Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Maria.Laura 31/03/2021

Uma leitura interessante
O livro conta a história de Fanny Price, uma jovem de origem pobre, que vai morar com a tia que possui uma condição abastada.

A história em certos aspectos me lembra um pouco a história de Cinderela, Fanny vive a sombra de suas primas e possui obrigações na casa. Além disso, a Fanny é a típica protagonista da Jane Austen, forte e diferente do proposto para a mulher daquela sociedade.

Conça 28/03/2021

Minhas impressões, opniões e sentimentos:
Jane Austen, mais uma vez, traz reflexões complexas do comportamento, condição social e o papel da mulher na sociedade da época em Mansfied Park.

Não muito diferente dos enredos de suas obras, Austen, nos apresenta Fanny Prince, nascida em uma família sem muitos recursos, ela é enviada aos dez anos para a casa do tio materno, que será o responsável por sua educação. Na mansão de Mansfield Park, a menina é criada com os primos, que a tratam com indiferença ? menos Edmund, com quem de fato mantém uma amizade. Ao longo dos anos, a gratidão e o carinho que ela nutre por ele acabam se transformando em um amor secreto, e Fanny tem que lidar com novos sentimentos e sensações.

Um clássico espetacular e envolvente. Com um narrador onisciente e observador, nos apresenta os demais personagens e suas particularidades, onde umas se predominam mais que outras, chama atenção para o egoísmo, orgulho e soberba de vários como: Maria, Júlia, Mary, Henry e, em especial, da Sra Norris, ao mesmo tempo, a vida boa de Tom, a inutilidade da Lady Bertram e a superioridade de Sir Thomas - personagem que admirei e muito coerente ao enfrentar as adversidades. Fiquei impressionada com o caráter dos personagens e como foram capazes de enganar o leitor, quase impossível interromper a leitura de tanta ansiedade e aflição devido as reviravoltas com esse final surpreendente e nada previsível.

Diana 25/03/2021

Uma obra de fôlego e encantamento
Jane Austen me surpreendeu nessa obra, apesar de ser longa e de fôlego me prendeu do início ao fim. O desenvolvimento do caráter da Fanny e como ela mantém a sua integridade é lindo de ler. Para mim esse é um dos pontos chave das personagens da Jane, a integridade, principalmente quando em situações difíceis.

Lilian.Cava 20/03/2021

Jane Austen se reinventa em cada livro
Confesso que estava com expectativas bem altas pra Mansfield, porque adorei muito já o primeiro capítulo.

Acho incrível como ela consegue reorganizar os núcleos familiares e mudar um personagem aqui, outro ali, de um livro pra outro, e tratar de assuntos bem diferentes. Pelo menos de outras perspectivas.

Fazendo cada livro trazer uma reflexão sobre a sociedade da época e sobre como mulheres podem ser únicas e, ao mesmo tempo, tão boas quanto as outras.

Mansfield Park é um livro mais lento, com uma protagonista mais "apagada", que pode cansar muitas pessoas ao longo dele. Mas o plot final pra mim foi muito bom e fez valer toda a trajetória.

Ainda não sei se em que ordem de preferidos ele entra ?
Luana 20/03/2021minha estante
Esse livro P mim foi tipo, gostei do livro, mas não sei se gostei porque não gostei dos personagens

Tai | @livrosecha 19/03/2021

O poder da quietude
No livro somos apresentados a Fanny Price, filha de pais pobres, que é levada para Mansfield Park para ser criada pelos tios ricos.

Ela não se dá bem com as primas, pois são egocêntricas e egoístas, nem com seu primo mais velho, que é imprudente. Apenas com seu primo mais novo, Edmund, ela encontra acalento, uma mente que a entende e um ser que intercede por ela.

Vi muitas resenhas reclamando da protagonista, acusando-a de ser subserviente e passiva demais. Embora seja uma personagem quieta, comedida, é também moralmente guiada por princípios: e quando chega a hora de tomar uma decisão pela própria felicidade, em harmonia com o que ela julga ser certo, ela não hesita em fazê-lo e pontuar o que pensa. Embora quase sempre evite confronto, vi o poder de Fanny, que está intrínseca a sua meiguice, bem como sua mente firmemente estabelecida e racionalmente guiada. Ela é uma protagonista forte, não como normalmente vemos, impetuosa ou falante, mas que com sua firmeza de caráter e bondade!

Sobre a obra, evito de falar demais para não revelar mais sobre a trama do que deveria (o que dificílimo de não fazer com um livro desses!). Achei alguns trechos excessivamente longos, mas achei a conclusão de Jane muito inteligente e agradável. Não é meu favorito dela, mas com certeza é, sim, um bom livro! Acho incrível também a crítica sútil que faz à escravidão, pois em uma passagem cita o tráfico de escravos e o próprio título é uma referência a um juiz que sancionou as primeiras leis que limitavam a escravidão na Inglaterra.

Achei a tradução dessa edição da Martin Claret com muitas falhas. (Um trecho Fanny fala sobre ?play with feelings?, ou seja, brincar com os sentimentos de alguém, mas a tradutora utiliza ?jogar com os sentimentos?. Isso pra citar um exemplo da tradução pouco natural que tornou a leitura um pouco arrastada).

Tai | @livrosecha 19/03/2021minha estante
Essa é a palavra! Íntegra! Vi muita gente desmerecendo a personalidade de Fanny, mas achei ela incrível.

Joana Grigorio 13/03/2021

Apesar de não me apegar a nenhum personagem e nem achar a protagonista excepcional, Austen me pegou pela mão e me fez seguir em frente e acreditar na escritora brilhante que de fato ela foi. Valeu a pena, qualquer momentânea decepção é recompensada. O livro é bom no geral pela escrita da autora que prende você.

lizie asteli 13/03/2021

Mansfield Park é uma história em sua grande parte monótona, o que pode desagradar muitos, mas para mim foi muito agradável de acompanhar.
Os personagens dessa história são talvez uns dos melhores construídos. Suas personalidades, e as decisões que derivam delas, são o suficiente para compensar os poucos acontecimentos entusiasmantes do livro.
Ao longo da história, vemos o reflexo do caráter e da criação sobre diferentes pessoa, que muitas vezes entram em conflito. Todos em Mansfield são duais e com pontos fortes e fracos, de modo que você ora pode odiá-los, ora amá-los.
Até mesmo a personagem principal, Fanny, que muitos acham uma protagonista sem graça, para mim foi perfeita dentro do enredo da história. Tendo sido criada como um favor pelos tios, e sendo sempre lembrada sobre a obrigação de ser obediente, submissa e grata pelo que todos fizeram por ela, é difícil imaginar Fanny com uma personalidade diferente se não a de uma garota submissa, dócil e muitas vezes covarde. E, no entanto, ao longa da história, ela se mostra digna de caráter, entendimento e até mesmo de sentimentos extravasados como ciúmes, raiva e repugna.
Apenas as interações entre personalidades, decisões e desejos individuais, unidos à escrita de Jane Austen, já eram suficientes para compor o livro, mas, foi à partir da metade da história que ele me impressionou mais.
   Diferente de outros romances, neste, quanto mais páginas eu lia mais incerta eu ficava sobre o final, o que me prendeu ainda mais no livro. Eu não sabia se o final seria agridoce, feliz ou triste, e qual possibilidade de final representaria cada um, pois os personagens e suas intenções foram mudando tanto que todo o julgamento que eu tinha era logo desmanchado por uma nova descoberta sobre suas intenções. Os últimos capítulos, onde acontece um plotwist e a história enfim se torna agitada, foi o ponto mais alto, e, na minha opinião, muito bem colocado.
Mansfield Park é um livro que pode não tentar muitos de início, mas impressiona com sua construção, as reflexões que traz e o desenrolar bem construído dos conflitos da história.

weasleyouth 13/03/2021

Mansfield Park
Certamente não é o meu livro favorito da Jane Austen mas é um bom livro.

O que mais me marcou foi o fato da Fanny não ser nem um pouco como as outras protagonistas da autora (como a Elizabeth e a Emma) ela é mais submissa e pouco impõe ou até mesmo compartilha as suas opiniões com os outros.

Não acho que eu recomendaria o livro para quem ta começando a ler Jane Austen agora, ele é bom mas não te faz querer outros livros dela.
Ste 13/03/2021minha estante
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Comecei com esse livro e abandonei no meio, não consegui terminar.
Qual você me indica para voltar a ler Jane Austen?

Joy 29/03/2021minha estante
Acho que para começar, o melhor é Orgulho e preconceito que, na minha opinião, não tem como não gostar!!

Denise.Marreiros 04/03/2021

Não é um livro fácil.

Fanny Price, a nossa heroína não é a mais odiável pois esse lugar é totalmente de Emma, mas é talvez um pouco insípida.

Esse que sem dúvidas é o romance mais pé no chão da autora e o mais autobiográfico, também precisou ser defendido por ela em muitos momentos.

Entendi seus pontos, amei e odiei muitas atitudes, aceitei que muitos acontecimentos eram próprios da época e principalmente vi beleza em muitas coisas. Fanny merecia seu final, embora nem eu acreditasse que ele seria possível.

maywin 12/02/2021

Jane Austen arrasa de mais
"Eu pensaria ? disse Fanny depois de uma pausa, se esforçando para se recompor ? que toda mulher deve sentir a possibilidade de um homem não ser aprovado, não ser amado por alguém do sexo feminino, ainda que ele seja agradável. Mesmo que ele tenha todas as perfeições do mundo, creio que não se deve dar como certo que esse homem necessariamente seja aceito por qualquer mulher de quem ele venha a gostar."