Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana

Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana Neal Gabler

Resenhas - Walt Disney

Letícia 13/11/2021

Uma das melhores biografia que já li! Bastante detalhista e com depoimentos de diversas pessoas que conviveram com o Walt Disney! Uma preciosidade de livro!

rafaella 10/09/2021

Adeus, meu amigo
Demorei tanto para ler esse livro que é estranho ficar sem ele agora. Foi um ano de companheirismo, porque eu sabia que seria uma despedida difícil.

Walt Disney, durante esse tempo, foi a pessoa que eu amei, me inspirei, odiei, odiei ainda mais e, no final, chorei com sua partida. Aprendi muitas coisas com o meu amigo. O que não devo fazer e como não devo tratar as pessoas, seguir meus projetos correr atrás dos meus sonhos.

Disney teve uma vida difícil. Lutou muito para que tudo finalmente desse certo em sua vida, para a sua empresa ganhar ascensão... acho que por isso ficou daquela forma desbotada. Estava cansado de lutar.

Ele foi um deus da criatividade e conseguiu também ser um imbecil completo.

O trabalho de Neal Gabler foi maravilhoso. Escrever a história de uma cara que foi tão grande sem duvidas não deve ser fácil.

Leandro. 28/08/2021

Resumindo.
Se você tiver um sonho, nunca desista desse sonho. Walt Disney perseverou e acreditou, com sua persistência criou algo grandioso marcando gerações, este livro conta um pouco da vida de Walt, suas angustias, decepções e criações...

Passos 25/08/2021

Walt Disney
Excelente livro, que conta a brilhante história de Walt Disney com todas as dificuldades do inicio até seus triunfos com desenhos, filmes e a Disneyland.

Luiza 27/06/2021

Um tijolão bom pra quem tem fôlego.
O livro, com certeza, não é fácil de ler. Não por apresentar uma narrativa rebuscada e difícil, mas por ser detalhado ao extremo - é preciso ter paciência e fôlego. De minha parte, como sou fã de Walter Elias Disney, esse estilo minucioso me agradou na maior parte do tempo.
Partes chatas? Sim, há muitas. Foram entediantes os trechos que se demoraram em questões financeiras, na logística desinteressante de suas empresas, nas negociações contratuais ou em detalhes técnicos muito apurados...
Em compensação, outros detalhamentos foram, pra mim, muito envolventes: .sua vida familiar, sua infância, o casamento com Lilian, o período da Guerra, o sucesso ou fracasso das animações, as elucubrações de sua mente genial, sua obstinação, sua personalidade perfeccionista e muitas vezes intimidadora, curiosidades sobre os parques, sobre a criação de Mickey, Donald, Branca de Neve e outros personagens, sua doença no fim da vida etc. Esses trechos eram tão envolventes que eu sempre achava que acabavam depressa demais.
Porém... fica uma pergunta: que Disney era workaholic e visionário, ok, sabemos... Um exemplo de perseverança e dedicação, um sujeito apaixonado por sua arte e convicções. Mas, para além disso, e para além do vício em cigarro (coisa quase que obrigatória naquelas décadas), será que não há passagens picantes e certas "imoralidades" ou bizarrices em sua vida?
Confesso: adoro biografias que mostram o lado sombra desses ícones da nossa história (não importa de que época). Não me atrai apenas conhecer o legado positivo e o lado fascinante dessas personalidades... Saber do lado mais frágil, amargo, escondido, imoral e pervertido desses sujeitos é igualmente (ou mais) saboroso. E esse lado, o lado sombra do Tio Walt, quase não vi. Praticamente zero. Por que será? Tio Walt não tinha tempo pra bizarrices? Ou o autor infelizmente nos poupa disso?
Disney não tinha amantes, não era homossexual, não era violento, não tinha vícios (o do cigarro não conta), nunca cometeu um crime ou contravenção (a não ser falsificar sua idade para servir o exército, nada de mais), não era de fato antissemita, não era racista, não era satanista (segundo muitos teóricos da conspiração)... não era nada fora da curva a não ser um visionário genial perseverante e perfeccionista? Nenhuma fofoquinha bizarra?
Amigos, o livro é muito bom, é uma viagem fantástica na vida e obra de uma dos maiores ícones do século XX... mas creio que Gabler escondeu o lado mais feio do Tio Walt.
Não posso afirmar com 100% de certeza, é uma especulação, mas acho possível que isso tenha ocorrido. Folheando uma biografia sobre James Dean ("James Dean: Tomorrow Never Comes", livro por Darwin Porter, sem publicação no idioma português), o autor escreve que Disney recorria a jovens viris para lhe proporcionarem prazer sexual. Porter diz que ele era homossexual e pagava (o ainda desconhecido) James Dean por favores sexuais. Dean, um sujeito obscuro, emocionalmente conturbado e usuário de drogas, era bissexual e muitas vezes atuava como garoto de programa em seus dias de obscuridade. Será que as histórias sobre Walt, nesta biografia, são verdade? Livros bombásticos como esse não costumam ser publicados no Brasil, uma pena.
Lamentei também que o autor passou muito sucintamente (pra não dizer que c@g0u absolutamente) em relação à experiência de Disney na América Latina. A criação do Zé Carioca não mereceu mais do que uma linha. ☹☹☹
A história do estereotipado papagaio malandro é muito interessante. O que li sobre isso está nos livros dos brasileiríssimos Ruy Castro ("Carmem, uma Biografia") e Ricardo Amaral ("Anos 40: Quando o mundo, enfim, descobriu o Brasil"). Recomendo ambos 💙
Enfim, no cômputo geral, o livro é bom, vale a pena, aprendi muito sobre a obra de Disney e um pouco mais sobre sua vida pessoal, infância, início de carreira, casamento e morte. Sobre podres de verdade, praticamente nada - se é que eles existiram. Mas, baseada na minha experiência literária, invariavelmente existem.
No fim, me emocionei um pouco, mas juro que já li biografias que me fizeram rir pelos cotovelos e também me levaram a lágrimas abundantes. Não foi o caso dessa obra.

Isabel.Canaveze 26/05/2021

Não sei como fazer isso!!!!
Gente, não sei como que posso avaliar uma biografia. Não tem como dizer gostei disso ou daquilo e achei ruim tal parte. É a vida do cara e sinto que não tenho o direito de dar uma nota para isso...

Mesmo assim, como não tenho opção, dei 4 estrelas pois foi uma leitura muito boa e me agradou em quase tudo como fã.

E exatamente por isso, se tiver que recomendar, eu diria que só quem é fã mesmo deveria ler pois, caso contrário, tem vários momentos parados, até desinteressante, que se eu não fosse fã talvez eu tivesse desistido.

De qualquer forma, pra uma primeira experiência com biografia, foi muito bom! Eu achei que ia demorar até o fim do ano para terminar, que seria lento, um capítulo por mês, MAS no fim, a leitura foi bem fluída e superou as expectativas.

@Cb.victorpi. 17/02/2021

Eu gostei bastante, embora também tenha demorado um pouco para concluir. Mas é bom ter algo em mente: o livro é sobre o Walt Disney e não sobre a empresa. Fala do homem, desde o nascimento até a morte. Pode-se entender muitas coisas sobre ele e a empresa, que se confundem muitas vezes, mas o livro se encerra na sua morte. As fotografias também são legais. Nota 4/5.

Letícia Vincenzi 11/11/2020

Nada sucinto
Sim, esse livro é um tijolo. Um verdadeiro tributo ao homem que mudou o mundo e passou a vida buscando a perfeição.
Trata-se de uma overdose de detalhes técnicos, artísticos, familiares, aspectos psicológicos e muito mais.
É uma ode à todas as fases da vida do Walt Disney, abordando minuciosamente a sua inspiradora trajetória, trazendo, por exemplo, pontos sobre: sua a infância em Marceline e a difícil convivência com seu pai, a sua condição de voluntário da Cruz Vermelha na Primeira Guerra, o nascimento de Mickey (nomeado por sua esposa), as traições que sofreu por colegas de trabalho no início de sua carreira, a contribuição indireta dos Três Porquinhos para ajudar o povo americano a superar a grande depressão, o sucesso de Branca de Neve, o fracasso financeiro nas primeiras distribuição de Dumbo e Pinóquio, problemas com empregados filhados a sindicatos e grevistas, sua contribuição artística durante a Segunda Guerra, sua ficção por miniaturas e por trens, o desenvolvimento da televisão como novo meio de entretenimento lucrativo que serviu de meio para alcançar um fim tão sonhado ? a Disneyland, o seu grande sonho de fundar o EPCOT como uma cidade do futuro (e não como um parque como conhecemos hoje), que foi frustrado com a sua morte aos 65 anos.
Enfim, esse livro aumentou o padrão das biografias para mim, vai ser difícil encontrar outra história com a mesma riqueza de detalhes da jornada de outra pessoa, me senti emocionada em diversas partes, como se eu estivesse visitando novamente o Walt Disney World.

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Olá literáriooooos.

Hoje iremos falar sobre uma das maiores histórias de sucesso na América.

Um homem sonhador que viu potencial em coisas que ninguém mais via e a partir daí construiu seu reino de fantasia que perdura até hoje.

Walt Disney - O triunfo da imaginação americana. Acompanha a vida de um homem que desde criança descobriu sua paixão, que era desenhar.

Após se formar ele se inscreveu na Cruz Vermelha e foi para a Europa. No seu retorno ele começou a procurar trabalhos como ilustrador. Depois de um tempo ele se mudou para Hollywood para iniciar sua carreira de animador.

Sua carreira começou com sucesso e um contrato muito promissor. Mas logo ele levou um golpe e perdeu o direito sobre todos seus personagens. Então ele precisou se reinventar.

Foi aí que ele criou seu famoso personagem "Mickey Mouse".

Um livro biográfico e documental com linguagem acessível e numa edição de luxo belíssima.

Eu como fã do mundo criado pelo Walt Disney amei saber mais sobre sua vida e modo de trabalho. É muito incrível ver toda a dedicação dele e preocupação com que cada pessoa se sinta única.

Realmente uma leitura muito inspiradora.

Amei e indico.
Sandra Rosa 26/10/2020minha estante
Sonho com essa biografia desde que foi lançada

SilviaV85 20/10/2020

Boa leitura de uma pessoa única
Sempre me interessei por WD e quando saiu esse livro, quis ler. Apesar de ter mais de 700 páginas, não é um livro cansativo, mas bem detalhado da vida e obras desse homem extraordinário, que apesar de ser uma difícil, era única. O autor relata muito bem a vida dele e vale muito a pena ler. Já li algumas vezes e recomendo.

Rah 04/07/2020

Além do Tio Walt
Ler sobre ele me fez abrir tanto a mente sobre sonhos, dificuldades e loucuras pessoais. Walt era um sonhador com visões diversas, ele era o coração do studio, em que absolutamente tudo tinha que superar o lançado anteriormente e tinha que passar pelas mãos dele.
Juntou as animações em preto e branco ao som - lhe dando vozes, colocou música, colocou cor em um mundo preto e branco, criou o Mickey à imagem de um grande ídolo chamado Charles Chaplin que, depois, virou seu fã. Imaginou que o realismo em desenhos podia sim prender pessoas em frente à um filme de animação (ninguém acreditou que pessoas passariam horas vendo um desenho que até então era voltado somente para curtas), e em 1937, depois de anos lutando em entender como seriam feitos seus anões, lançou o tão querido e aclamado Branca de Neve.
Representava qualquer espécie em uma sala chamada cela para fazer seus animadores entenderem como ele queria que fosse os personagens- imitou de anões até veados para o Bambi. Pensou em unir artes ao projetar Fantasia, um filme completamente diferente.
Era uma luta constante para levar todos os sonhos e tudo aquilo que levaria pessoas ao encantamento. Criou um mundo só pra ele, uma Disneyland que nós levava ou perfeccionismo.

De tudo que pode se dizer de Walt era que era o maior visionário e sonhador do mundo, ele pulava de projeto em projeto sempre querendo alcançar mais longe, querendo vencer o tempo e chegar no futuro. Por mais que a gente saiba que ele se foi, corta o coração ver que ele não esteve la para crias seu sonhado EPCOT.
Mas se Walt era o coração, Roy era o cérebro, e eu queria que as pessoas entendessem o quanto esse homem era importante.
Roy era o irmão de Walt que fundou com ele o studio, e que fez de tudo para alcançar o sonho daquele. Walt desenhava o projeto e não se importava com custo, ele só sabia que aquilo ia ser magnífico, Roy era o que corria atrás do dinheiro... eles passaram anos a beira da falência mesmo com todo o sucesso do mundo porque Walt sempre criava algum projeto revolucionário, e independente do dinheiro, ele seguia.
Vamos sempre lembrar do quão bom é criar projetos independente de tudo, lutar por eles e apreciar a beleza do mundo Disney; e vamos sempre lembrar daqueles que lutaram conosco. Roy, você é incrível!

Homerix 29/10/2019

Um ídolo desde a infância
Lembro-me quando via aquele senhor de bigodinho apresentando seus programas, quando chegavam aqui no Brasil na TV Excelsior.

Acompanhei, pela TV os clássicos dos anos 30, 40 e 50, os Mickeys e Patetas, Branca de Neve, Pinnochio, Bambi, Dumbo, Peter Pan. Via no cinema o que chegava de novo, Mary Poppins, Ilha do Tesouro, Vinte Mil Léguas Submarinas. E lia muitos gibis do Tio Patinhas e seus sobrinhos. Depois cresci, virei pai e vi tudo de novo, e acompanhei a virada da computação gráfica, e levei os filhos aos parques de Orlando e agora, ainda acompanho no crescimento do conglomerado, que só cresce, cresce, cresce...

No livro, descobri como ele se envolvia em tudo, e como ele foi pioneiro em vários breakthroughs da história do entretenimento, como colocou som no desenho, colocou música no desenho com som, colocou cor no desenho com som e música, e como criou o primeiro longa-metragem do cinema, desempenhando ele próprio para seus animadores como queria que atuassem cada um dos Sete Anões da Branca de Neve, e mais tarde como abraçou a TV, desconsiderando-a como ameaça ao cinema, e como investiu na cor para a TV, e como imaginou um parque de diversões como nenhum outro, gigante, cheio de atrações temáticas, e como se tornou a pessoa mais famosa do mundo, os mais de 30 Oscars que ganhou, mas também os problemas que teve com os sindicatos, e o combate ao comunismo, e finalmente, como deixou a semente para o maior de todos os parques que seria inaugurado na Flórida, alguns anos depois de sua morte, de câncer no pulmão, fumante inveterado que sempre foi, aos 65 anos de idade....

Enfim, uma leitura animada e valiosa!

Dreh 05/02/2018

Conheça a história do criador do Mickey Mouse
Para quem gosta de ler biografias, ainda mais de pessoas que fizeram a diferença e deixaram sua marca no mundo de alguma forma como Walt Disney, então este livro é uma ótima pedida. Nele, iremos saber toda a vida do homem que criou Mickey Mouse, desde sua infância até o dia em que ele partiu.

A vida de Disney foi marcada por muitos rumores, ninguém sabia ao certo o que realmente tinha acontecido com ele, muitos chegavam a dizer que ele havia sido congelado. Neal Gabler, através de pesquisas meticulosas pelos documentos deixados por Walt e sua família, como também por ex-funcionários dele, desvendou os mistérios por trás de toda a vida de Walt Elias Disney.

Um livro com suas 700 e poucas páginas, um bom calhamaço, que você pode ler devagar e intercalar com a leitura de outros livros de ficção que por ventura esteja lendo. E como eu não podia deixar de fazer uma foto característica para este post, coloquei a Minnie e o Pluto para completar o cenário.

Essa edição está completamente linda e bem feita. A folha de guarda é simples, mas igualmente maravilhosa. O livro é cheio de fotos que mostra algumas cenas narradas durante a leitura, como a cidade onde Disney morava quando criança. Também é uma edição comentada, que explica melhor alguns trechos para um profundo entendimento da história.

É isso, eu espero que tenham gostado de mais essa resenha. Deixem aí nos comentários o que acharam, e também alguma sugestão para que o blog continue sendo melhorando 😉

site: coracoesjovens.wordpress.com

Ildneé 07/05/2017

Sonhos se Concretizam
Nessa obra literária, dentre tantas lições nela ensinadas, há a que se destaca: "Se você pode sonhar, você pode fazer". Mais que um livro, uma lição de vida, de persistência em meio a tantos altos e baixos, ideias e fagulhas de esperanças. Uma obra muito bem escrita que mostra a determinação de ser humano comum, que simplesmente acreditando em seus sonhos e pondo fé em sua capacidade de realizar algo grandioso, Walt Disney mostra que sim, é possível alcançar o que almeja, independente de sua origem, condição financeira, valendo apenas o tamanho de seus sonhos e da sua determinação em alcança- los.
Há uma frase sábia, entre tantas outras já ditas por ele: "Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor". Ou seja,
Acredite em si mesmo, o resto fica por conta do destino!
Muito boa obra, super recomendo.

Stella 07/03/2016

incrível
incrível história de um visionário que acreditou em seu sonho e construiu um império de alegria e imaginação para adultos e crianças