Encontro com Rama

Encontro com Rama Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke




Resenhas - Encontro com Rama


129 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 8 | 9


Guilherme 26/02/2023

Apoteótico
Simplesmente grandioso e perfeito. Uma leitura que flui tão lindamente. Rama nos traz vislumbres do desconhecido, do misto de curiosidade e temor que envolve a equipe. Ficção científica de alta qualidade, recomendo demais!
comentários(0)comente



Erika 30/04/2023

Sai da ressaca
Estávamos numa ressaca literária e esse livro me fez sair dela. Leitura interessante. Mistério envolvente. Passagens q nos fazem pensar na nossa irelevancia.
comentários(0)comente



Eduardo 08/05/2023

Rama e seus miatérios
Segundo livro do Arthur C. Clarke que leio e que me impressiona. O autor tem um jeito de narrar que me agrada muito. Apesar de ter começado a consumir ficção científica há pouco tempo, me atrevo a dizer que acho que encontrei meu autor favorito do gênero...

Encontro com Rama é um suspense espacial e futurista muito interessante. Um objeto estranho é detectado vindo na direção do sistema solar. Não é um corpo natural, alguma inteligência criou aquilo e a enviou na nossa direção. Passamos o livro inteiro explorando esse objeto do tamanho de um mundo inteiro... Gostei especialmente do final. Acho que quem leu "2001: Uma Odisseia no Espaço" e gostou tem boas chances de curtir este livro também.
comentários(0)comente



Renata 21/05/2023

Quem são e o que querem os ramanos?
A história se passa no futuro, onde um objeto alienígena invade o sistema solar. São amigos ou inimigos? O que querem? Acompanhamos um comandante e sua tripulação explorando esse OVNI e tentando entender seu objetivo. No começo há bastantes descrições sobre o interior de Rama, e a leitura fica um pouco maçante, mas depois que a leitura prossegue, fica mais interessante.
comentários(0)comente



Gabriel1994 12/06/2023

Comandante Norton e a Odisseia de Rama
Mais um livro de Arthur C. Clarke finalizado. A história foi boa, porém, sinto que não conversou comigo como eu gostaria.

Em Encontro com Rama os seres humanos dominam o Sistema Solar e desenvolveram um sistema de defesa Interplanetário eficaz. Um objeto estranho não identificado invade o Sistema Solar rumando em direção ao sol, iria passar a poucos metros de distância e seguir viagem, aparentemente.

Com isso as organizações interplanetárias do nosso Sistema Solar, Planetas Unidos, inicia um plano de exploração investigativa desse objeto estranho, nomeado de Rama.

O Comandante Norton é o personagem principal que, juntamente com sua equipe, partirá rumando nessa jornada em direção a Rama para descobrir seu sistema de funcionamento, sua engenharia, objetivo e razão. Eles irão explorar e descobrir todos os segredos presentes em Rama.


Arthur C. Clarke tem uma habilidade incontestável de desenvolvimento de escrita, plot twist e sustentar o clímax da história e foi a confiança nesses elementos que já encontrei em outras obras do autor que me fez ir até o fim desse livro. Encontro com Rama é um livro bom, mas sinto que não conversou muito comigo. Foi um livro Ok.

Normalmente consigo filtrar barulhos e sons diversos no ambiente e me concentrar exclusivamente no livro, mas no caso dessa leitura aqui, senti que se não estivesse 100% focado na trama, acabava que a narrativa me fugia. Estive imerso na história algumas vezes, mas na maior parte da leitura foi como se eu estivesse visualizando de maneira distante e não engajada.

A escrita de Arthur é muito atrativa, mas não encontrei o "plot" que vi em 2001: Uma Odisseia no Espaço ou O Fim da Infância.

Achei que foi uma jornada que cansou rápido. É interessante o lance da exploração e clima de viagem espacial que o livro tem, mas não me prendeu como eu esperava, fazendo com que eu me sentisse negativamente preso na leitura.


Arthur é um autor renomado e gosto muito da escrita dele. Encontro com Rama não é um livro ruim, pode funcionar para muitos leitores do gênero, mas infelizmente para mim não funcionou como gostaria.

Isso de forma alguma inviabiliza a recomendação desse livro, leia! Muito menos a expectativa de ler outra obra do autor que me traga as mesmas sensações de maravilhamento que O Fim da Infância e 2001: Uma Odisseia no Espaço trouxeram.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bianca 11/07/2023

Eu gosto muito da escrita e da tradução do autor, mas não gosto da monotonia que começa sempre o livro, mas mas kkk é ótimo pois temos detalhes de tudo e realmente se sentimos dentro de 2078 ou 2045 e como seria ótimo esse mundo futurista se vivêssemos nele.
Um final questionável como todos os outros livros dele. Vale a pena ler!!
comentários(0)comente



Larissa3225 15/07/2023

Salvo pelo gongo
Esse é o quarto livro do Arthur C. Clarke que eu leio. Terceiro só nesse ano. Além do mais, esse era um dos livros do autor que eu mais ouvia as pessoas comentando. Então, era bastante óbvio que eu tinha altas expectativas.

Infelizmente, não posso dizer que o livro atendeu a todas elas. Arrisco dizer que dos 4, esse é o meu menos favorito. Mas, ainda assim, está longe de ser um livro ruim.

A premissa é interessante, mas é uma pena que demore tanto tempo para a estória ganhar ritmo. Só fui me envolver verdadeiramente com o livro lá pelos 70%. Foram muitos os momentos em que me perguntei para aonde ele estava indo.

Além da dificuldade em me conectar com a estória, tive também muita dificuldade em visualizar os cenário propostos pelo autor. É uma parada tão louca, viajada, diferente, que eu nem conseguia conceber. Tive que ir atrás de fanart para ter uma ajuda e, mesmo assim, foi complicado.

É um livro mais parado, sem muito clímax. E, por esse motivo, foi uma leitura bastante monótona. O que "salvou" o livro para mim foram os últimos dois capítulos. Eles fizeram a leitura valer a pena e trouxeram o tipo de reflexão que eu espero de um livro do Arthur C. Clarke.

Um bom livro. Não é o melhor do autor nem o melhor para começar a conhecer sua obra. Mas ele se salva nos 45 do segundo tempo por nos jogar numa reflexão sobre a nossa própria existência e insignificância.
comentários(0)comente



Matheus842 20/07/2023

Estamos sozinhos no universo?
Não! Essa é a resposta apresentada por Arthur C. Clarke no enredo de sua obra ficcional "Encontro com Rama". A história se desenrola em um universo futurista, no qual a colonização de outros planetas (e até de luas e de asteroides) do sistema solar já se concretizou. Nesse mundo imaginado por Clarke, o monitoramento do espaço e de suas possíveis ameaças à continuidade da existência humana é atividade rotineira. Nesse contexto, pela primeira vez, surgem indícios de uma nave (ou construção) alienígena, a qual está dirigindo-se diretamente para o centro do sistema solar. Uma equipe de cosmonautas é então enviada para investigar o misterioso cilindro de aparência metálica e dimensões estarrecedoras, o qual foi nomeado "Rama". A exploração do interior da espaçonave progride paulatinamente, afinal, são vários os desafios que a gigantesca estrutura extraterrena impõe aos seus desbravadores. De modo concomitante ao avanço do reconhecimento efetuado na cavidade mais interna de Rama, o autor apresenta uma breve discussão de diplomacia interplanetária, de implicações filosóficas e religiosas. Em primeiro lugar, os governantes, os diplomatas e os cientistas de toda a humanidade buscam mensurar os riscos representados pelo contato com uma civilização capaz de construir uma estrutura de tamanha complexidade quanto Rama revela possuir. Em segundo lugar, os pesquisadores têm a urgente missão de descobrir informações suficientes acerca de Rama com a finalidade de delinear os propósitos de seus construtores. Em minha opinião, a obra faz um uso responsável e cuidadoso de importantes conceitos das ciências naturais em sua narrativa. Contudo, o texto parece pecar em dois pontos: as tramas política e diplomática são abordadas apenas superficialmente e a exploração de Rama parece não contribuir para sua real compreensão; ao final do texto, ficamos com a sensação de saber tanto a respeito dessa nave quanto no início de nossa leitura. Porém, cabe uma reflexão: ao deixar tantos pontos sem qualquer explicação, o autor pode ter desejado evidenciar os obstáculos ao entendimento das funcionalidades de uma tecnologia tão díspar. Por fim, ficam desconhecidas as intenções dos arquitetos e dos construtores de Rama; espaçonave cujo nível de complexidade supera enormemente o conhecimento técnico da cultura humana no instante em que ocorre o seu aparecimento.
comentários(0)comente



Fabiene.Barbosa 21/08/2023

A chegada de um enorme e estranho objeto no Sistema Solar deixa a humanidade alarmada. Uma expedição é enviada para explorar tal objeto e precisa tentar resolver muitos enigmas que encontram pelo caminho.
A história é bem interessante, é descritiva na medida certa, fazendo com que o leitor se sinta totalmente imerso na narrativa. No entanto, o desfecho da história deixou um pouco a desejar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



aris 05/09/2023

Falsa esperança
Esse é um daqueles que prometem muita coisa e no fim não entregam absolutamente NADA, é super morno, o autor cria todo um suspense e faz uma construção que parece que vai ter um desfecho incrível e no fim não acontece nada, até os personagens não tem um pingo de emoção. Achei meio complicado de entender como era Rama, as descrições eram meio vagas. Bem tedioso e meio machista, mas levo em consideração por ter sido escrito nos anos 70.
comentários(0)comente



Juliano Giusti 30/09/2023

Não estamos sozinhos...
Uma leitura muito boa, num ritmo gostoso avançar e sempre deixando um gostinho de quero mais. Uma missão com um nível de suspense que nos prende até o fim. Muito bom, vale a leitura!
comentários(0)comente



Manuh 01/10/2023

Um mar cilíndrico?!
Um livro para se aprofundar na sua criatividade. O autor relata cenários improváveis e nunca antes imaginados? algo tão fora do normal que por várias vezes precisei voltar ao parágrafo para ter certeza do que eu tinha acabado de ler.

Altamente descritivo, o que se faz necessário para que possamos mergulhar no mundo que é Rama.

Comecei com altas expectativas e confesso que o final me frustou um pouco.

Apesar da genialidade, não leria novamente e não tenho vontade de ler sua continuação.
comentários(0)comente



Diego642 19/10/2023

Primeiro livro de sci-fi que leio
Este livro faz parte de uma coleção de sci-fi feita pela tag em parceria com a editora aleph. A leitura é bem fluida e gostosa de fazer, as descrições atiçam nossa imaginação como se tivesse passando um filme na nossa cabeça. O enredo do livro é bem carregado de conceitos científicos, pois o assunto é baseado numa teoria de cilindros em rotação no espaço, onde gravidade artificial é criada a partir de forças centrífugas geradas pela rotação do cilindro. Entretanto, a história é bem fácil de entender e de uma linguagem bem acessível. O final é bem interessante, mas fiquei sabendo que ainda existem mais três livros que continuam a história de rama formando uma coletânea, mas esses outros livros são bem difíceis de encontrar e a editora me relatou que não sabe se lançarão os demais volumes da história. Agora só resta esperar os demais livros para entender os demais segredos escondidos no interior de rama.
comentários(0)comente



129 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR