Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana

Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana Neal Gabler




Resenhas - Walt Disney


38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Eudes 18/08/2010

Uma pessoa real
Hoje em dia, forçando bastante a mente, posso lembrar das vezes que vi, no programa Clube do Mickey (ou era Disneylândia), Walt Disney apresentando algum episódio em seu programa. Ali, em uma imitação de seu escritório - hoje eu sei que é uma imitação - estava o homem que era praticamente uma lenda. Vê-lo ali, em carne, osso e impulsos elétricos, era equivalente a ver o Papai Noel de verdade. Um ser mítico vivendo entre humanos. O criador de tantas coisas fantásticas que habitavam o mundo de todas as crianças, sendo eu uma delas.

Ali, naqueles poucos segundos, era possível saber que Disney não era apenas uma marca, mas que ele existiu. Na época eu ainda não sabia que ele já estava morto e, mesmo que soubesse, isso não faria diferença.

Quando programas como Clube do Mickey (ou Disneylândia) pararam de ser exibidos, esse distanciamento da pessoa de Disney se tornou mais forte e ele se tornou para mim o que ele é para o mundo em geral, uma marca. Uma assinatura impessoal em fitas de vídeos, revistas em quadrinhos, DVDs e todo tipo de bugiganga. Até mesmo seus desenhos animado - a marca de seu estúdio - mudaram para animações computadorizadas que, em sua maioria são ótimas, graças à Pixar, mas não são Disney. São Pixar.

Enfim, Walt Disney era apenas sinônimo de comércio e nada mais. Não havia mais uma pessoa, apenas uma coisa. Aliás, essa é uma frase que se encontra no livro acima, dita pelo próprio Disney: "Não sou mais Walt Disney, Walt Disney é uma coisa".

Se ele se sentia assim, sendo ele mesmo, imagina quem apenas conhecia-o por causa de uma empresa.

Acho que nunca li uma biografia em minha vida. Não que eu me lembre. Li o excelente Guerra dos Gibis e Os Homens do Amanhã, dois livros que traçam a "biografia" das histórias em quadrinhos, o primeiro no Brasil e o segundo nos EUA. Mas biografia mesmo, de uma pessoa, acho que nunca li. Porém, quando me deparei com a de Walt Disney, tive de adquirir e a li, acho que em duas semanas e alguns dias. Terminei-a ontem.

São 900 páginas, mas apenas 700 são de texto, sendo o restante de bibliografia. É um livro fantástico. A pessoa acompanha a vida de Disney desde antes de seu nascimento até o seu último dia sobre a terra, como se estivesse lá, diante dos acontecimentos.

Como o escritor não tem vínculos com a empresa Disney, pôde ser imparcial, mostrando todas as facetas do homem, tanto suas qualidades, quanto seus defeitos. E, tanto um, como o outro, eram muitos. Passamos a entender os motivos de toda sua vida criativa e também somos arrastados para sentimentos de admiração, pena e até raiva por um homem que se tornou maior do que ele mesmo.

Ler que a certa altura do início de sua carreira, enfrentando dificuldades financeiras, "Disney procurava comida no lixo" é no mínimo perturbador. Foi apenas uma vez e, claro, isso acontece com milhões de pessoas no mundo e é tão perturbador quanto, mas o ponto aqui é como uma figura que parece tão intocável e inatingível também teve seus momentos de homem comum que, no fundo, o livro deixa claro, era o que ele era, um homem simples.

O livro é imparcial e relata tanto seus erros como seus acertos, seja na vida de artista ou na vida privada. Disney, além de um gênio, também era pai, marido, irmão, filho e teve os mesmos problemas que todas essas "funções" trazem à vida do homem comum.

Obviamente não é um livro que vá agradar aos que não gostam da marca Disney, pois acho que já há uma predisposição a não gostar de nada do que for dito, contra ou a favor, sempre vendo o livro como tendencioso. O preço também é proibitivo, e tem praticamente que ser fã para adquirir. Mas, como eu já disse, considero como sendo imparcial. Mostra que por trás de um mundo de fantasia, Disney era tão real quanto eu e você.
Luis 20/02/2011minha estante
Brilhante resenha. Parabéns.


Geraldo 09/10/2014minha estante
Uma resenha impecável!!!!


Jéssica Marise 26/04/2015minha estante
Pode ter certeza que pela sua resenha quem não é fã teve a sementinha da curiosidade plantada dentro de si!


Maria Faria 16/04/2017minha estante
Uma grandiosa resenha que conseguiu atiçar ainda mais minha curiosidade!


Cleyton 25/12/2017minha estante
Que resenha fantástica! hoje, 25/12 estava olhando para esse livro sobre a possibilidade de compra-lo, algo que vem já algum tempo, mas pelo valor ainda não tinha-o feito. após ler a sua resenha ficou aquele gosto de querer ter conhecimento sobre a vida de uma das grandes pessoas que passaram pela terra e nos deixaram muito mais que belos desenhos para se apreciar mas também grandes histórias de uma pessoa simples porém determinada!


Renata.Avila 04/11/2020minha estante
Que resenha meus amigos, que resenha!


Franciele 20/06/2022minha estante
Que resenha, parabéns




Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Olá literáriooooos.

Hoje iremos falar sobre uma das maiores histórias de sucesso na América.

Um homem sonhador que viu potencial em coisas que ninguém mais via e a partir daí construiu seu reino de fantasia que perdura até hoje.

Walt Disney - O triunfo da imaginação americana. Acompanha a vida de um homem que desde criança descobriu sua paixão, que era desenhar.

Após se formar ele se inscreveu na Cruz Vermelha e foi para a Europa. No seu retorno ele começou a procurar trabalhos como ilustrador. Depois de um tempo ele se mudou para Hollywood para iniciar sua carreira de animador.

Sua carreira começou com sucesso e um contrato muito promissor. Mas logo ele levou um golpe e perdeu o direito sobre todos seus personagens. Então ele precisou se reinventar.

Foi aí que ele criou seu famoso personagem "Mickey Mouse".

Um livro biográfico e documental com linguagem acessível e numa edição de luxo belíssima.

Eu como fã do mundo criado pelo Walt Disney amei saber mais sobre sua vida e modo de trabalho. É muito incrível ver toda a dedicação dele e preocupação com que cada pessoa se sinta única.

Realmente uma leitura muito inspiradora.

Amei e indico.
Sandra Rosa 26/10/2020minha estante
Sonho com essa biografia desde que foi lançada




Luiz Cláudio 16/10/2010

Impressionante
Acabei de ler este livro. O que mais me impressionou foi ver como na maior parte da vida do estúdio Disney, ele esteve a ponte de ir à falência.
Como o Walt Disney foi pressionado (até por ele mesmo) a fazer sempre o melhor e a ser o melhor.
E é inegável como tudo o que ele fez influencia toda a indústria do cinema até hoje. O legado que ele deixou para o mundo é extraordinário, e somente é uma pena ele não ter conseguido ver a abertura do EPCOT center.
Livro pra quem gosta de saber sobre todos os detalhes da vida de Walt Disney
comentários(0)comente



Eduardo 23/09/2012

Esse foi o cara!
Walt Disney foi um exemplo de sonhador que soube transformá-los em realidade, lutando contra tudo e contra todos. Um exemplo de perseverança que sabia que podia contar somente com sua força de vontade e... que se recusava a aceitar a dura realidade do dia-a-dia. Preferia viver sonhando, apesar de desejar transformar seus projetos em ferramentas para fazer os outros felizes!
comentários(0)comente



mcfarias 07/04/2013

Infantilidade? Eu acho que é o equivalente a nunca perder o seu senso de humor.
comentários(0)comente



Paulo Henrique 31/12/2013

Cansativo mas um épico sobre a busca de um sonho
Ao contrário de sua empresa, Walt Disney não era um cara humilde e fácil de lidar, por sinal seu irmão merece uma estátua pois enquanto Walt sonhava ele buscava o dinheiro para concretizar tudo e apaziguava todos que queriam Walt bem longe.
comentários(0)comente



Morcego 02/04/2014

WALT DISNEY O TRIUNFO DA IMAGINAÇÃO AMERICANA
Neal Glaber nos apresenta a verdadeira biografia de Walt Disney, nos seus mínimos detalhes.
Depois de sete anos de pesquisa, Gabler montou um relato surpreendente da vida de um homem que ajudou a criar a imaginação americana e mundial. Gabler nos mostra passo a passo a infância pobre, cheia de disciplina de Walt Disney, depois, sua juventude, marcada pela sua passagem na I Guerra Mundial, sua vida adulta, onde criou seus primeiros desenhos animados, "Alice's Wonderland", e depois, seu personagem mais famoso: Mickey Mouse, com "Plane Crazy" (1927) e depois, o primeiro desenho sonoro, "Stemboat Willie" (1928).
Há também sua inserção ao cinema colorido, com "Flowers and Trees" (1932), com o qual venceu o primeiro de seus 22 Oscars.
Gabler nos conta também o passo a passo da criação de seus filmes, bem como o declínio de seu estúdio, devastado pela greve de animadores; os filmes militares feitos durante a II Guerra Mundial, seus filmes live-action, seus filmes animados posteriores, a criação da Disneyland, seus anos após o parque e o fim de sua vida.
Gabler conta também como Walt Disney vivia realmente, marcado por traições, tristezas, fracassos, problemas com sua imagem publica e enfermidades; bem como era sua relação com Lillian, sua esposa e com suas filhas, Diane e Sharon; sua paixão por trens e sua busca obsessiva pela perfeição. Além disso, conta em detalhes, os últimos dias de sua vida e como foi sua morte.
A verdadeira história de Walt Disney, o homem que ajudou a modelar a imaginação americana e nos deixou um legado eterno.
Um livro excelente.

10/10
comentários(0)comente



Rafaela 17/07/2014

Walt Disney O Triunfo da Imaginação Americana
Olá, hoje eu vim fazer uma resenha do livro que eu estava lendo esse mês de junho e comecinho de julho, o livro Walt Disney - O Triunfo da Imaginação Americana é um livro simplesmente fantástico que conta a jornada vivida por Walter Elias Disney mais conhecido por Walt Disney e de sua importância para a nação americana e não somente americana mas, de suma importância para o restante do mundo também.
Walt Disney sem duvida foi um exemplo de perseverança durante toda a sua vida e um exemplo a ser seguido por todos que buscam o sucesso contudo, ele foi muito aclamado por ser um gênio no mundo do entretenimento mas, acima de tudo por contribuir com a evolução do cinema e televisão.
Em Walt Disney - O Triunfo da Imaginação Americana destaca principalmente em como foi a vida profissional de Walt e como as coisas foram difíceis em sua vida desde de sua infância dura e sofrida marcada pela pobreza até chegar o sucesso que se tornou e apesar do livro focar muito em como foi a vida profissional de Walt, ainda sim Neal Gabler destaca a importância que a família Walt Disney teve para ele.
Para lerem o restante da Resenha acessem o meu blog

site: http://omaravilhosomundoderafaela.blogspot.com.br/2014/07/livro-walt-disney-o-triunfo-da.html
comentários(0)comente



Fabio Martins 07/08/2015

Walt Disney - O Triunfo da imaginação americana
Mudar o curso da história e se tornar conhecido por praticamente todas as pessoas do mundo durante gerações através de suas ideias e criatividade é um privilégio para poucos no curso da humanidade. No século 20, o nome que melhor representou essa inovação foi o de Walt Disney.

A biografia mais completa e detalhada da vida deste gênio foi escrita por Neal Gabler. Em Walt Disney – O triunfo da imaginação americana, o leitor é apresentado ao protagonista desde a sua infância em Marceline, cidade pequena e rural dos Estados Unidos no início do século 20. Foi lá que Disney desenvolveu a sua criatividade em brincadeiras diárias com animais. Era de família de poucos recursos e bastante trabalhadora.

Após o fim da Primeira Guerra Mundial – onde participou dirigindo ambulâncias na França –, o jovem artista inicia sua carreira em filmes animados com pequenas e pobres produções. Prefere tentar a vida em Hollywood, mas uma grande traição de seus funcionários e empregador o deixa sem nada. A partir deste momento ele promete nunca mais trabalhar para outras pessoas.

Como forma de mostrar seu valor e atropelar a concorrência, Disney inventa a história de Mickey Mouse e seu grande trunfo: desenhos acompanhados de sonoplastia. Pensar sempre à frente e naquilo que ainda não existia, era, inclusive, a grande característica artística de Walt Disney. Ele sempre buscou a inovação e perfeição em suas produções, e isso era o que o tornava diferente de seus concorrentes.

A partir deste momento, sua carreira e negócios deslancham. Mickey vira uma febre, o curta Os Três Porquinhos estoura e o plano mais ambicioso de todos entra em ação: um longa-metragem inteiro animado. Branca de Neve é escolhido. O processo é extremamente demorado e caro e Disney inferniza seus funcionários com seu preciosismo e seus ataques de nervos e o clima do estúdio sempre é tenso. Mesmo assim, no lançamento no Natal de 1937, o sucesso do filme é estrondoso.

Os estúdios Disney alternam sucessos e fracassos, e o grande líder começa a perder interesse em animações. Seu novo projeto, novamente muito ambicioso, são os parques de diversões. Com a imaginação a todo vapor, Disney desenvolve sua cidade dos sonhos em EPCOT, em Orlando. Seu novo mundo imaginário toca profundamente os corações de jovens e adultos. Aos 65 anos, ele é diagnosticado com câncer de pulmão por ser um fumante inveterado a vida inteira. Morre deixando seu legado eterno para as pessoas de todo o mundo.

O livro é ótimo para conhecer a pessoa por trás do gênio. Como todos os seres humanos, Disney tem grandes defeitos, como o destempero emocional no trabalho, o preciosismo irritante, a cabeça-dura e a extrema obsessão pelo trabalho, deixando família e amigos sempre em segundo plano.

A leitura é interessante e envolvente, além de ser fiel à realidade. Vale a pena para entender como este gênio conquistou o mundo com diversão, trabalho e muita ambição. Para jovens líderes, é bastante inspirador.

site: lisobreisso.wordpress.com
comentários(0)comente



Stella 07/03/2016

incrível
incrível história de um visionário que acreditou em seu sonho e construiu um império de alegria e imaginação para adultos e crianças
comentários(0)comente



Ildneé 07/05/2017

Sonhos se Concretizam
Nessa obra literária, dentre tantas lições nela ensinadas, há a que se destaca: "Se você pode sonhar, você pode fazer". Mais que um livro, uma lição de vida, de persistência em meio a tantos altos e baixos, ideias e fagulhas de esperanças. Uma obra muito bem escrita que mostra a determinação de ser humano comum, que simplesmente acreditando em seus sonhos e pondo fé em sua capacidade de realizar algo grandioso, Walt Disney mostra que sim, é possível alcançar o que almeja, independente de sua origem, condição financeira, valendo apenas o tamanho de seus sonhos e da sua determinação em alcança- los.
Há uma frase sábia, entre tantas outras já ditas por ele: "Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor". Ou seja,
Acredite em si mesmo, o resto fica por conta do destino!
Muito boa obra, super recomendo.
comentários(0)comente



Dreh 05/02/2018

Conheça a história do criador do Mickey Mouse
Para quem gosta de ler biografias, ainda mais de pessoas que fizeram a diferença e deixaram sua marca no mundo de alguma forma como Walt Disney, então este livro é uma ótima pedida. Nele, iremos saber toda a vida do homem que criou Mickey Mouse, desde sua infância até o dia em que ele partiu.

A vida de Disney foi marcada por muitos rumores, ninguém sabia ao certo o que realmente tinha acontecido com ele, muitos chegavam a dizer que ele havia sido congelado. Neal Gabler, através de pesquisas meticulosas pelos documentos deixados por Walt e sua família, como também por ex-funcionários dele, desvendou os mistérios por trás de toda a vida de Walt Elias Disney.

Um livro com suas 700 e poucas páginas, um bom calhamaço, que você pode ler devagar e intercalar com a leitura de outros livros de ficção que por ventura esteja lendo. E como eu não podia deixar de fazer uma foto característica para este post, coloquei a Minnie e o Pluto para completar o cenário.

Essa edição está completamente linda e bem feita. A folha de guarda é simples, mas igualmente maravilhosa. O livro é cheio de fotos que mostra algumas cenas narradas durante a leitura, como a cidade onde Disney morava quando criança. Também é uma edição comentada, que explica melhor alguns trechos para um profundo entendimento da história.

É isso, eu espero que tenham gostado de mais essa resenha. Deixem aí nos comentários o que acharam, e também alguma sugestão para que o blog continue sendo melhorando 😉

site: coracoesjovens.wordpress.com
comentários(0)comente



Homerix 29/10/2019

Um ídolo desde a infância
Lembro-me quando via aquele senhor de bigodinho apresentando seus programas, quando chegavam aqui no Brasil na TV Excelsior.

Acompanhei, pela TV os clássicos dos anos 30, 40 e 50, os Mickeys e Patetas, Branca de Neve, Pinnochio, Bambi, Dumbo, Peter Pan. Via no cinema o que chegava de novo, Mary Poppins, Ilha do Tesouro, Vinte Mil Léguas Submarinas. E lia muitos gibis do Tio Patinhas e seus sobrinhos. Depois cresci, virei pai e vi tudo de novo, e acompanhei a virada da computação gráfica, e levei os filhos aos parques de Orlando e agora, ainda acompanho no crescimento do conglomerado, que só cresce, cresce, cresce...

No livro, descobri como ele se envolvia em tudo, e como ele foi pioneiro em vários breakthroughs da história do entretenimento, como colocou som no desenho, colocou música no desenho com som, colocou cor no desenho com som e música, e como criou o primeiro longa-metragem do cinema, desempenhando ele próprio para seus animadores como queria que atuassem cada um dos Sete Anões da Branca de Neve, e mais tarde como abraçou a TV, desconsiderando-a como ameaça ao cinema, e como investiu na cor para a TV, e como imaginou um parque de diversões como nenhum outro, gigante, cheio de atrações temáticas, e como se tornou a pessoa mais famosa do mundo, os mais de 30 Oscars que ganhou, mas também os problemas que teve com os sindicatos, e o combate ao comunismo, e finalmente, como deixou a semente para o maior de todos os parques que seria inaugurado na Flórida, alguns anos depois de sua morte, de câncer no pulmão, fumante inveterado que sempre foi, aos 65 anos de idade....

Enfim, uma leitura animada e valiosa!
comentários(0)comente



Rah 04/07/2020

Além do Tio Walt
Ler sobre ele me fez abrir tanto a mente sobre sonhos, dificuldades e loucuras pessoais. Walt era um sonhador com visões diversas, ele era o coração do studio, em que absolutamente tudo tinha que superar o lançado anteriormente e tinha que passar pelas mãos dele.
Juntou as animações em preto e branco ao som - lhe dando vozes, colocou música, colocou cor em um mundo preto e branco, criou o Mickey à imagem de um grande ídolo chamado Charles Chaplin que, depois, virou seu fã. Imaginou que o realismo em desenhos podia sim prender pessoas em frente à um filme de animação (ninguém acreditou que pessoas passariam horas vendo um desenho que até então era voltado somente para curtas), e em 1937, depois de anos lutando em entender como seriam feitos seus anões, lançou o tão querido e aclamado Branca de Neve.
Representava qualquer espécie em uma sala chamada cela para fazer seus animadores entenderem como ele queria que fosse os personagens- imitou de anões até veados para o Bambi. Pensou em unir artes ao projetar Fantasia, um filme completamente diferente.
Era uma luta constante para levar todos os sonhos e tudo aquilo que levaria pessoas ao encantamento. Criou um mundo só pra ele, uma Disneyland que nós levava ou perfeccionismo.

De tudo que pode se dizer de Walt era que era o maior visionário e sonhador do mundo, ele pulava de projeto em projeto sempre querendo alcançar mais longe, querendo vencer o tempo e chegar no futuro. Por mais que a gente saiba que ele se foi, corta o coração ver que ele não esteve la para crias seu sonhado EPCOT.
Mas se Walt era o coração, Roy era o cérebro, e eu queria que as pessoas entendessem o quanto esse homem era importante.
Roy era o irmão de Walt que fundou com ele o studio, e que fez de tudo para alcançar o sonho daquele. Walt desenhava o projeto e não se importava com custo, ele só sabia que aquilo ia ser magnífico, Roy era o que corria atrás do dinheiro... eles passaram anos a beira da falência mesmo com todo o sucesso do mundo porque Walt sempre criava algum projeto revolucionário, e independente do dinheiro, ele seguia.
Vamos sempre lembrar do quão bom é criar projetos independente de tudo, lutar por eles e apreciar a beleza do mundo Disney; e vamos sempre lembrar daqueles que lutaram conosco. Roy, você é incrível!
comentários(0)comente



SilviaV85 20/10/2020

Boa leitura de uma pessoa única
Sempre me interessei por WD e quando saiu esse livro, quis ler. Apesar de ter mais de 700 páginas, não é um livro cansativo, mas bem detalhado da vida e obras desse homem extraordinário, que apesar de ser uma difícil, era única. O autor relata muito bem a vida dele e vale muito a pena ler. Já li algumas vezes e recomendo.
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR