Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Dora 21/04/2021

Uma história sobre a mesquinharia
Este não é um livro sobre amor. Fanny e Edmond não são meus personagens favoritos de Austen; são frios, sem graça. Fanny ama Edmond mas este só a vê como irmã e no final aceita que ela é sua melhor companheira.
Esta, na verdade, é uma história sobre a mesquinharia da sociedade: inveja, cobiça, vaidade, a caridade exibicionista. Fanny enxerga tudo isso nas pessoas que a rodeiam. As irmãs que desejam o mesmo homem, as mulheres que procuram pelo melhor partido, o homem que conquista mulheres sem amá-las, os parentes que ?adotam? a sobrinha sem pretender dar-lhe carinho.
A maioria dos personagens são bem humanos porque nenhum é totalmente bom ou ruim. Todos falham em determinados momentos e tem atos de bondade em outros. Alguns se regeneram após algum sofrimento, outros estão além dessa possibilidade.
Nesse ponto é que o livro se torna bem fiel a sociedade e apesar de dois séculos já terem passado ainda é a mesma.

Esta é a segunda vez que leio Mansfield Park. Da primeira vez foi com uma tradução horrível e agora, finalmente, pude apreciar a obra. Mas não foi esta edição e sim um compêndio com outras duas obras da autora.

Anavi 18/04/2021

Esse virou o meu livro favorito da autora. Adorei a história diferente que ela propôs, a personagem principal Fanny sofre bastante, porém é um amor de pessoa e isso me encantou muito.
Infelizmente não gostei da forma que o final aconteceu pois não houve um desenvolvimento bom do romance, não sei se é por conta da época, se os livros eram escritos assim mas podemos ver em outras obras da autora que esse final apressado também ocorre. Apesar disso eu amei o livro e ele está guardado no meu coração ??

Cibelly 18/04/2021

Mansfield Park é uma leitura cativante e desperta sentimentos de simpatia e ao mesmo tempo de raiva por alguns personagens, coisa que não sentia com uma leitura há muito tempo. Não esperava me apegar aos personagens, ao ponto de julgar a abnegação de Fanny quase insana e torcer para Edmund finalmente perceber que o amor devotado à ele não era só fraternal. Indico a leitura.

Paula 17/04/2021

Estou na meta de ler todos os romances da Jane e Mansfield tem uma heroína um pouco destoante das demais das obras da autora. Fany é uma personagem cheia de medos, que você consegue entender, mas não simpatizar.

Lu Tibiriçá 11/04/2021

Uma Jane Austen diferente
Me interessei por esse livro porque uma personagem em outro (Lugar Nenhum, de Neil Gaiman) o lia.
Agora tenho unir as histórias e entender o porquê do interesse. Perfeito!!!

Mansfield Park foi um tanto decepcionante. A história se alonga quando poderia ser resumida e foi resumida quando o ideal seria alongá-la.
A autora, me parece, se cansou da história ao escrever a 300° página. Fez um capítulo dando destino a todos os personagens. O interesse criado na personagem principal (Fanny) se esvai com 5 parágrafos contando seu destino. Creio que Fanny merecia mais.

Aisha Andris @AishandoBooks 11/04/2021

Após ler todos os livros da Jane Austen, finalmente achei o meu favorito
Em “Mansfield Park”, somos apresentados a Fanny Price, a segunda de um grande número de filhos de uma mulher que se casou com um homem muito abaixo da sua posição e, por isso, passa por algumas necessidades. Por essa razão, aos doze anos Fanny é enviada para a casa dos tios baronetes, que possuem a condição de dar a ela oportunidades que os pais nem poderiam sonhar.
Fanny não chega a sofrer maus-tratos, propriamente ditos, na casa dos tios, mas é vista e tratada com inferioridade por eles e pela maioria dos primos. O único que a trata com o respeito e a consideração que merece é Edmund, por quem ela acaba nutrindo uma paixão secreta, já que ele a enxerga como uma irmã. Sir Thomas dirige a família com punho de ferro, mas assuntos urgentes o obrigam a fazer uma longa viagem. A partida dele e a chegada dos cunhados do pároco de Mansfield Park à propriedade provocam grandes mudanças na vida de todos e dão início aos eventos mais marcantes da história.
Esse virou sem dúvida o meu romance favorito da Jane Austen. Em todos os livros dela, tirando “A Abadia de Northanger”, eu demorei um pouco a me envolver com a história e precisei ler com calma para aproveitar a experiência, pois a narrativa é mais lenta mesmo, sem grandes reviravoltas. É o estilo da autora e funciona super bem depois que nos acostumamos, tanto que eu me apaixonei por praticamente todos os romances dela (“Razão e Sensibilidade” é o único que não me conquistou). No entanto, “Mansfield Park” eu simplesmente devorei. A história me prendeu desde o comecinho, e eu não conseguia largar, porque estava curiosa e empolgada o tempo inteiro para saber o que ia acontecer com a nossa mocinha e os demais personagens.
A Fanny é uma personagem muito tímida e reservada, sempre disposta a ajudar e a fazer favores a todos que a cercam, o que torna fácil que se aproveitem da bondade dela. Isso dá a impressão inicial de que ela é uma mulher fraca, mas isso é pura fachada. Chega um momento no livro em que ela é duramente testada e tem a oportunidade de mostrar o quão forte e decidida ela é, do tipo que não se dobra à vontade dos outros, nem aceita a alternativa mais fácil. Sua firmeza de caráter e sua resiliência a diferem das outras jovens da história e faz com que finalmente reconheçam (e que nós reconheçamos) o quanto ela é incrível. Foi isso que a tornou minha personagem feminina favorita da Jane.
Como de costume, temos muitos personagens em “Mansfield Park”, e eles passam longe de ser perfeitos, possuindo qualidades e defeitos bastante marcantes. Sir Thomas é um homem duro que impõe sua vontade sobre todos, mas se mostra capaz de grande generosidade e de reconhecer os méritos e qualidades das pessoas. Apesar dos erros que comete com Fanny, é um dos poucos a enxergar o valor da personagem. Edmund é um homem gentil, mas um tanto rígido, na minha opinião, e tem uma tendência a “passar pano” para opiniões e atitudes questionáveis de pessoas de quem ele gosta. Henry e Mary são encantadores e charmosos, mas fúteis e egoístas demais, tendo dificuldade em levar as coisas a sério e pesar as consequências de seus atos (o mesmo vale pras primas da Fanny). E a Sra. Norris é simplesmente a personagem mais detestável de todos os livros da Jane Austen. Nem o Sr. Collins e a tia do Darcy (Orgulho e Preconceito), nem o John Thorpe (A Abadia de Northanger) ou mesmo Lady Russel e a família da Anne (Persuasão) me despertaram metade do ranço que essa mulher me despertou, pra vocês terem uma ideia do quanto não fui com a cara da criatura.
A última coisa importante a falar sobre “Mansfield Park”, é que ele é um livro bastante ousado para os padrões da Jane Austen, trazendo temas tabus como adultério e divórcio. Não vou dar spoiler, mas foi algo que sem dúvida me surpreendeu bastante.

site: https://aishando.home.blog/

Thaís Senra 10/04/2021

Mansfield Park
Mansfield Park nos conta a história de Fanny, uma garota que vai morar com os tios para aprender os costumes da época. Essa casa dos tios é Mansfield Park.

Lá ela convive com o Sir Thomas, a Sra. Bertram e seus primos e primas: Maria, Julia Tom e Edmund.

A história gira em torno desses personagens e de mais uma família, a família Grant/Crawford.

Para mim, o livro foi um pouco arrastado no início porém melhorou MUITO depois do capítulo 40.

É um livro fofo e gostosinho de ler :)

Dri F. @viagenscomlivros 10/04/2021

Mansfield Park é mais um romance da rainha Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1814. Foi o terceiro livro publicado pela autora, e como os outros, fala muito sobre os costumes, hábitos e comportamentos da época.

Nesse, a protagonista é Fanny Price, que é decorrência das dificuldades financeiras de sua família, é levada aos 10 anos para a casa de seus tios ricos, em Mansfield Park, e criada lá. Vista como uma forma de caridade pelos tios, Fany cresce calada, extremamente subserviente,que não tem voz ativa para nada e aceita tudo sem reclamar.

Achei o início do livro, talvez até uns 40% da leitura, bastante lento. Fanny não faz nada, a vida vai transcorrendo entre festas e compromissos de casamento entre suas primas e outros amigos e o livro não flui muito bem. A partir do meio em diante, novos fatos vão acontecendo e a história ganha outro ritmo.
A trama do livro é quase toda baseada em julgamentos de caráter, quem fez o que e não deveria ter feito, um interesse extremo do primo de Fanny pela vizinha que não tem os mesmos valores morais que ele considera correto e por aí vai..
Vemos muitos dos sentimentos de Fanny mas também muito ressentimento, o que ela acha certo é sempre o melhor e o certo e tudo vai sendo encaixado para que isso seja confirmado. Sua volta para a casa humilde da sua família mostra um lado dela que surpreende já que ela não é capaz de lidar com o que ela nunca teve, que é uma vida de privações financeiras.

Fanny é talvez uma das protagonistas de Austen mais difícil de simpatizar.
Mas a história vale muito a pena tanto pelo rumo que toma nos capítulos finais quanto pela capacidade incrível de narrativa da autora, que sempre me encanta.
Não indicaria esse livro como primeiro contato com as obras da autora porque acho Orgulho e Preconceito e Emma bem melhores, mas caso você tenha vontade de ler tudo que ela escreveu aí sim acho que vale a pena.
Você já leu algo da autora? Se sim, o que mais gostou?

Vem conhecer o meu Instagram literário @viagenscomlivros. Lá você encontra resenhas, dicas de séries e filmes, dicas de livros em promoção, lançamentos e muito mais!

Nelson 09/04/2021

Resenha
De todos os livros de Jane Austen eu diria que esse é o terceiro melhor dela. Ele é bem interessante por ter um contexto um pouco diferente dos demais.

Ju 09/04/2021

Mansfield Park
O livro tem uma narrativa muito gostosinha e trabalhando temas bem importantes

Nessa narrativa, vemos Fanny após ser acolhida na casa dos tios Bertram. Ela cresce nessa casa de luxos e no sentimento de indiferença e negligencia.

Ao meu ver, essa acolhida foi só uma forma dos Betram se sentirem bem consigo mesmos. Eles tratam a Fanny como uma grande peça de conveniência.

O desenvolvimento é muito bom, vejo o livro em três partes. A primeira é a chegada dos Crawford a Mansfield. Depois temos o periodo que Crawford corteja a Fanny, não gostei desse relacionamento, achei meio abusivo e romantizado. E depois temos a parte de família biológica da Fanny, o desenvolvimento dessa parti caiu bastante, era para focar na família e não é isso que acontece.

O final é muito bom, amo quando a Jane entra na história como narradora do nada. Ela conta o final de cada personagem o que eu gostei bastante.

Sah 09/04/2021

Crítica Social incrível
Esse foi o livro da Jane Austen com a crítica social mais evidente. Apesar de não ser tão conhecido quanto os outros é um livro incrível!
Foi a leitura mais fluída e rápida de todos os livros da autora!
A história e a crítica por trás são simplesmente incríveis!

najubs 08/04/2021

Um livro que divide opiniões, mas que me agradou muito. Conforme acompanhamos a vida de Fanny descobrimos um círculo social leviano que só se importa com status. Acho que todos os pontos que são ditos como negativos no livro, como a demora em certos acontecimentos e diálogos, são o reforço para mostrar as características das pessoas e situações que muitas vezes são prolixas e sem fundamento.

Thaliame 08/04/2021

De todos os livros que eu li da Jane Austen nenhum conseguia chegar no patamar de Orgulho e Preconceito pra mim, mas esse conseguiu. Eu simplesmente não conseguia parar de ler ele. Tô completamente apaixonada.

Fernanda2477 06/04/2021

Em "Mansfield Park", a jovem menina Fanny Price, de origem simples e humilde, muda-se para a casa de seus tios, Sir Thomas Bertarm e Lady Bertram, que pretendem com isso oferecer uma condição de vida mais favorável à sobrinha. Embora a recebam com atenção e cuidados, é visível a distinção que é feita entre Fanny e seus quatro primos, principalmente em relação às duas primas, Maria e Julia, de idades mais próximas à Fanny, sendo essa distinção feita principalmente por outra tia, a Sra. Norris, que frequentemente se encontra em Mansfield, já que mora no presbitério próximo. Fanny se vê separada de sua família e da casa que até então conhecera como lar, em um ambiente onde é frequentemente negligenciada. O único que parece prestar atenção à menina é seu primo Edmund, por quem Fanny começa a nutrir um carinho especial, além dele ser o responsável por facilitar sua adaptação a nova casa.
Fanny é uma protagonista muito calma e de natureza introvertida, sendo atenciosa e útil a todos. Tendo sido criada para se mostrar grata e subserviente e sendo frequentemente ainda mais inferiorizada pela Sra. Norris, muitas vezes vê seus próprios interesses e vontades serem colocados de lado. Mas mantém-se firme em suas decisões e percebemos que Fanny não se deixa influenciar por opiniões alheias, se considerar algo incorreto.
Dos demais personagens, sem dúvidas a mais irritante é a Sra Norris. Os irmãos Crawford acabam sendo os maiores responsáveis por grande parte das movimentações do livro, o irmão sendo o típico conquistador, enquanto a irmã se mostra bastante superficial em muitas questões.
Edmund desperta simpatia no início do livro, e é sempre muito atencioso e carinhoso com Fanny, mas torna-se um pouco cansativo no decorrer da história.
Eu estava em uma ressaca literária, e depois de descobrir uma leitura coletiva desse livro, aproveitei para reler, já que o tinha lido há muitos anos atrás. Não sei se terminei a leitura com as mesmas impressões que da outra vez, mas ainda considero um ótimo livro, com críticas importantes, e embora seja um livro mais longo e com algumas passagens um pouco cansativas, recomendo para todos que gostam de Jane Austen e livros do gênero.

booklvred 03/04/2021

Todo livro de Jane Austen que eu leio já penso: esse é o meu favorito. Sempre me conecto muito com a história, com cada reflexão e me sinto próxima de tudo, é exatamente a sensação que eu tenho sempre e com Mansfield Park não foi diferente. Senti que esse foi o mais diferente de todos que li, mas foi o que me trouxe um apego instantâneo à protagonista, Fanny, que apesar de muiro retraída e tímida, tem uma personalidade doce e é muito correta, sendo fiel aos seus sentimentos e princípios. O enredo passeia entre momentos mais sérios a leves em ótimo contraste e a leitura é muito fluida. Para mim foi inevitável não ter um enorme ranço da família da Fanny em Mansfield, pois o tratamento com relação a ela era pior de que com o cachorro, exceto por Edmund que eu me apaixonei de início, já que tratava a Fanny da melhor forma e se tornou um grande amigo e confidente. Não gostaria de falar tanto dos personagens que me fizeram revirar os olhos, ou então entraria em spoiler e a resenha se tornaria um livro (Henry Crawford é um dos nomes indignos). Enfim, não poderia encerrar sem expressar todo o meu amor por essa autora e por todas as obras, incluíndo essa que me deixou o coração tão quentinho e leve.