Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Letícia 18/02/2022

Mansfield Park
?O que você acha de um racionamento entre parentes, primos por exemplo? Você concorda?

Mansfield Park - 528 páginas
Jane Austen - 3|???

Sinopse: Fanny Prince vem de uma família não muito rica, infelizmente. Para garantir um melhor futuro a sua filha, seus pais a enviam a Mansfield Park, para ser criada aos cuidados do tio materno. Infelizmente, seus primos não se importam muito com ela e a tratam como uma pessoa qualquer. Menos Edmund, seu primo mais apegado a ela, e a quem ela desenvolve um grande carinho, que mais pra frente a de se tornar algo a mais.

?Eu achava O&O um livro ok, mas esse aqui foi uma decepção. Sinceramente, não gostei muito não. O livro em muitos momentos foi lento, cansativo e me dava vontade de desistir.

?O que me ajudou no final, foi ouvir na Alexa porque os últimos capítulos foram super chato e o final foi uma decepção. Sério, muito ruim. Não gostei.

?O casal, é legal. Mas não chega perto do casal de Persuasão por exemplo. Eles tem química, mas os personagens são sem sal. É difícil.

?Alguém tomou o lugar de O&P como o que eu menos gosto da autora. Admito, que estou surpresa!

Fabi 16/02/2022

Acho que uma parte da insatisfação geral das pessoas deve-se ao fato da protagonista Fanny Price ser o oposto da amada Elizabeth Bennet de Orgulho & Preconceito.

Fanny é uma jovem pobre que é enviada à casa de seus riquíssimos tios Bertram onde seria criada e quem sabe adquirir modos e hábitos “melhores e mais dignos” para a época (este livro foi publicado na Inglaterra de 1814, então pensem só...). Mas, apesar de se esforçar para agradar e nunca incomodar, Fanny é tímida, introspectiva, não se expressa tão aberta e calorosamente. Ela tem a saúde debilitada, o que faz com que qualquer atividade seja cansativa e somente seu primo (e interesse amoroso de Fanny) a enxergue com valor. Ele a vê como realmente é: a doçura em pessoa e dotada de uma alma muito boa, que mesmo sofrendo boas doses de injustiça, permanece plena.
Tudo segue seu curso até que dois irmãos ricos e badalados 😂 chegam a Mansfield Park para se hospedar como vizinhos e Fanny parece ser alvo das atenções de outras pessoas...

Para mim é um dos livros da autora que mais entregou críticas à sociedade classista de forma evidente!
Por exemplo... A gente vê uma das tias de Fanny achar um absurdo comprar uma montaria para a sobrinha, já que isso colocaria nossa protagonista em pé de igualdade às primas. Ou ainda, Fanny é quase impedida de usar a carruagem da família em meio a tempestade por ser a sobrinha pobre.

E é quando percebi que a força da personagem não está nos diálogos e em manifestação de seus desejos, mas sim na paciência, no altruísmo, na auto reflexão e acima de tudo, no seu caráter.

Fanny me ganhou e apesar de eu achar arrastado na metade, dou 4⭐️ feliz!

Leonela_ 15/02/2022

Mudaria o final
Jane Austen é sem dúvida mestre em romances seus livros são maravilhosos com uma forma de arrebatar os corações dos leitores, sempre que começo um livro de Jane Austen não consigo parar devoro a leitura em poucos dias... Com Mansfield Park não foi diferente exceto pelo seu final que deixou a desejar e inclusive torcia por algo bem diferente. Chego a pensar que a autora se perdeu no fim, como se tivesse perdido o fôlego ao final da narrativa. Uma pena, pois em tudo o livro foi arrebatador. Sem dúvida esperava um final mais romântico para a protagonista Fanny.

Debby 14/02/2022

Jane Austen é uma escritora que me marcou, conheci suas obras na adolescência e é sempre maravilhoso voltar para cada uma delas.

belle 28/01/2022

muito grande e pra que kknjbhbh
gosto da vibe dos livros da jane austen, esse foi meu segundo dela, gostei mais definitivamente de orgulho e preconceito.
não sei o que eu acho do romance entre primos??
demorei quase um mês pra terminar de ler pq não acontecia nada de muito interessante??mas em geral, gostei !! me apeguei aos personagens e foi uma leitura agradável??????

ligia 21/01/2022

FANNY À JÓ
Fanny foi com certeza a personagem mais íntegra desse livro tal como Jó. Sim, não sei por quê mas no livro inteiro me passava a frase dele "até eu morrer não renunciarei a minha integridade", foi exatamente isso que Fanny fez, ela era fiel aos seus princípios e ideais e passou a ser taxada de "egoísta, mesquinha, chata" só por isso. Absolutamente TODOS os outros personagens podem ser considerados egoístas: T-O-D-O-S à sua maneira. Principalmente Lady Bertram, que velava seu egoísmo num "amor fraternal pela sobrinha" mas não passava de uma folgada isso sim. Meu ódio eterno será para a Sra Norris, com certeza uma senhora tão bajuladora que dava até pena, horrível em todos os sentidos, só pensava em ofender e nunca pensou em incentivar sua sobrinha pelo contrário só a fazia se sentir um lixo. O desenvolvimento dos personagens parece que foi ao contrário! De 100 a 0 muito rápido. Começaram de um jeito bom e agradável até que no final a gente se depara com uma criatura ridícula??? Estão incluídos: Mary e Henry Crawford. E também me chocou como a realidade desse livro ultrapassa séculos. Quando descreve as diferenças de vida de uma irmã que teve a sorte de ter se casado com um homem rico para a outra que continou pobre e cheio de filhos, assim como Fanny disse "o que a natureza não foi capaz de fazer, as circunstâncias fizeram". E é isso, o livro é muito bom para aqueles que têm paciência e gostam de umas reviravoltas já que simplesmente não dá pra saber como termina a história até os últimos parágrafos do livro. E senti falta de uma declaração do casal no final... Jane Austen você é uma gênia por juntar todos os detalhes e as características de cada personagem dando um final merecido para cada um de acordo com suas atitudes.

Carol_kz 18/01/2022

Um livro bom, porém falta alguma coisa...
Adoro os livros da Jane Austen, porém Mansfield Park me deixou com uma sensação de que faltava alguma coisa. A história é ótima, mas no final faltou mais detalhes. Mesmo assim, vale a pena a leitura.

Raysa 18/01/2022

Esta foi minha primeira leitura de Jane Austen, ela tem uma escrita excepcional mas a obra em si não impressiona. Temos uma mocinha frágil, discreta, tímida e quieta, o que eu gosto porque me identifico mais do que com as mocinhas teimosas e voluntariosas dos romances de época.
A autora desenvolve com maestria os personagens, é realmente uma aula de escrita a forma como ela revela o caráter de cada um, não pela descrição mas pelos seus pequenos gestos e falas. Ela faz uma crítica irônica sobre seus os hábitos e intenções escondidas os tornando muito vívidos!
A falta de diálogo me incomoda um pouco, parece que não conhecemos os personagens em primeira mão, mas apenas pela visão da narradora. Acabo simpatizando mais com quem tem mais falas: Edmund, Mary e Henry.
O desfecho me surpreendeu bastante, mas não de uma forma boa, o enredo passa muito tempo desenvolvendo relacionamentos e personagens que vão ser sumariamente descartados e esquecidos, dando lugar a um relacionamento que se resolve em dois parágrafos!
O livro começa lento, nada acontece, mas me prendeu bastante e me decepcionou apenas no final. A protagonista, Fanny, não me desagradava no início, mas se mostra arrogante, falsa (julgando sem dó alguém que lhe demonstra amizade) e moralista. Ela é humilde em certas questões mas, em outras, se acha melhor que todo mundo, é inflexível em suas opiniões e apenas seu modo de ver as coisas é o certo! Edmund também tem essa visão, porém foi mais aberto e menos julgador ao longo da trama. Tudo isso é enaltecido e recompensado pela história, deixando clara a intenção moralista da obra.
?NOTA: 8,0
??RECOMENDO? Sim (principalmente para escritores)

Nanda 05/01/2022

Final horrível
O que a Jane Austen tinha na cabeça quando escreveu esse livro?? Estava eu lá, rendida ao Henry, quando no final do livro me deram um plot ruim e sem graça, e pior ainda deixam a Fanny como segunda opção. Vc acha que eu tenho cara de palhaça, Jane Austen? Vc não teve a coragem de me fazer um final bom, fez esse final mequetrefe.
Mychelly.Vasques 06/01/2022minha estante
nossa, eu nunca terminei um livro tão revoltada, teve coerência nenhuma esse final

Nanda 06/01/2022minha estante
Eu fiquei chateadíssima, o livro tinha tudo pra ser muito bom, mas ela destrói tudo nesse final

Nicole.Coelho 02/01/2022

Fanny
Comecei achando a Fanny uma mosca morta, terminei convencida de que ela é a mais nobre e bondosa personagem de Austen. A história é fofa e um romance leve, mas o que mais me marcou nesse livro foi querer ser um pouco mais parecido(em atitudes) com a heroína de Mansfield Park.

camaziabento 02/01/2022

Desfecho apressado
Como em "Orgulho e Preconceito", "Persuasão" e outras obras da autora, em "Mansfield Park" o que não falta são descrições da paisagem, ambientes e sociedade da aristocracia inglesa do século XIX, a obra também relata as desvantagens de ser mulher naquela época e a salvação apenas pelo casamento.
Cercada por parentes que a consideravam inferior, Fanny, a personagem principal, aprendeu a ser submissa às vontades dos outros, mas não tão cativa, quando ela se depara com as investidas de um pretendente rico mas sem escrúpulos, o leitor fica curioso para saber qual será sua atitude, aí começa o suprassumo da história narrada.
Com um final inesperado, a obra apenas deixa a desejar em relação aos relatos do casal principal, parece que a autora estava com pressa em finalizar a história e não detalhou o desfecho como detalhou outras situações menos significativas. Talvez o gosto de "quero mais" seja o sinal de que é uma obra de Jane Austen e, por isto, vale a pena ser lida.