Assassin

Assassin's Creed: Renegado Oliver Bowden

Resenhas - Renegado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karol 08/08/2022

Esperava Assassinos, recebi Templários.
Esse livro foi diferente dos anteriores, nele temos a história de Haytham Kenway contada através das páginas de seu diários, gostei da escrita ser dessa forma assim não fica confuso com a passagem de tempo. Porém, o protagonista é mimado e chato, não tem um pingo de amor pela família e só pensa em "vingar a morte do pai" que na verdade é apenas ego. Espero que os próximos livros volte a essência de antes.
Alinesmne 17/09/2022minha estante
Me recuso a ler o livro de um templário! Connor tem uma história tão interessante podia ter sido ele o protagonista

Karol 17/09/2022minha estante
Concordo!

Leitor/ Escritor Novato 14/02/2023minha estante
Resumiu perfeitamente o livro. É rapida e interessante, porém bem frustrante a história.

David307 04/06/2023minha estante
O pior é que Connor está na capa. Até a metade do livro, tive esperança de termos o ponto de vista de Connor. Da metade pra lá, a esperança foi se extinguindo...

Karol 05/06/2023minha estante
Sim, ele foi totalmente esquecido e o próximo livro já é focado no pai do Haytham

Hyzzi 01/09/2023minha estante
E b
Razoavelmente bom.

Fabio 12/01/2013

Incrível ponto de vista oposto.
A história não é tão envolvente quanto a dos 3 anteriores, mas eu gostei muito!
Vale um 4, mas apenas por que os anteriores, todos merecem 5!
Jacqueline 16/01/2014minha estante
Comecei a ler esse livro por acaso. Não li os anteriores, mas pelo que vi não é necessário para o entendimento da história de "Renegado". Pesquisei um pouco sobre a série e gostei da premissa. Entretanto, já estou na página 137 e a história ainda não me conquistou. Vale a leitura dos outros livros da série ?

Ascar 18/01/2014minha estante
Concordo. Era pra ser o melhor, se fosse umas 100 paginas mais curto. Porem, achei o final desse bem melhor que os outros.

Thais Lima 15/07/2021

Leitura obrigatória aos fãs da franquia
Diferentemente dos livros da série até então, Assassin's Creed: Renegado não a proposta de meramente recontar os acontecimentos do game que adapta. Sim, fatos do game estão presentes no livro, mas não se resume a isso. Esse livro é narrado quase que inteiramente por Haytham Kenway, o carismático templário que é o primeiro personagem jogável dentro da Animus de Assassin's Creed III. E o diferencial é que o livro narrar toda a vida do personagem, desde sua infância até a sua morte.

O Haytham é um personagem muito complexo, a gente já sabia disso a partir do pouco que temos no game. Aqui, essa complexidade se aprofunda porque conhecemos toda sua história e seus pensamentos. Haytham é um narrador preciso, direto e implacável, que te conta a perspetiva da sua história com tanta precisão que não tem como você, pelo menos um pouco, concordar com o que ele diz. E olhem que eu sou totalmente a favor do Credo dos Assassinos, mesmo o Haytham e o Shay sendo meus templários de estimação.

Esse livro só provou o que eu já sabia: Haytham Kenway é muito mais carismático que o filho, Connor. Meu personagem favorito de AC3. Não posso negar isso, eu simplesmente amo esse homem, e agora amo dez vezes mais.

A única coisa que eu gostaria que tivesse sido acrescentado na história: o Shay. Ele fez parte da história do Haytham e, de certa forma, do Connor também. Acho que não custava colocar as cenas que o Haytham aparece no Rogue nesse livro, principalmente porque o Rogue, que é um dos melhores games da série, NÃO TEM SEU PRÓPRIO LIVRO! Mas fora isso, eu amei. Cinco estrelas e favoritado com muito mérito!
A. Mendes 17/08/2021minha estante
Realmente, quando vi que ACRogue não tinha livro próprio e Shay Cormac não aparece de nos outros, fiquei bem chateada. Mas a possibilidade de ter mais acesso a vida de Haytham, fez com que eu quisesse para a leitura de Renegado na frente de todos os outros livros.
Se você jogou todos os jogos e leu pelo menos alguns dos livros e não gosta do Shay e do Haytham, não faz ideia dos dois excelentes personagens que está perdendo, o fato de serem ambos templários, só deixa as coisas ainda mais complexas (olha que eu tbm sou time

ATHOS 15/11/2016

poxa outra historia ruim, e ate bom saber de onde veio o Haytham Kenway, mas mesmo assim a historia e cheia de brechas, eu esperava ver o Connor Kenway, (Ratonhnhaké) em ação, igual os 4 primeiros livros da serie.
ATHOS 15/11/2016minha estante
Personagem da capa so parece nos últimos 20% do livro

Fernando 16/01/2013

Deixou muito a desejar
a historia não foi tão ruim, porém esse novo personagem, Haytham, não se compara ao Ezio e Altair e deixou o livro menos involvente e mais enjoativo

Musashi 18/01/2013

O livro conta a vida de Haytham Kenway desde a infância até a morte, explicando melhor as motivações deste personagem tão importante para a trama de Assassin's Creed 3.
Conor aparece próximo do final, pela ótica de Haytham, complementando de maneira magistral a história do jogo.

leoconcatto 01/02/2013

Mudança de estratégia - Renegado
Confira esta e outras resenhas em http://bunkernerd.com.br/assassins-creed-renegado/

O jogo Assassin’s Creed já virou uma franquia de sucesso inquestionável, portanto, era de se esperar que a produtora, Ubisoft, trabalhasse para aumentar o alcance do jogo e explorasse novas mídias para expandir o universo de suas marcas. Assassin’s Creed – Renegado é o quinto lançamento de uma serie de obras literárias que acompanham a história do jogo. Desta vez, a trama se passará na guerra de independência americana. Os livros, que são um projeto 100% Ubisoft, tiveram boa aceitação pelos fãs, mas será que “Renegado” manteve o alto nível da saga?

O autor escolhido para adaptar o jogo à literatura foi Oliver Bowden, pseudônimo de Anton Gill, um famoso escritor e historiador da renascença que começou a escrever profissionalmente em 1984 e já publicou mais de 35 livros neste período. Sendo que o tema principal de sua carreira é a história europeia contemporânea.

Em “Renegado”, livro em formato de diário, conta a historia de Haytham Kenway, da infância até a idade adulta. Um menino que começa a ser treinado pelo pai desde o dia que foi capaz de empunhar uma espada, mas depois de uma terrível tragédia, continua seu treinamento com um misterioso tutor que o transforma em uma temível arma de guerra a trabalho de uma “Ordem” secreta. Então Kenway traça seu objetivo de vida: vingança!

É importante salientar que o livro corre paralelamente com a história do jogo “Assassin’s Creed 3”, mas, Haythan Kenway, apesar de ser importante, não é o protagonista do jogo. Somente depois de um tempo que seu destino iria se cruzar com o do personagem principal no game. Uma clara mudança de estratégia da Ubisoft quando comparamos este livro aos títulos anteriores. Vimos um exemplo de foco em personagens distintos no livro “Battlefield 3 – O Russo”. Esta estratégia deixa os fãs malucos, pois o ponto de vista de outro personagem trás um conteúdo novo para o universo do jogo.

“Sou cauteloso. Sou um exímio espadachim. E sou habilidoso no ofício de matar. Tenho uma aptidão natural para isso (...) se bem que de certa maneira reticente, não sinto qualquer prazer na minha habilidade para matar. Simplesmente sou bom nisso” (Ta de sacanagem Haytan? O cara mais parece um açougueiro!)

Haythan é o típico anti-herói, em busca do que é certo, às vezes age de maneira incorreta. Acompanhamos seu diário e percebemos que seus pensamentos divergem de suas ações, tanto é que, em muitos momentos o personagem se questiona sobre seus atos, a diferença entre o certo e o errado. Nem mesmo a crença da Ordem a qual pertence esta bem formulada dentro de sua cabeça. Por esses motivos, o protagonista torna-se imprevisível. Bom para o leitor! Eu mesmo me peguei algumas vezes pensando: “Pra que isso Haythan? Esfria a cabeça cara, não vale a pena”.

Quanto à “vingança”, parece que Haythan não tem tanta pressa de busca-la não. Aliás, parece que o personagem não tem nem um pouquinho de pressa para atingir qualquer objetivo dado a ele durante todo o livro. A impressão é que ele sofre com a maldição do “vamo marca”. Vamo marca de ir atrás dos caras; Vamo marcar de procurar ela; Vamo marca de ir atrás desse lugar ai na América. Sempre a impressão de “vamo marca”.

Outro objetivo do livro era mostrar a influência de templários e assassino na Guerra de Independência dos Estados Unidos. E neste ponto, o autor deixou a desejar. Parece que Bowden ficou com preguiça de dar aquela pesquisada antes de escrever o livro, limitando-se apenas em citar que aconteceu algo em algum outro lugar, deixando Kenway longe de qualquer momento histórico. Aqui o personagem sofre do mal de “ficou sabendo”. Ficou sabendo da confusão em Boston? Ficou sabendo da batalha de Washington? Imagina na copa...

Podemos justificar que o objetivo de Haythan era outro na América, mas, para obter sucesso em sua busca, ele forma um time, de qual ele é o líder, e bem ao seu estilo deixa os caras pesquisando e vai atrás de seus próprios interesses. Nenhum interesse de sua Ordem e nem como eles são alcançados fica claro na obra.

Mesmo assim, esse estilo “rebelde” de Kenway o transforma em um personagem interessante. O fato de seus interesses pessoais serem os seus maiores motivadores encaixa bem no perfil de anti-herói. O conflito emocional em contraste com as suas ações fazem cm que o leitor continue sempre interessado no próximo passo imprevisível do protagonista.

Mesmo com alguns furos, eu gostei do livro! Simplesmente porque ele deve ser encarado como um complemento para o jogo. Neste caso, a trama da literatura é completamente dependente da trama do game. Por isso, deve ser lido por pessoas que já tiveram contato com o universo de Assassin’s Creed. Caso contrário, o livro deixa de explicar muitas coisas e acaba com várias pontas soltas. Fatores que são importantíssimos para o enredo principal do jogo e que aqui são deixados propositalmente de lado.

ou admitir que o livro salvasse graças ao meu vício pelo jogo, ao excelente (e confuso) personagem e pela boa dose de ação que encontramos no decorrer dos capítulos. O livro corre muito bem graças às diversas cenas de luta, muito bem distribuídas e fáceis de serem imaginadas, além do fato de não prender o leitor em descrições de detalhes físicos.

Os livros anteriores tiveram mais sucesso na opinião dos leitores. Quem sabe por que esses faziam um “copiar e colar” na história do jogo para a literatura (até mesmo nos diálogos) e “Renegado” limitasse apenas a apresentar o ponto de vista de um personagem secundário. Muitos dizem que Haythan Kenway não se compara aos protagonistas anteriores, Altair e Ezio. Por tudo isso, recomendo o livro apenas para fãs da série Assassin’s Creed, e mesmo assim, não esperem nada de espetacular.

Gostou? Visite nosso site www.bunkernerd.com.br !!
www.facebook.com/BunkerNerd
@bunkernerd

RafaCésar89 06/02/2013

Resenha Assassin'S Creed Renegado - Oliver Bowden
Gosto muitos dos livros da franquia de sucesso de Assassin’S Creed e o ultimo lançado é Renegado, os livros não seguem uma seqüência, exceto por Renascença e Irmandade, que é continuação, mas venho lendo de acordo quando vão lançando, os três livros que li dessa franquia ano passado – Renascença, Irmandade e A Cruzada Secreta – me surpreendeu bastante entrando para a minha lista dos melhores de 2012.

Haytham Kenway quando tinha nove anos viu sua casa ser invadida, seu pai assassinado, sua irmã seqüestrada e o desprezo de sua mãe ao o ver matar um homem em sua defesa. Haytham parte em uma jornada com seu tutor misterioso que o vai ensinar a matar e correr atrás de vingança e a procura de sua irmã sequestrada. Em meio à batalha entre a Irmandade dos Assassinos e a Ordem dos Templários Haytham chega a Guerra da Independência dos Estados Unidos. Vinganças, mentiras, traições, banhos de sangue, batalhas e uma dose de romance reunida num único livro.

Renegado segue a mesma linha dos ouros livros, com a mesma escrita leve e o desenvolvimento da história bom o livro ganha alguns pontos nisso, mas diferente dos outros livros ele não me prendeu, faltou emoção, com bem menos batalhas, lutas, banhos de sangue é até mesmo romance a história decai sendo a mais fraca dos quatros volumes, nisso o livro perde alguns pontos, mas não deixa de ser um ótimo livro, mas não pra cinco estrelas e nem entrar para os meus favoritos que nem os outros e sim quatro estrelas. Mas o livro chama a atenção em uma parte (pelo menos para mim) primeira história a se passar na America e ainda na Guerra da Independência dos Estados Unidos, essa parte eu gostei deixando a história um pouco mais atrativa e interessante.

Como não faz parte de uma seqüência e não precisar ler os outros antes, indico para aqueles que gostam de uma boa história que se passa em outra época (no caso 1735), pois o livro é ótimo sem ser comparados aos outros e também (com certeza) indico para aqueles que já acompanham Assassin’S Creed pois vale a leitura.

Matheus Braga 09/02/2013

Assassin's Creed: Renegado - Oliver Bowden
Hey pessoal, tudo bem?

A cada livro que leio dessa série fico com mais curiosidade para saber o final deste embate épico entre o Credo dos Assassinos e a Ordem dos Templários. Contudo, mesmo morrendo de vontade de saber o desfecho dessa história, o autor começou a dar voltas e a deixar novas pontas soltas sem ao menos juntar as que já havia deixado. Espero que ele consiga fazer isso antes de finalizar a série.

Renegado conta a história de Haytham Kenway, um garoto que aprende o que realmente é ser um homem quando seu pai foi assassinado e sua meia-irmã sequestrada por pessoas misteriosas. O motivo: Eles sabiam demais e o patriarca da família escondia um segredo mais obscuro que a mais pura noite. Após tal tragédia, ele é levado para a Europa para concluir seu treinamento e se tornar um Cavaleiro Templário, momento este em que lutaria pela primazia da ordem e da liberdade no mundo. Porém seu passado parece persegui-lo e ele está disposto a tudo para conseguir sua vingança.

Esse livro me proporcionou sentimentos conflitantes. Ao passo que achei bastante inovador ver a história sob o ponto de vista de um Cavaleiro Templário e não do habitual Assassino, vi que o autor começou a criar novas situações e a conduzir a história para um caminho bem diferente sem antes finalizar as situações que já havia criado nos livros anteriores. Não há menção a Ezio ou a qualquer outro fator que nos remeta à trama central da Saga. Em A Cruzada Secreta tivemos algo parecido, mas ao finalizar o livro, o autor demonstrou que tudo aquilo que ocorreu até agora seria necessário para que a aventura de Ezio Auditore seguisse seu rumo, e em Renegado não temos nada relacionado ao Mestre Assassino ou à sua busca.

Mas enfim, deixando o que foi supracitado de lado e fazendo uma analise dessa história individualmente, podemos enquadrar este volume como um companion book (um livro que é ambientado no mesmo universo do original só que com personagens e épocas diferentes) e não uma continuação propriamente dita da série. Os personagens são divididos entre: exímios assassinos, servos leais, amigos traiçoeiros e loucos psicóticos com sede de sangue (Braddock - personagem que me dava asco a cada página).

Outro ponto que achei interessante na história foi que o autor novamente conseguiu inserir personagens históricos em sua narrativa de maneira a misturar realidade e fantasia. O escolhido da vez foi George Washington e Bowden conseguiu fazer essa inserção com maestria.

A capa do livro é muito bonita - penso que seja a mais bonita da série - e a diagramação é simples, porém com um espaçamento que não atrapalha o leitor a ler. Não encontrei erros de revisão e o tradutor se superou dessa vez. O vocabulário usado foi bem elaborado e muito condizente com o da época em que o livro é ambientado.

Achei que esse livro foi o mais sangrento de todos. A prova disso foi a citação que coloquei acima, na qual podemos ver o que nos espera entre as páginas. Contudo, se você tem estomago forte e não se abala por qualquer coisa, sugiro que compre a série o mais rápido possível. Se não me engano o Submarino está fazendo uma promoção do box com os 3 primeiros livro.

Livro 1 - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/2012/09/assassins-creed-renascenca-oliver-bowden.html

Livro 2 - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/2012/10/assassins-creed-irmandade-oliver-bowden.html

Livro 3 - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/2012/10/assassins-creed-irmandade-oliver-bowden.html

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

Lelystudy 28/04/2024

Viciante e brutal
Comprei o meu em um sebo, nunca tinha dado nada e ele me entregou tudo, a brutalidade e as ideologias questionáveis do nosso protagonista era o que tornava cada palavra desse livro como uma droga, uma droga proibida em que eu me viciei. Interessante e triste, glorioso e doentio, esse livro é tudo o que o meu eu nerd precisava

Slapelis 24/02/2013

Haytham, O Templário.
Um Final surpreendente. A Vida de Haytham, fora de amor pela sua irmã, fora de vingança, fora de coragem para tomar dificies decisões, fora de traições, fora de tentar convencer seu filho da verdade, mas acima de tudo, lutou pelos seus ideias, pelos ideal Templário.

No final do livro, parece que a história pode continuar com a visão de Connor... talvez sim, talvez não... mas pode ocorrer e seria um excelente livro tb.

Felipe Gama 26/02/2013

Da série ele é o pior? não diria pior, diria o com a história menos marcante. Na verdade eles até misturaram certas coisas dos jogos mas foi legal a ideia de um templário/assassino, porém a história é muito cheia de vingança e pouca ação, ação dos assassinos que é o que na minha opinião da todo brilho a série. foi o que menos gostei dos 4 que li até agora.

João Victor 03/04/2013

Não julgue um livro pela capa
Esse velho ditado retrata muito bem esse livro, pois acredito que todos, inclusive o autor dessa resenha, pegaram o livro em mãos pensando se tratar de um livro que retrata a saga vivida por Connor, personagem principal do jogo Assassin’s Creed 3, jogo esse que serviu de inspiração para o livro, tanto que esta é a personagem que vemos na capa. Por mais que o assassino seja apresentado no decorrer do livro o que temos aqui na realidade é a narração da história do pai de Connor, Haytham Kenway, se iniciando na sua infância, muitos anos antes da história do jogo, entretanto culminando no mesmo fim, o livro na realidade é o diário de Haytahm que ele deixa de herança que o mesmo compreenda suas atitudes, contando tudo que ele viveu e todas as suas motivações.

Esse livro é fantástico.

O livro, como todos os demais da série Assassin’s Creed, mescla ficção com realidade de forma fenomenal, o autor Oliver Bowden sabe o que faz e sabe muito bem. Começamos com um garoto na Inglaterra sendo treinado por seu pai, mesmo sem saber, para se tornar futuramente um membro da ordem dos assassinos, mas com uma reviravolta ele acaba por entrar para ordem dos templários, inimigos mortais da ordem dos assassinos e passa a lutar pelos seus ideais, o que futuramente o coloca contra o próprio filho, Connor, que novamente por um acaso do destino, acaba se tornando um membro da ordem dos assassinos. Sei que olhando dessa forma parece uma trama de novela mexicana, mas muito longe disso, Assassin’ Creed Renegado mostra a guerra de independência dos Estados Unidos, mostrando que não existem heróis e vilões em guerras e sim ideias diferentes, o que existe na verdade são pessoas que lutam por esses ideais de forma diversas, com meios diferentes.

Assassin’s Credd Renegado é o quinto livro da franquia, mas não é necessária a leitura dos anteriores para sua compreensão, por isso se não leu nenhum ainda não tenha medo e se aventure pelo passado dos Estados Unidos pela visão de um mestre templário.

fabriciolelis 15/05/2013

O mais fraco dos quatro livros da série que eu li.

Ramos 16/05/2013

O livro possui 350 paginas. Os titulos avançam a estória no tempo sempre entre anos ou as vezes por meses. A capa é bem instigante, emite uma atração em relação a curiosidade dos aventureiros. Gente que provavelmente curti livros sobre cavaleiros e epocas medievais.

Odio e vingança são os sentimentos que movem a estória. Haytham Kenway é um personagem poderoso, ele honra seus objetivos e propositos. Um homem dividido por duas facções, dois meios de vida, dois lados da mesma moeda. Entre cenas complexas de ação, Haytham segue seus objetivos obedecendo a Ordem dos Templários. Ostentando certeza e determinação em seu caminho, porém, jogado nas garras da duvida e desorientação de seus aliados e inimigos. È a saga de um homem que obteve poder, e o poder as vezes lhe favorecia ou lhe amaldiçoava. A estória se passa em diversos lugares, entre ele a America, onde encontramos personagens interessantes como Benjamin Franklin e George Washington. Estóricos personagens da nossa realidade.

Renegado, o quinto livro de Oliver Bowden sobre a franquia de Assassin's Creed, relata os fatos não revelados no game. O livro conta um pouco sobre o avô de Connor, como um pai dedicado e amoroso ao seu filho Haytham, que consequentimente acabou se desviando do que seu pai lhe reservara. Apesar de Connor estampar a capa do Livro, ele aperece em poucas paginas, pois o foco principal é o personagem Haytham. O que é justo, pois no game Connor já é o personagem principal. Oliver nos apresentou o outro lado da moeda, o pensamento de um templário. O livro e o game Assassin's Creed III é como se um fosse a expansão do outro, quem ler o livro sabera de uma estória, e quem jogar ficarar sabendo de um outro lado dela. Como um encaixe de peças de um quebra-cabeça. O final fez juz a estória. não é conto de fadas. È uma realidade onde só pode ser encontrado um lider, o povo ou o governo tirano.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6