Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Jéssica (@simboraler) 25/10/2020

Uma protagonista diferente
Fanny Price é retirada da casa de seus pais (que possuem muitos filhos e poucos recursos) e levada para morar na casa de uma de suas tias chamada Lady Bertram. Fanny desde o início sabe o seu devido lugar: não é uma desconhecida, é parte da família, mas não pode ter a posição de filha.

Desamparada, em Mansfield Park, pela separação de seu irmão mais velho, é muito bem acolhida e se torna melhor amiga de seu primo Edmund. Tudo ia bem, se passam 8 anos até que seu querido tio sai em uma viagem de negócios e essa saída trás grandes surpresas e dois novos visitantes pela vizinhança que vão deixar tudo de pernas para o ar.

Eu demorei muito para ler este livro, mas por uma ressaca literária que venho tendo, mas tenho certeza que eu teria terminado rapidamente em bons momentos.

Fanny é uma protagonista diferente, não é principal na casa, é reservada, não é o centro das atenções e está em um local que, por mais que seja querida, ela não tem tanta voz ativa. Porém, tem firmeza, consciência, não se deixa levar pelas aparências e muito menos por riqueza (algo que poderia chamar atenção devido a situação de seus pais)

Arrisco em dizer que gostei mais desta história entre "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade". A narrativa se estende, porém eu creio que a construção de todos os relacionamentos são construídos de forma melhor nesta obra. Nada corrido, tudo bem descrito, personagens bem desenvolvidos e diversas reviravoltas.

Bryannie 29/12/2022

Mansfield Park
Dou a este clássico de Jane Austen, três estrelas.
Neste livro, acompanhamos a pequena Fanny pela sua jornada em Mansfield Park na Inglaterra.

?Adotada? pelos seus tios ricos, com 12 anos, Fanny se muda para Mansfield, e começa a morar com seus tios e primos, Tom, Edmund, Maria e Julia, e tendo sempre a companhia da Tia Norris na casa.

Durante a leitura deste livro, sentimos muitas coisas diferentes, as vezes ódio de Fanny pela sua inocência e ?lerdeza? ou de Mrs Norris pelo jeito que trata a pobre Fanny, sempre a diminuindo, sentindo também, por vezes, raiva e/ou dó por ninguém a defender.

Para quem for ler este livro tem que ter, na minha opinião, muita paciência, além que ser uma leitura devagar e calma (até demais) tem de ter paciência para os personagens e principalmente o final, que ao meu ver, não fez sentido nenhum, principalmente o plot twist do Henry Crawford.

Paula 28/04/2023

Não existe tédio nessa leitura
Confesso que no começo achei que seria uma história parada, e que eu não iria amar a personagem principal, mas tédio não existe aqui. Esse livro me surpreendeu, ele passa por fases e elas sempre me deixavam presa na leitura, morrendo de vontade de saver o que iria acontecer a seguir.

Passei muita raiva com certos personagens mas o final compensou tudo. Amei muito ?

Gabi 22/05/2020

O livro que mostra a maturidade da Jane. Muito mais 'real' do que qualquer outra obra de Austen, mas com as mesmas características que são a marca dela. Jane é uma das minhas autoras favoritas e tudo que eu leio dela me surpreende de um jeito diferente, e esse me fazia enxergar pessoas que eu conheço dentro do livro. Como os outros trabalhos dela leva um tempinho até entendermos a história e nos envolvermos, mas faz a gente ficar triste quando vê que acabou.

Mais Cedo 21/08/2022

Eu esperava menos!
Bom, eu enrolei muito pra ler Mansfield Park! É a terceira vez que começo, desta vez eu finalmente cheguei ao fim. Graças à leitura coletiva do canal "Ler Antes de Morrer".
Eu tinha expectativas muito baixas. Já havia escutado que este é "o pior romance de Jane Austen", mas eu realmente gostei.
Claro, ele não se compara ao Orgulho e Preconceito ou ao Persuasão, mas ele ainda tem uma boa qualidade.
Jane Austen é uma autora tão boa que até as "obras ruins" são deliciosas!
É o meu quarto livro da autora, este está em 3° lugar, atrás de Persuasão e de Orgulho e Preconceito. Ainda está na frente de A Abadia de Northanger (este eu realmente não gostei).

Anavi 18/04/2021

Esse virou o meu livro favorito da autora. Adorei a história diferente que ela propôs, a personagem principal Fanny sofre bastante, porém é um amor de pessoa e isso me encantou muito.
Infelizmente não gostei da forma que o final aconteceu pois não houve um desenvolvimento bom do romance, não sei se é por conta da época, se os livros eram escritos assim mas podemos ver em outras obras da autora que esse final apressado também ocorre. Apesar disso eu amei o livro e ele está guardado no meu coração ??

Gustavo.Silva 08/11/2020

Um estudo do caráter
Assim como todo livro da senhorita Austen, ela faz um estudo da personalidade, do caráter e da moral desta família. Lady Bertram um tanto diligente e preguiçosa, e distingui de sua irmã, sr. Norris, administradora nata, e um tanto amarga, ora pela inveja inicial do casamento "adequado" de sua irmã, ora por querer impor sua vontade até mesmo no cunhado, Sir Thomas Bertram, interferindo até mesmo na criação de suas sobrinhas, que cresceram com excelentes modos, mas com péssimos temperamentos.

Fanny, o tempo inteiro, submissa, quieta, e sofre de terrível enxaqueca. E se não fosse pelo primo, não teria sobrevivido por mais tempo. Há quem diga que todas essas característica tornam Fanny uma chata - inclusive, por suporta todas as ofensas de tia Norris - mas acho ela uma personagem um tanto agradável. Sua excessiva submissão seja, talvez, pela sensação de estar em um lugar que não lhe pertence, e o medo de ser reprovada pelo tio. Isso se reverte lá pro fim da história, quando por três meses, regressa a casa dos país, e vendo a pobreza que viviam, sentia enojada da situação e perturbada pela falta de decoro. Aqui, ela de fato demonstrou um certo esnobismo.

Ao voltar para a casa do tio, ela percebe que seu lar sempre fora em Mansfield Park. Queria me delongar mais sobre todos outros personagens, mas isso daria uma enorme resenha - mais longa do que está. Porém, resolvi aborda o tema que mais incomodavam os leitores que conversei. Os demais personagens (tão importantes quanto Fanny) devem ter seus tratamentos individuais.

juliafinamore 09/06/2020

amei amei amei
antes desse, li outros dois livros da jane austen. mas esse me trouxe um lado totalmente novo da autora, confesso que me lembrou um pouco da charlotte brontë e isso é um baita elogio. eu gostei principalmente da forma que os personagens foram escritos, a construção dos sentimentos, e a forma como eles evoluem foi muito melhor, na minha concepção, do que em orgulho e preconceito. além disso, o livro é bem menos previsível do que eu esperava, numa hora vc acha que já sabe o final mas no outra vc vê que não fazia nem ideia. não quero colocar spoiler nessa resenha (senão eu poderia ficar horas e horas falando sobre cada um dos personagens). não é um livro tão alegre ou cômico, ele tem um fundo melancólico, principalmente por causa da protagonista, mas é uma leitura maravilhosa!!!
Damiris 26/10/2020minha estante
Já li Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade...este será o próximo...

Expectativa alta...difícil tirar o pódio de Orgulho e Preconceito, no meu ranking pessoal....mas acredito que vou gostar...

juliafinamore 26/10/2020minha estante
nossa, acredita de tds que eu li da jane o orgulho e preconceito foi oq eu menos gostei?

Damiris 27/10/2020minha estante
Rs.. acredito sim...

Kethlyn 18/07/2020

Me surpreendeu
Apesar de não ser nem de longe o livro mais aclamado de Jane Austen, o livro me surpreendeu. A história me prendeu do início ao fim e li em poucos dias. Mas confesso que os capítulos finais muito me incomodaram. Parece que a história foi muito desenvolvida com minúcia ao longo de todo o livro e de repente o final foi todo corrido e desesperado. Essa foi a única parte que me desapontou. Ao contrário das outras heroínas de Austen, a protagonista aqui é menos protagonista da própria história, ao mesmo tempo, em que é possível entender toda a história por trás da personalidade dela e o amadurecimento dela - menos no final da história - além de ter características muito reais. Ainda deixo 4 estrelas, porque apesar do final que muito me incomodou, Jane conseguiu ser maravilhosa durante todas as outras 500 paginas.

Geovanna.Carla 13/11/2020

Jane Austen é prova viva da minha persistência quando o assunto são os livros dela. Igualmente me ocorreu em Razão e sensibilidade não consegui me ver envolvida com o livro nas primeiras páginas, o que resultou em eu abandonar e voltar a ler o livro mim vezes. Todavia, do meio para um fim do livro, bem como o outro, me envolvi demais com a história e os personagens que a primeira vista me foram tão enfadonhos.
Fanny nem de longe é astuta como Lizzy, muito menos tão doce e meiga como Anne, o que incialmente não fez eu me apegar a ela igual me apeguei as demais heroínas de Austen. Mas ao decorrer do livro morri de amores e ódio por ela, é admirável obstinação em não se casar com uma pessoa que não amava, numa época (ainda mais que agora) que o casamento significava ascensão e a base da sociedade, além do descontentamento que a não união causava a família cujo foi criada.
É admirável o quão humana essa personagem é e como se permite em sentir, pelo menos no seu íntimo, inveja, ciúmes, vergonha pela posição social dos seus pais.
Minha maior decepção foi Mary, uma ?amiga?, que durante o curso do livro tanto estimei por algumas falas feministas e a frente do seu tempo, ver que ela, tanto quanto as primas de Fanny, guiava-se principalmente por questões financeiras e sociais.
Por fim, enalteço a escrita de Austen, tão genial que me é impossível dar menos de 4/5 mesmo que no começo não me encante pela obra.

Malu 03/09/2022

O LIVRO MAIS BONITO DA MINHA COLEÇÃO É O PIOR KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ai velho sinceramente eu li Emma que é um outro trabalho da Austen e eu achei simplesmente perfeito, e faz uma crítica de verdade a sociedade da época
só que esse, cara... primeiro que a protagonista é uma sonsa, ela não tem coragem de falar o que pensa e não faz nada para sair dessa situação. qualquer outro personagem poderia ser protagonista dessa história, menos ela, de tão pouco que ela afeta o enredo.
segundo que a personagem que tem desenvoltura, uma personagem forte e corajosa, se dá MAL no final... ela que deveria ser a principal, ela teve um arco de desenvolvimento mais completo que o da Fanny, e o final dela é como se nada desse desenvolvimento tivesse acontecido, porque ela age exatamente como ela agiria se ela fosse a mesma do início da história.
terceiro [SPOILERS A PARTIR DAQUI] que ela casa com o próprio primo; e pior, ela e esse primo foram criados como irmãos. o relacionamento deles foi construído como amizade e no último capítulo do nada o narrador nos informa que eles decidiram casar. que final mais porcamente feito. 500 páginas pra correr tudo no final
[fim do spoiler]

sem falar que o livro é comprido sem necessidade nenhuma

Stefania 17/07/2021

Sou apaixonada por Jane Austen. Ela sempre está presente em minhas leituras. Entretanto, tive um pouco de dificuldade com Mansfiel Park.

Iniciei e larguei o livro duas vezes. Primeira em 2016 e a segunda em março. Agora em junho decidir ler e ir intercalando com outras leituras, mas sem largar.

Depois que entendi quem era quem e a razão de um teatro familiar ser tão repreensível, passei a gostar da leitura.

É inegável que a segunda metade é bem mais interessante é que muitas partes são cansativas.

Fiquei bem surpresa com os acontecimentos com um casal, perto do fim do livro. Achei bem ousado, para Jane Austen, mas depois lembrei da Lydia Bennet e me dei conta que Austen gostava de escândalos.

Achei muito corrido a definição do futuro da Fanny. Gostei dela, mas uma pessoa tão boa, paciente, humilde e calada pode ser uma personagem morna, mas consegui entendê-la.

Não indico como uma primeira leitura da obra de Jane Austen, mas vale a pena sim.

cecilia 12/11/2022

casamento = confusão
por muitas e muitas páginas eu fui obrigada a sofrer esperando o Edmund criar juízo, os Crawford quebrarem a cara, a tia Norris calar a boca e a Fanny poder ser feliz (tadinha), e apesar de ter achado o final um tiquinho corrido, deu tudo certo:)

Nanda 05/01/2022

Final horrível
O que a Jane Austen tinha na cabeça quando escreveu esse livro?? Estava eu lá, rendida ao Henry, quando no final do livro me deram um plot ruim e sem graça, e pior ainda deixam a Fanny como segunda opção. Vc acha que eu tenho cara de palhaça, Jane Austen? Vc não teve a coragem de me fazer um final bom, fez esse final mequetrefe.
Mychelly.Vasques 06/01/2022minha estante
nossa, eu nunca terminei um livro tão revoltada, teve coerência nenhuma esse final

Nanda 06/01/2022minha estante
Eu fiquei chateadíssima, o livro tinha tudo pra ser muito bom, mas ela destrói tudo nesse final