Discurso da servidão voluntária

iammoremylrds 10/09/2020

li no 1º período da faculdade e me fez refletir bastante

Leonardo1121 20/03/2024

Sobre Discurso da Servidão Voluntária
Primeiro livro de La Boétie que leio, e caramba, que obra prima, reflexões simples e sucintas, que de certa forma parecem óbvias, porém extremamente verdadeiras e interresantes, afinal a contradição da Servidão ser Voluntária, é simplesmente genial.
La Boétie com um pensamento Moderno séculos antes do Modernismo.

@PinkLemonade 02/07/2020

Como nos tornamos servos voluntários?
Minha impressa sobre a obra é a de que a principal missão do autor é: nos provar que somos servos voluntários de um soberano(seja ele qual for) e por quais razões não sacudimos o jugo.
A perspectiva é de um jusnaturalismo teológico portanto, interessante para pessoas que buscam estudar jusracionalismo e jusnaturalismo na evolução histórica dos direitos.
Recomendo leitura

Elias.Fernando 12/05/2020

O hábito de servir
No discurso de La Boétie muitas coisas podem ser discutidas, podemos falar sobre a liberdade, sobre a tirania ou o poder, mas o que me chamou a atenção foi a questão que ele aponta, de que só nao somos livres porque em algum momento do passado houve uma virada de paradigma em que quem nascia, já nascia na servidão, dessa forma nao sabemos o que é liberdade. Nascemos em um mundo onde ninguém mais lembra o que é liberdade, então é natural servir ao poder de um só, isso se tornou o normal, o habitual. Esse poder que o costume tem de nos manter cegos e presos em sistemas que muitas vezes nos debilitam é realmente intrigante. Nesta edição contém duas traduções diferentes e ainda possui três textos de análise que enriquecem nosso entendimento sobre o discurso. Recomendo.
Karina599 12/05/2020minha estante
VINTE E QUATROOOOO. QUERO TE MATAAAR: De amor

Elias.Fernando 12/05/2020minha estante
??????

Gabs 14/03/2020

Pelo visto ainda vai se manter atual por muito tempo.
Esse livro se encaixa como uma luva na realidade, não só brasileira, como mundial. Em vários momentos precisei parar e refletir sobre como ele, embora tenha sido escrito no século XVI, trazia argumentos que demonstravam que evoluímos muito pouco no que diz repeito à posicionarmos como servos. Foi uma leitura que mexeu muito comigo, me fez refletir.
Recomendo.

Arlong 14/04/2024

Escravos pela própria natureza!
Um livro que deve ser lido com calma, o mesmo é simples e direto, mas você deve ler e se perguntar diversas vezes sobre como ele se manifesta na nossa atualidade, digo isso porque mesmo o livro sendo de 1549, você terá a sensação que ele fala dos dias atuais.

Um livro que todo brasileiro deveria ler.

Lutty1 17/01/2022

Antigo, mas se aplica!
É uma análise sobre a obediência e nosso comodismo em aceitar o domínio político sobre nossas vidas. Afirma que estados e governos são mais vulneráveis do que imaginamos pois só têm o poder que nós outorgamos a eles. Interessante que essa afirmação foi feita por Lá Boét quando ele tinha apenas 18 anos e ele nasceu em 1530. Ou seja estaríamos todos melhores sem o estado? Ele afirma que sim.

Nos anexos apresenta as cartas de Sêneca a Lucílio. Um verdadeiro primor! Recomendo.

IgorPessoa 13/04/2018minha estante
undefined

Mateus Klein 08/09/2017

Leitura essencial
Considero a leitura essencial, justamente por nos pôr para refletir sobre a nossa própria servidão, que em grande parte das vezes é voluntária, sem que haja grandes razões ou qualquer racionalidade que explique os motivos pelos quais no colocamos em tal situação.
Perdemos nossa liberdade servindo aos senhores que nos destroem.
Cito um trecho do livro como um dos muitos pontos a serem refletidos após a leitura:
" É verdade que no início serve-se obrigado e vencido pela força. Mas os que vêm depois servem sem relutância e fazem voluntariamente o que seus antepassados fizeram por imposição. Os homens nascidos sob o jugo, depois de alimentados e educados na servidão, sem olhar mais à frente, contentam-se em viver como nasceram e não pensam que têm outros bens e outros direitos a não ser os que encontraram. Chegam finalmente a persuadir-se de que a condição de seu nascimento é natural."
O mais importante da obra é refletir acerca da nossa tendência a seguir um sistema sem contestar as regras, inclusive as mais injustas, os motivos pelos quais fazemos o que fazemos e porque somos o que somos. Será que é natural essa nossa sede por consumir? É normal a nossa pacividade diante do que vemos diariamente?
Assim como disse antes, livro fundamental para qualquer um.

Carmem.Toledo 20/04/2016

"Panis et circensis"
O "Discurso da Servidão Voluntária" é o único texto conhecido do jovem amigo de Montaigne, Étienne de la Boétie. A obra convoca à reflexão sobre os governantes - ou tiranos - e traz uma imagem bastante conhecida em nossa sociedade: o "pão e circo".

André314 17/09/2020

Um discurso simples, fácil de se entender e de se por em prática, mas nem por isso raso e sem valor. Expressa em poucas páginas aquilo que um libertário acredita ser a verdadeira liberdade.

Israel 17/11/2021

Pensamento que traduz muito do que penso.
Pensamento que traduz muito do que penso, vários questionamentos que fazem total sentido.
O pior é constatar que a sociedade continua praticamente igual a da época em que esse discurso foi feito.

Alberto 27/12/2021

Estudo clássico sobre como o poder se estabelece e se mantém. Curto e fácil de ler.
Clássico da filosofia política, curtinho e acessível, agradável de ler. Admirável que um autor tão jovem pudesse intuir tanto e tão acuradamente. Expõe uma teoria interessante sobre como e porque o poder se estabelece e mantém na sociedade. Leitura útil e atual, apesar dos séculos decorridos desde a publicação. Em domínio público, ebook gratuito disponível. Indicado para quem se interessa por política, sociedade, história.

Raquel 06/02/2018

Um livro que conversa com as questãos mais atuais de nosso tempo. Um povp que se subjuga por vontade própria não apenas a um tiráno, mais à hábitos convenientes de uma sociedade.

Gabriel 10/04/2017

SERVIDÃO GANHADA
O homem não só perde a liberdade, como ganha a servidão. Que presente!