Mayombe Pepetela

Resenhas - Mayombe

Veri 11/05/2022

Será que guerrilheiros pensam assim?
Não vou mentir. A leitura foi difícil. O começo não engajava e eu só não abandonei por causa do grupo de leitura. Depois melhora - um pouco. Mas durante todo o livro me incomodou esse pensamento: será que os guerrilheiros pensam toda essa teoria política? Me pareceu doutrinação do próprio escritor que não pegou no personagem. E de Mayombe mal ficou o pano de fundo. Pensando bem vou tirar uma estrela da minha avaliação original?

Larissa 04/05/2022

Um romance que se passa na luta da independência da Angola, Pepetela traz de forma leve e integridade a importância de sermos informados, buscar o conhecimento com as próprias pernas, e de não ser dependente o tempo todo do outro.

Vitor 20/04/2022

Mayombe
Escrito no período em que Pepetela participou da guerra pela libertação de seu país, Mayombe é uma narrativa que mergulha fundo na organização dos combatentes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), trazendo à tona seus questionamentos, contradições, medos e convicções. Os bravos guerrilheiros que lutam no interior da densa floresta tropical confrontam-se não somente com as tropas portuguesas, mas também com as diferenças culturais e sociais que buscam superar em direção a uma Angola unificada e livre.

A história que compõe o livro, certamente uma das mais conhecidas produções de Angola, é simplesmente impecável. O autor, com maestria essencial, desenvolve o clima de tensão que perdura todo o romance. A obra, um relato - ainda que ficcional - tangível da desumanização da guerra de libertação de Angola, foi o meu primeiro contato com o autor. Pepetela se utiliza de recursos estilísticos para desvendar a(s) necessidade(s) de se lutar pela libertação de um povo cruelmente colonizado.

Lorena1059 06/04/2022

tive certa dificuldade durante a leitura desse livro porque, infelizmente, precisei ler em e-book (detesto) pra escrever um ensaio pra faculdade. e isso sempre acontece comigo: se preciso ler um livro para escrever algo sobre ele valendo nota, certamente a minha experiência de leitura será prejudicada. ainda assim, me encantei pelos diálogos filosóficos de Sem Medo. pra mim este livro foi sobre ele; suas reflexões, suas experiências, seus receios... tudo que ele compartilhou, tanto em diálogo quanto em pensamento, me impactou profundamente. tanto que todas as marcações que fiz sobre o livro foram falas suas. essa é uma delas:

"(...) queremos transformar o mundo e somos incapazes de nos transformar a nós próprios. queremos ser livres, fazer a nossa vontade, e a todo o momento arranjamos desculpas para reprimir os nossos desejos. e o pior é que nos convencemos com as nossas próprias desculpas, deixamos de ser lúcidos. só covardia. é medo de nos enfrentarmos, é um medo que nos ficou dos tempos em que temíamos deus, ou o pai ou o professor, é sempre o mesmo agente repressivo. somos uns alienados. o escravo era totalmente alienado. nós somos piores, porque nos alienamos a nós próprios. há correntes que já se quebraram mas continuamos a transportá-las conosco, por medo de as deitarmos fora e depois nos sentirmos nus."
escrivadocaos 06/04/2022minha estante
Veio ai!! Estava esperando essa resenha

Lorena1059 06/04/2022minha estante
amiga a resenha de centavos kkkk

Ivy 05/04/2022

Pode ler Sem Medo
Eu demorei muito pra terminar esse livro. Tipo, anos.
Tem um enredo bem profundo e existencial, acho que por isso eu fui lendo ele em camadas. Sempre que pegava o tranco eu ficava viciada e aí depois cansava de ler por mto tempo.
É um livro curto e tem um ritmo bom. Não tem como não se apegar aos personagens.
Gostei d+

Jarfar_bz 13/02/2022

Mayombe foi uma descoberta sensacional.
O romance nos apresenta um grupo de guerrilheiros do MPLA (Movimento Pela Libertação de Angola) residentes da Base do Mayombe, floresta nos limites dos países do Congo e de Angola.

Trata-se de uma forma de mostrar e aproximar o leitor da rotina e vida dos combatentes pelo Movimento. Mostrar que são humanos com paixões, traumas, medos, ambições, mau caratismo, amizade, sonhos e também a falta deles, não apenas peças numa máquina de revolução.

Para mim, que sou um novamente recém-ingressado no mundo e no hábito da leitura, e que anteriormente lia apenas obras infanto-juvenis, foi um pouco complicado acostumar-me com a língua portuguesa, os dialetos angolanos e congoleses e nomes de guerra que o livro traz.

A extensão de seus capítulos também foi um pequeno susto, mas por respeito ao meu investimento fui firme em seguir a leitura que não tardou a me chamar atenção. O autor não peca em aproximar o leitor dos personagens, seja questionando, apoiando ou compadecendo-se.

Apesar de ter sido uma escolha apressada e sem nenhuma informação prévia, foi, se não me falha a memória, a melhor compra de livro que já fiz.

Marcos Nandi 13/02/2022

Fraco
Esse é o quarto livro que leio de Pepetela e o que menos gostei. Vai tratar de guerilheiros que querem a independência de Angola do poderio português. Porém, o livro foca na vida dos combatentes que não acho nada interessantes.

O livro é cortado por algumas narrações em primeira pessoa dos guerilheiros, e mostra, como funciona o tribalismo na região (isso achei legal), a dificuldade de conseguir apoio do povo, e também, o conflito com a diretoria do movimento popular.

É um livro sem muitos acontecimentos. Médio. Tem melhores...

Juju 29/01/2022

Um livro surpreendente
Começo a resenha afirmando que achei que não fosse gostar de Mayombe. Peguei o livro para ler porque já o tinha ganhado há um tempo e estava na minha prateleira parado, então decidi colocar a leitura em dia.

Costumo gostar de conteúdos relacionados a guerras e suas implicações, mas achei os primeiros capítulos de Mayombe densos e assumi que seria uma leitura pesada.
A sinopse nos conta sobre o movimento do MPLA durante o processo de descolonização do continente africano, mas especificamente na região da Angola, onde o grupo atua. Por causa disso, achei que o livro abordaria, apenas, o cotidiano do movimento e as táticas de guerra.

O que eu não esperava é que Mayombe iria me apresentar muito mais que isso. Definitivamente, o contexto histórico é só um contexto para a escrita do livro.
O que verdadeiramente sobressai são os questionamentos acerca da vivência humana. Os estereótipos, preconceitos, crenças, o conceito de amor, a maturidade e a visão de mundo que cada pessoa, de acordo com sua vivência, carrega em si.
Muitas vezes, eu me identifiquei com as conversas entre os guerrilheiros sobre o que sentiam e até me senti aconselhada, da mesma forma que uns aconselhavam os outros.
A narrativa é envolvente ao ponto de nos fazer viver cada momento que se passa no livro.
Para mim, Sem Medo é o grande protagonista de toda essa história. Verdadeiramente, me identifiquei e permaneci presa aos seus feitos e contradições até o final porque ele nos mostra o que somos: humanos.

Mayombe me fez ter uma experiência literária muito, mas muito diferente do que eu esperava. Foi uma experiência única. Fiquei supresa e envolvida com tudo o que aconteceu. Me sinto, inclusive, um pouco órfã por ter terminado o livro. Espero me apaixonar por outras histórias e personagens novamente, e da mesma forma, em breve.
Juju 14/02/2022minha estante
Mais especificamente*

Lilly 27/01/2022

Incrível
Temos pouco acesso a literatura africana, isso tem mudado aos poucos, e quando nos deparamos com a história e alguns costumes até estranhamos. O livro se passa na década de 70 quando Angola está lutando pela sua independência expulsando os portugueses de sua terra. Kongo e kimbundo entre outras tribos se juntaram para lutar para libertar o seu país. O MPLA foi de grande importância, e nossos personagem integram esse movimento. O sem medo a Ondina e o João me marcaram muito.

Gui 15/01/2022

Mayombe
Li esse livro para a escola ano passado, sinceramente, antes de me apegar aos personagens estava achando bem entediante, e se você não está familiarizado com a leitura ainda, recomendo fielmente que espere para lê-lo.
Qualquer um que leia esse livro terá uma imersão profunda ao ambiente retratado, um relato descritivo da independência da Angola, mas ainda sim, seria um insulto dizer que esse livro é apenas um relato histórico.
A profundidade dos personagens, a trama envolvendo ciúmes e paixão, a complexidade de algumas relações e principalmente a veracidade e a maturidade na relação que os guerrilheiros constroem juntos, é completamente envolvente.
O livro é um clássico, retratando com perfeição o impacto da guerra fria na independência dos países africanos e também sobre a luta dos guerrilheiros em tal emancipação.
Mas sinceramente, não se prenda aos registros, o livro é de fato muito descritivo, porém o romance que envolve a trama é surpreendentemente cativante.
Ps: recomendo que tenha uma base sobre o tema antes de ler o livro.

Spoiler de algumas frases:

"Queremos transformar o mundo e somos incapazes de nós transformar a nós próprios. Queremos ser livres, fazer a nossa vontade, e a todo momento arranhamos desculpas para reprimir os nossos desejos.".

"Sou é contra o princípio de se dizer que um partido dominado pelos intelectuais é dominado pelo proletariado. Porque não é verdade. [...] Deve-se dizer que o partido é dominado por intelectuais revolucionários, que procuram fazer uma política a favor do proletariado.".

Garota Escapista 06/01/2022

Em "Mayombe", Pepetela mostra a rotina de guerrilheiros do MPLA.
Na floresta, que dá título ao livro, eles possuem uma base e também executam ações militares.
A luta contra forças portuguesas foi marcada pela escassez de efetivo e suprimentos. Além de questões tribais.

Realmente, o livro me surpreendeu. A escrita é instigante e desperta o interesse pelo assunto retratado.

Não é um dos meus favoritos, mas gostei muito da leitura. Recomendo! ?

Mais resenhas em @garotaescapista

AdilsonPtS 06/01/2022

As contradições de uma revolução
Tive que ler esse livro pra fazer o vestibular e, foi uma grata surpresa.

A história é centrada nos personagens que compõem o movimento revolucionário angolano nos anos 1960 que, lutavam contra a dominação colonial de Portugal.
Gostei muito de seu enredo e da estratégia do autor de explorar diversos pontos de vistas dentro da construção do processo revolucionário, mostrando as ambições, medos, angústias e contradições de pessoas que querem mudar a sua realidade política.

Tirei grandes reflexões de sua narrativa e recomendo muito a leitura.

Paola 31/12/2021

O clássico livro de vestibular, uma história até que interessante, uma linguagem as vezes bem complicada mas bom, não sei se leria por livre espontânea vontade, mas já que tive que ler achei até bom.

dani 30/12/2021

" - Todos nós somos uns solitários - disse Sem Medo. - Os solitários do Mayombe!"
O livro acompanha um grupo de guerrilheiros contra a opressão portuguesa na Angola. Partindo dessa premissa, não esperava encontrar uma narrativa tão emocionante e delicada.

A escrita de Pepetela me encantou desde o primeiro parágrafo. As motivações dos personagens e a diversidade de vozes narrativas foram elementos cativantes. A cereja do bolo é o Sem Medo, todas as falas dele são maravilhosas.

Só acabei confundindo um pouco os personagens (por serem muitos!), deveria ter feito anotações para servir de guia ao longo da leitura. Outro fator que também teria melhorado minha experiência, seria conhecer mais a história da Angola.