A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Gabi 13/02/2024

O mundo precisa de mais amores assim
O mundo precisa de amores puros assim.
???

Eu não gosto de livros antigo, falando de uma forma sincera, acho as histórias com grande potencial mas muito mal desenvolvidas, muitas coisas poderiam ser mais exploradas, por exemplo o final foi vago, quando falamos da fuga dela também faltou detalhes, talvez seja uma tentativa de deixar a história menor, mas isso acaba transformando a história em algo maçante, um punhado de acontecimentos que foram reunidos em um livro.
Mas não podemos negar que o enredo é lindo, é puro, e é real, Isaura não merecia passar por nada daquilo, e com certeza teria tido um final terrível se não fosse por Álvaro, para tê-la salvo de Leôncio, alguém egoísta, pois é um absurdo ele ter em sua mente que sua mãe havia criada e educado Isaura para que quando crescesse fizesse as vontades dele, e pobre Malvina, ela nem pode escolher o marido e tirou o grande azar de ter bobão, que além de carrasco era burro, e acabou perdendo tudo, por sua ganância.
Eu fico feliz que no final deu tudo certo.
Mas eu não leria de novo, a não ser que reescrevessem a história.

Teté 07/02/2024

Um romance clássico sempre te prende! Se vc ja assistiu a novela vai querer ler também essa obra, e lendo é mais impressionante ainda ver o desenvolver da estória e dos personagens! É um livro que, apesar de se passar é uma época de escravidão, vc consegue inserir várias falas das personagens na realidade da sociedade nos dias atuais. Recomendo muito!

Guilherme1146 29/01/2024

Adorável. Ainda existem sonhos para se sonhar.
Esta clássica obra da literatura do romantismo nacional é espetacular. Adaptado para tevê e teatro, é insuperável em sua primeira versão: em livro.
A história tem seus altos e baixos, e o leitor muitas vezes não imagina como Isaura, uma branca escravizada se safará das ciladas de seu maligno senhor, Leôncio, a fim de viver seu amor com o bondoso Álvaro. A história se passa no no município de Campos dos Goytacazes, à época do Brasil Império, e esta obra, lida com a visão que temos hoje em dia, é um perfeito exercício para desenvolver o senso crítico e pensamento autônomo do leitor, podendo este criticar a sociedade da época, o modelo econômico que vigorava em torno da escravidão e perceber costumes que mudaram, brasilidades que evoluíram ? ou não ?, porta de entrada para a literatura romântica brasileira, A Escrava Isaura é, sem dúvidas uma prova de que ainda existem sonhos a serem sonhados, que a esperança pode ainda florescer em ambientes que por lógica não seria capaz de tal acontecimento. Termino a resenha com palavras de Paulo Freire, Filósofo e Educador brasileiro: ?Num país como o Brasil, manter a esperança viva é, em si, um ato revolucionário".

Barbar@ 26/01/2024

Aula sobre escravidão no Brasil
Uma história famosa que eu não conhecia, uma referência literária brasileira e de luta contra a escravidão.

A história nos mostra que a ideia de escravo não está restrita à cor da pele, nem aos povos africanos e seus descendentes. Uma ideologia, um preconceito, uma regra da sociedade europeia enraizada, que é possível sim ser cortada e eliminada, mas nem todos querem.

Neyme 23/01/2024

Um clássico
Da época da escola a mil anos atrás , para os dias de hoje , é bom reler esse romance com os olhos mais maduros, além de se tratar de romantismo, um clássico, o livro trás também a questão da escravidão no Brasil, preconceitos. Aliando assim a ficção ao o realismo da época retratada, linguagem de fácil compreensão e uma leitura bem fluída.
Super indico essa leitura ??

Shaylanne 20/01/2024

Uma história romântica sobre Isaura, uma escrava branca, que apesar de ser bonita e inteligente, dotada dos mais diversos talentos, sofre perseguições do seu senhor Leôncio, o que a partir disso se revela o enredo.
Esse livro me plantou uma pergunta "e se Isaura fosse negra?". Porém, por não ser esse foco da história, ela é muito boa.

Satanás 13/01/2024

Para um amante de romances históricos, a Escrava Isaura é sem dúvida um dos melhores livros introdutórios desse mundo; carregando muito drama e lamentações, bem como parágrafos de descrições minuciosas a respeito das características físicas e sentimentais dos personagens.

Cecilia292 10/01/2024

O livro é bem resumido, perfeito para pessoas que estão começando a ler. E a história que se passa é muito interessante e importante, pois mostra como era a vida dos negros no Brasil e o autor trás isso em forma de romance. Recomendo.

Melissa.Garod 08/01/2024

Só leia se quiser passar raiva pq o tanto q essa Isaura toma no kur não é brincadeira viu

Obs: Leôncio se eu te vejo na rua eu te pego na porrada fica esperto

Samara 06/01/2024

Sem querer militar, mas já militando, não posso deixar de comentar o óbvio. A indignação por causa da escravidão da Isaura é por ela ter nascido com pele branca. Se não os outros personagens não dariam a mínima. Isaura também é idealizada demais. Prefiro personagens com falhas.

Luccal1 01/01/2024

Eu to em choque com esse final
Eu to em choque juro não esperava. Amei o livro, muito boa a história só a escrita dele que achei meio peculiar tipo o narrador explicando vamos fazer isso vamos para la, não gostei muito me tirava da história ele falando vamos continuar nossa história. Não sei. E ele é bem floreado na linguagem ne nu tinha hora que eu queria só passar kkkk. Mas me fez pensar sobre a natureza humana, a natureza da escravidão o quão arbitrario é esse processo desumanizador e o quanto ele se enraiza em nossa história. Me fez gostar de literatura nacional então só por isso valeu a pena demais.

Cala-te, pobre cativa;
Teus queixumes crimes são;
É uma afronta esse canto,
Que exprime tua aflição.
A vida não te pertence,
Não é teu teu coração.

Perdão, senhor, eu não posso compreendé-lo; diz-me ques sou livre e não permite que eu vá para onde quiser, e nem ao menos que eu disponha livremente de meu coração?!

Uma insti- tuição má produz uma infinidade de abusos, que só poderão ser extintos cortando-se o mal pela raiz

- Não se meta em tal; tempo perdido. As autoridades nada têm que ver com o que se passa no interior da casa dos ricos. Não caia nessa; muito feliz será, se somente tiver de pagar as custas, e não lhe arrumarem por cima algum processo, com que tenha de ir dar com os costados na cadeia. - Onde se viu o po- bre ter razão contra o rico, o fraco contra o forte?...

- Não, por certo, meu senhor, o coração é livre, ninguém pode escravizá-lo, nem o próprio dono.

Lucas1997 31/12/2023

Boa leitura
Livro de uma época antiga e de linguagem formal, algumas palavras desconheço, mas não me dificultou em lê-lo, achei algumas partes deram uma enrolada na história.
Recomendo.

Morienti 27/12/2023

Este romance, escrito por Bernardo Guimarães, narra a história de Isaura, uma cativa de dotes naturais dignos de uma moça da nobreza.

Em seu cruel destino de escrava e seu sofrimento em posse de Leôncio, seu dono, o autor descreve com muita maestria e dialeto de época a sua história, desde a fuga para as terras de Bahia à plano de seu pai, até o encontro com seu futuro amor, Álvaro.

Aclamada como carta em favor da abolição, porém, se destaca mais como uma demonstração óbvia de distinção de classes e capital, ao ponto de que Isaura, por mais pobre que fosse, era a que mais sofria; Leôncio, por ter mais dinheiro, cumpria qualquer vontade e Álvaro, tendo ainda dez vezes a posse deste outro em soma, manipulou toda à história ao curso que quis.

"O verdadeiro valor de uma pessoa não está nas riquezas que possui, mas na bondade que espalha e nas vidas que toca."

"Vinha trazer-lhe estas froles, se bem que a senhora mesma é uma frol..."
Escrava Isaura, P 27

Otavia.Lima 16/12/2023

Avaliando brevemente o livro: "A Escrava Isaura".
É um livro curto de literatura brasileira clássica com gramática muito formal referente ao Brasil Colônia e trata assuntos relacionados à escravidão, preconceito, assédio, racismo, traição, maus-tratos aos escravos, manipulação, inveja, interesse e como era o comportamento social naquela época.