A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

halley4 19/09/2024

A Escrava Isaura
O livro conta sobre a história de Isaura, uma escravizada, considerada uma das mais bonitas e prendadas mulheres, que infelizmente é cativa de um algoz senhor.

Eu gostei desse livro, apesar de ser um clássico, tem uma leitura fácil, senti como se o Bernardo, meu amigo, tivesse me contando uma fofoca de 133 páginas. E tem algumas reviravoltas que me deixaram um pouco chocada (o final quem o diga)
É um livro legal, recomendo.

Juhpower 17/09/2024

SEJA LIVRE!
Sempre tive vontade de ler esse livro , mas só agora consegui.
É um livro que por mais difícil que seja a linguagem, é de fácil compreensão.
O que ajudou foi o fato de eu já ter assistido a novela.
A novela tem muitos floreios , o livro detalha de forma mais sucinta, mas mesmo assim é parecido.
A leitura trás à nossa reflexão princípios e valores que desde que o mundo é mundo se perpetuam, nos mostra que o amor de verdade rompe barreiras intransponíveis e nos faz enxergar o quão valiosa é nossa liberdade.

O fim poderia ter mais coisas como por exemplo: mostrar como cada personagem ficou.
Mas independente disso valeu a leitura.

Maria0717 15/09/2024

Havia esquecido de avaliar esse livro, ele é excepcional... Foi a 1º vez que li o livro e confesso ter amado. Assisti a novela, mais não toda e como era muito nova não lembrava muitas coisas, gosto de fazer essa comparação quando vejo o filme e leio o livro. Nesse caso, não deu kkk

bia :) 12/09/2024

Romantismo brasileiro de 1800
A Escrava Isaura está longe de ser um livro ruim. Contudo, não é um gênero que me agrada. O fato de o livro ter sido publicado em 1875 (para mim) o prejudica muito, por conta de sua linguagem extremamente formal.

Eu demorei muito para ler. Foi mais pelo fato da linguagem e porque eu sou uma pessoa que se distrai MUITO fácil, então preciso voltar diversas vezes no mesmo parágrafo e relê-lo e tentar entender certas palavras/contextos.

O livro em si traz diversas pautas, como por exemplo o fato de Isaura apenas ter sido libertada e aceita por ser ?linda e branca?. Isaura é, também, ?assediada? em diversos momentos da narrativa, principalmente por Leôncio. Ela então se apaixona por Álvaro, finalmente fugindo de todo o mal que a maioria das pessoas lhe causa.

Não tenho muito o que falar, é um livro bom, mas eu com certeza não leria de novo, só li por conta da escola e porque existem chances de cair em vestibulares, mas não recomendaria para alguém que quisesse ler por livre e espontânea vontade.

Shakespeare s21 12/09/2024

Linguagem deveras coloquial, que deleitosa leitura achei-me ter neste dia de calor, ótima aventura dir-me-ei, um tanto quanto espaçada em alguns momentos que poderiam ser mais requintados, personagens poderiam ser melhor detalhados, porém sinto-me amplamente satisfeito

NH Pineda 06/09/2024

A Escrava Isaura (com spoilers)
Será que preciso fazer um resumo da obra? Não há muito mistério quanto a sua premissa: uma escrava branca, prendada, criada como uma senhorita rica e livre que, com a morte de sua senhora, se vê aos cuidados de seu perverso filho, Leôncio. Casado com Malvina, ele não sente o menor escrúpulos em tentar seduzir Isaura e afligi-la até que consiga o que deseja.

O que dizer dos personagens? Eu sinceramente sinto que não convivi tempo suficiente com eles para ter um grande apego, mas posso dizer que a Isaura é uma moça gentil, prendada, muito melancólica e triste. Leôncio é um homem mal, mas minha memória da novela (é injustíssimo comparar, mas me é inevitável) era que ele tinha mais personalidade. Malvina era extremamente fofa e querida, Belchior um serzinho de aparência esquisita que é tratado como alguém que não vale nada por sua feiura. No fim, temos o Álvaro, um homem gentil e apaixonado, bastante fofo e muito bem retratado.

O livro é uma leitura rápida e, enquanto eu lia, peguei-me pensando sobre as polêmicas contemporâneas em torno desse livro. A primeira é sobre a escrava ser branca. Acredito eu, sem pesquisar a respeito, que Bernardo escolheu uma escrava branca para causar um certo tipo de identificação. Aí você me pergunta “como assim?”. Veja bem, Isaura era branca, tinha sido ensinada a tocar piano, ler e toda sorte de coisas que as moças de boa família aprendiam. Sendo assim, uma dama que viesse a ter contato com o livro, poderia se ver naquela personagem por ter aquelas qualidades e, com tudo isso, sentir a pressão que Isaura sentia sendo cativa de um senhor brutal, estando presa como uma propriedade e não sendo vista como um ser humano. É genial da parte do Bernardo fazer essa escolha e ficou crível considerando que Isaura também era filha de um português.

A escrita do Bernardo é lindíssima, apesar de alguns reclamaram do “excesso de detalhes”, eu achei a leitura bastante tranquila e enriquecedora. Sendo bem sincera, o que eu não gostava eram das regressões na narrativa, quando ele voltava para explicar um fato, nem da confusão da narração ora no passado, ora alternando para o presente. Eu prefiro quando a história ocorre em uma linearidade e as coisas vão acontecendo.

Outra coisa sobre esse livro é que em muitas situações o próprio autor pensou o quanto determinadas situações pareciam demasiadas e sempre se explicava, dizendo “o leitor deve estar se perguntando como fulano chegou a tal lugar, como descobriu isso ou aquilo”, eu ainda achava pouco convincente. Além de tudo que disse, os momentos do Leôncio, Isaura e Álvaro pareceram tão curtos! E o final? Para mim foi rápido, não fez sentido algum de repente Isaura e o pai se esquecerem da suposta carta que ele escreveu, avisando a Leôncio que tinha se casado. Foi tudo abrupto, a pobre da Malvina nem teve um desenvolvimento por assim dizer.

Bernardo foi sagaz ao escrever A Escrava Isaura. Ele pegou um tema pertinente e conseguiu entrar nas casas e certamente fez muitas senhoras refletirem e, por consequência, os senhores. Há muitos trechos no livro em que o autor crítica duramente a escravidão e o preconceito. Através de seus personagens, ele planta uma ótima semente em seus corações. No entanto, eu queria ter visto mais desenvolvimento e detalhes sobre os personagens, queria que eles tivessem convivido mais.

jhulica 03/09/2024

Puro suco de romantismo
Sendo um clássico de Bernardo Guimarães, ?A escrava Isaura? foi um livro publicado em
1875, em folhetins, ou seja, é uma obra com capítulos curtos e bem flexível de ler.
Esse romance romântico tem em suas linhas pretensões claramente abolicionistas, além de retratar a miscigenação acentuada em nosso país.
Além da breguice toda do romantismo, esse livro é bem reflexivo. Me proporcionou uma leitura agradável.

caillouu 30/08/2024

Resenha de "Escrava Isaura"
"A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, é um romance brasileiro publicado em 1875 que critica a escravidão ao contar a história de Isaura, uma escrava branca que sofre as crueldades do sistema escravocrata. A obra, ambientada no Segundo Reinado, coloca Isaura como figura central para sensibilizar a sociedade da época, principalmente as mulheres, sobre as injustiças da escravidão. Apesar de enfrentar uma linguagem mais antiga, a narrativa é fluida e envolvente, com um narrador que interage diretamente com o leitor. A única crítica é a dualidade simplista entre o bem e o mal, mas, no geral, o livro é fantástico que promove uma reflexão crítica sobre a escravidão no Brasil.

Dani 22/08/2024

Perfeito! Nada menos do que isso. Parece uma novela, um filme. Deixa sempre aquele suspense, tem interação com o leitor, tem drama, tem amor. Amei.

Guimarães 21/08/2024

Isaura
O livro me prendeu do início ao fim, que raiva que me deu vê o quanto a Isaura sofreu ao decorrer do livro, mas compensou o sofrimento com o desfecho que o livro teve. A Isaura mostra ser bela de corpo e alma. O livro me conquistou, recomendo esse livro para todos!!

Maria 21/08/2024

Não achei um livro bom, mas também não achei um livro ruim porém minha expectativas eram bem baixas então eu me surpreendi um pouco

luliebooks 13/08/2024

Por mais bonita que seja, é uma beleza da senzala ??
O livro A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães por ter sido escrito durante o período escravocrata e às vésperas da abolição retrata bem a dualidade do caráter e ideologia da sociedade da época. Alguns, como Álvaro, não aceitavam mais que os negros fossem menosprezados e escravizados e tomavam suas próprias providências, enquanto isso, outros, como Leôncio, mantinham a crença na superioridade das espécies e em seu direito absoluto sobre os subjugados. A crítica social fortíssima à época pode ser aplicada também na sociedade atual através de outros aspectos que refletiram-se ao longo dos anos, como por exemplo, o ciclo de violência contra a mulher, os privilégios dos brancos mesmo em contextos sociais desfavorecidos e o racismo estrutural.

Nath 11/08/2024

Para o que se propõe - um clássico do romantismo - achei uma ótima obra.

A escrita do Bernardo é maravilhosa, o enredo do livro em si é bem desenvolvido e a cada capítulo o leitor se vê mais envolvido com o desenrolar da história.

Não deixo de notar as características do romantismo, inclusive me incomodou um pouco esse endeusamento da protagonista, bem como as "desventuras em série" que permeiam o desenvolvimento da narrativa.

Mas, no geral, achei uma leitura muitíssimo válida.

Caso algum estudante esteja à procura de uma boa edição, recomendo esta da editora Panda Books, pois apresenta diversas notas explicativas e de vocabulário, que acredito que irão aprimorar (e muito) a experiência de leitura do leitor contemporâneo.

Clara4499 29/07/2024

Gostoso de ler
Na minha opinião, "A Escrava Isaura" não é tão emocionante quanto parece. Atualmente, não é um livro surpreendente, mas considerando o contexto e a época em que foi escrito, é possível entender sua aclamação.
O que menos gostei no livro foi a obsessão com a beleza e as virtudes de Isaura: ela parece tão perfeita que chega a ser irreal, o que me irrita por se tratar de uma obra de caráter abolicionista.
No entanto, é um livro bem gostoso de ler e que nos deixa com o coração quentinho no final. Típico clichê em que o herói salva a mocinha, mas que amamos mesmo assim.
Arthur1342 29/07/2024minha estante
Amei a reviewww

Lanai.Oliveira 19/07/2024

Finalmente terminei!!
É um bom livro, não me leve a mal, mas não estou tão acostumada com esse tipo de escrita. Sinto que ainda me adaptarei. Fora essa questão de ter demorado um pouco para ler o livro, ele é um bom livro, mas não era o que eu imaginava.

Assim, estou muito acostumada a fazer "blind reading" - ler um livro sem saber absolutamente nada - mas esse livro me surpreendeu um pouco. Entenda, eu sei que, quando se fala em "A Escrava Isaura", se pensa na novela, mas eu não sabia absolutamente nada sobre a novela. Então, tive várias surpresas ao ler o livro.

Fora essas situações, é um livro legal, mas não é um livro que muda muito a minha experiência como leitora. Por isso, darei uma review correspondente a esses relatos.

Enfim, recomendo? Acho que isso vai do critério de cada um. Sei que esse tipo de leitura não é para todos, então, se for ler entenda os pontos que ressaltei.