Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana

Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana Neal Gabler

Resenhas - Walt Disney

Juliane72 08/04/2024

Disney
Um livro muito interessante sobre a construção de um império. Desde o nascimento de seu criador até a consolidação. Criatividade, talento, marketing e faro para descobrir, lapidar e faturar em cima de outros talentos.

Delma 24/02/2024

Walt Disney
Livro muito bem escrito e detalhado sobre a vida deste fantástico homem. Walt era um gênio do desenho animado. Sempre incansável e otimista. Deixou um importante legado.

raphacastro19 05/01/2024

O homem que sobreviveu a sua finitude
Quando terminei de ler esta biografia, foi um misto de alivio e tristeza, digo isso, pois comecei em maio de 2023, para dar fim apenas na primeira semana de 2024. Sem entrar em detalhes de todas as minhas intercorrências, relato que este foi um dos melhores livros que já li até hoje.
A minha primeira paixão de infância foi Mickey Mouse e todas as histórias em torno da Disney, depois que envelheci e a capa da maturidade me revestiu - matando a fantasia pueril que existe em mim um pouco a cada dia - comecei a pensar nos homens por trás das histórias que me fascinavam quando criança.
Walt Disney foi o primeiro, ele foi um gênio e como todo gênio sistemático, difícil de lidar no dia a dia, mas pensava 20 anos a frente e conseguiu vencer a morte (quem ler o livro vai entender muito bem o que disse aqui).
Muito bem escrito, bem desenvolvido, a parte final dele da uma atrapalhada, parece que o autor quer apressar as coisas, mas é compensado quando disserta sobre sua morte, tive a sensação de estar ali junto com os familiares.
Recomendo a leitura para quem amou algum personagem da Disney na infância (como eu) e quer saber como os gênios tem seus dias de glória, mas seus anos de incertezas, preocupações e lutas.

Cristiane 09/12/2023

Livro fantástico sobre um cara simplesmente genial.

Walt Disney deve estar se revirando no túmulo com tanta ideologia metida nas suas animações de hoje em dia, subvertendo o seu ideal de mundo.

Douglas14 21/11/2023

#Leituras2023 10/25
(sempre volto às biografias?) Walt Disney é um personagem fascinante, provavelmente um dos indivíduos mais famosos do mundo na primeira metade do séc. XX (o livro registra bem isso). Fascinante porque apesar de complexo como ser humano, em certa medida ele também representa um clichê, um tipo de pessoa que seria o protagonista em vários de seus filmes: origem humilde, passou dificuldades, venceu pelo talento, e, como quase sempre acontece, foi se transformando ao longo da vida: do jovem idealista e sonhador ao empresário pragmático com os negócios. A grande exceção aí foi ele sempre conservar um ?quê? de ?infantilidade? (no bom sentido) que o permitia ousar e ir, ao longo do tempo, descobrindo novos interesses que resultaram na evolução de diversos aspectos da sociedade e cultura: animações, filmes e parques de diversão, em especial; faltou viver para tentar conduzir seu projeto final de uma comunidade experimental (EPCOT). Este livro é considerado uma de suas biografias mais completas, já que o autor teve acesso a inúmeros documentos do acervo pessoal de Walt. Por isso mesmo, é extenso, e te deixa exausto ao fim da leitura, mas devorei tudo com muito entusiasmo.

Henrique_ 25/08/2023

As lutas na construção de um império
Walt Disney estabeleceu um novo paradigma das artes no século XX, indo para além de seu tempo, desafiando as convenções e criando suas próprias regras. Aqui temos relato do clássico self made man, da construção de um império que fascina e atrai mesmo os mais rabugentos. Sobre a biografia em si, ela se debruça bastante na evolução deste império sob a gestão de Disney, detalhando as técnicas de desenho, projeções, os erros e acertos, as negociações com banqueiros e estúdios, as questões trabalhistas, etc. Quando assistir a um Pinóquio, por exemplo, sem dúvida me lembrarei da luta e dos meses que levaram para fazê-lo. Mas o estilo da narrativa foi cansativa, principalmente com relação à forma como os detalhes foram contados, de uma maneira bastante documental e descritiva. Ao longo de tantas páginas, parecia que tudo ia se repetindo.

Glaydson5 24/06/2023

O império de walt Disney
O livro "Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana" é uma biografia completa e minuciosa do famoso empresário e animador de cinema. Escrito por Neal Gabler, a obra oferece uma visão abrangente sobre a vida e obra de Walt Disney, desde a infância até a criação do império Disney.

O autor explora a personalidade complexa e controversa de Disney, caracterizada por sua paixão pela inovação e pelo entretenimento, mas também por sua rigidez e falta de empatia. Gabler aborda temas como a construção da marca Disney, as dificuldades enfrentadas pelo animador no início de sua carreira, a criação do primeiro longa-metragem de animação, "Branca de Neve e os Sete Anões", e o desenvolvimento dos parques temáticos Disneyland e Disney World.

Além disso, o livro também destaca a importância de Disney na cultura popular americana e mundial, sua influência no cinema e na televisão, e seus esforços em propagar uma visão otimista e idealizada da América através de suas criações.

Embora a narrativa seja bastante detalhada e forneca um retrato completo da vida de Disney, em alguns momentos o texto pode ser um pouco prolixo e repetitivo. No entanto, a riqueza de informações fornecida por Gabler é inestimável para qualquer pessoa interessada na vida e obra de Walt Disney.

No geral, "Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana" é uma leitura fascinante e informativa para fãs do empresário e do universo Disney, assim como para aqueles que buscam compreender a evolução do cinema e da indústria do entretenimento nos Estados Unidos.

Diego 20/06/2023

Um homem além do seu tempo
Nesse livro sensacional Neal Gabler relata de forma precisa como Walt Disney era além do seu tempo, com diversas inovações para levar a magia dos contos de fadas para a realidade.

JCampelo 09/04/2023

Realista
O autor respeitosamente nos apresenta um retrato realista de Disney, um homem com diversas qualidades e defeitos. Com uma inovação atrás da outra, o autor traz muito enfaticamente o espírito inquieto de Disney.
É impressionante ver seus desafios, principalmente no início da vida, além de suas conquistas e o apoio de muitas pessoas que o ajudaram, ex: o papel de Roy Disney foi fundamental e hoje acredito que poucas pessoas saibam o quanto ele trabalhou para o estúdio.
O livro traz o verdadeiro e importante papel de Walt não só no estúdio, mas em todas as suas empreitadas, e sua influência na mentalidade das futuras gerações no mundo inteiro.

PITUCALELE 16/03/2023

Walt Disney
Biografia de um ser humano que viveu além do seu tempo, um visionário, criativo, metódico e perfeccionista.
Gostei muito da leitura, mesmo tendo algumas partes sobre finanças qu achei cansativa.

Mimi 07/03/2023

É o retrato de uma das mais importantes figuras da história cultural e do entretenimento dos Estados Unidos no séc XX.

Gostei do livro, conhecer um pouco da vida de Walt desde sua infância até sua morte.

Vemos história de superação.

Vale muito a leitura.

Cristiane 19/01/2023

Gênio!
Se tem uma palavra que possa descrever Walt Disney é essa: Gênio!
Foi de grande valia para mim poder desfrutar dessa obra, pois assim pude conhecer muito mais da história desse gênio da animação.
O livro é um compilado dos principais fatos da vida de Walt, desde sua infância até sua morte.
Aqui, podemos descobrir como começou esse amor pelas animações e todos os desafios que ele teve de enfrentar para alcançar seus sonhos.
Foi interessante conhecer os bastidores de algumas das principais criações da Disney, como o próprio Mickey, Branca de Neve e Cinderela, e também como ele deu a volta por cima diante de inúmeras críticas e problemas financeiros.
Esse livro é um incrível e repleto de informações importantíssimas para a história da Disney.
Vale muito a pena lê-lo.
Recomendo!

Patricia 13/01/2023

Experiência incrível
Que experiência mais incrível ler esta biografia!

Walt Disney nos presenteou com um império linda de imaginação e sonhos, mas toda a história que existe por trás disso é regalada em suor, lágrimas e muito, mais muito esforço!

Desde muito cedo Walt já esboçava traços de um grande empreendedor, pois ele sempre teve um sonho intrínseco de fazer algo incrível e que entrasse para os anais da história mundial.

Eu experimentei variados sentimentos ao ler esta obra: tristeza, consternação, alegria, empolgação, entre outras. Acho que este é um dos objetivos da literatura, nos tocar profundamente e nos fazer refletir.

Sobre a biografia em si, o livro é extremamente bem escrito e traz detalhes muito precisos da vida de Walt Disney.

Amei descobrir oestes detalhes, de como tudo foi muito difícil para o Walt e quantos fracassos ele e sua equipe tiveram que superar. Também foi ótimo conhecer as várias pessoas que estavam por trás do Walt e que não ouvimos referências a elas no dia-a-dia, como, por exemplo, seu irmão, Roy.

Este livro também gerou várias reflexões e a grande lição de que devemos perseverar e perseverar. A vida é mais não do que sim. Mas, só alcança o sucesso, quem não desiste nas primeiras dificuldades.

Resumindo, livro incrível, muito bem escrito e recomendo a todos, sendo ou não fã da Disney!

Joao 17/08/2022

O Triunfo da Imaginação Americana
Não há outro título melhor, pois o que vemos no decorrer deste livro é realmente isso, o triunfo da imaginação americana. Um rapaz, que nasceu em uma pequena cidade, encantou-se pelos animais e conterrâneos de Marceline, Missouri. Saiu dela, a fim de expandir seus conhecimentos artísticos e mostrá-los ao mundo. Enquanto morava no pequenino município, vendeu seus primeiros desenhos a um cabeleireiro e chegou a trabalhar dentro de um celeiro, local que foi seu primeiro escritório. Depois de muita labuta, falências, brigas e, inclusive, chegando a comer comida do lixo, Walter Elias Disney saiu de seu celeiro e fez do mundo o seu escritório e a população mundial substituiu aquele cabelereiro do interior.

Esta obra, que demorou anos para ser escrita e contou com o apoio dos Disneys, merece todos os aplausos do mundo. Mesmo eu sabendo a data de falecimento do biografado, foi impossível não cair em lágrimas. Como contei para a minha namorada: tive que ler as últimas páginas sem óculos, senão eu molharia as lentes com as lágrimas.

May 01/02/2022

Recomendo
Esse livro conta toda a história do triunfo de Walt Disney, todos os desafios que encontrou pelo caminho, todos os golpes que levou e a incrível transformação que ele implementou no cinema mundial. Recomendo muito a leitura. É um pouco detalhado na questão dos filmes mas acho muito válido a leitura. ;)