Águas Turvas

Águas Turvas Helder Caldeira

Resenhas - Águas Turvas

Zago 20/07/2014

Gostei! :D
Resenha do livro de Helder Caldeira - Águas Turvas…

O Livro realmente é um ótimo entretenimento, fiquei emocionado com a ideia principal do livro, com a idéia de que alguém independentemente de ser homossexual pode ter uma vida normal, que no mundo em que vivemos, é quase impossível, pelo menos no Brasil, não sei em outros países como nos Estados Unidos, que é o cenário do livro, a história nos prende, e por esse motivo a leitura é bastante rápida.
A escrita do livro é boa, e limpa, porém, a única coisa que eu achei meio ruim (uma coisa que não compromete a leitura do livro) é a organização dos acontecimentos, que é meio "Novela das 9", bastante diferente de livros como os da Suzanne Colins, Autora do Best-Seller "Hunger Games", é bastante desproporcional comparar um romance que tenha como principal ideia, o romance em si, e Jogos Vorazes, que por traz do romance tem toda uma idéia de corrupção da capital e etc, não que o livro seja ruim, muito pelo contrario, se fosse pra eu dar uma nota de 0 a 10 eu daria 9, para ganhar um 10, a única coisa que seria preciso mudar, seria o modo como foi escrito.
Parabéns por essa obra Sr. Caldeira, e espero que você continue nos proporcionando leituras maravilhosas como essa!

Gabe | @cafecomgabe 08/11/2014

#Breathtaking
O livro traz a história do Dr. Gabriel e o CEO Justin, que por um acaso do destino se encontram num aeroporto dando inicio assim a algo novo, inusitado.. onde o destino parece sempre estar ao seu favor, mas em meio a um mar calmo sempre pode surgir tempestades.

A analogia do título com as inconstâncias da vida não poderia ser melhor. Confesso que tive receio de começar a ler este livro, pois tinha uma premissa que me parecia de uma história clichê, um romance água com açúcar (desses de sessão da tarde rsrs..) mas eu não poderia estar mais errado.

Achei incrível como o autor conseguiu abordar temas recorrentes ao nosso dia-a-dia, conseguiu me fazer levantar discussões comigo mesmo sobre como eu procedo em meio às dificuldades. Águas Turvas é o tipo de livro que vai te fazer mudar suas concepções sobre a vida, sobre as pessoas, sobre os problemas das pessoas.
Achei muito interessante e ao mesmo tempo inteligente a forma como o autor conseguiu tratar esses assuntos citados acima sem perder o foco daquilo que é proposto pelo livro.

A escrita do autor é uma delicia, a narrativa é fluida, a descrição dos fatos é tão precisa que nós sentimos aquilo que as personagens sentem. A delicadeza com que o autor escreve é fenomenal.

EU não sou bom em resenhas, nem as costumo fazer. Mas depois dessa leitura senti a necessidade de externar o quão gratificante foi a experiência de ler Águas Turvas.

Quero deixar abaixo uma citação que me tocou profundamente:

A verdade não liberta, ela apenas modifica nossas relações com os outros e com o mundo. Em geral, ela é triste e fria. Desdoura ilusões e macula os afetos. Quando a verdade vence, o que distingue as pessoas não é o fato de tê-la desejado. Para o bem ou para o mal, a diferença se estabelece pela habilidade com que passamos a viver em meio às águas turbulentas.

Emerson 22/11/2014

Resenha do Livro Águas Turvas, de Helder Caldeira
Águas Turvas, do escritor Helder Caldeira, vai de encontro às forças conservadoras ao contar um romance entre dois homens nos dias de hoje
O livro conta a história de Gabriel Campos, um jovem médico brasileiro, radicado em Massachusetts, nos Estados Unidos, para fazer uma especialização. É ainda no aeroporto de Boston que o caminho de Gabriel é literalmente atropelado pelo jovem executivo Justin Thompson.

E o que seria somente um esbarrão seguido de um pedido de desculpas, se torna uma troca de olhares entre duas pessoas que acabaram de se apaixonar e ter sua vida e afetos ligados a uma família tradicional republicana, ao se casar com o jovem empresário Justin Thompson.

Mas ainda por culpa do destino, os rapazes se desencontram algumas vezes no decorrer da estória. O relacionamento dos dois se desenrola bem devagar. Apesar de o livro ter esse romance tórrido, a estória não se prende somente a isso. Temos várias tramas paralelas durante a leitura, e é delas que a maioria das bombas vêm

A entrada de Gabriel no seio da família e o seu amor por Justin desencadearão uma série de acontecimentos que revelarão os segredos de um grupo de pessoas que até então, por medo e hipocrisia, não assumiam seus verdadeiros sentimentos.
Gabriel teve um passado não tão trágico assim, ele perdeu seus pais, mas lutou pelos seus sonhos e tem um coração tão bom que é impossível não amá-lo. Ele é honesto e defende seus ideais e aqueles que ama. Gabriel ao se relacionar com várias pessoas no livro mostra que ele é um daqueles personagens para se ter e amar... Para Sempre.

Justin é mais conquistador, mas um conquistador romântico. Gosto da forma como ele se relaciona com e sua família, ele é mais forte e repleto de atitude, mas tão doce e sensível quando meu amado Gabriel. O Justin mostra para nós a realidade de um homem que assume sua opção sexual e as consequências, sem se arrepender.

A linguagem de Caldeira é clara e sua escrita fluente, revelando o seu domínio da narrativa romanesca. A trama é bem arquitetada e nos prende a atenção com suas reviravoltas e surpresas feitas a partir de um enredo aparentemente banal. Ele constrói os personagens e seus gestos com a mesma desenvoltura de um roteiro cinematográfico alternando com precisão os momentos de tensão com a saga romântica de Gabriel e Justin

"Águas Turvas" é desprendido de todo tipo de preconceito. Um livro que merece destaque já começando por esse fator. Mas, além disso, mantêm um enredo que atrai o leitor e faz com que ele só largue o livro depois da última página lida. Mais uma vez a literatura nacional me surpreendendo e a cada dia ganhando mais espaço.

Quotes:

"O amor nem sempre navega em águas cristalinas. Na maioria das vezes, ele exige um mergulho em águas turvas."

"Há cordas no coração humano que seria melhor não fazer vibrar. Mas essas cordas vibram. Então, vamos ao começo."

"Meu pai diz que vivemos em uma época em que as águas são mais turvas, os lagos, menos calmos, e as pedras, cada vez mais escorregadias. A vida trafega em alta velocidade através de fibras ópticas, mas poucos tem a sorte de encontrar a alma do outro - e a sua própria - em um simples olhar. As memorias digitais precisam ser cada vez maiores para comportar o volume de informações e para compensar a memória reduzida dos homens. O tempo que nos é dado parece cada vez menor."

E super recomendo a obra , por fazer a sociedade ter um olhar diferente sobre as relações homoafetivas , que ainda é um tabu .O autor trouxe a nós um romance, envolvido de outros fatores, inclusive suspense, sem apelar em nenhuma das partes, fazendo com o leitor crie automaticamente uma empatia pela estória.

site: http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/

Fagner 27/12/2015

Não tenha medo de mergulhar
Águas turvas, é um livro com temática gls, afinal, conta a história de amor de Justin e Gabriel.Não espere, no entanto, um drama sobre os conflitos da aceitação do gay na sociedade, ou tampouco cenas picantes de sexo. Este não é o foco do livro.
Trata-se de uma história de amor, nos moldes das novelas do Manuel Carlos. Recheada de histórias paralelas, da família Thompson, e o clássico você é o meu filho....
Como toda boa novela, o livro prende a sua atenção, a escrita é muito gostosa de ler. Por isso vale a pena, sim, mergulhar nas águas turvas.

Giih 13/02/2015

[RESENHA]: ÁGUAS TURVAS POR HELDER CALDEIRA

Águas Turvas, sem dúvida alguma, foi um livro que me chamou a atenção logo de cara. Fiquei muito ansioso para obter este livro, estava criando altas expectativas sobre ele. Uma amiga havia me prometido um presente para me dar no natal, que eu poderia escolher, e eis que ele me apareceu, Águas turvas foi o meu presente. Quando chegou logo fui ler de tanta ansiedade, aliás, ler não seria a palavra correta, pois eu estava devorando o livro. E como eu havia previsto o livro me prendeu totalmente, terminei de lê-lo em dois dias e ainda ficou um gostinho de quero mais.

A história é sobre Gabriel Campos, um rapaz de 32 anos, homossexual que após se formar em medicina e trabalhar em alguns hospitais conseguiu dinheiro para realizar um de seus sonhos, morar nos Estados Unidos. Então, Inscreveu-se em cursos de especialização e foi aceito na Massachusetts Medical School em Worcester que fica próximo da capital Boston. As emoções dessa trama logo começam ao chegar ao aeroporto de Boston onde conhece Justin Thompson com o qual posteriormente se envolve bastante.

"Ao ficar de pé, o corpo de Justin posicionou-se a um palmo do dono das malas e seus olhos de um intenso azul encontraram diretamente o doce e assustado tom de mel do outro."

Grande parte da trama é causa pela família de Justin, que mora em Holden próximo a Worcester. É uma família bem sucedida graças ao patriarca da casa, mas problemas internos começam a aparecer o que acaba envolvendo Gabriel.

Vi comentários falando que foi uma história exagerada, porém eu não colocaria nem tiraria nada nela. De fato houve alguns pontos do livro em que eu fiquei pensando “nossa! Eu achei que não daria pra ficar pior” , mas acho que foram esses pontos que deram emoção ao livro dando tanto sucesso à ele.
No começo foi meio confuso definir quem estava narrando a trama, só consegui identificar do meio para o final do livro. É narrado em terceira pessoa na voz de um dos protagonistas (Matthew), e algumas vezes na primeira pessoa, e esses capítulos contados em primeira pessoas eram justos os capítulos do Matthew.

Bom, com certeza Helder Caldeira conseguiu escrever um livro que faz jus ao nome já que nele em grande parte as águas não estão calmas, em todo momento está ocorrendo algo, mentiras, traições, inveja, vingança. Em todo momento as águas históricas dessa família estão turvas...

site: http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/2015/02/resenha-aguas-turvas-por-helder-caldeira.html

Débora 08/03/2015

O livro conta a história com belas palavras e frases que podemos levar para vida toda. Foca em relações amorosas que os humanos gostam de julgar e retrata elas de forma amena e romântica

Gus | @escritavo 20/03/2015

Faltou estrelas para avaliar
O melhor romance que eu já li

Nina 24/03/2015

Belo no Ponto
Belo ,atual ,leve e envolvente ,com uma narrativa clara e rica coisa que sempre faz falta hoje em dia Helder Caldeira conta a história de uma família americana em meio ao romance de uma jovem médico brasileiro e de um membro desta ,e ao contrário do que possa imaginar o romance dos rapazes é abordado de forma singela e apenas serve de pano de fundo para os inúmeros acontecimentos que vai ocorrendo ,onde você chega a se perguntar ,onde cabe tanta reviravolta em um livro ?
os personagens são envolventes ,cativantes ,difícil você odiar ate mesmo os mais indigestos ,o truque aqui é simples ,Caldeira nos apresenta personagens humanos ,com defeitos reais e problemas atuais ,o .livro é perfeito ,uma leitura maravilhosa .

Ítalo 08/09/2015

O livro traz um romance que ao mesmo tempo é delicado, e confuso. Primeiro contra a trajetória de Gabriel um jovem médico brasileiro que após se formar, decide se mudar para fora do país para fazer especialização. Ao chegar no Aeroporto é praticamente atropelado por Justin, ao se levantarem se encaram, e mal sabem eles que seus destinhos estariam traçados há partir desse momento.

acacio 09/11/2015

Resenha- Aguas Turvas
"Águas Turvas" de Helder Caldeira, da editora "Quatro Cantos", e que vai retratar sobre um romance homo afetivo entre Gabriel e Justin.

Gabriel, após a morte dos seus pais, decide cursar a faculdade de Cardiologia, por motivos pessoais (no livro explica). E por mera coincidência acaba batendo, sem nenhuma intenção, em Justin, um rapaz da sua mesma altura, aparentemente da mesma idade. E durante um certo tempo, os dois acabam tendo uma relação homo afetiva e apaixonante nas ruas de Holden.

O livro é de uma narração incrivelmente perfeita, além do assunto do homo afetivo, ele vai retrar assuntos e dilemas familiares, descobertas no amor. E sem contar com o desfecho, que é contado de um jeito tão lindo, que você acaba se apaixonando pelo livro.
Diferente de "Will e Will" e "As vantagens de ser invisível", Águas Turvas vai retratar um história de amor mais adulta, sem a velha história de um relacionamento homo afetivo juvenil. O livro te envolve na narrativa, de um jeito tão brusco, que o leitor acabar por se tornar parte da história, ele te prende a continuar a ler até a última página. Eu, particularmente, amei o livro, a narração a escrita... Enfim tudo!

Frases de "Águas Turvas":

"A vida trafega em alta velocidade através de fibras ópticas, mas poucos têm a sorte de encontrar a alma do outro - e a sua própria - em um simples olhar."
(Página: 13)

"Todas as grandes decisões da vida seguem a lógica e a dinâmica das estações do ano. Principalmente experimentos o calor da atitude, o verão intenso do desejos e esperanças, a plenitude das variações extremas entre manhãs ensolaradas e tardes tempestuosas. Pouco tempo depois, a desconstrução daquele passado passa pelo processo de amarelar as folhas e deixá-las partir rumo à morte ou ao esquecimento. É nesse momento que as calorosas certezas dão lugar à brisa fria das dúvidas que se agigantam no horizonte. O inverno chega e com ele vêm o recolhimento e a sensação de solidão. O frio intenso é solitário. Sentir frio é sentir-se só. E, por fim, se sobrevivemos às nossas próprias decisões e suas intempéries, a neve vai dando lugar aos campos verdejantes, minúsculas folhas começam a brotar nos troncos desnudos e uma paleta de cores tinge os jardins.
A firmeza do verão, as dúvidas outonais e a solidão do inverno dão lugar a todas as possibilidades de uma primavera. É por isso que o tempo é tão imperioso e impiedoso com cada um de nós quando tomamos uma decisão importante na vida. O tempo — e só ele — é capaz de nos colocar diante daquilo que mais nos assusta ao longo da existência: a liberdade e a responsabilidade de sermos nós mesmos e tomarmos nossas próprias decisões. Decidir é um processo, um percurso, um ciclo. E nunca terá um fim em si mesmo."
(Página: 19)

"Os olhos não mentem jamais."
(Página: 30)

site: http://livrosdefragmentos.blogspot.com.br/2015/07/resenha-aguas-turvas.html

Cassia 15/12/2012

Este livro conta a história do nascimento e desenvolvimento do amor do americano Justin e do brasileiro Gabriel, que se conhecem por uma casualidade, quando este, um médico, vai aos Estados Unidos para fazer uma especialização.

De um modo geral, é um bom livro, escrito numa linguagem fluida, que torna a leitura rápida e agradável. O par principal, Gabriel e Justin, é bem construído, e a história de amor tem um nível de realismo bem legal.

Mas, talvez, a minha restrição a esta narrativa seja o que eu costumo "estilo Glória Perez" de escrever, que enche a história de tramas paralelas que, por vezes, obscurecem o fato principal da trama. Também acho que alguns personagens tiveram os seus finais apressados e pouco desenvolvidos (alguns até de forma estranha à maneira inicial como foram apresentados); especificamente, posso apontar a solução que deram à situação de Matthew, ou mesmo ao jantar que tem lugar no último capítulo.

Não é o livro que vai mudar a vida de ninguém, mas oferece algumas horas de boa diversão.