uma total crítica a outros homens que se denominam magos, aos quais fazem parte de uma sociedade secreta, exclusiva apenas para magos, Mr Norrell com a ajuda de Childermass seu ajudante, prova suas habilidades como mago publicamente conseguindo assim sua pretensão obsessiva.

A partir deste acontecimento legitimado pela tal sociedade secreta para magos a vida de Mr Norrel se estabelece sob novas perspectivas. Mas as mudanças têm suas dimensões e Mr Norrell se vê diante de um desafio e sua vaidade grita com sua consciência e sem pensar duas vezes ele faz uma escolha. Os elementos e as proporções desta escolha são marcantes, colocando em risco toda a magia da Inglaterra e a vida de alguns.

Sem o conhecimento dos outros e sem ter que justificar seus atos para alguém, Mr Norrell reproduz sua ascensão como único mago de toda Inglaterra. Sua arrogância só saiu da zona de conforto quando ele conhece Vinculus.

Vinculus é um mago pobre, que trabalha nas ruas de Londres e que não se submete aos caprichos e ameaças de Mr Norrell. Quando ele se encontra com Mr Norrell dita a ele uma profecia sobre dois magos e de um escravo sem nome. Sem conhecer o significado da profecia proferida por Vinculus e acostumado a ter controle total em ser o único mago de toda Inglaterra, Mr Norrell não hesita em desacreditar Vinculus.

Mr Norrel é um personagem mesquinho, sem consciência, vaidoso e egoísta que possui todos os livros sobre magia e não divide seu conhecimento com ninguém.
Porém nesta primeira parte, não tem como concretizar uma opinião sobre o livro, isso que é cansativo e torna a leitura um pouco enfadonha.
Mr Norrell é chato demais e a autora conduz demasiadamente nas descrições sobre sua personalidade medíocre. Entretanto, é só ter um pouco mais de paciência até chegar à parte mais interessante do livro, a segunda parte com Jonathan Strange.

Na segunda parte, o foco das narrativas é sobre Strange e a história começa a ter sentido. Explicitamente Strange é o oposto a Norrel, ele não é o personagem bonzinho da trama [isto fica para outro personagem secundário na história], porém comparado a Norrell ele tem mais carisma e é cheio de energia. Delicadamente a autora nos leva a fazer paralelamente comparações entre eles.

Strange, através de um encontro inesperado também encontra Vinculus, e este mais que imediatamente revela e professa a mesma profecia que ditou a Norrell.
Após esta abordagem, mesmo desconhecendo o sentido da profecia e não se importando com ela, Strange se encaminha a um encontro com Mr Norrell, tornando-se posteriormente seu aprendiz.

Esta parte é, porém a mais interessante do livro por causa das informações que ela trás.
À medida que Strange amplia seus conhecimentos nos estudos sobre magia [um conhecimento que ele adquire condensamente por parte de Mr Norrel], onde ele demonstra claramente sua aptidão natural para magia, ao mesmo tempo, com alguns toques de humor, a autora descreve as diferenças de temperamento entre um e outro.

Os diálogos entre os dois magos servem para reforçar e impulsionar as diferentes opiniões entre ambos sobre John Uskglass. Que é apresentado corretamente ao leitor na terceira parte.

John Uskglass é um antigo rei e mago reverenciado por alguns magos modernos por seu conhecimento e contribuição para magia inglesa. Ele é o personagem presente nas discussões, mas ausente na história. Porém isso em nada diminui sua importância no texto.

Nesta parte, algumas pontas são entrelaçadas dando um toque único ao enredo e outras são lançadas não somente com o intuito de criar mistério e envolver o leitor na narrativa, mas, sobretudo de promover o onirismo. Tal é a genialidade da autora.
Nela são adicionadas cenas sobre a magia em exercício, onde a autora dá asas a sua imaginação criativa e o leitor simplesmente se deleita reverenciando a sua extraordinária narrativa.

Na terceira parte, vem o arremate de toda essa obra magnífica. O leitor consegue compreender as atitudes de alguns personagens e se surpreende com as de outros.

Confesso que pra mim ainda ficaram algumas dúvidas, achei o final surpreendente e bastante frenético. Não foi o que eu esperava, um pouco aberto eu diria, entretanto achei adequado e inteligente pra história, e anseio desesperadamente que a autora dê continuação à obra.

Intencionalmente eu não citei as histórias paralelas que ocorrem no decorrer de mais de 800 páginas, como também alguns dos personagens secundários, que incrivelmente conferem e complementam a história de maneira singular, mas eu não poderia deixar de mencionar o personagem “Cavaleiro dos cabelos de algodão”.

A autora conseguiu compor um personagem fictício de uma forma completamente humana, inserido em uma atmosfera encantada, reproduzindo com perfeição a natureza humana e encantada ao mesmo tempo. A graciosidade deste personagem misturado a narrativa mais os diálogos engraçados e inconstantes, completam e realçam a singularidade da obra, permitindo ao leitor momentos de gargalhadas.

Embora a questão da magia permeie todo livro, existem ainda outros temas encontrados que mantêm discretamente o ritmo do enredo.
Nota-se a contra posição entre a ética e a loucura, as relações de poder e amizade, o sarcasmo da sociedade, contudo, o livro não tem um olhar excessivo que cria um ideal favorável a aquém.
Entretanto o conteúdo desde o inicio exibe sua artéria inglesa, seja resgatando os conflitos do Norte e Sul da Inglaterra, ora revelando a cultura, os costumes e a sociedade da época.

Há também outro ponto quase impossível de não perceber, que é permeado com tanto sentimento pela autora, que não tem jeito de não se deixar envolver e mencionar.
Com muita simplicidade e naturalismo, os livros são colocados respeitosamente nesta obra, como um pano de fundo genuíno e brilhante, elucidando toda a sua prestatividade.

->Minha conclusão sobre o livro: A fantasia existe e a magia esta de volta. Leitura mais que recomendada!

Avaliei com 5 estrelas.
Sylvia 09/05/2012minha estante
Oi Lane, demais a sua resenha! Perfeita.
Assim que acabar o livro que estou lendo vou correndo para Jonathan Strange & Mr. Norrell, vc me deixou muito curiosa de verdade.
Adorei!

Lane 14/05/2012minha estante
Obrigada Syl! Vc vai adorar o livro! =)

Marcus.Santana 13/05/2022

Desmotivante, monótono, extenso e etc...
Comprei o livro por recomendação de uma booktuber e sinceramente não gostei. A ideia do livro em si é muito boa, mas é impossível ter prazer na longa, prolixa, monótona e desinteressante leitura deste livro. A trama é boa, mas não há nada que prenda a atenção do leitor. Foi uma tortura terminar o livro, historia com paralelos desnecessários e muitas descrições que não enriquecem a trama.
Sei que o livro agrada a uns, mas também há pessoas que não gostam e eu sou uma delas.
Não recomendo, foi dinheiro mal gasto!
Lucs 24/05/2022minha estante
Acabei de ler o livro, e concordo plenamente com vc!

Aa 04/01/2014

Fantástico!
O livro tem, como outros que abordam mundos fictícios (como aqueles escritos por outros grandes ingleses como Tolkien, C. S. Lewis e George McDonald), um universo coerente com profundidade suficiente não apenas para sustentar a narrativa, mas para garantir que muito possa ser explorado além do livro.
Quanto à prosa, ela lembra muito outros autores ingleses contemporâneos, como Neil Gaiman e Terry Prachet (o humor inglês, de sorriso de canto de boca, é constante). Os personagens são adoráveis (é incrível como é difícil não gostar de todos eles!)e a história guarda surpresas suficientes para quem se interessa por aventura.
Pode-se dizer, com relação a muitas coisas, mas em especial ao tema, que é Harry Potter para adultos (e não digo isso para desmerecer Harry Potter). Vale muito, muito a pena!
Lolo 03/02/2014minha estante
Ah, os personagens! Ah o humor! Ah o enredo contundente, rico e interessante! Amor é pouco gente!

Jéssica 14/10/2019

Com tantas trilogias e sequências por aí, é muito bom encontrar uma história tão completa num único volume.
Me surpreendeu a escrita da Susanna Clarke nesse livro, os elementos são apresentados de tal forma que torna tudo verossímil. Se a magia tivesse existido algum dia no passado, podia muito bem ter sido como foi contado aqui.
As narrativas vão sendo entrelaçadas e não dá pra prever quando uma ação vai impactar no desenrolar da história.
As notas de rodapé são outro ponto positivo, apenas enriquecem a narrativa, tornando ainda mais realista.
De início o tamanho do livro me assustou, mas a jornada da magia na Inglaterra foi tão envolvente que no final ainda queria poder ficar mais algumas páginas dentro desse mundo.
Excelente. Fico feliz de ter tido a coragem de começar a lê-lo.
Raquel 14/10/2019minha estante
Quero ler este, só falta coragem pra enfrentar o calhamaço.