Iara

Iara Judith Lieblich Patarra

Resenhas - Iara

Carol 04/01/2023

Esse livro é um misto de emoções, traz força, mas também tristeza e reflexão.
É diferente dos outros livros sobre militantes políticos justamente por falar tanto sobre amor, medo, sobre as trivialidades de estar vivo, sobre as emoções das pequenas coisas. Mas talvez não seja o livro, mas sim a própria Iara.
Em diversos momentos me identifiquei com ela, particularmente nas relações amorosas e penso que se hoje sofro julgamentos por essas decisões, imagine essa mulher, em plenos anos 60 em uma repressão política com moralidade extrema, como não era julgada. Mas isso não a incomodava, porque acreditava em um outro mundo. Em um depoimento sobre ela, vi alguém dizendo que era uma mulher a frente de seu tempo, pensei em como dizem isso sobre a maioria das mulheres que se destacam, mas depois de ler sobre a vida e seus sentimentos, tenho que concordar: Iara era uma mulher a frente de seu tempo.
Ela entendia que a militância política não está, e nunca estará, desvinculada das emoções, dos medos, dos desejos e das vaidades, aquilo que nos torna humanos.

Não dei cinco estrelas, porque o livro merece uma reedição visto que hoje já sabemos e é comprovado que Iara não cometeu suic*dio.
caroline moraes 04/01/2023minha estante
Sou louca para ler esse livro, ??

Carol 04/01/2023minha estante
leia, é uma das melhores coisas que já li na minha vida

caroline moraes 05/01/2023minha estante
Vc comprou em sebo?

Carol 07/01/2023minha estante
peguei emprestado, amg, mas no estante virtual tem com um precinho em conta

Lu 31/08/2012

Definitivamente, uma pessoa melhor.
Esse livro é uma das provas de que Heidegger e Heráclito estavam certos. Acho que qualquer pessoa que terminar de ler esse livro muda, na minha opinião, para melhor. Um detalhe que me incomodou bastante foi que, por ser um livro reportagem, a narrativa é muito dinâmica, cansativa. Me tomou um tempão pra ler, e não o considero um livro para ler nas horas de descanso, ou pra passar o tempo. Porém, uma coisa eu posso afirmar com certeza. Eu fiquei, definivamente, uma pessoa melhor depois desse livro. Ele (ou melhor, ela) abriu muito a minha cabeça, sem falar no conhecimento bônus que ganhei sobre o Brasil na época da Ditadura Militar. Aos amantes da história do Brasil, recomendo, e com segurança, esse daí.

VdeVeruska 06/03/2012

Infelizmente não consegui me apegar com a historia....

cid 22/05/2009

inesquecível
Maravilhoso. Aprendi que existem pessoas que lutam todos os dias.
São indispensáveis.