Os Goonies

Os Goonies Steven Spielberg
Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

Sambook 29/10/2021

Que nostalgia gostosa ?????
Cresci assistindo ao filme dezenas de vezes e sempre fui apaixonada por essa história... Amava a aventura dos Goonies, o quanto eram corajosos e o personagem Mikey Walsh ?. Ler esse livro foi uma gostosura, me trouxe uma nostalgia que nem sei explicar, voltei décadas atrás da minha vida, sentada no sofá assistindo a ??????? ?? ?????, que experiência gostosa. Recomendo esse livro para todos, qualquer idade. Não se é muito criança para gostar de histórias de piratas e nem muito adulto para se aventurar em uma!!! ?

"????, ?? ??? ? ?????. ? ????? ?? ???? ???? ?? ??? ?????? ????? ????? ?? ??? ????. ? ??? ?? ???? ?? ? ??????????. ????? ??? ?????? ???? ???, ??? ??? ????? ???? ???????? ??? ? ??? ??. ???? ?? ? ??? ?? ???????."
-????. ?
Tiago.Boaventura 29/10/2021minha estante
Eu adorava esse filme. Perdi as contas de quantas vezes assisti.

Bárbara Paradiso 31/10/2021minha estante
Amooo!! Meu filme preferido, e a experiência de ler o livro só me deixou ainda mais apaixonada!

Ester 04/05/2022minha estante
O livro é o roteiro do filme, tipo a edição de Donnie Darko, ou é em prosa mesmo (tipo a edição de o labirinto do fauno)?

Neto Murracho 04/06/2022

O filme é bom, mas o LIVRO é melhor ainda !!!
Se você gosta do filme, certamente vai gostar do livro.
O livro tem alguns detalhes que não são mostrados no filme, melhores explicações de alguns fatos e de quebra, você fica sabendo o que foi feito com o tesouro !!!
Núbia Cortinhas 05/06/2022minha estante
Adorei a resenha! Eu já gostava do filme que para mim foi bem marcante inclusive a trilha sonora inesquecível, logo, eu já me dava por satisfeita. Saber que o livro é melhor ainda só vai tornar a experiência de ter assistido ao filme mais interessante.

Neto Murracho 06/06/2022minha estante
Falei o que dava sem spoiler, quem gosta do filme vai ficar curioso com o livro

Núbia Cortinhas 06/06/2022minha estante
Com certeza atiçou a minha curiosidade, rsrs. ?

Heitordealmeida 08/07/2013

Os Goonies - A caça ao tesouro da minha infãncia
Se você está lendo isso, saiba que eu vou tentar ser justo, mas dificilmente conseguirei ser imparcial e o motivo, claro, é o filme na qual esse livro é baseado.

- "Foi então que soprou aquele estranho vento de Outubro pela janela do sótão e compreendi subitamente que alguma coisa ia acontecer. Não deu outra."

Os Goonies é um filme de 1985, produzido por Steven Spielberg, escrito por ele e Chris Columbus, e dirigido por Richard Donner. É um dos chamados "Clássicos da Sessão da Tarde" tendo passado inúmeras vezes e eu tendo assistido tantas quanto pude.

O livro tenta retratar o máximo possível a história do filme chegando a ser divertido em muitas partes. Eu constantemente relembrava as cenas do filme e sentia aquela mesma emoção divertida de quando via o filme nas minhas tardes na infância (e na adolescência, e também na vida adulta!)

O livro segue a narrativa de Mikey Walsh (Sean Austin, antes de virar Samwiise Gamgee, um certo Hobbit jardineiro numa certa Trilogia de um certo Um Anel de Poder) que conta a história de como ele e Uma turminha do barulho arrumaram muita confusão na sua telin... Ops...

Você provavelmente já conhece a história mas vamos relembrar.

- "Os Goonies" conta a história de um grupo de garotos que moram num lugar chamado "Goon Docks", um bairro de operários em Astoria. O lugar onde eles moram está prestes a ser demolido para a construção de um campo de golfe para "os ricaços do Hillside Country Clube". A história se passa um dia antes do prazo legal de desapropriação das casas, com os Goonies em sua ultima aventura.

Enquanto vasculhavam o sótão dos Walsh tentando encontrar algo legal para levar, os garotos encontram um Mapa do tesouro que supostamente marcaria onde estaria enterrado o tesouro do famoso pirata Willy Caolho.

Seguindo as indicações do mapa, os garotos chegam até um velho restaurante abandonado que era onde o tesouro estaria. Lá eles encontram a famosa família de criminosos Fratelli que, depois de uma fuga ousada da cadeia, estavam escondidos da policia.

No caminho para o tesouro há muitas armadilhas e perigos que eles tem que superar enquanto são perseguidos pelos Fratelli.

O livro é rápido e bem divertido. Devido ao fato de ser narrado, ele não apresenta uma escrita muito pesada podendo ser lido facilmente. Ele também é pequeno, contendo só 178 páginas. Confesso que o li mais por causa do filme, mas mesmo assim me diverti bastante.

O maior mérito do livro pra mim, não é exatamente a forma de escrita ou a os detalhes ou qualquer coisa do tipo. Foi o fato de ter resgatado aquele sentimento que eu tinha quando via os filmes que eu tão prontamente associei a infância. Eu lia sorrindo e sentia um prazer imenso em relembrar a história mesmo sabendo-a de cor. E foi esse tipo de sentimento, que fez toda a diferença.

"Nunca trairei meus amigos de Goon Dock;
Ficaremos juntos até o fim do mundo;
Pelo céu e o inferno e a guerra nuclear;
Bons amigos como nós grudam como piche;
Na cidade ou no campo, na floresta ou no deserto;
Eu me declaro com orgulho um Goony!"
- Juramento dos Goonies
LPFaustini 07/08/2013minha estante
Só uma curiosidade: Goon Dock é Doca dos Valentões. Goon é uma gíria que se refere a casca-grossa, valentão, geralmente pejorativo. Quando se coloca um y, vira diminutivo. Portanto, goony é valentezinho. Numa época em que nomes de filmes eram sempre traduzidos , mesmo que isso gerasse bizarrices nos títulos em português, muito me surpreende que "The Goonies" não tenha virado "Os valentezinhos".

Heitordealmeida 07/08/2013minha estante
Agradeço o comentário e o acréscimo!

Aline MSS 23/05/2022

Uma aventura rápida e bem gostosinha de ler.
Achei o livro bem fofinho. Nunca assisti ao filme e nem sabia do q a história se tratava, mas acabei curtindo bastante a leitura. A sensação é de estar assistindo a um episódio de série teen da década de 80/90, bem na vibe Stranger Things.

Oq tem:
- crianças/adolescentes inteligentes;
- aventura;
- poucas descrições e poucas enrolações;
- piratas;
- muitas referências a cultura pop, filmes e livros clássicos;
- final redondinho e uma vontade ENORME de voltar a ser criança de novo.

Linda a edição da Darkside! Não pagaria mais de R$30,00, mas indicaria pra qualquer pessoa em qq idade.
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

scicilla 18/01/2024minha estante
A história é maravilhosa, sobre amizade e enfrentamento dos medos. Se ainda não viu, ASSISTA ao filme, sério não irá se arrepender!

Ilnei.Marlon 13/10/2021

RESENHA DE OS GOONIES
?Mikey, Gordo, Dado e Bocão passam seus últimos dias em casa. As Docas Goon foram hipotecadas e eles tem poucas horas antes de seus lares virarem um grande campo de Golf.

Entediados, acabam subindo ao sótão da casa de Mikey, onde o pai guarda várias coisas do museu onde trabalha, e acham um mapa da cidade. Com um pequeno diferencial, um "x" marcado em vermelho, e esse "x" marca o tesouro.

Na esperança de poder salvar suas casas, Mikey influencia os amigos a caçarem o tesouro de Willy Caolho, e juntos saem em uma grandiosa aventura, aproveitando seus últimos momentos juntos!

O que não contavam é que no caminho, acabariam dando de cara com os Irmãos Fratteli. Os ladrões e assassinos mais procurados dos últimos tempos!

?Esse é um livro sobre amor, amizade e união. A gente acompanha essa jornada dos meninos e percebe o quanto eles são amigos mesmo sabe, o quanto um daria sua própria vida pra salvar o outro!

?A escrita é fluida, envolvente e você nem percebe a hora passar enquanto está preso na história, ou nervoso ou rindo do Gordo. Em diversas vezes não consegui segurar uma gargalhada com as cenas que esse personagem está presente ?

?É um livro infantojuvenil, uma história nostálgica. Lembra demais a infância, afinal, Quem nunca sonhou em achar um tesouro escondido? ?

?Recomendo demais essa leitura. Vocês vão ficar fascinados por essa aventura. E quem gosta de umas cenas mais macabras, vai amar ainda mais esse livro!

?Nota:????

?E aí, Ja leram esse livro? Ou nem conheciam?
JJr. 13/10/2021minha estante
Tem o filme que é do Spielberg! Show!!!

Ilnei.Marlon 13/10/2021minha estante
Já assisti o filme também e gostei muito!

Doug 16/12/2023

Fez relembrar minha infância
Leitura do livro fez relembrar minha infância como era feliz. Livro igual o filme cheio de aventura e ação. Da vontade de ver filme para ter momento de reflexão com vida vale pena viver.
Cleber 18/12/2023minha estante
Quem é um Goonie já lembra da música da Cindy Loper só de ver o nome do livro :)
Quando peguei o livro p ler tive que ver o filme tbm, muito bom

Doug 19/12/2023minha estante
É verdade mesmo não tem como acabar de ler, não ver filme de novo. Também me fez lembrar dos meus colegas de vizinhança. Que época boa. Hoje em dia criança não brinca mais na rua por medo da violência.?

Nicolas.Guilherme 16/01/2016

Pura nostalgia
Os Goonies,foi uma das melhores leituras que tive em 2015,talvez por amar o filme,talvez
pela historia,talvez por descobrir que teremos um reboot dessa historia incrível,fico com todas
pois os Goonies foi tudo que eu esperava,um livro sensacional,e um epilogo excepcional.
A magia de os Goonies está em sua mensagem,em sua simplicidade,não leu ou assistiu o filme então vá sem medo,pois os Goonies e incrível
Aline Teodosio @leituras.da.aline 29/01/2016minha estante
Ler o livro embalada pela trilha sonora da Cindy é tudo de bom!!! Hahaha
Nostalgia pura.

Nicolas.Guilherme 16/03/2016minha estante
concordo eu li,cantando a música da cindy

Sarita Helena 08/03/2020

Um ótimo complemento ao clássico filme dos anos 80.
Mundo Tolkien 08/03/2020minha estante
Amooo. Deu até saudade de Bocão e sua turma.????

C.F. 31/12/2020

Lembro de criança assistir ele na sessão da tarde e tive curiosidade de comprar a obra, o livro é interessante, mas acho que fui com muita sede ao pote e não me encantei.
JJr. 31/12/2020minha estante
Estou esperando o meu chegar. Provavelmente chegue amanhã de presente. Tem sabor de nostalgia.

P. Barata 24/12/2023

Nostalgia
Não é o tipo de narrativa que eu gosto, mas a aventura das crianças é cativante. É um dos poucos livros que acho que a obra cinematográfica ficou melhor. Vale pela nostalgia.
Adrielle.Alvarenga 11/01/2024minha estante
??

Marcel Sano 31/12/2016

Os Goonies um clássico
Mais um clássico da Sessão da Tarde adaptado para a literatura.

Ler esse livro foi como reencontrar velhos amigos... Mikey, Bocão, Dado, Gordo e Sloth (é claro), na aventura que fez parte da vida de muita gente.

Com algumas cenas inéditas, alguns detalhes que não estão no filme, mas a mesma história que conquistou milhares de fãs pelo mundo.

Um livro muito divertido e gostoso de se ler. Assim como o filme, vale cada minuto do seu tempo!
Renata Mofatti 26/06/2017minha estante
undefined

Dudu 27/01/2016

Os Goonies
Criado por Steven Spielberg, Os Goonies foi lançado em 1985. Dirigido por Richard Donner, o filme não só fez grande sucesso naquele ano, como ainda faz nos dias de hoje. Bem, mas não é sobre o filme que vou falar, certo? A história de Spielberg, escrita por James Kahn foi publicada em vários países. No Brasil a brochura foi publicada pela Darkside em 2012, traduzida por Cecilia Giannetti.
Ok. Agora vamos à história!
A criançada das Docas Goon, Mike Walsh, seu irmão Brand e seus leais amigos Goonies: Bocão, Gordo e Dado encontram um misterioso mapa do tesouro. Animados, os garotos partem numa aventura à procura do tesouro escondido por Willy Caolho. Durante o livro, percebi uma empolgante história de amizade e dei muitas risadas. É uma caça ao tesouro com uma dose de perseguição. Mas perseguição e caça ao tesouro? Sim! E a história é demais.

“Eu jamais trairei os meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Pra sempre, sem temor.”
O juramento Goony

Mike é um garoto frágil, mas muito inteligente e determinado. Seu irmão Brand é o garoto do tipo atlético da escola. Bocão, como de se esperar de alguém com esse apelido, é o engraçadinho da turma, sempre com uma piada ou algum comentário tosco na ponta da língua. Dei muitas risadas graças a ele, o meu personagem favorito do livro. Já o Gordo, bem... Ele come muito, além de ser a figura atrapalhada da turma e contador de histórias da trupe. Risos. Quanto ao Dado, ele é o criativo da turma e super fã do agente James Bond do 007. Na história também aparece as meninas – ebaaa – são elas: Andy e Stef, melhores amigas. Também moram nas Docas Goon e frequentam a mesma escola que os meninos.
Além do perigo que já era de se prever para o longo da caça ao ouro do Willy Caolho, a turma Goony também deve lidar com uma família de criminosos: Os Fratelli.

“... Enfim, Mamãe chegou com uma empregada doméstica do México ou El Salvador [...] ‘Rosalita não fala muito bem inglês’, disse mamãe, ‘e ela tem que me ajudar com os embrulhos. Então eu queria saber se algum de vocês... bem, eu sei que alguns de vocês têm estudado espanhol na escola...’
‘Eu falo espanhol perfeitamente, Sra. Walsh, disse o Bocão [...] Eles estavam no quarto dos meus pais, em frente à cômoda. Eu fiquei atrás, à porta. Mamãe estava falando com a Rosalita, alto e lentamente como se isso pudesse fazê-la entender. ‘Meias e cuecas na gaveta de cima. Camisas e blusas na segunda. Calças na parte inferior. Sempre separe as roupas’. Então ela se virou para o Bocão e disse: ‘Pode traduzir isto?’.
‘Claro, Sra. Walsh’. Ele acenou com a cabeça. Então ele se virou para Rosalita e falou um monte de coisas em espanhol que mais tarde me explicou que significavam: ‘A maconha fica na gaveta de cima. A cocaína e a anfetamina na segunda. A heroína na parte inferior. Sempre separe as drogas. ’”
Págs. 27 e 28

A história flui muitíssimo bem. Spielberg atribuiu características marcantes à personalidade de cada Goony. Narrou à aventura de modo que prendeu minha atenção página após página. Bem, e sobre a capa... Ah, a capa. Que capa! Adorei. Aquele crânio sinistro que transmite um ar de ATENÇÃO! PERIGO! CUIDADO! VÁ EMBORA! MORTE!... Risos. A capa é uma perfeita representação da história.
Comecei aqui falando sobre o filme, mas confesso que nunca o assisti. Agora que já li o livro quero muito. Estou certo que você também desejará assisti-lo depois dessa incrível leitura.

site: http://sociedadedosleitorescompulsivos.blogspot.com.br/2016/01/resenha-os-goonies.html
Nando 13/02/2016minha estante
estou lendo

Betinha 06/02/2015

Amizade vale mais do que qualquer tesouso!
É realmente um livro muito divertido!
Eu nunca assisti o filme, por isso tudo era completamente novo! Fiquei muito satisfeita com essa leitura, pois era exatamente como eu esperava, uma narrativa leve e divertida de aventuras! Eu adorei os personagens, mas devo confessar que o meu preferido é o Gordo!
É uma história que nos lembra de lições importantes como o valor da amizade! Vale a pena ler! Recomendo!
raissa.pinto.9 08/05/2016minha estante
Meu preferido foi o Gordo tbm kkkkkkk Morria de rir com ele!!

And 10/08/2013

Ótimo
Todos que devem ter em mãos este livro é porque o filme deve ter marcado muito sua infância. O livro não vai lhe decepcionar, muito pelo contrário, viverá cada momento como um Goony, sentirá todas as emoções na pele, e como um fã, comerá o livro srsrsrs
Relata extraordinariamente bem o filme, além de informações adicionais que deixam a história mais completa doque já é.

@otiobacca 08/01/2014

Uma viagem à infância numa ótima edição
Os Goonies é um livro tão fantástico quanto o filme que me fez passar tantas “Sessões da Tarde” em frente a TV, assim como Sloth.
É um livro que não exige que o leitor tenha assistido ao filme anteriormente, embora a superficialidade de detalhes em alguns trechos faça com que o leitor assista a cena em questão para se basear. Nem de longe o livro deixa o leitor na mão, só senti a necessidade de recorrer ao filme para lembra e dar base a imaginação. Se bem me lembro, isso só aconteceu duas vezes.
Cada um dos personagens vai sendo apresentando ao leitor de forma simples e natural enquanto a história se desenrola.
A edição do livro pela editora DarkSide® tem um trabalho impecável. Páginas amareladas, ilustrações entre capítulos, bom espaçamento entre linhas, excelente diagramação e, o diferencial, duas edições, uma em capa-dura (edição limitada) e outra em brochura.
Quem já assistiu sabe que a história envolve bastante e que nos faz querer uma aventura ao estilo dos amigos das Docas Goon. Os Goonies é um livro de aventura e amizade que encantou e continua encantando a todos que o conhecem, uma verdadeira aventura que nos lança ao inesperado, ao misterioso e ao antigo tesouro de Willy Caolho.

site: http://www.twitter.com/cristoferbruno