Discurso da servidão voluntária

Discurso da servidão voluntária Etienne de La Boétie

Resenhas - Discurso da Servidão Voluntária

Guxta 30/05/2023

O livro é uma obra esplêndida. Essa obra comenta sobre como perdemos nossa liberdade para apenas um homem (é citado os Reis, imperadores e até mesmo os governos autoritários de nosso século), por medo ou covardia. Sem falar que o livro nos mostra algumas artimanhas de pessoas autoritárias ou tiranas. Aconselho a leitura para estudo político.

Gabriel 10/04/2017

SERVIDÃO GANHADA
O homem não só perde a liberdade, como ganha a servidão. Que presente!

mrs. hamilton 16/02/2023

Simplesmente étienne de la boétie
Eu li inicialmente por uma indicação de um professor que dava aula de psicologia da personalidade e caramba... simplesmente incrível! la boétie toca em assuntos sobre escravidão, tiranos e governos totalitário, mas nada a ver com as "obras" do george orwell (o que eu prefro, pq nao gosto do george). obv que o étienne mta das vezes fala de deus e religião, mas pra mim não foi desgostosa as suas análises. fez mto sentido com a indicação do prof pq era um conteudo pra entendermos mais sobre a abordagem humanista (mesmo que eu ame a psicanálise kkkk).
ps.: esse titulo me assustou inicialmente como marxista, mas só leiam!!!

Raquel 06/02/2018

Um livro que conversa com as questãos mais atuais de nosso tempo. Um povp que se subjuga por vontade própria não apenas a um tiráno, mais à hábitos convenientes de uma sociedade.

soso 06/06/2022

O livro tem frases muito poéticas, algo que me agrada, acho que é um bom livro introdutório ao libertarianismo (mas não é o melhor em minha opinião). Ele fala sobre a relação entre Estado e povo; servos e senhores. Algumas partes são um pouco entediantes e descartáveis na leitura.

Lucelaine1 15/03/2018

Discurso Sobre a Escravidão Voluntária
Etienne tinha muito o que viver ainda para ver que séculos depois sua França teve vários tiranos, nem conheceu Napoleão Bonaparte, talvez mudaria sua opnião quanto a sua pátria. Em parte eu concordo com seu discurso, somos escravos por comodidade, mas é certo de que precisamos de uma liderança, de alguém que coloque ordem na casa, que dita regras, se todos fôssemos totamente livres a desordem estaria instaurada. Porém, temos que fazer dessa organização não somente a vontade e a luxúria de nossos "soberanos" mas o bem comum. E se assim não valer, sairmos da zona de "sim senhor" e fazer valer, eu digo nos dias atuais, a nossa democracia.
Lucas 20/06/2019minha estante
Acho que o que ele quis dizer não era exatamente uma crítica a modelo de governo, mas sim a ideia de poder e submissão de uns por outros.
Acredito que o que ele criticava é o que você comentou: "[...] que dita regras". Esse ditar de regras que ele achava estranho nos submetermos no sentido de tolher a felicidade dos subordinados. Talvez ele mesmo reconhecesse essa necessidade de ordem na casa, mas uma coisa é ordem, outra é se aproveitar dessa posição para enriquecer, se colocar acima dos Homens, ser corrupto, etc.

AriAri0 13/06/2018

Um só não escala uma fortaleza, não defronta um exército, não conquista um reino.

Alberto 27/12/2021

Estudo clássico sobre como o poder se estabelece e se mantém. Curto e fácil de ler.
Clássico da filosofia política, curtinho e acessível, agradável de ler. Admirável que um autor tão jovem pudesse intuir tanto e tão acuradamente. Expõe uma teoria interessante sobre como e porque o poder se estabelece e mantém na sociedade. Leitura útil e atual, apesar dos séculos decorridos desde a publicação. Em domínio público, ebook gratuito disponível. Indicado para quem se interessa por política, sociedade, história.

Israel 17/11/2021

Pensamento que traduz muito do que penso.
Pensamento que traduz muito do que penso, vários questionamentos que fazem total sentido.
O pior é constatar que a sociedade continua praticamente igual a da época em que esse discurso foi feito.

André314 17/09/2020

Um discurso simples, fácil de se entender e de se por em prática, mas nem por isso raso e sem valor. Expressa em poucas páginas aquilo que um libertário acredita ser a verdadeira liberdade.