A Palavra Não Dita

Resenhas - A Palavra Não Dita

1 | 2 | 3 | 4

GabrielTibs 12/03/2014

A palavra não dita
Historia: A mãe de Cibele, perto de seu casamento, desistiu do noivo e começou a viver uma vida mais "hippie", curtindo a vida, viajando muito e tendo mais liberdade. Nesses viagens, ficou com dois homens, um vendedor de bijuterias e um ator no incio de carreira.
Depois de um tempo viajando, voltou pra casa (onde morava com sua irmã e seus pais) gravida de Cibele.
Cibele foi criada boa parte de sua vida por seus avós e sua tia, e vivendo com seu primo.
Passados uns anos, Cibele já estava bem maior, sua mãe decide passar mais tempo com sua filha, mas por complicações acaba morrendo, e no leito de morte, ela dá a sua filha um recorte de revista de um famoso ator, alegando que ele é seu pai !

Bem, não gostei muito desse livro, ele é bem repetitivo e clichê, ele é bem previsível, até as partes mais relevantes são previsíveis, mas em compensação, o livro é bem curto e tem letra grande, tornando a leitura fácil, e o jeito que o autor escreve é muito bom, e já que meu livro está novinho, posso trocar no sebo por um livro melhor ( ̄ー ̄) !! Mas é um livro muito bom para quem quer começar a pegar gosto pela leitura :) !

site: http://drogadblog.blogspot.com.br/

Dênis 01/11/2017

Romance adolescente, mas com tema contemporâneo
Excelente livro para leitura adolescente. Já no primeiro capítulo aborda uma questão de diálogo intereligioso. Na sequência apresenta outros temas como morte, amizade, oportunismo, sentimentos familiares, julgamento de modos de vida não hegemônicos são colocados na trama de uma adolescente que sonha em pronunciar a palavra "pai". Apesar de ser voltado para adolescentes, vale uma leitura atenta pelo público adulto.

Ana 26/03/2018

Bom!
Uma história com um argumento bacana. A narrativa é rasa, mas deve-se levar em consideração a idade do público a que se destina.

daniel.s 02/05/2022

A palavra não dita.
Primeiro livro que li do Walcyr Carrasco, e acabei gostando da escrita e como o livro é bem viciante desde o início.
Me fez refletir em como uma simples palavra pode afetar muito alguém e também em como esse livro se encaixa na maioria da vida das pessoas.
Recomendo!!!

Raquel.Cesare 09/12/2020

Tenho uma amiga que diz que quando a história do livro é mais ou menos a história é farofinha kkkk. Então seguindo essa linha, a história é farofinha, mas é bem bonitinha, a leitura é rápida e para os adolescentes que não tem muita proximidade com os livros é um bom começo.

Duda 06/01/2021

Um bom livro
Esse livro foi me passado há alguns anos na escola sendo obrigatória a leitura e surpreendentemente eu gostei muito e criei uma afeição por ele. Tem uma história intrigante que te deixa com muita vontade de saber logo o final e é bem rápido de ler. O final alguns não consideram bom mas eu gostei bastante.

Aliel 15/01/2021

Uma palavra pode mudar tudo
Sempre fui apaixonada pelos livros de Walcyr Carrasco. Amo Estrelas Tortas! "A palavra não dita" é maravilhoso!
A história é sobre uma garota que vivia com os avós e sua tia, já que a mãe "a deixara". Um tempo depois, esta morre. No leito de morte, a moça deixa pistas de quem seria o pai da menina, a qual sempre quis saber.
Ao encontrá-lo, desavensas são criadas, e decidem encerar o caso. Mas no final, a palavra não dita salva a situação.
Walcyr mostra exatamente o poder das palavras.

laura greenbriar 21/04/2021

Recomendo, nos mostra o poder que uma palavra pode ter e falta que uma pessoa pode nos fazer.

Memy 29/06/2021

?A palavra não dita ??
O escritor não poderia deixar de ser perfeito né kkkk

A palavra não dita conta sobre a história de uma garota chamada Cibele, ela perde a mãe quando menor e está em busca do seu legítimo pai.

A linguagem é muito leve e compreensível.

Esse livro mostra o quanto necessitamos de amor materno e paterno.

E contrária aquela frase : " Você não sente falta daquilo que nunca teve".

myreawi 20/09/2021

é bem cansativo
o livro é bem curto e entediante, não é um livro que eu leria de novo nem recomendaria.
ele é muito clichê e as coisas são bem esperadas.

Brenda 13/12/2021

Confesso que não estava muito animada pra ler esse livro, mas tive que ler para a escola, e me surpreendi bastante. Achei uma história bem desenvolvida, uma leitura fluida, tem um pouquinho de mistério em relação ao pai da personagem principal, já imaginava quem era o pai biológico dela, porém a forma como ele falou com ela depois de descobrir me destruiu.

akame7 25/12/2021

Sensível.
Após muitos anos com esse livro na estante, decidi lê-lo. Com uma temática muito comovente e sensível, me senti extremamente mexida ao ver Cibele esboçar sua dor de não ter um pai e ter uma mãe ausente. Achei muito interessante esse dilema diferente, de ter uma mãe hippie e a forma em que o assunto foi abordado no livro, mostrando a irresponsabilidade de Cléo consigo mesma, o que a levou a morte, e com Cibele, um ser sem culpa que veio ao mundo e se viu extremamente desamparado de referências tanto maternas e, principalmente, paternas.

Acho que esse livro desmente com perfeição a frase "A gente não sente falta do que nunca teve", porque as lacunas do que não tivemos, persistem em doer e ficam como uma ferida aberta. Viver com feridas abertas é cruel. Vivi com muitas feridas abertas por questões parecidas com as de Cibele e, acho que por isso me senti vulnerável ao ler sua história.

Nessa história vi sofrimento por muitos ângulos. O dos pais de Cléo por ver a filha se matar aos poucos e destruir um futuro que teria pela frente. O de Cibele por se sentir um peso e não ter a quem se espelhar, além da incógnita que era o seu pai. E o de tia Paula, que após a morte dos pais, se viu sobrecarregada com a questão de Cibele e a questão financeira da família.

Todo o processo em que Cibele percorre a fim de descobrir seu pai, os exames de DNA, a aparição e o carinho de Guto por ela e por Cléo, a tensão e as frustrações com os acontecimentos, a decepção com Mateus, tudo isso deixa a história interessante e muito emocionante. Ver a indiferença de Danilo e a sua raiva ao se ver naquela situação, me lembrou do caso de Pelé e a sua recusa em assumir a paternidade de uma filha.

A frieza de Danilo faz Cibele sofrer, e sofremos juntos com ela ao ler. O carinho de Guto e suas reflexões sobre a vida que teve com Cléo, quando era hippie, aquecem nossos corações. A forma em que descreve as pessoas, às comparando com fenômenos e elementos da natureza, me encantou, assim como ele mostra que, os hippies, mesmo não tendo nada, apreciam os detalhes da vida que não vemos por causa da vida atribulada que levamos no dia a dia em busca de coisas sem valor real, sem valor para quem somos por dentro.

A minha decepção com esse livros diz respeito ao final. Achei uma tentativa muito desesperada de encaixar um final feliz em uma situação que em 90% dos casos não há final feliz na vida real. Querer fazer tudo terminar com um "felizes para sempre", destruiu toda a mensagem que esse livro construiu, aos meus olhos. Literalmente na penúltima página, tudo começa a se resolver e, um homem que a segundos atrás disse coisas frias e horríveis para a própria filha se transforma em alguém disposto a acolhê-la? Péssimo. Terrivelmente péssimo. Seria muito melhor se o autor mantivesse a rejeição e mostrasse que Cibele, com toda a adversidade que a vida lhe trouxe, se tornou um ser humano bonito e ressignificou suas relações e visões de mundo. A mensagem sobre o poder que uma palavra não dita tem, e o poder de todas as outras palavras que dizemos, seria muito mais refinada e real.

Detesto essa síndrome de que sempre teremos uma luz no fim do túnel para resolver as dores do coração, porque muitas vezes a vida é dura e não temos, principalmente na questão que o livro aborda. As palavras, de fato, são o maior presente que poderíamos ter. Com elas podemos significar as abstrações. Amei a mensagem do livro quanto às palavras ocas, as palavras que deveriam representar algo para nós mas não representam. Uma palavra pode mudar uma vida e, as palavras de Walcyr no prólogo e no epílogo deste livro mudaram a minha.

"Nos tornamos cada vez mais humanos pela palavra." "A palavra é uma faca de dois gumes."

Todos nós temos uma palavra não dita. Esse livro me fez refletir bastante. Nas palavras que digo, nas que já disse, nas que gostaria de dizer, nas que deixei de dizer e nas que vou dizer. No valor que há em cada palavra que dizemos e, que muitas vezes, dizemos de modo automático.

1 | 2 | 3 | 4