Jonathan Strange & Mr. Norrell

Jonathan Strange & Mr. Norrell Susanna Clarke

Resenhas - Jonathan Strange & Mr. Norrell

stchnard 24/03/2021

Leitura obrigatória
Na verdade eu o havia lido em 2018, mas só lembrei agora de adicionar. Este livro é sem dúvidas uma obra de arte. Une fantasia e fatos históricos de uma forma tão bem amarrada que você acaba realmente acreditando que tudo aquilo aconteceu. A história se passa na Inglaterra, nas grandes guerras napoleônicas e nos embates da França contra a Inglaterra.

Esse livro é genial do começo ao fim. O final entrega algo ótimo, satisfatório, perfeito, não tiraria e nem acrescentaria nada.

Os personagens são cativantes e muito bem construídos.

O sistema de magia é um dos mais sóbrios e interessantes que já conheci, não é aquela coisa que o autor nem se dá o trabalho de tentar explicar. Sem falar nos feitos elegantes dos magos... Enfim, recomendo demais!

Saraiva 03/04/2021

Excelente, fica um pouco arrastado do final da segunda parte para o início da terceira, mas depois a leitura fica fluida novamente até o final.

Bianca1771 30/04/2021

Inglaterra e magia são duas coisas que combinam muito bem, Susanna fez um bom trabalho criando um mundo onde a história se entrelaça com magos, reinos encantados, corvos e cabelos de algodão.
Se não fosse a explicação em excesso de cada detalhe, de quem fez o que, o que isso gerou, quando foi e onde ocorreu seria ainda melhor e menos cansativo, algumas notas eram enfadonhas e não acrescentavam nada a história principal. Acredito que algumas coisas são melhor quando imaginadas.
Agora o final do livro tem um ritmo maravilhoso, é impossível largar até saber como tudo acaba.

Vinícius 02/06/2021

Pra mim não foi das leituras mais fáceis. Precisei insistir um pouco e não foi tão fluida, mas a história faz valer a pena.

Você fica na ansiedade que aconteçam coisas logo e demora um pouco pro momento chegar, a disputa entre os magos é bem trabalhada.

Não foi um dos meus livros favoritos, mas ainda assim eu gostei.

gabi 16/06/2021

Finalmente terminei esse livro, nem acredito.

É uma história bem interessante, com magia, encantamentos, magos, livros de magia, reinos encantados, etc. E tudo se passa no início de 1800, o que achei muito bacana.

Confesso que demorei mais do que esperava para ler, mesmo com suas 820 páginas. Vários fatores contribuiram pra isso: a escrita bastante detalhada (até demais), as notas de rodapé gigantescas e muitas vezes sem ter real importância para a história principal, as situações e eventos demorados e o fato de a letra ser pequena.
Às vezes parecia que eu ficava horas e horas lendo, mas avançava muito pouco (o que me deixava frustrada e um pouco irritada), e acredito que as letras pequenas tenham contribuído pra isso.
Achei as notas de rodapé muito interessantes, mas muitas vezes eram apenas curiosidades que não acrescentavam em nada na história principal. Acredito que, em vez de ter colocado em notas de rodapé, poderiam muito bem ter sido feito um livro a parte com todas as histórias e curiosidades sobre esse mundo que a Susanna criou com tantos detalhes. Eu com certeza compraria.

Mas a história compensa muito no fim. Adorei a forma como os personagens foram construídos, não sendo nem heróis nem vilões, o que deixa tudo muito mais interessante. Gostei muito de como as várias histórias criadas no começo foram se encontrando no final.
E o Childermass é, sem dúvida, meu personagem favorito.

Li esse livro enquanto passava por muitas situações difíceis, mas sem nunca deixar de lê-lo mesmo que um só dia, portando vou sempre lembrar dele de uma forma especial.

Por ser um livro tão longo, acredito que mereceria uma resenha muito maior, mas não quero me demorar.
Recomendo demais esse livro :)

Márcio Gurka 15/07/2021

Magia, guerra, romance, uma baita história!
Sempre me interessei por histórias relacionadas à magia e que são ambientados em castelos e épocas antigas. Esse livro com certeza é uma baita leitura, os últimos capítulos são emocionantes e fazem você se surpreender com o desenrolar da história, que na minha opinião é bem construída, os personagens com suas características bem marcantes e a grande interação entre eles. O começo é um pouco lento, mas é esperado devido à ambientação e descrição dos personagens.

Bah 21/08/2021

Do chato ao interessante pro chato de novo.
Jonathan Strange & Mr. Norrell sem dúvidas é um livro grande. Muito chato na primeira parte, a existência do personagem como Mr. Norrell me é cansativa, o que salvava a história era os demais personagens.
A leitura é fluida e apesar do meu profundo tédio até terminar as primeiras 200 páginas, eu procurei permanecer até o fim na leitura desse calhamaço que nada me assustava, só me entediava.
Ficção histórica nunca foi um gênero que me agradava muito, mas apesar disso eu me diverti com essa leitura.
Apesar de o livro ter ficado flutuando entre tédio e o interessante, ele nunca foi cansativo.

Thales 23/09/2021

Normalmente gosto de livros nesse estilo, esse não funcionou para mim.

A escrita da autora é muito boa e ela tem um estilo já bem definido. Agora o ritmo é extremamente lento. Eu diria desnecessariamente lento. Os acontecimentos não compensam o tamanho da obra.

Patricia Pietro 11/10/2021

Eu amei ler esse livro. A estória é muito envolvente. Achei que demoraria uns 2 meses para concluir a leitura, considerando as mais de 800 páginas, mas elas passaram voando e em 3 semanas eu já tinha acabado.

Gostei da escrita peculiar e irônica da autora, que prendeu minha atenção desde o primeiro parágrafo do livro. O enredo é super interessante, os personagens são muito bem desenvolvidos, e a utilização das notas de rodapé como extensão da narrativa é genial e inovadora. Susana Clarke construiu um universo que deveria lhe render o mesmo status daquela outra escritora de livros de magia.

A obra possui um pano de fundo histórico e político real, e algumas das personalidades expoentes da época em que a estória se passa (primeira metade do século XIX), como o Duque de Wellington, Napoleão e Lorde Byron, são personagens no livro. Dentre todos os personagens, reais e fictícios, o que mais gostei foi o Childermass (Ele me lembrou muito o Aragorn, de Senhor dos Anéis, tanto pela descrição de sua aparência, quanto pelo seu comportamento taciturno). Também gostei muito de Strange, Norrell, Segundus, Lady Pole e Vinculus.

A obra também impressiona por tratar de questões pesadas de forma sutil e afiada, tecendo ótimas críticas sociais. Como exemplo, pode-se citar os diversos episódios de racismo que Stephen sofreu (a do cavalo me deixou com o coração partido), a condição de inferioridade dada às mulheres pela sociedade, e o elitismo.

Enfim, o livro é incrível do começo ao fim. Gostei da iniciativa de Childermass e Vinculus, ao final do livro. E senti muita tristeza pelo final dos dois magos. Mas o fim que leva Lascelles é coisa de gênio (tanto que demorou um pouco pra cair a minha ficha e entender o que tinha acontecido rs).

Júlia 01/11/2021

Acabou...
Eu nem sei o que dizer sobre esse livro, meu Deus...
Amei tanto essa leitura do começo ao fim, me apeguei tanto aos personagens que se tornaram quase minha família.
Susanna Clarke é um gênio!!!
Preciso digerir ainda esse final, incrível demais :')

michelly.brandao.790 11/11/2021

Olha, é um livro extenso. Mais de mil páginas. Eu demorei a me conectar na leitura, mas uma vez envolvida, foi muito bom! É contada de uma forma como se tivesse ocorrido de verdade. Nos últimos 25% do livro ficou frenético e eu não consegui largar até terminar. Recomendo para quem gosta de livros sobre magia e tem tempo para ler.

Fordito 27/12/2021

A fantasia que dá base a esse livro destoa um pouco dos clássicos do gênero. Diferente de Harry Potter, senhor dos anéis, Nárnia, dentre outros, a magia nesse livro é um elemento que está desaparecida a séculos da Inglaterra e, por conta disso, é contida, sem grandes demonstrações de sua grandiosidade. Ela é tratada mais como um objeto de estudo e debates. De um lado, Norrell, um mago extremamente teórico. Do outro, Strange, um mago que precisa encontrar meios alternativos para desenvolver sua magia. Essa tensão de ideias dá ao livro um tom acadêmico que gera inúmeras reflexões sobre educação e sobre formas de aprendizado.

Diversas questões são levantadas. A loucura é um dos elementos primordiais para o entendimento da obra e aqui é tratada de uma forma totalmente inusitada, escancarando os estigmas associados a ela. Pessoas, como Lady Pole, são tratadas como loucas. Contudo, são as pessoas que mais vivenciam a magia. O encantamento colocado sobre Lady Pole a faz der considerada louca, mas isso porque ela não consegue falar oq realmente está acontecendo. Quantas vezes a sociedade não silencia pessoas, tratando-as como loucas, especialmente mulheres? Isso só mostra o estigma associado a loucura envolto pela desigualdade de gênero.

Outro ponto relevante é a forma como a escravidão e o preconceito são desenvolvidos na trama. Stephen encarna essas questões. "O ar da Inglaterra é o ar da liberdade. É o motivo de orgulho para os ingleses que assim seja. Contudo, escravizam pessoas em outros países".
Essa passagem mostra que mesmo a Inglaterra defendendo a liberdade ainda naquela época possuía valores escravistas.

Enfim, um livro repleto de questões e com uma escrita espetacular. Um pouco demorado para desenvolver a trama, mas essa demora tem significado e acrescenta demais à obra!

Lucas1028 19/04/2022

?Árvore fala com pedra, pedra fala com água.?
Vi alguém dizendo que esse livro, apesar das mais de 800 páginas, conseguia ser muito curto e eu não posso concordar mais. O sistema de magia empregado aqui de forma muito sutil e discreta é tão bem usado a favor da história que você se vê prendendo o fôlego em diversos momentos do livro. Vale ressaltar a astúcia da autora que consegue brincar com nossos sentimentos por certas personagens com muita maestria, ora eu odiava ora eu me identificava com as pessoas retratadas no livro. Não poderia recomendar mais! Certamente o melhor livro de fantasia que li até agora.